[Semana Pérolas] Nuccia de Cicco - Curiosidades.
O TEMPO DE PREPARAÇÃO
O livro "Pérolas..." foi idealizado um ano depois que fiquei surda, mas apenas começou a ser efetivamente escrito no final de 2013/início de 2014. Por que tanto tempo? Sou surda desde 12/06/2007, mas somente alguns anos depois me senti relativamente estável (física e psicologicamente) para discutir a surdez na vida adulta e seus entraves. Enquanto isso, também tentava estabilizar minha carreira profissional na ciência, defendendo o doutorado em Bioquímica. Aí, a casa entrou em reformas, meu pai faleceu, e o livro era a última coisa em que pensava. Quando tudo entrou nos eixos, muito incentivo, apoio familiar e prazo apertado no curso de publicação e contrato, comecei as pesquisas mais difíceis e finalmente o livro saiu dos neurônios para o notebook.
DIVULGAÇÃO ANTES DE TUDO!
Em 2014, quando o livro ainda estava no 3º capítulo, fui convidada pelas profs. Roberta Scchiafino e Vivian Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, UFRJ, para apresentar duas palestras sobre minha surdez e meu livro. Elas foram parte de um curso de graduação em enfermagem. Em 2015, o Projeto Surdos/UFRJ, onde trabalho, foi convidado pela TV INES e pelo CANAL FUTURA a fazer entrevistas: sobre apoio científico a surdos e sobre mulheres surdas, respectivamente. Em ambos os casos, os canais ficaram interessados no livro e me chamaram para entrevistas pessoais também. Essas entrevistas, bem curtinhas, não tem data prevista para ir ao ar ainda. Mas fé, pessoas! XD
A PROCURA DA EDITORA
Quando estava fechando o quinto capítulo, um amigo autor e poeta me indicou à editora dele. Dias depois, esta mesma editora me enviou o contrato para apreciação. Enquanto eu avaliava as condições do contrato com esta editora, outras duas entraram em contato comigo: uma leu parte do livro no Wattpad e outra (a atual) é do meu professor do curso de escrita criativa e publicação. Durante o curso sobre publicação literária, devíamos enviar para o professor uma prévia do livro que queríamos lançar. Ele ficou interessado e acabou escolhendo o livro para ser lançado pela editora dele. Após analisar os três contratos, a wwlivros foi a escolhida.
A ESCOLHA DA CAPA
Inicialmente, a capa que eu usava no Wattpad era muito literal: um cordão de pérolas saindo de um ouvido. Descartamos essa e pensamos em outras imagens: balões de diálogos sem nada escrito, foto da autora, um píer numa praia deserta, etc... Nada agradava! Então, quase desistindo de encontrar alguma imagem representativa bacana, deixei-me ficar longe da internet por dois dias. E quando retornei, iniciei pesquisando imagens nos bancos de imagens gratuitas que tinham como palavras-chave silêncio, solidão e mar. Foi quando encontrei aquela foto do caramujo-da-praia. Uma concha solitária que transmite, ao mesmo tempo, isolamento, tranquilidade e o som escondido no interior. E a cereja desse bolo gostoso é a cor da concha: perolada!
Saiba mais sobre a obra, adquira e encontre-a nos links: curta a fanpage do Livro, adicione ao Skoob, adquira o seu exemplar na pré-venda, adquira o e-book na Amazon ou o livro físico na Editora. Confira a degustação no Wattpad ou no Widbook.
Acompanhe a Semana Pérolas!
- 14/03: Apresentação da autora, do livro, pré-venda e outras obras.
- 15/03: Curiosidades sobre o livro.
- 16/03: Quotes de "Pérolas da minha surdez!"
- 17/03: O Autor Responde - Entrevista.
- 18/03: Lançamento e Sorteio de um exemplar "Pérolas da minha surdez!"
- 19/03: Lançamento no RJ, evento presencial - saiba mais clicando aqui.
Amei as curiosidades, nem imaginava que tinha levado tanto tempo pra concluir o livro :O
ResponderExcluirto super curtindo os posts da semana, já quero o de amanhã :D
Meninas e Tal!
ResponderExcluirQue lindeza!!!!
As imagens combinam tão bem com as curiosidades! hahaha.... Muito sagaz!!
Está sendo uma semana muito divertida e bem esplendorosa pra mim! To amando!!!
Obrigada!!! beijo! Nu.
Muito legal conhecer um pouco de como o livro foi produzido até chegar nas livrarias. Acredito também que a capa remete muito bem seu conteúdo, e ela é linda! Amei!!
ResponderExcluirBjs!
Quando iniciamos um livro a gente não imagina que caminhos vai trilhar até que o termine. Achei interessante essa descrição de como se seu a produção deste. Desafios vencidos a cada dia. Muito bom .
ResponderExcluirAcredito que vou procurar um pouco mais sobre essa autora.
ResponderExcluirQue livro interessante, adorei as curiosidades, bem bacana o post. Partiu ver o próximo.
ResponderExcluirOiii, tudo bem?
ResponderExcluirEu já estou acompanhando este projeto e amando cada postagem. Adorei ter tido a oportunidade de conhecer sobre as curiosidades da autora e até do livro. Que tenha muito sucesso <3
Beijão
Que legal ver o "por trás do livro" e como é esse processo desde a ideia até a concretização do projeto. Foi um trabalho árduo para tê-lo finalmente publicado e tomara que o esforço valha a pena. Sucesso pra autora!
ResponderExcluirnossa que legal saber da trajetória até chegar ao livro físico, imagino que não deve ter sido fácil aceitar a nova condição de surdes que veio assim sem avisar.
ResponderExcluirOoi! Que massa esse post :D saber mais como foi é muito bacana, pois é como se pudéssemos estar junto à Nu nesses momentos...
ResponderExcluirParabéns pelas postagens, meninas, e pela iniciativa de escrever sobre sua surdez, Nu!
Beeijos
Oi!
ResponderExcluirBem legal poder conhecer essa trajetória por trás do livro da Nuccia, não sabia que se passava por tantas etapas antes de o livro ser lançado, achei bem interessante !!
oi!
ResponderExcluirAdorei saber um pouco mais do passa a passo que a autora teve para publicar, pq facilita caso alguém queira publicar um livro um dia... Como eu, por exemplo :V