Resenha: Epinício de sangue - Sinéia Rangel



Sinopse: O ar medieval de Toledo, antiga capital da Espanha, sempre instigou a imaginação de Triana.

Quando uma série de eventos misteriosos e sinistros acontecem, ela sente-se no limite da insanidade, incapaz de diferenciar entre fantasia e realidade. No entanto, seus instintos persistem em alertá-la do perigo e revelam que as ruas sinuosas e estreitas se transformaram no palco de confrontos entre anjos, demônios e decaídos, que acreditam que ela é a peça chave de uma antiga profecia. 



Olá! Hoje trago para vocês a resenha de um dos mais incríveis livros de fantasia que já li na minha vida, parece exagero? Talvez, mas vocês vão entender o quanto esse livro é incrível, confiram! 

O Epinício de Sangue é o mais recente livro publicado pela Sinéia Rangel, sendo este a sua estréia no gênero de fantasia, e posso dizer que ela se saiu muito bem! Ela simplesmente deixou sua marca em livros desse tipo, porque no dia do lançamento, há poucos dias, ele emplacou em primeiro lugar na categoria na Amazon, é ou não é para ficar impressionado?

Conheço a autora há algum tempo, mas foi o primeiro livro que li escrito por ela, me apaixonei pela sua escrita e pelo universo criado. Já sobre o gênero, li alguns livros de fantasia antes, mas foram poucos que me deixaram com esse encanto, essa ressaca literária, assim como ela fez.

Sinéia colocou na história elementos de fantasia juvenil que atraíam seu fascínio e desse modo nos transportou para uma história fantástica, recheada de romance, ação, suspense, drama e aventura, pois é possível sermos levados para Toledo na Espanha, imaginar as catedrais e diversos lugares incríveis os quais ela retratou com maestria. Sou apaixonada por esse país e também o escolhi como cenário de uma das minhas primeiras histórias assim que comecei a escrever, há alguns anos, mas no meu caso optei por Sevilla, Barcelona e Madri. Eu ainda não conhecia Toledo, a não ser, talvez, de ter ouvido falar, e a achei lindíssima, saudosista e poética. Embarquei nessa viagem com esse romance e me vi em muitos momentos numa verdadeira montanha-russa de emoções causadas por este livro.

Confesso que amo ficção com fantasia e Sinéia nos prende do início ao fim, pois não há um só capítulo no livro que você não faça caras e bocas, e perceba que está rindo sozinho ou secando as lágrimas insistentes em seu rosto.

O livro é narrado em boa parte pela protagonista, Triana Guerrero, mas tem alguns capítulos em terceira pessoa que nos levam até as regiões celestiais e revelam segredos de milênios que explicam muitas coisas que estão acontecendo no presente.

Triana é uma protagonista que vai lhe conquistando aos poucos, é uma jovem romântica, sonhadora e apaixonada por livros e por registrar tudo que puder com sua câmera.

A autora soube usar muito bem outro elemento importante e que fez a diferença na amizade de Triana com sua melhor amiga, ou seja, a comédia que foi bem inserida, o que trouxe uma leveza para leitura, tornando o livro mais fluído, divertido e prazeroso de se ler.

Enquanto vamos conhecendo a Tri e nos apaixonando pelo seu jeito encantador e único, do tipo que sempre tem as respostas na ponta da língua e não ouve desaforo e fica quieta, também acompanhamos sua jornada em busca das respostas para a sua linhagem sobrenatural. Observamos o amadurecimento dela enquanto encontra forças para lutar contra a realização da profecia que definiria seu destino.

Os personagens secundários também nos cativam, um dos exemplos é Iker, um jovem de cabelos platinados, charmoso, sedutor e engraçado, mas com um grande coração que me conquistou desde o início.

