Resenha: Pátria chamada amor – Marcia Rubim.

Título: Pátria Chamada Amor.
Autora: Marcia Rubim.
Editora: Qualis.
Gênero: Romance, drama, jovem adulto, literatura brasileira.
Idioma: Português.
Páginas: 307.   Ano: 2018.
ISBN 13: 9788568839829.
ISBN 10: 8568839827.
Encontre no Skoob.
Compre aqui.

Sinopse: A grande obstinação do capitão Christiano Vicenzo é chegar ao topo máximo da carreira, ou seja, ao generalato do Exército. Para alcançar a sua meta, precisa manter uma vida pessoal e profissional irretocáveis. 

Tudo começa a mudar quando ele serve em Niterói e conhece Nina, uma jovem com problemas sociais que ultrapassam – e muito – o que ele idealiza como protótipo de par perfeito. Fascinado pela garota, o militar decide arriscar no relacionamento, mas não imagina que, ao ser convocado para integrar a Missão de Paz no Haiti (MINUSTAH), terá sua história ao lado de Nina tragicamente desviada. 

Inconformado com os caminhos que o destino escreveu para si, Christiano vai descobrir com o tempo que a maior batalha na reconquista do amor perdido talvez seja enfrentar as mágoas do passado e que a felicidade não segue regulamentos. 

Um romance sensível e resistente ao tempo, que mostra que até mesmo para servir com dignidade à pátria é preciso que a pessoa por trás da farda esteja em paz com o coração.


Quando fui na Bienal de 2018, esperava encontrar vários autores conhecidos e encontrei mesmo! Para minha surpresa, me deparei com a Marcia Rubin , eu já tinha ouvido falar dos livros dela, mas não tinha lido nenhuma de suas obras ainda. Apaixonei-me pela capa de "Pátria chamada "mor", depois pela sinopse e, agora, vou lhes contar um pouco desse enredo. Vamos à resenha?!

Christiano é um rapaz moreno, de porte atlético e alto, é capitão do exército e deseja chegar ao topo que sua patente permite, que é ser general. Mas para chegar lá tem muitas coisas pela frente e nada lhe tira a vontade de conquistar e provar que é bom no que faz, isso implica em não ter nenhum tipo de problema.

Nina é uma moça bonita, loira, que está cursando a faculdade de medicina. Ela deseja ajudar muitas pessoas sendo médica, ter uma carreira brilhante está na prioridade de sua jornada, no entanto, tem muitos problemas com um pai alcoólatra que a agride tanto verbal quanto fisicamente. E para ela, está cada vez mais difícil encarar essa realidade.

Quando Christiano vem para o regimento em Niterói acaba conhecendo Nina, uma garota que abalou suas estruturas, ele ficou encantado com sua beleza e seu jeito de ser. Ela acabou lhe trazendo muitas dúvidas, pois um relacionamento agora poderia ser uma distração, todavia, como não se envolver com uma pessoa meiga como ela?

[Quote] Mas Nina era exatamente isso: um paradigma em forma de mulher e um paradoxo pelo qual eu quebraria todas as regras. E aquele presente, o de ser o escolhido, eu jamais esqueceria enquanto vivesse. [...]

Quando Christiano vai até a casa de Nina, e a vê toda marcada e machucada, ele não pensa duas vezes em tira-la de perto de um pai bêbado e abusivo, levando-a para sua casa até que as coisas melhorem e que eles possam encontrar uma solução para o seu problema.

Porém, como nada é perfeito, ele foi convocado para uma missão de paz no Haiti, e é aí  que começa o verdadeiro tormento dos dois. Uma série de acopntecimentos começam a se desenrolar abalando os dois emocionalmente, uma tragédia atrás da outra. Palavras não ditas e muitas faladas no calor do momento causando ressentimentos aos dois de maneira que nunca irão se curar.

Temos uma divisória de tempo na história a partir daqui, se passam onze anos entre o relacionamento dos dois. E agora, depois de muitos anos separados, esses dois vão se reencontrar, todavia, cada um seguiu sua vida completamente com seus novos pares, aparentemente estão em situações satisfatórias, aos olhos de quem vê de fora.

Não vou entrar em mais detalhes porque não quero deixar spoilers aqui. Posso dizer que temos nesse livro um dilema: as coisas poderiam ser diferentes se os personagens dialogassem. Principalmente em relação ao Cristiano, se ele não fosse tão turrão teria visto o lado da Nina nessa confusão toda. No entanto, tanto Nina quanto Cristiano trazem uma bagagem do passado que enquanto não resolverem esses problemas vão ficar em um impasse, onde ninguém perdoa ninguém e não se deixam perdoar. 

[Quote] Quando damos a cara a tapa, o buraco é mais embaixo... Eu sei o que é sentir as duas coisas. É uma doença silenciosa que nos corrói de dentro para fora. Quando a gente percebe, ficamos sozinhos, sobrando apenas uma casca. [...] 

O livro me trouxe vários tipos de emoções, dentre elas raiva, dor, ressentimento, também me levou a muita choradeira. Ao decorrer da leitura vivi uma mistura de tudo a cada página virada. Foram erros, mágoas, intrigas, mentiras e a trama ainda nos leva a refletir: Por que um amor tão lindo e puro tem que passar por essas provações?

Marcia Rubin está de parabéns na construção desse livro! Ela nos presenteia com uma leitura que me levou ao êxtase, me fez embarcar em convivência com o dilema do exército com suas gírias, como é estar no meio do pelotão e o amor à pátria. Faz uma mistura de sentimentos, ao mesmo tempo é uma leitura rápida e fluida de dimensões conflitantes e angustiosas sem perder a essência da trama.

