Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

24 de setembro de 2016

Quanto vale um autor/escritor?


Começo com essa pergunta, que pode parecer irônica, mas, isso não sai da minha cabeça: Quanto você acha que vale o trabalho de um autor? Quanto um autor/escritor merece ganhar?


Aparentemente não muito, já que a valorização do trabalho de um autor, no Brasil, é claro, é tão baixa. E alguns, sem muitas alternativas, acabam sendo “obrigados” a procurarem editoras pagas, para ter a chance de publicar, buscando realizar seus sonhos.

Vou deixar muito claro aqui: Não tenho nada contra editoras pagas, eu mesma, como autora, faço parte de uma! E conheço várias outras. Sei que essa é uma alternativa para autores que têm o sonho de ver seus livros publicados, na maioria das vezes é a única chance para um autor iniciante, praticamente desconhecido, de se tornar um nome mais visível, mais acessível para possíveis leitores.

Porém, infelizmente, algumas editoras se aproveitam desses sonhos para lucrar em cima desses autores iniciantes – que não têm muita noção desse mercado editorial e por isso podem ser facilmente enganados. – Seja com pacotes de valores absurdos, inacessíveis, ou pelo trabalho que prometem e mesmo com os valores altos pagos, não cumprem. Revisões mal feitas, diagramações ruins. Enfim, você paga e não recebe o serviço combinado.

E quando alguém ataca essas editoras, os autores da casa a defendem com unhas e dentes. Eles não querem que sua casa editorial seja prejudicada, manchada e assim por tabela suas chances de brilharem desapareça. E acabam por defender quem não merece defesa, nem nenhuma glória. Essas editoras não são bem feitoras, não são incentivadoras. São aproveitadores e explorados, usando-se do sonho alheio para lucrar de forma injusta e desonesta. 

Não venha me dizer que não ter direitos sobre um conto seu em uma antologia é justo, pois não é. Se isso não é se aproveitar, eu não sei mais o que é. 

Vou dar um conselho a todos novos autores, eu já passei por muitos apuros e sei como você pode facilmente se envolver em uma enrascada no meio literário, estou falando por experiencias próprias. Pesquise muito antes de escolher entrar em alguma editora. Seja ela paga ou não, procure saber se eles cumprem o contrato, se trabalham em todas as etapas, da forma certa e não meia boca – como já cansei de ver por ai, inclusive passei por isso.

Por isso, prestem atenção e não se deixem enganar. Não deixem que certas editoras levem vantagem sobre você. Seu trabalho, seu esforço, sua pesquisa, seu tempo, sua dedicação, sua história, sua obra, enfim, tudo que te leva a ser um autor deve ser recompensado. Não deixem que o medo, por não serem reconhecido façam vocês aceitarem a primeira proposta que aparecer, é o nosso maior erro, nos empolgamos e agimos de forma afoita demais, no fim, na maioria das vezes, nos decepcionamos.

Confiem em si mesmos e não deixe ninguém, blogs, booktubers ou editoras, levarem vantagem sobre você. Parcerias tem de ser benéficas para ambos os lados, portanto, procure busca-las coerentemente, procure sempre o que for melhor pra você. Seu sonho vale muito, valorize seu trabalho e no final será reconhecido e terá o que merece. O caminho é longo? Obviamente! Não é fácil? Não!  Quem foi que disse que seria? Nada vem sem esforço, para tudo temos de nos dedicar e na carreira de autor não é diferente. Esse é o meu conselho pessoal como autora: Fiquem espertos e valorizem os vossos trabalhos! 

Um pequeno adendo: O problema não é cobrarem pelo trabalho, é quando cobram valores exorbitantes e ou quando não realizam o trabalho prometido e firmado em contrato. É quando a Editora visa apenas seu lucro e esquece que sem um autor ela não existe, é quando a Editora explora o autor e este acaba, muitas vezes, por desistir de seu sonho porque o único caminho que encontrou o levou a infelicidade. Ser autor, no Brasil, não é nada fácil, até pelo fato de que a literatura nacional ainda não tem um bom patamar dentre os leitores, mas aos poucos isto está mudando e quem sabe com um aumento de leitores para os livros nacionais o mercado editorial torne-se mais justo conosco, autores? Quem sabe...

Obs: Este post é um desabafo pessoal da autora Jéssica do Nascimento e visa alertar novos autores para que sempre informem-se com outros autores antes de fechar contratos, não seja afoito, realize seus sonhos com calma e perseverança. 

Até a próxima, Jess!


