Informações & curiosidades: Pseudônimos.
Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim!
Hoje venho falar desse assunto que despertou minha curiosidade. Vamos falar sobre pseudônimos e alguns famosos autores(as) que usam...
Segue lendo!
Sabemos que muitas pessoas gostam de escrever grandes histórias, e com isso, muitas vezes ficam marcadas, não é?
Entendemos também que a maioria prefere ficar no anonimato, para continuar a ter uma vida fora dos holofotes, ou até mesmo para escrever sobre novos gêneros.
Existem autores que acabam fazendo muito sucesso e muitas vezes não conseguem mudar a própria “imagem” daquele enredo e outros acabam querendo causar polêmicas. Vendo por esse lado, alguns autores(as) resolveram mostrar que são capazes de mudar de ares, com nomes diferentes. Isso é chamado de pseudônimo. Existe também quem use o heterônimo.
Sabem a diferença entre um e outro? Vamos conferir!
- Pseudônimo: É quando uma pessoa, por qualquer motivo, acaba assinando com um nome falso. Como disse acima, para manter uma vida normal, não sofrer nenhuma pressão, escrever só por prazer mesmo.
- Heterônimo: É outro nome, outra personalidade, outra individualidade, completamente diferente do autor, ou seja, ele assume outras personalidades como se fossem pessoas reais. Um exemplo de heterônimo é Fernando Pessoa. “Álvaro de Campos”, “Ricardo Reis”, “Alberto Caeiro”, entre outros são heterônimos do escritor e poeta português.
Os autores(as) utilizam mais os pseudônimos, confiram alguns exemplos:
- Robert Galbraith: Se trata da famosa J. K Rowling. Ela criou o pseudônimo de Robert Galbraith para poder escrever uma série policial que conta a história do detetive Cormoran Strike, sem o fantasma de Harry Potter em cima de si.
- Mary Westmacott: É ninguém menos do que Agatha Christie, que adotou o pseudônimo para escrever histórias mais românticas.
- Mrs. Silence Dogood: É Benjamin Franklin, ele escrevia cartas para jornais americanos e assinava como uma senhora.
- Clive Hamilton e N W Clerk: São C. S. Lewis, o criador das Crônicas de Nárnia. Como Clive Hamilton publicou duas poesias, Spirits in Bondage e Dymer. Em 1961, como N. W. Clerk, publicou o livro A Grief Observed que mostra os sentimentos depois que perde sua esposa.
- Richard Bachman: É o rei Stephen King! Sim, é isso mesmo! Um autor que tinha tudo para dar certo, porém as editoras só publicavam um livro por autor e por ano. Stephen decidiu dar a volta e adotou um pseudônimo, em 1977, publicou Rage, o primeiro livro de uma série de sete, cujo o nome que está na capa é Richard Bachman.
- J.D. Robb: É ninguém menos do que Nora Roberts, a autora adotou o pseudônimo para escrever um novo gênero: policiais, como a Série Mortal.
- Patrícia Cabot: É a queridíssima Meg Cabot, a autora é conhecida por causa de seus livros infanto-juvenis e por isso adotou o pseudônimo para poder escrever "coisas mais quentes".
Bem curioso isso, certo? Espero que tenham gostado dessa curiosidade!
Até a próxima gente. Beijos
Eu tive contato com esse universo dos pseudônimos faz pouco tempo,em função de uma matéria que li sobre Meg. Daí, a curiosidade falou mais alto e fui atrás de saber quem mais usava este recurso.
ResponderExcluirVi um filme recentemente, As Irmãs Bronte, que também usavam deste recurso, já que mulheres naquela época eram quase que proibidas de escreverem e só os homens alcançavam reconhecimento!
E tenho certeza de que se vasculhar mais este universo, ainda tem muita coisa escondida..rs
Beijo
Olha, fiquei de boca aberta agora. Não fazia ideia de que pessoas tão renomadas como Nora Roberts e Stephen king usaram pseudônimos.
ResponderExcluirAdorei as informações e curiosa como sou foi um prato cheiro rsrs,
Beijos
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Oie, tudo bem?!?! Adoro essas postagens de curiosidades literárias. Amo saber mais sobre qualquer coisa que auxilie na construção da literatura.
ResponderExcluirAlguns desses pseudônimos me eram conhecidos, agora o Stephen King me surpreendeu completamente.
Muito bom o post.
Bjs
Olá!
ResponderExcluirAchei seu post muito interessante, parabéns! Muitas das pessoas que utilizam pseudônimos no mundo da literatura eu não sabia. Foi algo novo para mim. Adoro curiosidades literárias.
Beijos
Oi!
ResponderExcluirAdoro pseudônimos e se eu fosse escritora teria vários! kkkkk
O que eu mais gosto é o da Nora Roberts, J.D. Robb, que ela usa para escrever a Série Mortal. Ano passado eu li Doce Relíquia Mortal, em que Nora Roberts escreveu com J.D. Robb, e o melhor é que dá para perceber nitidamente as diferenças na escrita de uma para outra, mesmo as duas sendo a mesma pessoa. Maluco isso né?
Bjs!
Oiii, esse mundo dos pseudônimos é uma válvula de escape, eu particularmente quando escrevo algo sempre coloco outro nome. parabéns pelo post.
ResponderExcluirOiii tudo bem??
ResponderExcluirQue interessante, alguns não sabia do uso de outro nome.
A Patricia Cabot achei que fosse uma familia de autores e não a mesma pessoa.
Adorei,
BJus Rafa
Ah que bacana, tem muito autores que a gente nem sabe que são pseudônimos né. Eu estou fazendo postagens especiais sobre Fernando Pessoa e seus heterônimos.
ResponderExcluirBeijos
Não sabia dessa do Stephen *0* Acho que preserva todo um mistério quando o autor usa pseudônimos! Gostei muito dessas curiosidades <3
ResponderExcluirOi, tudo bem? Estava pesquisando sobre isso agora mesmo, olha que delícia! Estou pensando se vou publicar meus livros no meu nome ou se vou assumir outra identidade. Adorei o post! E não sabia dessa do Stephen, sabia do Fernando Pessoa! Beijos
ResponderExcluirOlá, tudo bom?
ResponderExcluirTambém fiquei super curiosa sobre esse assunto um tempo atrás e fui pesquisar um pouco, fico um pouco chateada quando um escritor famoso precisa criar outro nome para escrever um novo gênero só porque está "marcado" com o sucesso, mas nem sempre é de todo o mal, um dos pseudônimo que mais gosto é Richard Bachman, acho que Stephen King é um dos que mais brinca com isso.
Beijão, ótimo post!
Blog Próxima Página
FACEBOOK
TWITTER
INSTAGRAM
Olá!
ResponderExcluiradorei conhecer os pseudônimos dos autores famosos, não sabia de nenhum. Acho válido eles fazerem isso já que tem fã que não tem senso e quer que o autor tenha mesmo desempenho que teve em outros livros. Amei o post é bem informativo.
Beijinhos!
Olá,
ResponderExcluirAmo esses suspenses que os autores gostam de fazer ao redor da obra deles, uma autora bem interessante é a Elene Ferrante, ela usa um pseudônimo e até hoje não se sabe quem é a autora de verdade.... E olha... eu não sabia que o King usava pseudônimo também não.... já quero ler...
Beijos e obrigada pelas curiosidades
http://floraliteraria.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAs vezes eu fico bem confusa com esses pseudônimos. As vezes não reconheço o nome e fico sem saber se tal livro é bom, e deixo de ler algumas obras. Foi bom conhecer alguns desses nomes agora. Agora já sei quem é quem.
Beijos.