Resenha: O legado da caça-vampiro – Crônicas vampíricas de Gardella #1 – Colleen Gleason.

Título: O legado da caça-vampiro.
Série: Crônicas vampíricas de Gardella.
Autora: Colleen Gleason.
ISBN-13: 9788563420022.
ISBN-10: 856342002X.
Ano: 2010. Páginas: 376.
Idioma: Português.
Editora: Jardim dos Livros.
Gênero: Literatura estrangeira, sobrenatural, fantasia urbana, ficção.
Encontre no Skoob.
Compre aqui.

Sinopse: Vitória Gardella é jovem, linda e usa piercing no umbigo. Ela vive na Inglaterra do século XIX e herdou um legado: matar vampiros.

Londres, 1810. Num ambiente que lembra os romances de Jane Austen, como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, uma jovem linda e sensual, Vitória Gardella, debuta na sociedade e precisa arrumar um marido rico. Mas Vitória parece viver 200 anos adiante de seu tempo. Quer levar vida independente. Usa piercing no umbigo. E herdou um terrível Legado – o de ser uma Venadora, ou caça-vampiro.

Você não precisa esquecer tudo o que leu sobre vampiros, de Bram Stocker a Stephenie Meyer, mas vai se surpreender e se arrepiar com esse novo jeito elegante, erótico, sangrento e eletrizante de contar uma história.


Olá! Conheci essa série por volta de 2012 se não estou enganada e li apenas esse primeiro volume. Lembro de várias das cenas descritas nele e que amei muito a história. E, como creio que ele não alcançou o sucesso que merecia, decidi reler para reavivar a memória e ver como seria essa leitura para minha pessoa tantos anos depois. Se iria gostar de igual modo de quando li a primeira vez, se algo mudaria, enfim... Quer saber como se deu essa experiência e conhecer um pouquinho das Crônicas vampíricas de Gardella? Clica aí e vem comigo!


Nota: Leiam a sinopse, pois ela apresenta bem o universo, portanto, vou me ater a lhes apresentar minha opinião sobre a história.

Acredito que aquelas pessoas que acompanham o blog já notaram que gosto de uma boa fantasia urbana que nos traga vampiros, sejam eles os vilões ou os mocinhos, do jeito que forem. Sim, eu adoro! E foi por isso que, na época em que o livro me foi apresentado pela Nana – colaboradora aqui do LT e autora também de um conto sobre vampiros (quase não gosto) – eu me joguei e devorei cada página do livro que ela me emprestou, gostei tanto que tratei de adquirir o meu exemplar quando pude... E é assim que as Crônicas vampíricas de Gardella vieram parar nas minhas mãos.

Sim, tenho muitos livros que nunca li aguardando a vez deles, mas quem nunca decidiu fazer uma releitura de um livro que adorou que atire a primeira pedra. Quem nunca? Eu não sei vocês, mas às vezes faço isso, releio algum e a experiência de releitura me aponta detalhes que antes não me chamaram tanto a atenção, em outras a leitura é muito mais prazerosa do que na primeira vez em que li e, em outras uma péssima escolha, afinal, com o tempo, nem tudo nos cai bem. Não faço releituras com muita frequência, no entanto, às vezes, é bom escolher uma vítima para ser reavaliada como no caso de "O legado da caça-vampiro", e? EU ADOREI essa releitura! Gostei tanto quanto na primeira vez que li! Pronto, confessei! haha.

A história criada por Colleen Gleason é bem construída, ambientada e linear, ainda que nada tenha exageros, o que deixa tudo ainda melhor. A autora é criativa, utiliza-se da história de traição de Judas para criar uma ficção extraordinária, uma mistura que, em minha opinião, deu super certo! O único ponto ruim quanto a essa série – até o momento –, é o fato de que apenas os dois primeiros livros foram publicados no Brasil pela editora Jardim dos Livros – editora essa que fechou as portas – e se você quiser terminar a leitura da série terá de ler os três últimos volumes em inglês – que estão disponíveis na Amazon. Ah, sim, a série é composta por cinco livros e dois contos.

