Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

26 de janeiro de 2017

Resenha: Quatro Vidas de Um Cachorro - W. Bruce Cameron

Quatro vidas de um cachorro
Título: Quatro Vidas de Um Cachorro.
Autor: W. Bruce Cameron.
Páginas: 288.
Editora: HarperCollins Brasil.
Ano: 2016.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788569514718.
ISBN-10: 8569514719.
Adicione ao Skoob.

Esta é a inesquecível história de um cão que — após renascer várias vezes — imagina que haja uma razão para seu retorno, um propósito a cumprir, e que, enquanto não o alcançar, continuará renascendo. Narrado pelo próprio animal, Quatro vidas de um cachorro aborda a questão mais básica da vida: Por que estamos aqui?
Emocionante e com boas doses de humor, Quatro vidas de um cachorro é um livro para todas as idades, que mostra o olhar de um cão sobre o relacionamento entre as pessoas e os laços eternos entre os seres humanos e seus animais. Se você gostou de Marley & eu, vai adorar esta aventura que agora ganha as telas do cinema.


Olá gente linda!! Hoje venho com um livro que foi um desafio para mim, pois ele foge completamente do que estou habituada a ler, ganhei este livro de Amigo Secreto e resolvi encarar logo como primeira leitura do ano já que o filme estava para estrear neste mês (hoje para ser mais exata, rs) e pretendo ir assisti-lo, então vem comigo conhecer mais desta história surpreendente...

Neste livro a narrativa está sempre no presente e através da visão do cachorro. De início conhecemos Toby um cão que nasceu na rua e aprendeu a sobreviver, até que um dia foi recolhido, juntamente com sua mãe e irmãos, para um canil, chamado por ele de Pátio. Lá ele adquire alguns conhecimentos, porem o canil era mantido irregularmente e depois de um tempo o lugar é fechado e Toby juntamente com os demais cães são levados para um canil de verdade, um abrigo. Neste lugar, chegam todos os tipos de cães recolhidos, dos mais dóceis aos mais ferozes. Num determinado momento um cão de briga se junta a eles e depois de alguns dias eles acabam brigando e Toby é machucado. Toby sofre danos irreversíveis e então ocorre a sua primeira passagem para a outra vida.

Em sua segunda vida, conhecemos Baley, um cão que se lembra de tudo o que tinha vivido anteriormente. Com os conhecimentos adquiridos ele acaba fugindo do local em que nascera, em sua fuga uma senhora acaba o resgatando e levando para sua casa, onde ele conhece Ethan, Baley sente todo o amor do menino e se apaixona por ele. Baley e Ethan vivem grandes aventuras em sua casa e na Fazenda dos avós de Ethan, os anos vão passando e grandes coisas vão acontecendo e por fim Baley vai envelhecendo...

Logo aparece então a sua terceira vida, porém agora ele nasce como uma cadela, fato que lhe causa grande estranhamento, mas como Balley já tinha entendido, renascer significava que ele tinha algum propósito a ser cumprido. Agora como Ellie seu propósito é Encontrar, ele se torna um cão treinado para ajudar em buscas e resgates policiais. Participa de muitos salvamentos com seu parceiro Jakob, porém num determinado salvamento, Jakob é ferido e Ellie é destinada a uma nova parceira, Maya. As duas treinam muito para conseguirem se adaptar uma a outra e depois de um tempo começam novos resgates. Alguns anos depois, Ellie já aposentada é chegada a hora de uma nova despedida e quando Baley acreditava já ter concluído seu propósito ele renasce.

O que mais poderia fazer depois de amar incondicionalmente Ethan e de ajudar a resgatar muitas pessoas? Pois bem, em sua nova vida ele é um labrador que não sabe como se portar... Depois de tempo esperando ser adotado (comprado), acaba sendo um presente de um namorado para namorada, porém ela acaba tendo problemas em seu apartamento e não consegue cuidá-lo, acaba deixando a cargo de sua mãe em outra casa e seu padrasto acaba o levando para uma rua deserta e o abandonando. Baley anda a esmo, sem entender o que acontece e qual é a sua função nesta vida. Depois de alguns dias perambulando, acaba encontrando uma trilha em que esteve em sua segunda vida, começa a trilhá-la, até que encontra a cidade próxima a fazenda em que ia com Ethan, porém com todos os anos passados, as coisas e suas referencias estavam muito diferentes e ele não encontra a fazenda. Fica perambulando e sobrevivendo como pode, até que num determinado dia encontra uma cadela com um cheiro familiar e ele reconhece Hannah, a garota de Ethan. Finalmente, com as esperanças renovadas Baley parte em busca de seu propósito.