Outro personagem que me chamou a atenção foi o próprio Lúcifer, pois a autora apresentou uma versão totalmente surpreendente e original para a sua queda, eu não vou contar para não dar spoilers (risos), mas gostei da personalidade que ela imprimiu nele, o que me ganhou rapidamente. Eu o admirei na história, principalmente a sua desenvoltura como líder e seu senso de cuidado e empatia para com os seus, algo próximo do que temos com a nossa humanidade. Dizem que anjos não tem sentimentos, mas nesse livro isso é contestado, viu? De algum jeito, cada um sente coisas que algumas vezes não compreende, mas lá na frente tudo passa a fazer sentido.

Já imaginaram como é o submundo e o inferno? Vários livros tentam retratá-los de alguma maneira, seja em Caçadores das sombras da famosa Cassandra Clare, ou outras obras do gênero, mas gostei muito da forma como a Sinéia criou esse mundo e ele foi palco de batalhas que simplesmente me arrepiaram. Adorei!

Há milhões de anos, anjos travaram uma guerra em campos celestiais. Derrotados pelo exército liderado por Miguel, os anjos rebeldes foram expulsos do céu e condenados a viver pela eternidade entre os homens. Os decaídos, como ficaram conhecidos, perderam seu halo, suas asas e com eles sua imunidade à dor e ao sofrimento. Após os primeiros tempos de reclusão, os decaídos misturaram-se aos humanos, e ensinaram-lhes artes e a manusear espadas, deram-lhe inspiração política e filosófica, e instruíram-lhes sobre a vida após a morte. Conquanto, a vida mundana não lhes oferecia desafios, os homens eram limitados e entediantes ante a sabedoria dos anjos. Conspirações surgiram, facções revolucionárias orquestraram a derrocada da humanidade. [...] 

Martín é um anjo que está destinado a ascender no reino celestial, ele não deveria se envolver com os humanos, muito menos interferir no que acontece. Mas um dia acaba cruzando com Triana e desde então passa a desenvolver sentimentos por ela. A garota o instiga e ele continua se aproximando cada vez mais dela, mesmo sabendo que aquilo era perigoso para ambos. Amá-la seria desafiar as leis do destino e do universo. O preço para tal, será que ele estava disposto a pagar?


A criatura rugiu e um bater de asas estrondoso tilintou nos meus ouvidos. Leve as mãos à cabeça, tampando-os... Um manto de luz me envolveu. Alguém estava comigo e me abraçava, sentia braços fortes ao meu entorno. Eu queria agradecê-lo por ter me salvado. Tateei o que aos meus olhos era nada além um fulgor e afaguei seu rosto. [...] 

O anjo é um exímio guerreiro e destinado a cumprir grandes responsabilidades no principado dos céus, mas quem é que pode lutar contra o amor quando ele teima em criar raízes dentro de nós? O amor entre Triana e Martin é intenso, forte, emocionante e nos deixa extasiados. Nos pegamos torcendo para que os dois consigam quebrar todos os obstáculos e ficarem juntos. Sabe aquele amor, como o de Romeu e Julieta, que é arrebatador? É assim o elo que liga esses dois e que nos leva ao delírio.

O anjo cruzou os braços nas costas da namorada e deu-lhe uma infinidade de beijos diminutos. Ele não compreendia metade do que ela o fazia sentir, durante séculos seu coração esteve silencioso, e de repente, seu peito parecia ocupado por uma orquestra. [...] 

Não posso me esquecer de elogiar a autora por todo trabalho de pesquisa claramente visto no livro. Adorei a forma como ela utilizou as mitologias como Ying e Yang que nós conhecemos, além do famoso livro apócrifo de Enoque, o que resultou em uma trama de perder o fôlego!

Quando você pensa que já teve surpresas o bastante, acaba se deparando com várias reviravoltas na trama e se pega cada vez mais imerso naquele mundo fantástico.

Além disso, a autora nos presenteia com cada capítulo contendo citações maravilhosas de lindas canções da playlist do livro, como as da banda Within Temptation, uma das minhas prediletas. Ela também utilizou obras e autores famosos como Carlos Ruiz Zafón e Miguel de Cervantes, que aliás é o autor livro Dom quixote de La Mancha, o preferido da protagonista, e me chamou a atenção a maneira como a autora encaixa essa obra clássica na história, que nos deixa bobos e com mais vontade de conhecê-la, caso ainda não o tenhamos lido, como eu, que fiquei curiosíssima e pretendo lê-lo em breve.

