Resenha: O Segredo dos Corpos – Ron F. e Vincent Di Maio.

Título: O Segredo dos Corpos.
Autor: Ron Franscell.
Autor: Dr. Vincent Di Maio.
ISBN-13: 9788594540300.
ISBN-10: 8594540302.
Ano: 2017. 
Páginas: 256.
Idioma: Português.
Editora: DarkSide Books.
Categoria: Biografia, Autobiografia, Memórias, Crime, Não-ficção, Literatura Estrangeira.
Adicione ao Skoob.
Compre: aqui.

Sinopse: O SEGREDO DOS CORPOS disseca casos surpreendentes que ajudaram a construir a reputação do legista Dr. Vincent Di Maio. Como a exumação de Lee Harvey Oswald, suposto assassino do presidente Kennedy. Ou a investigação pela morte do adolescente Trayvon Martin, em 2012, na Flórida, crime que acabaria impulsionando o movimento Black Lives Matter, de denúncia contra o racismo na sociedade norte-americana.

O livro apresenta ainda casos reais de serial killers que ainda aterrorizam o imaginário popular. E num capítulo especial, o autor questiona o alegado suicídio de Vincent van Gogh. Atendendo a um pedido de Steven Naifeh e Gregory White Smith, coautores de Van Gogh: A Vida, biografia do pintor ganhadora do prêmio Pulitzer, Di Maio analisou o caso e acredita que a marca da ferida revelara que o tiro não poderia ser “auto-infligido”.

A verdade nua e crua é o que você pode esperar em O SEGREDO DOS CORPOS. Escrito a quatro mãos, duas delas no bisturi do Dr. Vincent Di Maio e as outras duas do veterano escritor Ron Franscell, parceiro de Vincent Bugliosi (autor de Helter Skelter), o livro revela surpresas a cada página. Conheça a história da medicina legal, as curiosidades de uma profissão que aparenta ser tão mórbida e sombria, e as razões que levam alguém a dedicar toda sua vida a pesquisar os mortos. 

Ler O SEGREDO DOS CORPOS é como estar dentro do necrotério, participando de uma verdadeira aula sobre patologia criminal. Sem o inconveniente cheiro do formol.


Eis aqui um livro bem diferente, que não é para todo o publico, uma biografia contada em um ritmo maravilhoso, mas que para aqueles que gostam da temática ou tem curiosidade sobre, é sem dúvidas um prato cheio. O livro é maravilhoso. Faz algum tempo que li, e gostei tanto que confesso que tive uma grande dificuldade para falar sobre ele. Vamos lá!

O segredo dos corpos, lançado em 2017 pela DarkSide é um arraso, tanto na edição luxuosa quanto na forma com que as experiências do legista Dr. Vincente Di Maio nos são contadas. Confesso que ao finalizar o livro passei a olhar para os corpos como o que de fato são: corpos.

Esse livro foi escrito pelas duas habilidosas mãos do dono da história, o Dr. Vincente Di Maio, e pelas duas mãos do talentoso escritor Ron Franscell, como a sinopse já nos conta, e essa dupla fez um trabalho incrível que merece ser apreciado.

Para quem adora assistir – eu confesso, adoro – os seriados e filmes que de investigação criminal, onde os médicos forenses costumam ter destaque, vale a pena conferir como essa parte da medicina funciona na vida real. O Dr. Vincente desmistifica aquela imagem um tanto glamorosa criada pelos seriados e pelo cinema, ser um médico legista, a meu ver, é incrível, sim, mas não como a maioria das pessoas costuma imaginar.

Esse livro nos mostra a carreira do Dr. Vincente, nos apresenta algumas histórias pelas quais ele passou em sua carreira, a importância dos médicos legistas, o que eles realmente fazem e a necessidade de serem completamente imparciais, independente da comoção da população ou da brutalidade do caso em questão. Quando um legista vai analisar um corpo, ele tem de se focar apenas nisso e em todos os detalhes que cercam o caso, deixando de lado as emoções.

E tem um detalhe, um médico legista pode dar descanso a uma família, descobrindo e revelando a verdadeira causa da morte de alguém, ou pode tirar a paz desta de acordo com o resultado de sua analise. É claro que lidar com a morte não é tão simples como parece, na verdade, nós, seres humanos, em grande maioria, não lidamos bem com o assunto, costumamos colocá-lo para debaixo do tapete e quando ele bate a porta é que as coisas se complicam – mas não é disso que estamos tratando aqui, apesar de que acredito que no fim das contas o livro nos ajuda a refletir sobre isso, mas tem um outro livro que pode ajudar quanto a isso também, é só clicar aqui e conferir a resenha –, ainda que o seu “paciente” não reclame de nada, a responsabilidade de um legista é bem grande, dele pode depender a comprovação de culpa ou de inocência de alguém, ou encerramento de um caso ou não.