O livro é narrado em primeira pessoa intercalando os pontos de vista de Cristiano e Nina. Vemos as reações de cada um de perto, o que vaio nos causando "ataques do coração" a cada diálogo. As páginas são amareladas, a fonte é confortável para leitura, não encontrei erros de digitação, a capa é muito linda e nos dá uma amostra do que tem dentro do livro.

Se recomendo? Claro que sim! Para todas as pessoas que gostam de um romance, com drama e que gostam de se emocionar, apesar de choros e coração palpitando, nos passa uma lição muito significativa e uma reflexão sobre o enredo.  

[A autora] Marcia Rubim aprendeu a amar os livros desde cedo com o pai, um professor de matemática que possuía uma biblioteca com cerca de 7 mil exemplares. É odontóloga e pós-graduada em odontogeriatria por formação, mas a veia artística nunca a abandonou. Adora cantar no chuveiro e fez cursos de desenho e design de joias. 

Apaixonada por romances e literatura sobrenatural, estreou como escritora em 2012, ao publicar o primeiro livro da série de mesmo título, "Adeus à Humanidade", e com ele recebeu o prêmio Destaque Literário 2012, por voto público. Posteriormente lançou as sequências, "Quando a Humanidade Prevalece", "O Despertar da Espécie" e "Renascer Para a Eternidade". 

É uma das idealizadoras do projeto Entre Linhas e Letras, que tem por objetivo estimular nos jovens estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país a paixão pela leitura. Marcia mora em Niterói com a família e seu cachorrinho Herói.

Classificação:

13 comentários:

  1. Não conhecia, mas anotei o nome pra colocar na minha listinha. Amo um romance!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  2. Eu senti vontade de chorar só lendo sua resenha, por eles ficarem tantos anos separados e eu não saber se poderão ainda se perdoar e ficarem juntos. :(

    A história de vida da Nina é muito triste, lutando por um sonho e tendo que lidar com a realidade dos abusos praticados pelo pai. Aí quando aparece alguém que mexe com seu coração essa pessoa precisa ir embora. Imagino como ela deve ter se sentido.

    Eu torço para que eles fiquem juntos apesar de terem se passado tantos anos, mesmo que eles tenham seguido com suas vidas e relacionamentos. O amor deles parece muito lindo para terminar assim. Merecem seu final feliz.

    ResponderExcluir
  3. É muito bom quando um livro nos traz esse misto de emoções, né? Eu confesso que não sabia sobre esse livro, mas depois da sua resenha fiquei muito empolgada pela leitura. A capa está muito bonita e sua resenha está maravilhosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Cris,
    a um bom tempo atrás li um livro dessa autora e já naquela época sua qualidade de escrita era incontestável. Imagino o quanto ela deve ter evoluído com o passar do tempo. Sigo a Marcia nas redes sociais então eu meio que acompanhei o processo de lançamento dessa história e por isso já nutria um certo interesse em conhecê-la mais a fundo, após sua resenha então. Pelo que em sua resenha, não tenho dúvidas de que quando minha oportunidade chegar, farei uma boa leitura.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Meu sonho encontrar autores na bienal, mas como sempre vou nos ultimos dias, é sempre muito lotado e dificil demais haha. Achei esse enredo muito complexo e por isso gostei, entendo que o personagem seja meio turrão mas isso já é quase estereótipo, né? Fiquei bastante curiosa e espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Ahhh, livros que se passam no BRASEL! AMO!
    Adorei sua resenha, e que bacana conhecer a autora! Amei!
    Eu me encantei pela história e pelos personagens só pelo que você disse, então já quero ler pra conhecer mais sobre eles! Espero ter a chance em breve!

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Esse livro parece ter uma narrativa bem emocionante, coisa que eu gosto bastante. Ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas o enredo me interessou bastante e estou muito tentada a dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  8. Essa história deve ser muito emocionante, confesso que fiquei com muita vontade de ler essa história que vai mexer demais com nossas emoções. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já fiquei com raiva do pai da Nina e torcendo pelo felizes para sempre do casal. Leituras com romance e drama me atrai muito, não conhecia essa história, mas já vou anotar a dica para baixar no Kindle.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas não pareceu o tipo de leitura que eu curto. Eu amo um bom romance, mas não tenho muita paciência com muito drama. E parece que nesse livro, drama é o que não falta.
    Vou passar a dica dessa vez só porque não é o estilo de leitura que estou procurando no momento. Mas adorei ler sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura. Acredito que para quem curte um romance com muitas emoções, vai curtir o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, já ouvi falar da autora mas não conhecia esse livro dela ainda, achei super interessante o perfil do personagens, o fato de a mocinha não ser como o mocinho idealizava e a questão da carreira dele. Fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu ainda não tinha ouvido falar da autora e do livro. Essa história parece ser bem tocante e é ótimo quando o autor consegue transmitir várias emoções ao leitor. Os personagens parecem ser fortes, por tudo que já passaram e por isso não deve ter uma abertura para o perdão, amor, etc, talvez seja mais medo de sofrer. Gostei do livro, vou adicionar na minha lista.

    ResponderExcluir
  13. Eu já li alguns livros da autora e amo a escrita dela, já li esse e lembro que foi uma ótima leitura. Amei os personagens e toda a construção da história, é uma trama muito tocante que emociona o leitor.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.