Bem, como disse no início, foi um desafio esta leitura. Nunca tinha lido um livro narrado por um animal, até fujo deles kkk, mas confesso que me surpreendi, me encantei com a narrativa e me envolvi com este livro, nunca tinha me posto no lugar de um animal e depois disso os compreendi melhor. (sim soa bem estranho, mas quando vocês lerem entenderão kkk). Este livro é um misto de sensações e até os corações mais fortes (me incluo nessa) são tocados por ele.

Uma parte bem legal para mim, foi quando Baley renasceu como Ellie, ele continuou sua narrativa como cachorro e isso me aproximou mais ainda dele.

Por fim, a edição está bem caprichada, não encontrei erros de tradução/revisão, a diagramação colabora bastante para a leitura. Enfim, recomendo a leitura e simbora pro cinema!!!!

Espero que tenham curtido a resenha assim como curti o livro!! 

Até a próxima ;)


8 comentários :

  1. Oi, Dai!
    Quero muito assistir ao filme, mas fiquei chocada quando saiu a notícia que um cachorro foi maltratado nas gravações e desanimei um pouco.
    Também fujo de livros assim, mas o livro parece um livro que trás emoção e reflexão.
    Suz resenha só me deixou mais curiosa para ler o livro. :D
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Livros e filmes com animais sempre mexem comigo,provavelmente não irei assistir o filme,mas quero mt ler o livro

    ResponderExcluir
  3. OI! É choro na ceeeeeerta, tenho quatro cachorrinhos e sou louca por eles, nem imagino como seria minha vida sem os quatro pentelhos, haha. Estou muito curiosa sobre o livro, mas odiei o fato do filme ter sido filmado cometendo atos cruéis com os pobres cachorrinhos. Fiquei tão chocada que nem vou assistir o filme, mesmo que seja bom. Mas quero ler o livro!

    ResponderExcluir
  4. Oiii tudo bem?
    Não conhecia o livro, só fiquei sabendo do filme por aquele problema que rolou.
    Eu não consigo ler livros de animais, nada assim, passo longe, sou muito sensível com o tema.
    Infelizmente, ver seres humanos sofrendo me doí menos que animais.
    Mas ótima resenha, só que vou passar a dica. Bju

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gosto muito de tramas que envolvam animais e estou mega curiosa para ler e assistir ao filme!
    A premissa é bem interessante e é uma forma de entendermos um pouco (ou pelo menos termos uma visão mais ampla) do amor incondicional que os cães têm pelos humanos!
    Adorei saber suas impressões e fico feliz que tenha se surpreendido positivamente.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  6. Olá, assim como você me encantei pela narrativa feita pelo cachorro em suas várias vidas. Dividimos opiniões bem parecidas, de quando li o livro e o resenhei. Só não de vocÊ não curtir muito narrativas assim, eu já amo, sempre procuro livros de animais.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Também não li nenhum livro narrado por um animal. Mas esse livro já está na minha listinha de livros que eu quero ler. Que bom que se surpreendeu e de proporcionou um misto de sensações e até os corações mais fortes. Saber disso só aumenta minha vontade de ler. Beijos'

    ResponderExcluir
  8. Olha, apesar de todo o rebuliço que esse livro (e seu filme terrível) tem feito, não é um estilo de leitura que me agrada. Não li nem Marley e eu... Sou muito sensivel no que compete a animais, amo meus animais... E prefiro entao dedicar meu tempo a eles do que ler sobre outros animais.

    E vi que você também foge de livros assim, haha! Mas que bom que gostou da leitura, apesar de tudo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^