O que fica bem claro nesse livro, é de que trata-se de uma área da medicina muito importante e complicada, nota-se durante a leitura, claramente, que tem que gostar muito da medicina forense para ir para ela e se manter lá. Dr. Vincente é um dos médicos legistas com grande destaque em sua profissão, e ao lermos vamos imaginando as cenas, a pessoa dele, tudo o que nos é contado, desde o fato de que ainda criança ele sabia que queria ser médico, só não sabia em para que área se dedicaria.

Enfim, não tenho muito que falar sobre o enredo, é uma história real, sobre um homem real que teve muita importância na vida dos que aqui ficam, sejam eles acusados ou familiares das vitimas, e também para quem parte, afinal, leva justiça a alguns. Indico a leitura para quem tem curiosidade sobre a medicina forense, sobre como funcionam as coisas para um médico legista, qual a função deles e para, de certo modo, nos aproximarmos desse tema: a morte. Afinal, no fim das contas, todos acabamos iguais, corpos vazios e nada mais. Corpos que podem contar exatamente o que aconteceu nas mãos de um bom profissional.

A escrita de Ron Franscell me agradou muito, a forma com que ele e o Dr., descreveram toda a historia, que é dividida em capítulos e temas, faz a leitura fluir com facilidade. A história e a escrita unidas conseguiram me prender do inicio ao fim e acredito que pode acontecer com você também. Um livro muito bom, bem elaborado e real. Se é isso que você procura, esse livro é certamente para você.

Quanto a edição, como sempre, impecável, quando se trata dos livros da DarkSide. Toda a obra nos trás fotos reais, e imagens com detalhes que dão um charme a parte exatamente no estilo da capa, com belos traços. Aliás, que capa! Eu simplesmente amei e desejei ler esse livro assim que me deparei com a capa. Confesso que a primeira parte a me conquistar foi a bendita capa, depois o título e por fim a sinopse. A revisão está ótima, não notei erros, talvez por estar tão absorvida pela leitura, mas acredito que também pelo capricho da editora. As folhas amareladas estão presentes e o tamanho da fonte é confortável para leitura.

Recomendo, sem sombras de dúvidas!

[QUOTES]

Já perto de terminar o curso de medicina, era hora de escolher minha especialidade. Quais eram as opções? Havia uma velha cantilena que dizia: “Clínicos gerais tudo sabem, mas nada fazem; cirurgiões nada sabem, mas tudo fazem; psiquiatras nada sabem e nada fazem; e patologistas tudo sabem e tudo fazem, mas aí já é tarde demais”.

Como patologista forense, tenho um compromisso com a verdade. Presume-se que eu seja imparcial e diga a verdade. Fatos por si só não têm qualidades morais; somos nós que atribuímos moralidade a eles.

Classificação:


Até mais ver!

17 comentários:

  1. A DarkSide é sem sombra de dúvidas a Editora que tem as capas mais lindas. Pode ser de qualquer gênero, ela capricha demais e não tem como olhar os livros e não querer eles nas mãos e na estante!
    Já tinha visto a capa deste livro pelo mundo literário,mas não havia lido nada a respeito,mas amo séries investigativas, onde o foco é a medicina forense e suas autópsias e descobertas mirabolantes.
    Adoro o tema! E se tiver oportunidade, quero muito poder conhecer e ler este livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    As edições da DarkSide sempre um luxo. Já tinha visto a capa desse livro por aí, mas nunca me chamou a atenção para realizar uma leitura.
    Pela sua resenha noto que realmente não é uma leitura que eu faria, apesar de parecer bem interessante os relatos que nele são desenvolvidos. Acho que pra quem estuda medicina e pensa em seguir a área de legista é uma boa sugestão.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana!!!
    Sem sombra o livro deve está o capricho que a DarkSide sabe fazer com seus livros, pois todos os livros da editora são belos.
    Eu sou o tipo de pessoa que não tem sangue frio e nem estômago para um livro desses, e olha que tenho uma mãe que trabalha nessa parte de hospitais e estudou tudo isso. Porém, eu sou tão de humanas que não tenho sangue frio para isso.
    Pelo menos fico feliz em saber que você gostou e que você mergulhou de cabeça no livro.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essa edição realmente é um luxo, é quase meu sonho de consumo hahaha eu sou apaixonada por essa área também, saber sobre psicopatas e o meio forense sempre me chamou muito a atenção, pra quem curte esse tipo de coisa sem dúvidas esse livro é primordial.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma super curiosidade neste livro pela questão dos serial killers, mas não sei se tenho estômago para o que vou ler, porque a mente dá umas de curiosa mas depois não aguenta o tranco. Só a capa já me dá arrepios, mas adoro histórias principalmente na questão de biografias.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que esse livro não me chama atenção, mesmo curtindo estes lances forense em séries, não tenho muito estomago para as descrições do livro rsrs. A edição da Darkside é um luxo, realmente impecável, teria só pra ter na estante rsrs.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Se este livro não é pra todo mundo, eu faço parte dos que não são o público alvo dele. A capa já me mantem bem distante dele e o conteúdo também não atiça minha curiosidade.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu sou fascinada nessa capa.
    Como fã de anatomia e história ls com casos de serial killer esse ja me deixa com muita vontade de embarcad nessa trama.
    Adorei a dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana, tudo bem?

