7 de janeiro de 2018

Resenha: O Iluminado – Stephen King.

em 7 de janeiro de 2018

11 comentários
Título: O Iluminado.
Autor: Stephen King.
Editora: Suma de Letras.
ISBN-13: 9788581050485.
ISBN-10: 8581050484.
Ano: 2012. 
Páginas: 463. 
Idioma: Português.
Gênero: Ficção, Literatura Estrangeira, Suspense e Mistério, Terror.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.

Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.

Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.



Boa noite galera, aqui é o Júlio e minha primeira resenha do ano traz uma obra do mestre do terror (e um de meus autores favoritos) Stephen King. Já com diversas edições lançadas e uma adaptação para cinema em 1980, é mais uma das obras de King que se tornou sucesso no mundo, vamos falar um pouco sobre "O Iluminado".

O livro conta a história de Jack Torrance e sua família composta por mulher e filho. Jack tem uma vida digamos que azarada, a bebedeira também atrapalha muito seu desempenho em empregos e sua relação com Wendy e Danny Torrance. Um dia Jack consegue o emprego que promete mudar sua vida para sempre no Hotel Overlook, para passar um tempo lá como zelador o que traria a tranquilidade de que ele precisava para terminar de escrever seu livro, faria bem à sua esposa e filho. Com todo tipo de suprimento que precisariam para os meses que tinham pela frente tudo parecia perfeito, um verdadeiro recomeço para a família... Isso se o Overlook fosse um hotel comum.

King é realmente assustador escrevendo, quando as coisas começam a acontecer no Overlook nem o leitor consegue ficar em paz. O hotel parece ser (ou conter) uma entidade maligna que se manifesta, pelo que pude entender, em mentes fracas, suscetíveis ao seu chamado com a utilização de um gatilho, no caso de Jack Torrance, a bebida. Danny percebe muito do que se passa devido ao seu dom (ou maldição?), consegue enxergar os "fantasmas do passado" do Overlook e acaba sofrendo por isso. No meio dos dois está Wendy, acho que a mais "normal" entre os três. Ela não vê ou sente qualquer das coisas que acontecem no hotel (nesse caso, uma bênção), mas fica o tempo inteiro preocupada com Jack e Danny. 

As descrições feitas por King das coisas que o menino vê são de assustar qualquer um (se virem o "quarto 217" então), os momentos em que Danny, primeiro, e Jack mais tarde passam nesse quarto são de causar arrepios de tão tensos. É tudo descrito em detalhes e fica difícil de saber se o que é contado realmente aconteceu ou se passa na cabeça dos personagens, deixando ainda mais sinistro na minha opinião. Para completar, Danny possui um "amigo" imaginário chamado Tony que mostra a ele coisas que vão acontecer (embora elas nem sempre aconteçam), só que nunca são coisas boas então acho que vocês conseguem imaginar que tipo de coisa ele mostra sobre o Overlook...

A leitura flui fácil apesar do tema, terminei depressa o livro pois só fica mais empolgante a cada página virada. A capa ficou muito boa mostrando a porta do quarto citado acima com uma palavra misteriosa escrita. O livro possui páginas amareladas e uma fonte de bom tamanho, a revisão ficou boa também, com pouquíssimos erros. Mesmo sendo assustador, recomendo bastante a leitura, vocês não vão se arrepender, e seria legal também dar uma conferida no filme, acho que completaria a experiência mesmo sendo um filme bem antigo (sim, eu farei isso!!). 

Bem, galera, vou ficando por aqui, espero que tenham gostado da indicação, semana que vem tem mais. Até a próxima!

[QUOTES]
"Redrum..."

"Papai se acidentou? Sonhei que papai sofreu um acidente."
 "Portanto, se enxergar alguma coisa, vire para o outro lado e, quando olhar de novo, já terá desaparecido. Está bem?"

 Classificação:

11 comentários :

  1. Não tem outra maneira de chegar e ler uma resenha de algum dos livros do Mestre King e os olhos não brilharem!rs
    Já li este livro, na versão bem antiga, mas preciso dessa nova roupagem que alguns livros do autor tem ganhado nos últimos tempos!
    O filme também é dos bons e a atuação de Jack é perfeita!
    Super bem indicados, livro e filme!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. OI Júlio; eu li esse livro a muito tempo atrás e amei cada página, claro que morrendo de medo de uma coisa ruim puxar meu pé para debaixo da cama rsrs.
    Adorei a recomendação,é uma obra perfeita.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Sempre tive curiosidade de saber o que acontece nesse livro, mas sou uma pessoa muito medrosa, então não leio livros de terror nem assisto filmes hehe mas gostei da sua resenha, deu pra ver que você aproveitou a leitura. Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAH eu amo loucamente Stephen King, AMO AMO AMO. E fiquei LOUCA LENDO SUA RESENHA porque ainda não li esse livro e estou me segurando pra não furar fila. A vez dele vai chegar, tô dizendo pra mim mesma. e que INCRÍVEL MANO! Ai eu amei chegar aqui e pah, ver alguém que leu depressa e ficou empolgada! Adorei teu blog!

    ResponderExcluir
  5. Oiê
    Eu não li o livro, mas já vi o filme 😋
    Adorei sua resenha Juh, você empolga o leitor e a gente fica com vontade de ler, pela sua empolgação.
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu amo esse livro, é um dos meus favoritos - assim como o autor! Adorei me deparar com a sua resenha, me deu vontade de ler de novo haha
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ainda não li uma obra do King e também não sabia que tinha o filme \o/
    Vou anotar sua dica, pretendo conhecer a escrita do autor ainda este ano.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Eu AMO a adaptação deste livro!!! Agora só falta conferir tal história pelas palavras do rei! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  9. Oiii,esse não é o meu estilo literário favorito, mas se tem um autor que ainda irei ler é Stephen King. Eu adorei a sua resenha e a história, estou bem tendenciosa a escolher esse como minha primeira leitura dele!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Tenho vergonha em dizer que nunca li nada do autor, passa ano e entra ano e digo que vou ler e nada. Mas quem sabe esse ano eu consiga. Amei saber mais sobre a história e vi pela sua crítica como a escrita do autor é boa.
    Vou adicionar a minha lista de desejados.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada do autor, mas morro de vontade de ler! Esse livro (e todos os outros que já vi por aí haha) parecem super interessantes! Espero ter a oportunidade de lê-los em breve.
    Ótimo post, parabéns!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^



TOPO