Resenha: Heartstopper - De Mãos Dadas - Alice Oseman

  



Sinopse: No quarto volume da série Heartstopper, Charlie e Nick terão que enfrentar uma longa jornada de amadurecimento ― sem nunca soltarem as mãos. A HQ que inspirou a série original da Netflix!

Charlie e Nick já não precisam esconder de ninguém no colégio que estão namorando, e agora, mais do que nunca, Charlie quer finalmente dizer “Eu te amo”. O que parece um gesto simples se torna bem complicado quando sua ansiedade o faz questionar se Nick se sente da mesma forma…
Nick, por sua vez, está com a cabeça cheia. Afinal, ele ainda não teve a oportunidade de se assumir para o pai, e se preocupa constantemente com Charlie, que dá sinais claros de ter um transtorno alimentar.
Conforme o relacionamento dos dois amadurece, os desafios que vêm pela frente ficam cada vez mais difíceis ― mas os garotos logo vão aprender que amar alguém nada mais é do que estar ao seu lado, juntos, de mãos dadas.


Quem já me acompanha no blog sabe o quanto eu sou apaixonada pelo Charlie e pelo Nick, e por esse ser o quarto livro, que estou acompanhando a jornada desse casal. 

O que acontece, é que eu também sofro junto com eles e muito! Principalmente neste livro, por isso o aviso logo de cara. Mas, sem mais delongas, vamos a resenha!


AVISO: CONTÉM CONTEÚDO SENSÍVEL DE AUTOMUTILAÇÃO, PROBLEMAS MENTAIS E PROBLEMAS ALIMENTARES.

O terceiro livro terminou com o nosso casal voltando de viagem e Nick super preocupado com os distúrbios de Charlie. Por isso, Nick resolve que Charlie tem que conversar com seus pais sobre o que está acontecendo. Em contrapartida, Charlie não sabe se deve ou não falar “Eu te amo” para Nick, por estar se sentindo inseguro demais. Então, como cada um fica preocupado com um assunto, eles ficam tentando viver sua vida. Saem com os amigos para praia, mesmo com Charlie fantasiando como seria se ele dissesse as três palavras mágicas. E Nick, quando está sozinho, fica pesquisando como ajudar Charlie nessa sua luta com a comida. Nick irá viajar, mas deixar Charlie, principalmente com seus problemas, está o deixando louco. Porém, é num desses dias que ele fala sobre o transtorno alimentar para Charlie que começa a pensar, e então em uma volta da praia. Enquanto Nick está no banho, Charlie fala que o ama e vai embora, pois tem horário para estar em casa.

 

“Nick?

Oi?

Hm… minha mãe me mandou ir pra casa.

Ah… tá! Espera, me dá dois minutos que vou com você!

Não, não precisa, é só que… Lembra quando a gente tava conversando no mar?

Sim?

Eu menti.

…como assim?

Quando você perguntou se era sobre o lance da comida que eu queria conversar. Na verdade, não era isso que eu queria te falar. Na verdade eu ia dizer…Eu te amo.”

 

Charlie fala isso e vai embora, porém, (essa é uma das cenas mais fofas que eu vi) Nick sai correndo do banho e vai ao encontro de Charlie para dizer que também o ama. E é assim, que os dois são. Intensos, cada um ao seu modo. Em alguns dias Nick vai para Minorca em viagem com seus pais. E é aí que os dois não conseguem se falar muito, por causa do sinal do celular e Nick fica super preocupado com o estado que Charlie ficaria. E um desses dias a mãe de Nick percebe e dá o maior apoio e conselhos para ele. Então quando voltam de viagem, Charlie e Nick conversam e ele decide contar aos seus pais. Porém, não é algo fácil de dizer, de admitir que tem um problema e pedir ajuda, porque sim, é necessário pedir ajuda. Mesmo com as aulas voltando, ele decide optar pela sua saúde mental e escolhe o melhor para ele. Mas será que o amor vai ajudar nessa jornada? Que suportará a luta individual que um deles precisa encarar?

 

Eu sou suspeita de falar sobre o livro, porque eu amo essa série desde o primeiro volume e a cada ivro tenho ficado mais e mais apaixonada! Mas preciso dizer que se você ainda não deu uma chance para essa série, você está perdendo, e muito! Esse volume abordou muito mais, prometeu e entregou tudo! Abordou muito mais do que passar por uma história de amor homossexual. Mostrou a vida nua e crua, cheia de nuances como ela é e de uma forma que a gente consegue ler, sentir, sofrer junto e ainda assim, consegue se apaixonar. Mostrou o amor, mas também acordou questões mentais e distribuídos alimentares, bem como os impactos que podem trazer para a vida de quem é acometido por tais questões de saúde.

 

A autora mostra em seu enredo que tal situação pode acontecer em qualquer lugar e com qualquer pessoa, bem como a necessidade de ser acolhido, amparado para se ter forças de lutar contra essas questões que pode destruir uma vida e que caso não tratada acarreta muito mais sofrimentos. A autora soube como abordar os assuntos de forma com que todos os personagens envolvidos entrassem em um papel importante na vida de quem precisa, mostra a necessidade de olharmos mais para nós mesmos e para quem está ao nosso redor com uma maestria extraordinária, levando alertas importantíssimos em forma de um enredo cativante aos seus leitores. Nick amadureceu muito neste livro, e Charlie vem ganhando autoconfiança, o que mostra um amadurecimento da parte dele também. É uma construção a cada livro, a cada página, como uma vida real, o que torna as histórias plausíveis e nós leva a querer mais e mais de enredos nesse universo. Novamente, o livro segue no formato de quadrinhos (adotado na série toda – perfeição!), o que nos deixa ainda mais pertinho dos personagens e confesso que eu amo esse jeito de ler. Deixa a história mais viva na nossa memória, nos transporta com mais intensidade e facilidade para o enredo e nos faz sentir muito próximos dos personagens, levando a um nível de empatia pelas situações abordadas que é extremamente raro um livro conseguir despertar com tal intensidade e ao mesmo tempo bastante leveza.

 

“Mas também sabendo que… às vezes as pessoas precisam de mais apoio do que só uma pessoa pode dar. Isso é amor, meu bem”

 

Essa é uma série que todo mundo deveria ler! Seja para quebrar barreiras, desfazer preconceitos e mostrar que amor e amor, ou para fazer com que a gente olhe com os olhos do coração para os demais. Ou simplesmente por ter um enredo muito bom e só por isso já merece ser lida, não importando o motivo, eu mais do que recomendo a leitura! Tenho certeza que você não se arrependerá de ler essa série! Esse livro está incrível e você precisa acompanhar o desfecho, se deu boa ou deu ruim! O que vai acontecer daqui pra frente com esse casal que a gente tanto ama!

 Leitura mais do que recomendada! Corre e te joga na leitura, vale muito a pena! 


Classificação:


Dados:

Título: De Mãos Dadas.
Série: Heartstopper #4.
Editora: Seguinte.
Gênero: Ficção, Romance, lgbt, jovem adulto, literatura estrangeira.
Ano: 2022. 
Páginas: 384.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788555342097.
ISBN-10: 8555342090.








Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.