    Eu sou apaixonada por essa temática, embora tenha um certo nojinho quando começam a dar muitos detalhes de mortes provocadas por pessoas, ou mesmo de quando há de se fazer a autópsia, mas saber de casos famosos e do que poderia ou não ter acontecido... é o máximo!

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  10. Os livros da Dark são lindos né?! Esse livro me chama atenção, mas é a primeira resenha que leio e pronto ja quero. Esse are me chama atencao até pensei no passado fazer curso de necropsia maas....fui pra educacao fisica kkkk enfim amei a resenha e logico o livro foi pro desejados

    Bruna
    http://www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua resenha mas sendo sincero, não é um livro que eu leria. Não sou fã da medicina, principalmente quando parte para o lado forense, tem que ter estomago(principalmente o profissional). O livro, imagino, deve estar mesmo em edição maravilhosa, mas mesmo assim eu deixo a dica passar.

    ResponderExcluir
  12. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e de longe imaginei que se tratava de uma biografia. Acho a temática bem interessante e concordo com o fato de que no fim, somos apenas corpos vazios e sem vida, ou seja, somos todos iguais. Fiquei curiosa para saber como ocorrerá a narrativa desse livro e embora o tema fuja completamente do que costumo ler, vou anotar a dica. Parabéns pela resenha.

    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, me interessei muito por esse livro! 1) a edição que está linda, 2) por trazer fatos reais, pois gosto muito de histórias com traços veridicos. Acho que vou gostar bastante. Pretendo ler e voltar pra dizer o que achei, será que gostarei tanto quanto você?

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Eu adoro seriados nesse estilo que você mencionou, mas hoje tenho total consciência de que eles romantizam a profissão. Adquiri essa consciência depois que comecei a estudar medicina legal e matérias correlatas, sempre achei que amaria essas matérias, mas senti certo mal estar quando comecei a estudá-las. Depois acabei me acostumando. Acho que sentiria algo parecido com um livro assim.
    Adorei a resenha e a indicação. Pretendo conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Eu já quero ler esse livro só pela sua resenha. Está muito Boa! Antes eu conhecia bem pouco da obra, mas sua resenha despertou meu interesse. Já vi que faz bem meu estilo, tanto pelas séries que gosto de assistir, quanto pela narrativa do livro. Adorei!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá ♥
    Sempre via a capa desse livro, mas como era muito medrosa passava correndo sem nem o menos saber do que se tratava, mas como agora estou abrindo bem meu leque literário esse livro me encheu os olhos. A premissa é um tanto instigante. Trazer fatos reais creio que chama mais atenção do leitor ainda. Amei a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    esse livro me interessa bastante. Desde que comecei a trabalhar na área da saúde penso em seguir carreira nessa área, mas no meu caso pensei em técnico legista ou algo do tipo, já sou técnica em enfermagem e recentemente me graduei como enfermeira, mas o fato é que não estou muito mais feliz em ter que lidar com o atendimento clínico, depois de nove anos me sinto exaurida e sugada e pensei me dedicar a uma outra especialização dentro da área que já conheço, esse livro poderia me dar uma visão diferenciada e quem sabe me ajudar a decidir, né? Quanto a edição não tenho dúvida de que está impecável, essa editora sempre arrasa nesse quesito.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.