A escrita da autora é deliciosa, simples e ainda assim do tipo que enriquece o nosso vocabulário e prende o leitor até o final. O enredo é delicioso, tem tudo na medida certa e autora tem a coragem que, a meu ver, em determinadas histórias, falta para alguns autores – só lendo para entender: que final!!! 

Aqui os vampiros são vilões e Vitória Gardella é uma caçadora de vampiros, que no livro são chamados de "venadores". Vitória é descendente de uma origem de venadores, os Gardella, e sua tia-avó torna-se sua mestre quando a mocinha é chamada para esse universo e aceita sua tarefa de proteger o mundo e lutar contra os planos maléficos de Lilith – filha de Judas – que pretende dominar o mundo e fazer dele o que bem entender. É claro que isso não será nada bom para os humanos caso aconteça, humanos esses que, em geral, não sabem do fato de coexistirem com vampiros, com algumas exceções necessárias para equilibrar a balança desse jogo e mostrar que quando se trata de sobrevivência, a gente se mexe e podemos ser bem engenhosos! 

É um fantasia urbana com gostinho de romance de época para ninguém botar defeito! O livro conta com bastante cenas de ação, diálogos bons e instigantes – ainda que não sejam tão intensos, nem longos –, um toque leve de suspense e tem suas reviravoltas. É um prato cheio para quem curte mocinhas fortes, não tão mocinhas assim, donas de personalidades marcantes, que vão até o fim dentro daquilo que acreditam e que estão dispostas a viver suas vidas e lutar pelo bem do mundo, no entanto: será isso possível? Até que ponto dois "mundos" podem se cruzar de forma segura? Até onde Vitória está disposta a ir? Quais escolhas fazer? Seria egoísmo querer ser a Venadora que ela nasceu para ser e, ainda assim, poder viver um grande amor? Ela conseguirá passar por seu treinamento? Ter uma vida normal durante o dia e ser uma matadora de monstros à noite? O que ela escolheu? Qual é o desfecho da guerra entre o bem e o mal, aqui? São questões das quais você só terá as respostas lendo essa fabulosa obra!

Os personagens são interessantes, instigantes, cativam a gente do começo ao fim. 
  • Max é um venador, ele escolheu ser um, não foi chamado como Vitória, para ele é uma escolha, ele tem seus motivos. Ele tem seu jeitão bruto de ser, mas é para quem entreguei meu coração de leitora nessa história, eu acho que não tem como não gostar dele e de seu "mal humor", também das suas feridas e do modo com que ele se preocupa ao decorrer da trama, ainda que seja ruim de se roer! 
  • Sebastian, na minha opinião, é um grande cretino, mas ainda preciso ver mais dele para ter certeza. Todas as cenas em que ele está envolvida me deixaram com os dois pés atrás – hunff! É um personagem que joga dos dois lados, aquele tipo que quer tirar proveito de tudo, incluindo da nossa venadora o que me fez ter vontade de dar uns tapas nela! Tão forte, tão a frente de seu tempo e tão cega! 
  • Vitória é aquela protagonista que você vai querer matar e vai amar ao mesmo tempo. Tem um jeito todo seu, acredita no amor e na guerra com a qual se depara, crê que pode dar conta de tudo e apronta um bocado. É bem corajosa e até maluca, de certo ponto. Aceita seu destino de bom grado e encara tudo com uma leveza que é de dar inveja na gente. É uma doida! Mas é uma doida que me conquistou, apesar de eu querer matar ela muitas vezes ao longo da trama por ser teimosa e fazer umas besteiras.
  • A Tia Eustácia é uma personagem maravilhosa, adoro anciãs que fazem o enredo ficar ainda mais perfeito, ainda que ela não apareça tanto quanto eu gostaria. 
  • A mãe da mocinha é uma danada! O mulher teimosa, meu Deus!
  • O Marquês, Filipe, bem, é melhor vocês lerem, pois apesar de não saber onde está se metendo, o bichinho é bem corajoso! 
  • Bem, e temos Verbena... Já ouviu esse nome, não é? Memórias de um leitor que fica fazendo associações risos. Aqui ela é uma empregada que está mais para guardiã e amiga, adorei essa personagem e seu jeito singelo e simples de ser. Astuta e corajosa, Verbena!

