Resenhe: Ilounastia - Lapso Mental - Lunéler Elias


Título: Ilounastia - Lapso Mental.
Autor: Lunéler Elias.
ISBN - 10: 8593350259.
ISBN - 13: 9788593350252.
Ano: 2019. Páginas: 188.
Idioma: Português.
Editora: Luva.
Gênero: Fantasia, literatura brasileira.
Encontre no Skoob.
Compre aqui.

Cortesia / Autor parceiro LT 2019.


Sinopse: Doto era apenas um jovem do vilarejo de Borvênia. Conhecido em toda região pelo temperamento amistoso, Doto dividia seu tempo entre a agricultura e o amor por sua companheira Eliff, até que um evento inesperado, Ilounastia, ameaçou destruir sua realidade.
       Guiado por Deplório e Tuí, ele descobre ser detentor de uma anomalia mental capaz de manipular o limite entre o real e o imaginário, e para controlá-la, vê-se forçado a embarcar em uma nova jornada, repleta de dúvidas, perseguições e a decisão de matar, ou não, uma criança.
...


Boa noite, galera! Tudo bem com vocês?
Aqui quem fala é o Júlio e essa semana eu trouxe literatura nacional no LT!
O mundo de Doto corre um risco imenso por causa de um fenômeno e ele descobre ser o único capaz de pará-lo, mas isso não será tão fácil assim. Sigam lendo!


Doto levava uma vida normal, já tendo sofrido com a morte dos pais, foi criado por um agricultor desde criança e aprendeu a viver em Borvênia, um vilarejo simples, dedicado ao plantio. Ilounastia é um acontecimento que ameaça destruir tudo e todos que Doto conhece, e após diversos acontecimentos durante seu sono, ele se vê numa aventura muito maior do que jamais imaginou. 

Deplório e Tuí são absários, dois guerreiros que salvaram Doto de quem o raptou e que passaram a ser seus guias e mestres para que dominasse sua Eustase, a força mental que estava adormecida no interior do garoto e que disseram ser capaz de salvar todo o mundo. O garoto fica confuso com tudo aquilo, custa a acreditar e resiste a ir com os guerreiros. O autor mostra uma jornada longa e difícil para o protagonista onde somos apresentados mais profundamente tanto a ele quanto a Deplório e Tuí, que mostram do que são realmente capazes quando em combate com os cavaleiros do Norte, servos de Ectus e que desejam capturar Doto e usar seus poderes para ativar o Ilounastia.

As lutas são incríveis e bem escritas, como os combatentes não são humanos e possuem capacidades físicas muito acima do normal, tornam-se bastante violentas com o participantes sofrendo golpes que acabariam com um ser humano num segundo. Em várias delas vemos o quanto os inimigos de Doto são poderosos pois Deplório e Tuí passam por maus bocados para saírem vivos e proteger o garoto.
As habilidades de Doto vão se desenvolvendo com o treinamento dos absários, que não é fácil, o garoto passa por muita coisa durante a jornada e há sempre a preocupação de que os inimigos reapareçam a qualquer momento, então acaba se tornando uma corrida contra o tempo. 

Os cenários mostrados são normalmente montanhosos pois facilita que o grupo se esconda caso necessário e também servem de local de treinamento. Uma parte desse treino é particularmente dura e o autor conseguiu passar bem para o leitor o esforço do protagonista. Doto passa por diversas situações bem difíceis e com escolhas complicadas para prosseguir, o que torna sua jornada ainda mais impressionante, pois ele se vê questionando se o que precisa fazer é realmente o correto.

O livro é curto e creio que fica como uma introdução ao mundo de Doto, o final ficou em aberto apesar da enorme reviravolta mostrada pelo autor (sério, vocês vão ficar de queixo caído). Fico bem curioso para mais revelações sobre Ectus e sobre onde a jornada de Doto o levará, a história tem muito para ser explorado, leitura recomendadíssima!!! 

Bem galera eu vou ficando por aqui, espero que tenham curtido essa ótima história da literatura nacional, que torço para que se torne ainda maior. Até a próxima semana!!!!


Classificação:

13 comentários:

  1. A leitura é curtinha, né? Já me interessei por causa disso hahahaha
    Estou lendo tantos calhamaços que vejo isso como uma pausa hauhauhauha
    Gostei da proposta! Gostei do ambiente e nem preciso dizer que amo o gênero. Já quero ler

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a proposta, principalmente por ser nacional. A ambientação parece bem maravilhosa também, não conhecia, por isso gostei muito da indicação! Vou tentar ler, já que é algo mais rápido!
    www.aquelemqueana.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Júlio! Uma história bem diferente do que já tinha lido, ainda mais nacional! A trama parece ser cheia de aventura, e ainda curtinha! Será que tem gosto de quero mais? rsrs
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Oi Júlio, que livro mais cheio de ação, e adoro reviravoltas no final. Será que o final aberto é porque tem continuação, ando evitando séries, mas se for bom, eu me jogo.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Júlio, tudo bem? O livro todo me parece bem intenso, principalmente por conta das lutas e tudo mais, fiquei interessada pela obra porque parece ser bem completa, sendo assim, já adicionei aos meus desejados!

    ResponderExcluir
  6. Oi, amei conhecer esse livro pelo seu post, a capa e o título já chamaram minha atenção e já fiquei curiosa para saber qual é essa surpresa do final.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Confesso que tive que ler um pouco devagar pra conseguir entender, quando vem nomes muito diferentes parece que meu limitado cérebro pede uma pausa... loucuras da vida. Mas parece ser um livro bem cheio de ação e aventuras, o que é ótimo. Fora que a capa é linda!

    ResponderExcluir
  8. Fantasias nacionais sempre me surpreendem, e por isso sempre que vejo uma resenha positiva de algum livro já o coloco na fila de leituras. Com esse não foi diferente. Espero que gostar do enredo, dos personagens e do mundo criado pelo autor. Fiquei curiosa!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Júlio. Sou o autor do livro Ilounastia-Lapso Mental. Fico muito feliz que tenha gostado do livro. Queria parabenizar pela excelente resenha (a sua foi a melhor). Talvez esteja se perguntado sobre a continuação do livro. O segundo volume, Ilounastia-Rubro Domínio, ainda não está pronto, mas acho que no ano que vem já teremos o lançamento. Mais uma vez muito obrigado por sua brilhante análise. Até logo.

    ResponderExcluir
  10. Oii tudo bem ??
    Achei a premissa do livro bem interessante porém não me chamou atenção infelizmente terei que passar. Quem sabe em outra oportunidade eu leia ,mais gostei de saber a sua opinião sobre ele.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oii tudo bem ??
    Achei a premissa do livro bem interessante porém não me chamou atenção infelizmente terei que passar. Quem sabe em outra oportunidade eu leia ,mais gostei de saber a sua opinião sobre ele.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Eu achei a premissa bem interessante e também gostei da sua resenha, mas infelizmente no momento não consigo realizar essa leitura. Contudo, vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Gostei do tema da história e da dúvida que propõe ao personagem, creio que deixa isso o livro mais interessante.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.