Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

17 de setembro de 2015

Resenha: Como eu era antes de você.



Título: Como eu era antes de você.
Autora: Jojo Moyes.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 320.
Ano: 2013.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788580573299.
ISBN-10: 8580573297.




Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.



 “Se ele amar, sentirá que pode seguir em frente. Sem amor, eu já teria afundado várias vezes.”

Louisa Clark é uma mulher de 26 anos um pouquinho diferente e que parece viver em um mundo paralelo, só dela. Ela trabalha em um café local, namora com Patrick há sete longos anos e se veste de uma maneira bem... singular. Ela mora com os pais, o avô, sua irmã e seu pequeno sobrinho, sua família vive com o orçamento apertadíssimo e é o do seu trabalho no café que sai a principal renda da casa. Mas sua vida que já não era fácil fica ainda mais complicada quando ela recebe a inesperada notícia de que vai ficar sem emprego. Sem saber o que fazer da vida de agora em diante, Lou se vê em uma difícil situação já que não tem outras qualificações profissionais, e com um currículo insuficiente não lhe restam muitas opções de trabalho. Então, mesmo não se sentindo nem um pouco preparada, ela resolve aceitar o único emprego que aparenta ser razoável no momento: cuidar de um tetraplégico durante seis meses. E é assim que sua vida se cruza com a de Will Traynor.

Will Traynor é um homem amargurado, muito infeliz e vive expulsando todas as pessoas de sua vida. Ele foi um importante executivo de Londres, adorava curtir a vida, fazia viagens incríveis, se aventurava em esportes radicais e tinha uma linda namorada. E tudo isso acaba quando ele foi ‘condenado’ a viver para sempre numa cadeira de rodas após sofrer um acidente de trânsito. Lou e Will se conhecem e se detestam logo de cara. Ele não colabora nem um pouco com o trabalho dela e nem com seu enfermeiro particular, Nathan, mas com um jogo de cintura incrível – e muito engraçado – ela consegue lidar bem com as provocações e os comentários ácidos de Will.

A convivência inicialmente forçada dos dois na Granta House vai evoluindo e se transformando numa relação comovente. Louisa descobre que não “caiu” nesse emprego por acaso e que Camila Traynor, mãe de Will, viu nela a última chance de trazer a vida de volta ao seu filho e fazê-lo esquecer a ruim ideia de ir à Suíça ao final desses seis meses... Disposta a mudar esse desejo de Will, Lou tenta desesperadamente mostrá-lo que a vida vale a pena, que ele pode ser feliz e passa a planejar e fazer várias coisas para trazer a felicidade e aquela vivacidade de volta a vida dele. E em meio a tantos sentimentos, conflitos e frustrações, Lou mal percebe que quem está voltando a vida, na verdade, é ela.
“Olhei bem para o calendário, com a caneta na mão. Aquele pequeno pedaço de papel brilhoso passou a significar, de repente, uma grande responsabilidade. Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver.”

Estou muito apaixonada por esse livro, gente vocês não tem ideia! A narrativa é intensa, profunda, tocante e me deixou com um nó na garganta em vários momentos. A relação inicialmente conturbada dos dois se desenrola de uma forma tão espetacular que é quase impossível não se sentir tocada por ela. Jojo Moyes consegue com numa narrativa simples e com diálogos leves, não esquecer as características que são necessárias para mostrar a realidade amarga e triste que cerca a história. A autora também coloca capítulos que são narrados pelos personagens coadjuvantes, o que nos possibilita enxergar a vida e os sentimentos de cada um de uma forma bem mais íntima.

Por falar em personagens, eles são maravilhosos. Lou é única. O seu jeito meio aéreo e excêntrico de ser faz com que você se encante por ela na primeira página! A gente se frustra com seus problemas como, por exemplo, lidar com um namorado distante e obcecado por dietas, corridas e maratonas e as cobranças – que muitas vezes são necessárias – da sua família, fui completamente envolvida por tudo e por todos. Will também me deixou apaixonada. Por baixo da camada de homem mal humorado e com a língua afiada, nós conhecemos uma pessoa tão maravilhosa quanto Lou é. Adorei todos os personagens, são cativantes sem exceção!

Sobre o final do livro, consegui compreender o desfecho da história e mesmo desejando que fosse diferente, entendi e não julguei. Como eu era antes de você nos faz enxergar além de nós mesmos, é uma história que faz refletir, rir, suspirar e se emocionar, muito. ♥
“Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente — ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela — obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem.”


Por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado e não esqueçam de comentar.

Já leram o livro? Pretendem ler?

Essa é a primeira participação da Lívia aqui no Livros&Tal e logo logo terá mais.






