Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

24 de julho de 2016

Resenha: A Fronteira - Enigmas de Outrora.


Título: A Fronteira - Enigmas de Outrora.
Livor: 01.
Autor: L. Scheleger.
ISBN-13: 9788542807684.
ISBN-10: 8542807685.
Ano: 2016. Páginas: 384.
Idioma: Português.
Editora: Novo Século.
Selo: Novos Talentos.
Adicione ao Skoob.
Cortesia do autor.
Sinopse:
O jovem príncipe Nicholas, impulsionado por forças desconhecidas e perturbado por enigmáticos sonhos e visões, tem de partir de sua terra, Benedictio, para enfrentar os assombrosos mistérios e incontáveis perigos de um continente amaldiçoado, Sprevit. Para isso, terá de atravessar uma imensurável e abissal fronteira no centro do oceano. Nesta mortífera aventura, ele contará com a ajuda de um grupo muito peculiar de amigos. Infindáveis batalhas os esperam, bem como terríveis segredos sepultados há centenas de anos. O risco se torna ainda maior quando repentinas traições vindas de dois confusos triângulos amorosos surgem entre eles, colocando tudo a perder. Prepare-se para uma aventura muito além da imaginação, num mundo repleto de criaturas fantásticas, mistérios e magia!

 

Júlio:
            Curti bastante a ideia inicial do autor, a sinopse nos mostra tudo que uma história épica de aventura tem que ter. Ela começa com o protagonista Nicholas numa noite ruim, ele está doente e não consegue pegar no sono. Ao conseguir dormir, ele tem quatro sonhos bastante misteriosos... e proféticos... que mudarão sua vida para sempre. Após esse prólogo, em minha opinião, o autor se perdeu na escrita. O cenário criado pelo autor é sem dúvida belíssimo, mas ele exagerou bastante (bastante mesmo) em sua descrição. São páginas e mais páginas sem que apareça um único personagem deixando a leitura cansativa e infelizmente isso não acontece apenas no início do livro. Outro ponto é a mistura de épocas feita pelo autor, século XV, lugares iluminados por tochas e... asas delta saindo de mochilas e aparelhos movidos a energia solar.
            Gostei da interação entre os personagens, ele sabe conduzir bem os diálogos e melhor ainda os combates, as lutas de Alex foram excepcionais, bem feitas, e os testes de Ezanel também foram muito bem conduzidos, o autor consegue dar dinamismo aos combates, deixando-os emocionantes.
            Outro ponto que pesou na leitura foram os flashbacks, que existem em grande quantidade e foram, na minha opinião, desnecessários (principalmente o de Laniong), não acrescentaram nada à história.
            Os pais de Nicholas, que no início se mostraram tão preocupados com o filho, simplesmente foram esquecidos no restante do livro, não aparecendo sequer pra se despedir dele e dos amigos (pode ter sido proposital, mas não vejo motivo).
            Algo que me deixou curioso ao fim da leitura foi um acontecimento, uma traição com uma batalha impressionante e inesperada... O autor não explicou muita coisa, deixando essa ponta solta para o próximo volume, atiçando a curiosidade do leitor. A jornada ao continente desconhecido vai se mostrar bastante desafiadora para os 9 heróis considerando o nível dos testes propostos pelo avô de Nicholas.
            No mais, o autor teve uma ótima ideia pra sua história, mas infelizmente não conseguiu passá-la da melhor forma cometendo exageros desnecessários.

Ana:
Bom, como o Ju já fez a introdução do livro, não vou me ater a essa parte, vou apenas apresentar a minha opinião sobre a história que li. 
Antes de mais nada, quero agradecer ao autor a confiança que depositou no LT e pedir desculpas por qualquer coisa, agora, vamos ao livro!

Quando fechamos a parceria com o autor, me disponibilizei a ler o livro e o li... até o final. Mas depois de terminar a minha leitura, pedi ajuda do nosso super colaborador Júlio que topou o desafio comigo e também leu o livro. Eu queria uma segunda visão do livro antes de postar a resenha, portanto pedi para o Ju que também curte fantasia - acho que até mais do que eu - e assim foi feito. Por isso, a resenha está sendo postada hoje, com um pouquinho de atraso, mas desafio dado, é desafio cumprido! 
Preciso deixar claro que, independente da minha opinião e da opinião do Ju sobre essa obra, se você, leitor, ficar curioso? Leia e tire as suas próprias conclusões! Costumo dizer sempre e realmente acredito nisso, que o que agrada a uns pode não agradar a outros e vice-versa, tendo isso em mente, caso deseje: Leia!

Todavia, preciso ser sincera com vocês quanto as minhas impressões sobre esse livro e dizer que, infelizmente, pra mim, a história não funcionou. Desde de o início do livro até o fim dele, fiquei com uma sensação incomoda em relação a leitura, ela não fluía para mim.

