Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

16 de março de 2017

Resenha: A lista negra - Jennifer Brown.

Título: A Lista Negra.
Ano: 2015.
Páginas: 256.
ISBN: 97885653831100.
Idioma: Português.
Editora: Gutenberg.
Autora: Jennifer Brown.
Gênero:  Romance.
Categoria: Literatura estrangeira.
Adicione ao Skoob.
Compre: aqui.

Sinopse:
Essa é a história de Val e Nick. Eles são dois adolescentes que se conhecem no primeiro ano do ensino médio e se identificam de imediato. Val convive com pais ausentes, que brigam o tempo todo e só criticam suas roupas e atitudes. Nick tem uma mãe divorciada que vive em bares atrás de novos namorados. Os dois são alvo de bullying por parte de seus colegas do Colégio Garvin. Nick apanha dos atletas e Val sofre com os apelidos dados pelas meninas bonitas e populares. Ambos compartilham suas angústias num caderno com o nome de todos e tudo que odeiam, criando um oásis, um local de fuga, um momento de desabafo, pelo menos para Val. Já Nick não encara a lista e os comentários como uma simples piada. Há alguns meses, ele abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista das pessoas e das coisas que ela e Nick odiavam. A lista que ele usou para escolher seus alvos.


Val sempre foi uma garota solitária, que tinha amigos, mas que eram considerados os "Loser" da escola. Nick entrou na escola e também foi tachado de perdedor. Val logo se apaixonou por ele.

Os dois eram alvos de bullying, dos valentões da escola, ela sempre preferiu ir de ônibus ao ouvir sua mãe falar do seu jeito e de como ela não gostava de seu namorado.

Mas tudo mudou quando Valerie, para extravasar sua raiva criou “A lista negra”, era para ser apenas uma brincadeira, para aliviar seus sentimentos, uma forma de aliviar sua dor. Mas para Nick virou algo sério, algo onde ele poderia marcar as pessoas que ele realmente desejava matar.

Num dia de manhã, após ter seu MP3 quebrado por uma líder de torcida, Val e Nick entraram na praça de alimentação da escola. Ela pensou que ele fosse apenas humilhar a menina que causou tanta dor em Val, porém, ele sacou uma arma e abriu fogo no meio da praça. Val nunca teria pensado nisso, sem pensar, ela entrou na frente de uma pessoa para salvá-la e acabou sendo baleada.

“Valerie Leftman, 16 anos, foi a última vítima, atingida antes de Nick Levil, o suposto atirador, ter apontado a arma contra si mesmo e atirado, segundo testemunhas.  Atingida na coxa à queima-roupa, Valerie precisou ser submetida a uma cirurgia delicada. Representantes do Hospital de Garvin Country afirmaram que seu estado é “crítico”. “Havia muito sangue”’, afirmou um paramédico aos jornalistas sobre a cena do crime. “A bala deve ter perfurado uma artéria.”

Algum tempo depois, ela teria de voltar para escola, e ela mesma está se julgando. Por mais que tente, apenas pensa que sair da cama não seria uma boa ideia. Depois de passar por um psicólogo, que acha que Val está progredindo, entretanto, nem todos pensam deste jeito. Está na hora não só de encarar o colégio, como as pessoas que foram afetadas por uma lista idiota.

“Nunca o Colégio Garvin me pareceu tão intimidante quanto no meu primeiro dia naquela escola. Nunca eu iria associá-lo com um romance de virar a cabeça, com euforia, risadas, um dever bem-feito. Nada do que as pessoas pensam quando se lembram das suas escolas. Isso era apenas outra coisa que Nick tinha roubado de mim, de todos nós, naquele dia. Ele não roubou apenas a nossa inocência e sensação de bem-estar. Ele também conseguiu roubar nossas memórias.”

Ela estava confusa, pois ainda o amava. Mas ele nunca fora o Nick que ela conheceu. Ela estava no meio, e sendo julgada por todos. Sua mãe não a estava protegendo como ela pensou que fosse acontecer, mas sim protegendo todos a sua volta, de Valerie.