O romance se dá rapidamente, todavia, a autora explica que os personagens se conheceram a muito tempo e o amor platônico entre eles foi cultivado por lembranças até seu reencontro, e? Ah, leiam, oras!

O final do livro é a cereja do bolo! Eu não sei o que vocês vão achar dele, mas eu gostei! Gostei da coragem que não faltou para autora e das últimas palavras da última página. É um livro de ficção, sobre fantasia, mas que nos deixa algumas lições, do tipo: nem tudo pode ser como queremos, mas a gente tenta, não é? 

Se recomendo a leitura desse livro? Vocês ainda tem dúvidas disso? Oras, é claro que sim! "Mas, Ana, só tem o primeiro e o segundo volume no Brasil...", não importa, vale à pena conhecer essa história e a escrita dessa autora maravilhosa! Eu fico na torcida para que alguma outra editora decida apostar nessa série aqui no Brasil, eu iria amar. Ah, sim, pretendo ler toda a série, e vou incomodar minha sobrinha, Analuiza – colaboradora aqui do blog – e a Mayara, minha parceira e amiga, blogueira aqui do LT, em cada parte que eu ficar com dúvida, pois não sou tão boa no inglês quanto elas mas me viro bem, então, quando for possível, trarei mais de Vitória Gardella e suas aventuras para vocês. No entanto, em breve, lerei o segundo volume – que até hoje não li – e venho correndo contar o que achei! Depois do final do primeiro livro quero ver o circo pegar fogo, pois acredito que vai! Se eu estivesse no lugar de Vitória? Depois daquele desfecho? A coisa iria ficar muito doida – risos. 

Quanto à edição, preciso dizer que é LINDA demais! Cheia de detalhes! Tem alguns detalhes em todas as páginas, também no início de cada capitulo e uma página linda com a imagem de Vitória de costas a cada final de capítulo. A capa é incrivelmente linda, as cores estão perfeitas e algumas partes dela são em alto relevo. A imagem da mocinha está linda, com suas marcas e sua estaca, a editora realmente caprichou no visual do livro, é uma edição que dá gosto de ter na estante e, para ficar ainda melhor, só se fosse capa dura – mas infelizmente não é. A editora só pecou um pouco na revisão, encontramos alguns erros aqui e ali, mais de digitação e a falta de algumas palavrinhas, mas nada que atrapalhe a compreensão do enredo.

No mais? Se você curte esse tipo de universo? LEIA, creio que não vá se arrepender!

[QUOTE] ... “Por isso, e por isto também, eu lamento.” – Max [...] 


Até breve!

Classificação:

11 comentários:

  1. Não conhecia essa caçadora e isso se deve ao fato de a tempos ter ficado saturada da literatura vampiresca e assim como você acontece de fazer algumas releituras e amar a obra, como não aconteceu na primeira vez. Mas saber o quão boa é a escrita da autora e sobre o rico vocabulário já faz a leitura valer a pena, assim como ação e bons diálogos me animam bastante, então vamos anotar essa dica, quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não conhecia a autora e nem essa série. É uma pena quando gostamos demais de um livro, mas a sequência dele não foi publicada, sei bem como isso é triste.
    Você pelo visto gostou bastante da leitura, falou tão bem que me deixou curiosa a respeito. Essa atmosfera envolvendo caçadores e um romance entre os personagens é no estilo que eu gosto.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana!
    Adorei sua resenha super empolgada! Ainda não conhecia a autora e a premissa dessa história é bem interessante. Já faz um tempo desde a última vez que li alguma coisa com vampiros, então fiquei bastante interessada haha Anotei a dica porque pelo o que você contou dos personagens, é o tipo de leitura que simplesmente não nos deixa desgrudar das páginas. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas estou aqui morrendo de vontade de ler. Afinal de contas, eu também amo o universo dos vampiros! Sou fascinada por livros e filmes que os tenham como mocinhos ou vilões (embora prefira que sejam mocinhos.rsrs).

