Resenha: Turma da Mônica Jovem #4 - A Hora da Verdade

 

Sinopse: O quarto volume da série de livros da Turma da Mônica Jovem com o selo Milkshakespeare! A premiada série animada da Turma da Mônica Jovem, exibida e coproduzida pelo Cartoon Network, sucesso de público e crítica, chega aos livros em novelizações de seus capítulos. Neste quarto volume, mais três histórias que escancaram as incertezas e inseguranças dessa fase tão importante da vida. Mônica compõe uma música, mas o problema surge quando descobrem que a inspiração está no seu diário! Jeremias está dividido entre a recém-descoberta paixão pelo teatro e uma viagem com Titi. E Cebola vai se ver pra lá de angustiado quando Do Contra convida Mônica para o jantar de namorados do Limoeiro! E agora?


Estamos aqui com o quarto livro da Turma da Mônica, eu disse que ia trazer para vocês. Eu estou amando a nova forma que está sendo reescrita as histórias da minha infância. 


Em Turma da Mônica Jovem - A Hora da Verdade, podemos ver mais três histórias que se complementam, e trazem dúvidas na hora de escolher sua verdadeira personalidade.

 

Nove de Novembro

 

Na primeira história, nos deparamos com Mônica escrevendo em um diário como forma de se libertar, porém ao ver uma música do Titi sem muita emoção no podcast da Denise, ela pega o desafio de escrever uma música profunda. Porém, ela decide escrever a música sobre um momento seu que está em seu diário, um momento que todos acham que é sobre uma pessoa. Só que apenas ela sabe a verdade. Mas em um momento de descuido, Magali afirma no podcast que Mônica pegou a inspiração em seu diário. E então o diário some e todos vão ajudar a procurar para ler oq ue tem dentro..

 

“ – Até trouxe meu diário para me inspirar de novo. – Mônica tira sua mochila das costas e enfia a mão dentro à procura do caderno, mas não o encontra. – Ué? Cadê ele? Não tá aqui.

– Tem certeza de que você trouxe?

– Absoluta! E eu olhei na mochila quando cheguei.

Aflita, Mônica se agacha no meio do corredor e despeja todo o conteúdo da mochila no chão, na tentativa de encontrar seu caderno. Nada dele. Ela, então, enfia a mão de novo e percebe que há um enorme rasgo no fundo da mochila.

– Ai, não! E agora? Ninguém pode encontrar! ”

 

Será que a Mônica vai achar seu diário? Ou será que alguém vai achar por ela e descobrir sobre o que é sua música?

 

Além de Jurerê

 

A segunda história é um pouco diferente, com um personagem que não aparece muito. Jeremias e Titi. As férias chegaram e todos querem fazer de tudo, porém Titi está focado em sua viagem para Jurerê com Jeremias para pegar todas as garotas. Juntos eles treinam para ficarem malhados, mas quando Isa aparece revelando que terá um grupo de teatro nas férias, Jeremias repensa duas vezes essa viagem, enquanto Titi acha besteira. Mas, um dia Jeremias decide ir à Mansão onde estão todos treinando a peça de teatro. E se encanta por esse meio, só que ele tem que se revezar para Titi não descobrir sobre o que ele está fazendo.

 

“Jeremias não sabia por quê, mas não tinha força para dizer o que queria. Aliás, nem sabia como. Só de pensar em contrariar o amigo, ficava cansado. A verdade é que ele nem queria ir para aquela viagem, muito menos comprar uma sunga nova. Mas Titi era tão convincente, que ele acabava cedendo.”

 

Será que Jeremias vai conseguir dizer o que sente? E se todos forem se apresentar na praça, ele vai ir? E Titi, vai entender o que é ser um amigo de verdade?

 

Será que é Date?

 

Na terceira história toda turma já voltou para a aula, e vai ter um jantar do dia dos namorados no Limoeiro. Isso é muito bom para os casais já formados. E também quem for em casal ganha desconto, o que seria melhor? Porém, quando Mônica sugere a Cebola para irem juntos, ele acaba recusando. Então, ela convida o DC. Todos ficam se perguntando se os dois não formariam o casal perfeito. Cebola fica morrendo de ciúmes, mas é muito cabeça dura para falar o que realmente sente. No jantar, ele percebe o quanto a Mônica e o DC estão se divertindo. Quando rola uma declaração do DC para ela em forma de "brincadeira" eles acabam ganhando um jantar de graça. Mas será que foi tudo uma brincadeira?

 

“ – Cara! Então é verdade. Você gosta da Mônica… – conclui Cascão, depois de encontrar o amigo cabisbaixo na beirada da pista.

– É… eu gosto – admite Cebola, finalmente.

Cascão olha para Cebola, falando sério.

– Mas você está comendo poeira, cara. O DC…

– Eu sei, eu sei, o DC passou na minha frente. Ele também está afim dela.”

 

Será que o Cebola vai finalmente contar para Mônica o que sente? E quem será que ela vai escolher? 

 

O livro foi muito bem estruturado para as 95 páginas, em cada página é possível se sentir mais perto da turma. Uma coisa que notei é que, de acordo com a cor da capa, os desenhos dentro e detalhes ficam da mesma cor. Neste livro a capa é azul, então dentro os detalhes são todos em azul. As três histórias se complementam, e não são apenas individuais. Cada começo de história faz menção ao fim da outra, o que dá um gostinho a mais de querer ler. Além da moral passada no final pelo Maurício como sempre em suas histórias. Aqui nós vemos um pouco sobre cada um tem que ter algo para se expressar, como é importante saber o que é melhor para si mesmo e às vezes o quanto é importante expressar seus sentimentos. 

As páginas amareladas deixam tudo mais confortável de ler e se divertir até o final.

 

Classificação:


Dados:

Título: Turma da Mônica Jovem - A Hora da Verdade #4.
Autor: Maurício de Sousa.
Editora: Faro.
Gênero: Infanto Juvenil.
Ano: 2022. 
Páginas: 96.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9786559571857.
ISBN-10: 6559571858.








Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.