Resenha: A perdição do Barão – Lucy Vargas.


Título: A Perdição do Barão.
Autora: Lucy Vargas.
ISBN-13: 9788528623093.
ISBN-10: 8528623092.
Ano: 2018. Páginas: 378.
Idioma: Português.
Editora: Bertrand Brasil.
Categoria: Romance, ficção, romance de época, literatura brasileira.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.
Cortesia / Autora parceira LT.

Sinopse: A família de Patrick, como muitas da aristocracia inglesa, foi marcada por escândalos amorosos e sofrimentos. Não é à toa que ele acredita estar amaldiçoado pelo “mal do amor”.

Quando se apaixona por Hannah, cuja família também esconde segredos, Patrick não consegue confiar nela e muito menos acreditar que um dia seu amor será correspondido. Ele parte decidido a esquecê-la, mas incapaz de conter o amor que sente, ele aceita: Hannah é a sua perdição.

Se permitir que fantasmas do passado continuem a assombrá-los, Hannah pode escapar por entre seus dedos, pondo em risco seus votos e seu elo inquebrável. Quanto mais esse elo é capaz de resistir? Até onde Patrick é capaz de ir por sua baronesa?

“Novo livro de Lucy Vargas, autora de Um Acordo de Cavalheiros.


Olá!  Prontos para mais um chá da tarde? Então vem comigo, por que hoje vamos nos enredar no charme do Barão!


Quando vi o anúncio de “A perdição do Barão” fiquei ansiosa para ler a obra, e quando a Lucy Vargas abriu inscrições para parceria corri para tentar a sorte e cá estamos! 

O que tenho a dizer inicialmente? 

O livro é, de fato, uma perdição! Me perdi em suas páginas. Sofri, sorri, chorei, tive vontade de adentrar no livro e dar uns tapas em alguns personagens, em outros, gostaria de colocá-los em um potinho e protegê-los. Ou seja: adorei a leitura e já estou com saudades do Barão e da Baronesa!

Como a sinopse conta, Patrick vem de uma família complicada quando o assunto é amor. Ele sofreu consequências a vida inteira pelas escolhas de seus pais, e conhece as histórias de seus antepassados que, em sua maioria, tendo o amor envolvido, não acabaram muito bem. Sendo assim, ao se ver enredado por sentimentos que passa a nutrir pela mocinha, Hannah, ele vai embora e não consegue deixar nada para trás. Ao regressar Patrick encontra o caos e ele pode ser a solução.

É assim que nossos protagonistas vão embarcar em uma história tocante de altos e baixos, de descobertas e digamos que de “concerto” ou não das histórias passadas. Hannah e Patrick vão passar por poucas e boas. Vão ter de lidar com todo tipo de situação, em alguns casos as coisas acabam bem, em outros nem tanto. 

Lucy nos faz sentir a cada linha que essa poderia não ser uma história fictícia, mas real, pois ela aborda assuntos importantes – tanto para a época a qual se passa o enredo, quanto para os dias de hoje – de modo suave, porém coerente.

Confesso que foi incrível “entrar na mente” do Patrick junto com a escrita da Lucy Vargas. A autora conseguiu transpassar um ponto de vista masculino lindo, nos presenteando com um Barão encantador, sentimental e em certos momentos difícil de lidar. Foi muito bacana acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento dos personagens, assim como gostei muito dos saltos  de tempo que a autora utilizou na história.

Algo que me agradou bastante, foi o fato de o livro conter mais de uma história. Foi muito interessante ver quatro desfechos dentro de um único livro, sem deixar pontas soltas e nos deixando felizes ao ver como a trama se encerrou com perfeição.

É notável as pesquisas que a Lucy faz para embasar e ambientar suas histórias. Isso é algo que enriquece o enredo e prende ainda mais o leitor, pois deixa a trama gostosa e coerente. 

Confesso que adoro as cartas da autora para nós, leitores, a cada final de seus livros. Eu adoraria que os velhinhos descobrissem quem foi você para eles e quem é, de fato, acho que sentiriam orgulho da sua sagacidade, me diverti muito lendo – risos. Ficou perdido aqui, caro leitor? Leia o livro e a carta da autora!

Bem, não gosto de falar muito sobre a premissa do livro quando se trata de romance de época, pois costumo dizer que conhecemos o desfecho, mas que o que mais gosto é de ver as asas da imaginação que levam o autor a nos guiar por cada linha e ver como tudo se dará até o ponto final, e nesse caso, o ponto final é lindo! 