Como o Ju mencionou, os flashbacks foram, em sua grande parte, algo que não se encaixou bem na história e mesmo eu - sim, acreditem, eu gosto - gostando de leituras com detalhes, nesse caso, achei que foi um excesso de informações e em muitos momentos parecia que as descrições de cenários foram repetitivas e algumas partes me causaram a sensação de que estavam ali apenas para garantir que o livro não fosse ficar curto (Nem sempre qualidade significa quantidade!). Preciso ressaltar também que o uso de alguns termos para descrever, por exemplo, a risada de alguns personagens em determinadas cenas, me incomodou, incomodou muito. Foi, para ambos, uma leitura difícil, muito morosa e que não nos prendia.

Acho que o autor acabou se perdendo na própria proposta, pode ser que na sequencia (Sim, o final do livro é aberto e cheio de questionamentos feito por um narrador onisciente.) ele acabe mudando o rumo das coisas, mas nesse, infelizmente, não me conquistou e conversando com o Ju, sei que nem a ele.

Quanto a edição, a Novo Século, em seu Selo de Novos Talentos, mandou bem: Uma capa legal, páginas amareladas, fonte em um tamanho bom, alguns pequenos detalhes a cada pedacinho do livro e uma revisão boa (alguns pequenos erros que não incomodam na leitura).


Bom, é isso, gente!
Infelizmente, esse livro não funcionou nem pra mim, nem pro Ju; mas pode ser que funcione pra você.

Ao autor, desejo amadurecimento em suas ideias e que ele chegue ao público que almeja e agradecer a confiança, de coração!

Beijos meus (Ana), abraços do Ju e até mais ver!

18 comentários :

  1. Gostei da sinceridade dos dois. A capa me lembrou um pouco algo envolvendo o universo do peter pan (capitão gancho sabe?) Enfim... é uma pena que o autor não tenha desenvolvido bem as ideias dele. Também li um livro recentemente que tinha flashbacks demais e desnecessários... é bem irritante.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ver a opinião honesta de vocês quanto ao livro. E sempre bom ver isso. Masbo livro não me chamou tanta a atenção, não sei se leria. Mas irei recomendar a uns amigos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não conhecia a obra mas a premissa parece ser fascinante. Fiquei muito curiosa para saber um pouco mais sobre os personagens e o enigma do livro.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Ooi
    Não conhecia o livro. Acho que também não funcionaria comigo, principalmente pelo fato de não fluir bem, além disso a premissa não chama tanto minha atenção a ponto de ficar curiosa.
    Ótima resenhaa!


    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Gente adorei essa resenha de vocês dois, e estou louquinha para me aventurar nessa história cheia de mistérios. Adorei a postagem.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  6. Gostei tanto da sinopse mas saber que o autor deu uma perdida na história me desanima. Eu particularmente não gosto nadinha de flashbacks, seja em livros, filmes ou série. Vou esperar para ler as resenhas do segundo livro e esperar para melhorar, caso contrário acho que não vou ler.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Adorei a sinceridade na opinião, mas nem por isso o livro não chama a atenção. Ate fiquei curiosa RS
    Bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  8. Bem o título do livro chama atenção, me parece ser um pouco estilo steampunk, ou estou enganada. Os pontos citados no livro são importantes para quem for iniciar a leitura, o fato do autor ser prolixo nos detalhes é algo que também me incomodaria, mas fiquei curiosa para descobrir mais sobre o livro, por que gosto de novidade. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie
    que pena não funcionou para você. imagino que para mim também não funcionaria muito bem pois é um gênero que fujo um pouco mas mesmo assim, muito legal sua dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ana e Julio, gostei da ideia de resenha dupla.
    Amo fantasia, porém detesto detalhamento ainda mais em excesso e quando parece que tá enchendo linguiça.
    A história não me interessou muito, não sei se daria uma chance. Talvez...

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu gosto de livros do gênero, mas essa obra não chamou minha atenção.
    O fato de possuir descrição exagerada me desanima ainda mais a ler... e que capinha feia, hein?! :(
    Gostei das resenhas de vocês, mas acho que esse livro eu não leria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Hello! Tudo bem?
    Naõ conhecia o livro A Fronteira - Enigmas de Outrora e gostei da premissa.
    A capa está linda e achei que combinou com a ideia da historia.
    Uma pena que o livro nao tenha sido tao bom, eu ate gosto de fhashback, mas tem que encaixar bem ate mesmo pra complementar a historia ne?!
    Nao sei se leria, mas pelo agora conheço mais do livro.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu não conhecia o livro e nem o autor, mas não consegui me empolgar com o enredo e depois dos pontos negativos destacados acho que essa não seria uma boa leitura para mi por hora.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Eu ainda não conhecia o autor nem o livro, admito que a sinopse despertou minha curiosidade e me deixou interessada pela história, porém ao ler a resenha fui notando que o livro provavelmente não atingirá as minhas expectativas :(

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela ótima e honesta resenha. O livro tem uma premissa legal, posso dizer que o leria. Cada um tem uma visão diferente né?
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gente, eu adoro esse gênero literário, mas esse livro não me pareceu nada de novo, pelo contrário. Não me aventuraria por essa leitura.

    ResponderExcluir
  17. Poxa, eu sinceramente não me senti atraída pelo livro, infelizmente :(

    ResponderExcluir
  18. primeiro: amei a sinceridade. adoro resenhas sinceras, a capa do livro é linda mas me desanimou muito o autor ser prolixo demais nos flashbacks =/

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^