Recadinho rápido: Está rolando um sorteio na nossa página do facebook em parceria com a editora Angel do livro "Desejo Iminente" da autora Francine Locks. Quer concorrer a esse exemplar? Basta clicar na imagem abaixo. Não conhece o livro? Leia a resenha clicando aqui.

https://www.facebook.com/livorsetal/photos/a.1559867767614075.1073741835.1517468455187340/1636325023301682/?type=1&theater

24 comentários :

  1. Oiee ^^
    Esse livro me pegou de jeito, e até hoje sou apaixonada por ele ♥ Estou doida para ver a adaptação, mas por mais que os atores caprichem na atuação, ainda não chegarão aos pés dos personagens. O final acabou comigo, e tenho certeza de que vou chorar novamente se o reler *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim Dryh, vc escreveu tudinho que penso. haha
      A questão da adaptação ser inferior ao livro é algo que comecei a trabalhar na minha cabeça pra não sofrer depois (por conta de outras adaptações), é um fato então vamos só tirar o melhor do filme. :DD

      Beijo! ♥

      Excluir
  2. Oláa,
    Conheço todos os livros da JOJO mas nunca li nenhum (que vergonha)
    Vou comprar ele assim que juntar meu dinheiro para compras onlines.
    Ele vai vir junto com minhas aquisições !

    Beijos,
    Karine - Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita pra falar, mas ó vale a pena o investimento hein! :D
      Beijo ♥

      Excluir
  3. Oi Lívia, sua linda, tudo bem
    Você não é a primeira a falar sobre esse final. Mesmo não contando, conseguimos imaginar a escolha da autora. E eu jurava que o final seria diferente, que ela iria conseguir mudar de ideia. Acho que esse livro vai me marcar e depois será impossível esquecê-lo. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, de fato a leitura foi muito linda para mim por isso sempre recomendo esse livro, então leia sim e vem me contar depois.
      Um beijo e obrigada! ♥

      Excluir
  4. Nem se me derem milhões eu leio esse livro hahahaha!
    Não por ser ruim, mas por ser muito bom, não vejo uma alma sequer que tenha lido ele e não gostado, e o pior, todos dizem que entram uma ressaca brava, e choram horrores.
    Acho que vou ver o filme quando lançar, pois vai ser mais leve que o livro, e se eu sobreviver nele o pego pra ler tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina não faça issssssssso! KKKKK
      Leia o livro sim mulher, entendo a sofrência pré-leitura, mas esse vale a pena cada fungadinha tá? haha
      Beijo ♥

      Excluir
  5. Esse livro é lindo, sensível e tenho vontade de ler de novo, de novo!
    Quero ver como ficará o filme!
    Gostei do final, foge ao óbvio
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia, que bom que gostou da leitura e você é uma das poucas que conheço que também não odiou o final kkkkkk.
      Também estou ansiosa pelo filme.
      Beijo ♥

      Excluir
  6. Eu acho que sou a única desse PLANETA que ainda não leu esse livro da Jojo
    Estou bastante curiosa para conhecer sua escrita e principalmente a estória do livro, porque me parece ser bastante envolvente. Espero gostar muito, porque estou com expectativa e só vejo comentários ótimos sobre ele. O problema é tempo que tenho que ter, porque eu sempre priorizo as parcerias antes de mais nada. E tenho vários livros comprados que eu ainda não li e que preciso sabe? Eu as vezes quero agendar os meus, mas não dá certo por conta da quantidade de capitulos e tudo mais. Mas enfim...eu ainda vou ler ele !! hehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-condao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Silvana, é uma leitura muito boa. Entendo a questão das parcerias, mas cuidado pra o que o prazer de ler não vire uma obrigação, hein! :D
      Beijo ♥

      Excluir
  7. Ai Jojo Moyes *-* estou com alguns livros dela aqui que ainda não li, incluindo este. Linda resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha te contar que depois que li esse fiquei doida e comprei todos os outros livros dela, mas também não os li ainda kkkkkk
      Beijos e obrigadaa ♥

      Excluir
  8. Que amo de resenha!!
    Eu já li a ultima carta de amor da Jojo, confesso que no começo era uma leitura arrastada, mas logo socorro... que final maluco e puto surpreendente. Talvez eu me arrisque de novo na escrita da Jojo, mas não garanto nada. kk enfim, está um amor!

    beijos
    http://vampleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna do céu, eu quero muito ler esse! Amo a capa, mas ainda não li :(((
      Acho que vou apostar nele essa semana.
      Beeijo e obrigada ♥

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Ainda quero muito ler este livro. Como quero!
    Todos dizem que se ele fazer rir e se emocionar mesmo. adorei saber que isso aconteceu com voce também.
    Adorei a resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leticia e espero que aproveite a leitura tanto quanto eu. :)
      Beijo ♥

      Excluir
  10. Olá!
    Eu vi esse livro na turnê intrínseca, porém não me senti muito atraída pela premissa da obra no momento, por mais que pareça ser lindo.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gente eu me emocionei bastante com a história. fica o tempo todo esperando que alguma coisa mudasse.
    Pensei a mesma coisa que você sobre o final. Entendi i propósito da história, mas esperava um milagre.
    Esse é um livro que recomendo a todos.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ai esse livro *---------------* Já li e me apaixonei! Apesar de concordar com você e querer que o final tivesse sido diferente, mas enfim, fazer o quê? Ainda assim o livro não perdeu sua beleza e eu indico pra todos!

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas pessoas falando bem desse livro, eu ainda não tive a oportunidade de o ler, mas já sei o final, e pelo que me contaram é emocionante.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Nunca li nada dessa autora, mas quero ler algum e vai ser esse ^^ Dizem que a escrita dela é muito boa :) Amei a sua resenha e já anotei a dica!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^