[Dicas do Autor] Criando uma rotina de trabalho - Por Aricia Aguiar.


Olá pessoal! Olha eu aqui "trávez".

Hoje vim falar da maior dificuldade de todo autor iniciante, e ajudar você a compreender como é bom criar uma rotina de trabalho:

EU NÃO TENHO TEMPO PARA ESCREVER!

Mas quer ser um autor reconhecido... Então, arregace a manga da camisa, e coloque seus dedinhos para trabalhar!




Temos consciência de que ser escritor profissional, no Brasil, é muito difícil e complicado. Por isso, temos que estabelecer uma coisa: A partir de qual perspectiva você quer viver da sua escrita?

Eu escrevo por diversão, para arejar a mente depois de um dia complicado, para que meus amigos leiam, etc. - Okay!

Eu quero lutar nesse mercado concorrido e muitas vezes, desleal - Agora sim, vamos começar nosso bate-papo!

Bom, ideal estabelecido, você vai me perguntar: "Por que eu devo criar uma rotina a frente do computador, se escrever para mim, é um prazer? Desse jeito eu o estou tornando uma obrigação!"
Elementar meu caro Watson, se sua intenção é ganhar dinheiro com seu livro, com suas histórias, tem que se dedicar!

Você sua a camisa todo dia no seu emprego para no final do mês receber seu salário, não é? Por que com seu livro seria diferente?

Veja bem, agindo assim, não é uma forma de obrigação, é apenas um hábito que você deve criar para ser bem sucedido. A autora Sylvia Day, disse: "Escreva todo santo dia, mesmo que você não tenha vontade."

Eu nem sou tão radical quanto ela, costumo dizer que de três a quatro horas por dia, uns cinco dias na semana, já é o suficiente, e se você for um devorador de teclado, como minha amiga Suany Anjos, pode até reduzir esses dias.




COMO ME CONCENTRAR NA FRENTE DO PC, TUDO ME DISTRAI!


Por experiência própria, DESLIGUE A INTERNET.

Experimenta fazer isso, que você vai perceber que é muito mais fácil se concentrar no que vai escrever.

Foque no objetivo do dia:
Você pode determinar o que vai fazer a cada dia. se você tem uma única história em andamento, foque nela, se em algum desses dias, nada do enredo sair, trabalhe na revisão do seu livro, as vezes, reler capítulos nos faz abrir a mente.

Converse com seus leitores betas:
Eles sempre tem ótimas idéias sobre o que você está escrevendo.

Deixe fluir!
Não se prenda ao tempo, você vai perceber que com o costume, as três ou quatro horas diárias passarão tão rápido que você vai querer escrever mais, minha dica caso isso ocorra, é: DEIXE FLUIR!

Se você for como eu, que tem vários projetos ao mesmo tempo, organize por prioridade:
Dedique mais dias ao livro que você pretende lançar primeiro, e os demais dias, divida-os para os outros projetos.

Se surgir uma nova ideia:
Lembre-se da dica anterior, sobre as ideias, ANOTE e GUARDE. Analise se vale a pena investir em uma nova história do inicio ou se a que você já está trabalhando, não merece prioridade, isso SÓ você pode decidir.

Crie um gatilho:
Se você gosta de ler, provavelmente após alguns capítulos de um livro novo, vai te despertar a vontade de escrever.
Ao acordar, que nossa mente está livre de perturbações, também pode ser um bom momento para escrever.
Crie um calendário com metas a serem estabelecidas.

Outros autores tem ótimas dicas, vou citar algumas para vocês conhecerem e quem sabe, escolher qual é o melhor método a ser aplicado.



A autora Nana Garces, por exemplo, deixa a seguinte dica:

Uma dica adicional que daria é criar um estrutura. Transforme seu livro em pontos para você saber onde quer chegar, assim evitará ficar travado sem saber para onde o personagem deve seguir. Dentro de cada capítulo, também diria para criar tópicos a serem batidos. Mas antes de tudo esteja apaixonado pelo tema que você quer escrever, porque muito do que você vai colocar no papel vai precisar de pesquisa, e por vezes, muita pesquisa! E você não vai querer ficar entediado antes de chegar em um incrível final.

Saiba mais sobre a Nana >>AQUI<<





MUITO IMPORTANTE:

É importante você saber que: Ao tentar estabelecer uma disciplina, uma rotina diária, no início que é onde você está mais focado, se dará conta de que fez um belo trabalho e ficará satisfeito com o resultado, as desculpas mais banais, no inicio não te farão desistir de continuar sua meta diária. É como uma dieta, no início, a gente perde muitos quilos e gostamos do resultado, quando a dieta entra na fase em que demoramos a ver os resultados, desanimamos e deixamos as velhas desculpas ganharem espaço no nosso subconsciente e nos tirar dos trilhos.

É algo humano, para justificar a nossa preguiça, nos deixamos convencer por qualquer coisa.

Sabe aquela sensação de dever cumprido? É o que você ganha ao se esforçar a escrever por disciplina!

Não podemos perder essa guerra, afinal, você é um escritor, você inspira pessoas, pessoas que te acompanham, que leem suas obras, e que citam seu nome como exemplo!





Bom, era isso o que eu queria passar para vocês, espero ter ajudado e deixado uma boa dica.

Até a Próxima!



8 comentários:

  1. ótima ideia esse post dando dicas para autores!
    Você poderia fazer uma segunda parte *-*

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  2. Oi.
    Sou autora publicada desde 2011, essas dicas não me ajudam, pois tenho minha própria rotina, talvez pelo fato de não ser profissional, então, não consigo colocar tudo isso em prática, mas a postagem está correta.

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  3. Olá!
    Adorei o post.
    Algumas dicas eu já conhecia e outras são novas para mim. Achei todas válidas e importantes para autores que estão começando.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

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  4. Ótimo post, parabéns!!!
    Adorei as dicas!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

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  5. Olá
    Eu tento, tento, tento me organizar para escrever, mas como muitas vezes, acabo fazendo home office, fica difícil separar o trabalho da escrita. Sei que preciso me organizar MUITO mais, mas por agora, meu livro não é prioridade na minha vida.
    Antigamente, quando eu estava na faculdade, éra só ler uns dois, três capítulos de qualquer coisa que eu corria pro pc e, em algumas horas, eu tinha uma fanfic nova em folha! Hoje já não é mais assim!
    Eu adorei suas dicas e é certeza que vou usar algumas!
    Beijos

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  6. Eu não sou autora, mas tem dicas que pego pra mim porque preciso otimizar meu tempo e produzir mais, sem me distrair com coisas aleatórias.
    Aprendi que preciso desligar a internet, organizar prioridades e focar nelas.
    Ótimas dicas, passando adiante.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

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  7. Adorei o post e foi super útil, acredito que não apenas eu irei utilizar as dicas como outras pessoas que estejam tentando conciliar a rotina com escrever uma história! Organização é necessário para tudo! <3

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  8. Olá, tudo bem?
    Eu estou escrevendo dois contos e um romance e confesso que tenho demorado pra escrever. A internet tira minha atenção, livros também, enfim enrolo um monte. Suas dicas foram bem úteis! Beijos <3

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