Esse post faz parte:

16 comentários :

  1. Olá Jessica!!!
    Sabias palavras, fiquei por dentro de alguns acontecimentos e fiquei realmente decepcionada, por ter contatos com muitos autores nacionais fico por dentro dos bastidores e sei da dificuldade de se ter um trabalho valorizado nesse país, e é por esses motivos que incentivo e apoio à literatura nacional, divulgo e induzo meus leitores a ler, e ao contrário de muitos não cobro do autor, eles precisam da gente e nós precisamos de vocês para continuarmos lendo lindas histórias.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Que post incrível!
    Sou escritora, mas nunca cheguei a tentar publicar alguns dos meus livros, pois tenho medo de não dar certo.
    Estou maravilhada com a riqueza do seu post e a disposição em ajudar os leitores escritores nessa etapa que acaba sendo tão difícil.
    Amei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa você disse tudo! Acompanho autoras com sonho de ter uma editora e lançar seu livro e muitas vezes se metem em furadas, tendo seu livro não publicado ou quando publicado, acaba mal feito, com erros graves entre outros. Observando bem as vezes ser independente é bem mais prático. Parabéns pelo post, muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Olha, existem diversos contratos editoriais, cada um com sua proposta e cabe ao autor aceitar ou não. Em antologias, muitas editoras não oferecem os direitos autoriais pagos em forma de dinheiro mas em o pagamento é realizado com livros e brindes, já vi muitas fazendo isso e se for colocar na ponta do lápis, acaba ficando elas por elas. Sobre pagar para publicar, depende muito da editora, é preciso avaliar seu histórico e ver os autores já publicados. Quantias exorbitantes acabam não permitindo que autores maravilhosos com livros excelentes sejam publicados por uma boa editora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! Acredite nem olhar o histórico é garantia de nada, em 2014 assinei contrato com uma editora a qual todos os autores publicados por ela até então estavam satisfeito. Falei com cada um, ainda assim tive diversos problemas, frustrações e assim como eu outros autores que publicaram na mesma época passaram por situação similar.

      Excluir
  5. Ola
    Bom seu post levantando essas questões.
    Concordo que parcerias devem ser boas para ambos os lados.
    Mas infelizmente, assim como em outros setores existe exploração, no mundo editorial tb existe.
    O autor deve se informar e ver o que se adapta melhor a ele.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Um desabafo e tanto que muitos não tem a coragem de fazer!
    Adorei as palavras e achei o post uma forma de abrir os olhos dos novos autores para alertá-los quanto aos perigos de se meterem em uma grande enrascada por falta de experiência.
    A palavra chave é pesquisar!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá
    É triste mas é uma realidade, aproveitadores existem em todos os ramos. Esse é um assunto bem complexo e dificil, e temos que ficar de olhos bem abertos e não deslumbrar com a primeira oferta sem pensar.

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Ótima iniciativa a sua de ajudar autores inciantes e falar sobre algo que até hoje não encontrei muito - que é a dificuldade que se tem ao começar a carreira de escritor...
    Belo texto e adorei sua escrita, parabéns!
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Eu te entendo muito bem Jessica, sei bem o que é ver seu sonho desvalorizado. E infelizmente pesquisa de campo nem sempre garante que o resultado será satisfatório, bom seria se fosse assim, pois eu não teria me incomodado tanto. Costumo dizer que todos querem ganhar em cima do trabalho do escritor: editora, capista, revisor, diagramador, assessor... Mas o escritor? Esse é o ultimo que ganha e na maioria das vezes tem mais gastos e dor de cabeça do que ganho reais. Mas nada disso é capaz de parar um escritor. Amei seu post, beijos...
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Excelente desabafo, aqui no Brasil para publicar um livro, tem que contar com o fator sorte ou ter muito dinheiro para investir na carreira. Com isso, muitos autores acabam não tendo seu trabalho divulgado por conta dos preços absurdos e um futuro best seller deixa de existir.

    ResponderExcluir
  11. Hello! Tudo bem?
    Nossa, que discussão.
    Nao sabia dessas coisas e fiquei chocada.
    Realmente é ruim qdo se paga tanto e nao entregam nem metade do prometido.
    E o livro é o sonho de mta gente, as pessoas juntam grana pra isso e no final se frustram.
    Mto bom o post.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Realmente não é fácil, vejo a luta de muitos autores e o que posso fazer para ajuda, faço. Mas como você comenta aí, acho que as coisas, aos poucos, estão crescendo e melhorando, pelo menos acredito que a tendência é melhorar já que a literatura nacional vem crescendo a cada dia. Mesmo que seja de maneira independente ou por uma editora, os autores nacionais estão conquistando o seu espaço e isso é muito bom.
    Tem que lutar, tem que correr atrás, pq nada cai do céu.
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  13. Oie, adorei o post e é pura verdade, vemos aí editoras que dão muitas chances e fazem bons trabalhos mas as exploradoras, como você falou. o pior é que quando uma faz errado, automaticamente as pessoas ficam com um pé atrás com as editoras que só vieram para ajudar. E realmente, o caminho não é fácil mas com persistência se chega lá.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei a sua reflexão. Infelizmente, no nosso país, os autores não possuem valorização mesmo, o que é muito triste. Fico me perguntando muito o que precisamos fazer para mudar isso, infelizmente.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Nosso país realmente não valoriza os escritores :/ infelizmente quem decide seguir por esse caminho encontra vaaaarias dificuldades. Seu post ficou muito bom e tenho certeza que ajudará vários escritores iniciantes!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^