Resenha: Aquilo que realmente importa - C. Nan Bianchi

Aquilo que realmente importa

Autora: C Nan Bianchi
ISBN: B0771X94ZC
Ano: 2017 / Páginas: 670
Idioma: português 
Editora: Amazon Br
Adicione ao Skoob

Sinopse:
"Eu sempre gostei de pensar que quando a gente vem à vida recebe uma estrada desconhecida à frente e uma mala de viagem. E, exatamente por isso, é muito fácil acreditar que o objetivo de estarmos aqui é encher a mala ao máximo, como se isso fosse a prova irrefutável de que a nossa viagem foi um sucesso.”

Vanessa Zandrine tem 24 anos e não tem tempo. Totalmente focada no trabalho e em ser uma pessoa bem-sucedida, ela, como a maioria de nós, está vivendo no piloto automático. Até que um dia, um acontecimento indesejado a faz tirar o pé do acelerador e repensar: Será mesmo que aquilo que persegue com tanta obstinação é o que a fará feliz?

Vanessa dá início à uma emocionante busca para encontrar aquilo que realmente importa e muitas mudanças, encontros especiais e pequenos presentes vão tornar essa sua jornada ainda mais memorável: a chegada de um curioso sofá, uma carta, a descoberta de uma intrigante comunidade de viajantes, o retorno do cara perfeito e as conversas com um inglês sem rosto na calada da noite. A vida de Vanessa definitivamente não está mais no automático, ela está com as rédeas nas mãos, mas nem tudo são flores nesse caminho. A felicidade reside à beira de um precipício e requer, acima de tudo, coragem para encontrá-la.

Um livro sobre viajantes, descobertas e encontro da felicidade nas pequenas coisas. Um livro sobre o amor, sobretudo o próprio.



Hey Livronautas! Como estão?! 

Então durante o carnaval, a #equipeLT resolveu fazer uma maratona, #maratonafoliaLT onde deveríamos ler pelo menos 4 livros no carnaval, e eu não flopei! portanto, eis a primeira resenha dos livros que li durante a maratona, com vocês, aquilo que realmente importa! 

Livro da autora C. Nan Bianchi que eu não conhecia, mas adorei conhecer.



Vanessa é a típica mulher atual. Bem-sucedida, trabalhadora, acelerada e que vive no automático. Se identificou? Pois é, eu me identifiquei e identifico muitas pessoas que estão a minha volta com várias passagens no livro. Pessoas que você não consegue definir se são pró ativas ou se estão fazendo cena, se são amigos ou não, se estão exaustos ou não se falta um dedo para que o desespero tome conta do seu ser ou não.


“Eles te sugam porque você é útil para que eles alcancem seus próprios objetivos, mas eles não te humanizam. Você é tipo uma máquina de resultados para eles. Eles não consideram sua vida, eles a consomem, percebe a diferença?”

Ela faz tudo isso almejando uma promoção pois, Victor Diniz, um dos diretores é o homem perfeito para ela, ela acha que é, tudo em sua vida, gira em torno do trabalho, os amigos, os familiares, as redes sociais como um todo, foram colocadas em uma caixinha e guardada em uma das gavetas de sua mente, até que, um ente querido falece e aquele fato é o start para que ela comece a rever sua conduta, ela precisava mudar se quisesse realmente ser feliz.

É ai que Vanessa começa a buscar tudo aquilo que realmente importa, ela se livra de coisas fúteis, sai da empresa que trabalhava e inicia em uma nova, com novos amigos, novas aventuras, ela definitivamente começa a viver como alguém de sua idade.

Tudo isso acontece no Rio de Janeiro! Isso foi muito importante, temos cenários lindos, citações e descrições que nos faz conhecer ou saber do que se trata quando citados, um fato que agrada e aproxima o leitor. 

O acaso é uma loteria e somos sorteados muito mais vezes do que temos ciência.

Quando ela muda de casa, e conhece uma vizinha idosa, a Dona Josefa, mas bem espirituosa, Vanessa é colocada diante de uma comunidade de viajantes que a ajuda a compreender mais da vida, passa a estar em contato com muitas pessoas e de todos os lugares do mundo, o que faz com que seus horizontes sejam expandidos e ela enxerga que o mundo é muito mais do que almejar uma promoção ou lutar até o fim por alguém que não valia a pena. Essa mudança a faz se reaproximar da família, e dos amigos, e a faz compreender que estava perdida em um caminho sem volta, mas contente em ter se realinhado com a vida.

Se tem romance? Claro que tem! Por acaso existe romance mais lindo do que o seu com você mesma? 

O livro nos dá uma lição de como nos amarmos e nos reconhecermos que devemos ser os protagonistas da nossa própria vida, que se não nos amarmos, se não amarmos nossa essência, nada adianta. 

A sacada da autora sobre o sofá-herança, foi G-E-N-I-A-L! A interação entre ela e Alex com tudo o que envolve o objeto e todas as piadas de duplo sentido deixou tudo mais leve e engraçado. 

Vou terminar minha resenha com as palavras de Natália, a melhor amiga de Vanessa...

“Ame-se como se merecesse, amiga, porque você merece. Só falta você perceber isso.”



Um ponto negativo, mas que não tira o brilho da história de jeito nenhum, é o fato de tudo ser narrado nos mínimos detalhes, isso deixou o livro grande demais sem necessidade, no caso de uma publicação impressa, eu sugeriria um bom copidesque para lapidar e cortar os excessos, fora isso, o livro é perfeito!