O romance neste livro é surpreendente. Será que Val vai conseguir esquecê-lo? Ela vai conseguir ficar até o final do ano? Todos que estavam naquele dia vão perdoá-la? E sua pior inimiga pode enfim virar sua amiga? O que será do futuro da Val? Por que sua mãe não a ajuda? Qual será o desfecho dessa personagem? Positivo? Negativo? Diante das adversidades da vida, tudo pode acontecer, já aconteceu, não? Será que as demais pessoas vão aprender a lição que a vida está lhes dando, e mudar suas atitudes, ou o acontecido pode fazer tudo piorar? Quais vão ser as consequências de tudo isso? Descubra lendo...

Temos nessa obra, um livro que fala sobre bullying. Que mostra que as coisas não são tão simples quando você é adolescente e está passando por algo ruim. Algo que pode fazer você se matar ou se virar contra os outros. Esse livro faz você pensar, por mais que seja adulto, se o que você passou ou fez na escola pode ficar pra trás. Se um simples pedido de desculpa pode fazer tudo mudar. Se as cicatrizes que você carrega ou que você causou fizeram estragos que acometem a vida das pessoas a longo prazo. Algumas pessoas não superam nunca... É um livro que nos faz refletir e levar ou reascender alguns valores para a vida.

Quanto a edição, folhas amareladas presentes, o que é ótimo para a leitura e tamanho de fonte super confortável.  A capa condiz com o enredo, acredito que para edição ficar perfeita, deveriam colocar a sinopse, como de costume, na capa de trás do livro, e o que está lá, podia estar no interior do mesmo. Mas é mero detalhe, que não atrapalha em nada a leitura, apenas acho que o deixaria a disposição melhor.

A escrita da autora é ótima e flui com facilidade para o leitor, tornando a leitura contagiante. Fazendo com que o leitor chegue ao final, avido a cada virar de páginas, para saber se a nossa protagonista vai se recuperar, fugir ou dar cabo de sua vida... Para descobrir o que ela vai decidir, qual será o desfecho dessa história que tem muito a oferecer não só para adolescentes, mas para todos nós, recomendo a leitura para todos! Principalmente para quem trabalha na área da educação, que vê e lida com casos de bullying diariamente.

Até mais!


Avaliação: 


9 comentários :

  1. Olá,

    Eu já havia lido a sinopse desse livro e fiquei bem curioso pela a história, mas agora lendo a sua resenha e conhecendo mais a trama eu fiquei bem empolgado pela leitura. Vou procurar fazer a leitura dessa obra o mais rápido possível, ainda mais agora sabendo que a escrita é boa!♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre leio resenhas deste livro e depois me esqueço e quando leio outra sempre quero ler ele. Acho que isto é um pouco meio americano de entrar matando, mas aqui também aconteceria se tivesse mais acesso à armas, para ver como a dor da rejeição pode causar algo pior.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  3. Aaaah eu sou louca pra ler esse livro, sempre ouvi falar muito bem dele, parece ser incrível ♥️ E ainda fala de um assunto muito importante e sério! Eu estou muito afim de ler mesmo! Sua resenha ficou incrível, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, acho que nunca li um livro com tema parecido. O que na verdade, me deixou bem curiosa.
    Infelizmente bullying é um tema muito atual, e o livro pode trazer uma discussão muito necessária sobre o tema.

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Gosto tanto desse livro por mais que eu não tenha realizado a leitura, possui um enredo envolvente e cheio de mistérios, com toda certeza vou ver se encontro pra comprar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Hey!

    Não conhecia o livro, mas a capa me atraiu bastante, a premissa me chamou muito atenção também, vou anotar para lê-lo.

    Sucesso.
    Fonte Literária

    ResponderExcluir
  7. Olá
    esse livro está entre meus desejados desde sempre, mas nunca consigo comprar ele, poise ou está caro ou eu tenho o dinheiro mas não tem produto kjkjk. Todo mundo elogia a escrita dessa autora e a obra em si parece ser muito boa. Espero poder ler em breve em tirar as minhas próprias conclusões. Amo demais o trabalho gráfico dessa capa. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiee Ana ^^
    Eu também adorei este livro ♥ estou querendo ler outras obras da autora desde que li "A lista negra", mas até agora nada *-* eu não sabia do que ele se tratava quando o li, então a surpresa foi ainda maior à medida em que fui lendo. É surpreendente, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Admiro muito quem consegue resenhar esse livro, eu não conseguiria sem dar nenhum spoiler, eu adoro esse livro, só acho que o final poderia ter sido mais trabalhado, não foi o que eu realmente esperava.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^