Para quem curte um sagaz e belo romance de época, “A perdição do Barão” não pode ficar fora da sua lista! Aliás, para quem quiser se aventurar pelos livros do gênero, os livros da Lucy não podem ficar de fora!

A Lucy já deixou bem claro que esse livro trata-se de um volume único, mas também que, em todos os seus romances de época alguns personagens de livros e séries diferentes se esbarram, e nesse não foi diferente, fazendo com que a gente sinta saudades dos demais livros lidos, ainda que de modo indireto. Garota esperta! Às vezes é só um detalhe, a menção de um nome, o mesmo baile, um evento em comum, uma amizade, qualquer coisa, mas para quem acompanha seu trabalho está ali e isso é delicioso.

Outro ponto positivo do livro é que o que tinha de ser resolvido entre o casal de fato o é, suas inseguranças, a construção da vida, de não ter aquela enganação de quem fez o que e o casal fica separado por tramoias. Gostei também de Hannah ser forte e nitidamente independente, do Patrick respeitá-la e apoiá-la, mas do foco da história ser outro. LV conseguiu se reinventar ainda mais dentro dos romances de época, algo que não se vê muito hoje em dia dentre os livros do gênero que costumam seguir padrões indiretamente, esse foi um ponto muito positivo.

Quanto a edição, simples, singela e maravilhosa! A Bertrand caprichou nos pequenos detalhes, sem exagerar. Utilizou uma fonte limpa e de tamanho confortável para leitura. A revisão está boa, não notei erros que venham a atrapalhar a leitura. Folhas amareladas, capa linda e condizente com o clima da história. Para completar, detalhes de trechos escolhidos pela autora que combinam com cada capítulo e deixam tudo ainda mais intenso. Somado com a escrita suave, linear e ao mesmo tempo intensa da Lucy, fechando tudo com chave de outro temos o ponto de vista do personagem Patrick que se deu em primeira pessoa, o livro ficou perfeito!

Adorei cada personagem que me foi apresentado, sofri com eles, e odiei uma certa Duquesa! Bem, o que mais posso dizer? Hannah é encantadora, Patrick é um fofo, cabeça dura e encantador, deixe-os conquista-los também, recomendo!

Darei por encerrado o chá de hoje, peço desculpas pela falta dos biscoitos que não ficaram prontos a tempo e até a próxima!

Classificação:

5 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Não tenho interesse nesse tipo de livro mais. Li bastante na adolescência e acabei enjoando, além de não aguentar mais as mesmas tramas e o mesmo machismo. Mas este livro parece diferente, com quatro histórias juntas. Não leria, mas fiquei feliz pela autora mudar um pouco a fórmula tão maçante desse gênero. Achei a capa bem bonita, bem própria para o gênero.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não sei porque motivo ainda estou adiando de conhecer a escrita da Lucy Vargas, todo mundo me indica muito suas obras e eu só leio maravilhas sobre elas. Sinto que pela sua resenha esse livro ia me arrebatar e eu não largaria até terminar. Adoro romances simples e até clichês, afinal um pouco de romance nunca é demais né?
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu adorei sua resenha! Estou bastante curiosa para ler esse livro, pois amei a sinopse e a capa. Além disso, já li outro livro da Lucy que gostei bastante. Pelo jeito, acho que vou amar esse ainda mais. Só de ler sua resenha, já estou um pouco encantada com o Patrick e acho que a Hannah deve ser uma protagonista muito cativante também.
    Adorei ler sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura. Eu já anotei a dica aqui, mas vou ler os outros livros da autora antes, mas como você disse que há menções a personagens de outros livros dela, vou ler na ordem de publicação. Mesmo que sejam coisas pequenas, eu sempre gosto de ler na ordem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, sua linda, tudo bem?
    Deixo antes de mais nada meu protesto: sou apaixonada por cartas então, não é justo você me deixar aqui morrendo, sofrendo para saber o que Lucy Vargas escreveu, risos...E como assim não tem biscoitos??? Risos..Eu sou fã da autora e posso afirmar que ela sempre nos surpreende no gênero de romance de época e sempre cria personagens apaixonantes e fortes. Você me deixou louca de ansiedade para me perder nesse barão, risos.. Impossível não querer ler depois de tanta empolgação. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, parece bastante envolvente por sua resenha, deu vontade de conferir a história desse casal, um ponto que me chamou atenção é a parte da família de Patrick

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.