Foi meu primeiro contato com a autora e eu simplesmente amei! E com absoluta certeza, vou devorar mais um livro dela que tenho no kindle.


Sobre a Autora:

Nascida da mistura de diferentes nacionalidades, C. Nan Bianchi sempre se considerou filha do mundo. Ama viagens como o ar que respira e delas tira boa parte de sua inspiração. Encontrou na escrita a maior das aventuras.
*Foto tirada do site

Siga a autora em suas redes


Classificação:





19 comentários:

  1. Olá!
    Achei o enredo bem criativo e fiquei intrigada com o sofá-herança. Gostei da capa e por sua resenha deve ter sido uma leitura muito gostosa, confesso que a narrativa bem detalhada às vezes me incomoda também, mas mesmo assim daria oportunidade se tiver que ler.
    Obrigada pela dica!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Olá, difícil não se identificar com a Vanessa, mas realmente, chega uma hora que se a gente não desacelera, o destino da uma ajudinha. Esta parte dos detalhes em excesso sempre me incomoda um pouco, conforme eu até pulo trechos desnecessários a história. Ótima resenha.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ari!
    Gostei da dica de leitura, parece um livro emocionante e acho que até é uma indicação para a minha pessoa mesmo (to numa fase meio assim rsrs), mas qdo vc mencionou sobre os detalhes, eu fiquei com um pé atrás, ainda mais que tem mais de 600 páginas! (haja detalhe rs). Em todo o caso, quero muito ler, acho que será enriquecedor!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem? Gostei muito da premissa do livro, é o tipo de leitura que gosto de realizar, ainda bem que tem no kindle mais fácil o acesso, já vou deixar na minha listinha para conhecer futuramente, gostei de saber sobre a lições que a obra nos propõem!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem Ari?

    Eu não conhecia esse livro e achei a capa muito bonita, a premissa é também bem interessante e parece ser uma leitura que nos emociona, nos deixa completamente envolvidos. Gostei da sua dica de hoje e parabéns pela resenha, ficou bem legal!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aricia!
    Eu não conhecia o livro ainda, mas achei a ideia muito interessante pois acredito que atualmente seja bem comum a existência de pessoas que se encontram no mesmo estado em que Vanessa. Essa ideia de que a personagem precisa gostar de si mesma antes de gostar de alguém também é algo com o que eu super concordo, então de forma geral acho que eu iria gostar, apesar de ter achado ele meio grande demais pra premissa também. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. bem, confesso que a obra ser detalhada demais e que poderia ser mais condensado o conteudo acaba me fazendo passar batida na dica, ando preferindo leituras mais objetivas em seus enredos... e falando em enredo, achei meio 'lugar-comum'... =T

    mas fico feliz que vc tenha curtido o livro... bj...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Aricia.
    Ainda não conhecia esse livro, mas depois da sua resenha estou doida de curiosidade.
    Uma pena que o livro tem tantos detalhes, mas tenho certeza que, como você disse, isso não tira o brilho da história, que parece linda!
    Já quero!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  9. Que delicia de resenha! Eu não conhecia a obra e gostei bastante da proposta e a sua resenha me deixou completamente curiosa para poder ler também.

    ResponderExcluir
  10. Tem um tempinho que quero ler esse livro e sua resenha reforçou essa vontade, ainda que eu não goste do excesso de de detalhes narrados acho que a lição que mencionou vale a pena a leitura, sem dizer que vou poder conhecer o Rio sem sair de casa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Que bacana o livro, me parece reforçar a questão da autoestima da mulher, fundamental numa sociedade que nos ensina a nos odiar de todas as formas possíveis. Achei a capa legal também, que bom que foi um livro que você gostou.

    ResponderExcluir
  12. Que bela capa e que bela história deve ser essa. Fiquei bem curioso em saber dessa trama na sua íntegra, pois a leitura parece ser muito comovente, intensa e emotiva. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Não conhecia a autora, nem a obra, porém após saber que é um enredo sobre autodescoberta e autoconhecimento, dica mais que anotada! Confesso que estou em falta de leituras do tipo, por isso anotei a dica, apesar das ressalvas (e que seria algo que também me incomodaria, mas vamos ver hehe). Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas já fiquei super interessada para conferir a trama! Amei essa premissa e o fato de abordar a necessidade de sairmos do piloto automático e tomarmos as rédeas de nossa vida. Também amei muito essa abordagem sobre o amor próprio, que é super necessária! Dica mais que anotada ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Olha confesso que a premissa me chamou muita atenção e mas o fato de ter algumas coisas repetitivas me deixou com o pé atras. Mas fico feliz que isso não tenha tirado o brilho da história. Adorei de verdade, quando der, vou dar uma chance mesmo assim

    ResponderExcluir
  16. Olá, Aricia!
    Não conhecia o livro, mas adorei a resenha. Gosto de histórias que posso me identificar, que são próximas a minha realidade. Como a personagem, a gente tá sempre ligada no 220 e não percebe os pequenos detalhes. Anotado na lista.
    Ótima dica, obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é INCRÍVEL demais, né? Eu estava lendo outra resenha sua e não pude deixar de passar nessa aqui. Eu tive o prazer de ler a obra antes de ser publicada e foi uma leitura maravilhosa. Tem inúmeras lições mesmo, principalmente aquela que devemos nos amar acima de tudo.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  18. Estou lendo agora, ainda não terminei e concordo com você que é um pouco extenso demais e muito descritivo, porém ainda assim está me prendendo a atenção e já andei marcando várias passagens com lições lindas pra vida. Ame-se!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.