    Já amo a Vitória por ser tão ousada, tão a frente de seu tempo. Só espero não me estressar muito com ela se vier a ler o livro.rsrs Talvez queira sacudi-la um pouco se ela for teimosa demais.

    Fico curiosa sobre esse final. Do jeito que você falou talvez seja um final tão ousado que eu acabe não gostando.kkkkkkk... Mas se tiver a oportunidade de ler não pensarei duas vezes!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, acho que ele não teve muito destaque por aqui mesmo não. Porém, apesar dos seus elogios e do livro ter uma premissa bem diferente, não é o estilo de leitura que me atraia. Dificilmente eu me interesso por histórias envolvendo vampiros e essa não despertou minha curiosidade.
    No entanto, adorei ler sua resenha e espero que alguma editora publique o restante da série por aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana!!!
    Faz muito tempo que sair da minha fase com vampiros e desde então não voltei para a mesma por conta mesmo que minhas leituras tem sido diferenciadas.
    Fiquei achando que seria uma releitura de algum clássico que eu amo por conta de citar durante sinopse alguns deles.
    Eu achei a capa lindíssima e fico feliz que mesmo sendo uma releitura a mesma teve um ótimo efeito sobre você, uma pena a editora ter fechado e só ter chegado o segundo livro aqui no Brasil.
    De todo modo gostei da resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana! Por anos venho negligenciando esse livro, primeiro porque acho a capa horrorosa! hahaha Sim, a capa não me conquistou!
    Segundo porque ele foi lançado em uma época que o assunto vampiros já estava batido, então deixei passar. Aí meio que me deu ranço o assunto e dificilmente leio sobre vampiros.
    Mas sua resenha foi tão legal que eu estou começando a levar em consideração realizar essa leitura, parece o tipo de história que vale muito a pena ler!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!
    Eu não sou a maior fã de histórias de vampiros. Leio pouco sobre e normalmente, gosto mais de assistir séries ou filmes sobre o assunto.
    Não conhecia essa série nem a autora, mas é uma pena que a editora não terminou de publicar e já fechou as portas. Tenho um livro dessa editora e a série ela também não terminou de lançar. Uma droga.
    Mas a sua resenha está muito boa. Parabéns!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Poxa vida, que resenha mais completinha, parabéns! Eu não sou muito desse tipo de literatura e por isso tô tão impressionada, o livro parece ser tao rico em tantos aspectos que atiçou a minha curiosidade! Espero ter a oportunidade de ler assim que possível.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Eu li os dois livros e possuo s edições publicadas pela editora Jardim dos Livros! Essa história é extremamente fascinante em todos os aspectos. Infelizmente não foram publicados os outro volumes, porém conseguir ler em inglês os outro quatro livros!!! E posso dizer que não me arrependi, a Collen é genial! Me dói saber que personagens tão incríveis como Max, Vitória e Sebastian não tiveram tanta visibilidade... Mas leiam sem medo, é uma historia maravilhosa rica em detalhes, emocionante e vai te tirar o folego! Deem visibilidade para um autora que escreve sobre paixão, ação, sobre fazer sempre o que é certo!!!
    Se possível poderia escrever sobre os outros três livros, simplesmente me identifiquei pela forma que escreveu sobre os primeiros!!! Virei sua fã.
    Obs: Já estou lendo pela segunda vez!

    ResponderExcluir
  11. Ganhei ele de presente hoje e já estou começando a ler, confesso que estou amando e , não consigo desgrudar os olhos das páginas

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.