Preciso dizer mais ou já os convenci a correrem para a amazon e conferirem esse livro? Deixo mais duas citações da obra para criar mais curiosidade em vocês. Foi um verdadeiro sacrifício selecioná-las, porque tem tantas que eu gostaria de dispor aqui, mas não podemos colocar todas, certo?

Embarquem nessa história com seus corações, riam, chorem, vibrem ou surtem como eu e várias leitoras que já o leram ( risos). Já que é o tipo de livro que a gente devora em um ou dois dias. Eu o li nesse período, pois é tão envolvente que a gente não consegue parar e quando terminamos ficamos com uma bela ressaca literária, também com aquela sensação de que precisamos de mais daquele universo. É assim que me sinto agora. Se eu chorei? Ah, chorei e não foi pouco em diversos momentos, principalmente nos últimos capítulos. É um dos melhores livros de fantasia e romance que já li na minha vida, entrou para a lista de favoritos, pretendo relê-lo quantas vezes forem possíveis e me embriagar nas sensações que ele me trouxe.

É isso o que me assusta. O outro não pode ser a bússola que guia nos guia, nossas crenças devem orientar as escolhas que fazemos, somente assim podemos ter a certeza que seguimos nosso coração. Não quero que ele abra mão do que está destinado a ser por mim. [...] 

Um dia, milhares de anos depois, alguém leria sobre aquela noite e saberia que, contra todas as leis do universo, nós nos amamos e se nos fosse dado o direito de escolha, nos amaríamos tantas outras vezes quanto fosse possível... Continuarei a amá-la em cada uma das suas vidas. Te amar por milhares de anos não será um castigo, será minha benção. [...] 


Classificação:



Dados:

Título: O Epinício de Sangue.
Autora: Sinéia Rangel.
Editora: Independente.
Gênero: Romance, fantasia, sobrenatural.
Páginas: 435.
Ano: 2019.
ISBN: B07V1ZWN1J.
Encontre no Skoob.
Compre Aqui.


7 comentários:

  1. Oi!!!

    Eu dificilmente leio livros com esse enredo, prefiro séries ou filme... Gostei da sua resenha, esta muito completa e bem descrita, os quotes também deixa claro o motivo pelo qual gostou tanto da obra... Achei interessante o comparativo com Cassandra!

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesmusicas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas me chamou a atenção, gosto de fantasias. Fiquei interessada em saber como ela usou a mitologia que envolve Ying e Yang e o livro de Enoque. Não digo agora, porque estou com leituras em andamento, mas depois vou dar uma chance para ver se gosto desse livro do tanto que acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas depois dos seus comentários fiquei super curiosa. Amo demais enredos com várias reviravoltas, e deve ser eletrizante o enredo. Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia o livro e nem a autora e fiquei encantada com os quotes que você compartilhou porque dá pra ter uma ideia de como é a escrita da autora e isso já me cativou. Já quero ler.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive oportunidade de ler nenhuma obra da autora, mas vendo sua resenha, pude perceber que ela sabe criar um perfeito enredo, envolvendo fantasia e personagens juvenis. Confesso que esses elementos sempre me cativam! Vou anotar a dica.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e nem a autora ainda, mas confesso que se não fosse a sua resenha é um livro que não me atrairia. Eu amo fantasia, mas confesso que ando um pouco cansada de fantasia juvenil. São realmente poucos que me atraem hoje em dia. Mas com seus comentários foi impossível não ficar curiosa e querendo saber tudo que acontece com essa protagonista. Adorei a resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gyh (se escrevi errado me corrija, sim?), tudo bem?
    Mas que livro foi esse que tu apresentou?! Estou ENCANTADÍSSIMA por ele, precisando ler imediatamente! Tenho uma paixão daquelas pela Espanha e saber que esse livro se passa por lá já me faz querer MUITO esse livro e saber onde vai dar essa trama de anjos e humanos se juntando pelo bichinho complicado do amor.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.