Resenha: Quarto
Título: Quarto (Room) - Skoob | Trailer do filme
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus
Gênero: Drama
Ano: 2011
ISBN: 9788576861317
Observações rápidas sobre o filme:
* As atuações são impecáveis. Jacob Tremblay e Brie Larson (que ganhou todos os prêmios de melhor atriz para qual foi indicada) dão um show nas cenas.
* O filme tem "dois atos" o primeiro é angustiante, me deixou quase sufocada! E se preparem para quando o pequeno Jack cair no mundo porque é tensão em quase toda a primeira parte do filme. (não é spoiler tá!?)
* A roteirista do filme é a própria autora da história, creio que isso fez toda diferença para a adaptação ficar fiel ao livro.
* Só fiquei sentindo falta de um detalhe: um encerramento para o pai de Joy, vocês vão entender quando ver as cenas.
* Vi que algumas pessoas achou o filme um pouco arrastado, eu discordo já que achei todas as cenas necessárias e o processo de "cura" de todos foi num tempo justo.
* O livro não é inspirado numa história real. O que não quer dizer que histórias assim não existam, né? :/
* O filme é muito, muito bom. Nota: 10/10!
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus
Gênero: Drama
Ano: 2011
ISBN: 9788576861317
"Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar."
O livro nos apresenta a Jack, um fantástico garoto de 5 anos de idade que vive com sua Mãe dentro de um quarto minúsculo, esse espaço resume todo o mundo desse inteligente menino. Para Jack só existe aquele lugar real na terra, é onde ele nasceu, está crescendo, lê, brinca, desenvolve a imaginação e fica com a Mãe. Quando a noite chega, Jack vai dormir dentro do guarda-roupa que é onde deve ficar enquanto o Velho Nick aparece para “visitar” a mamãe. Enquanto o quarto é o mundo para Jack, para sua Mãe é o cativeiro onde está há sete anos presa desde que foi sequestrada pelo Velho Nick, ela dedicou seu tempo para entreter, cuidar de Jack e dar a ele uma vida digna na medida do possível, mas sabe que isso não é suficiente, que (sobre)viver naquele cubículo não é vida para nenhum dos dois. A medida que o tempo vai passando e o desespero dela aumenta – assim como o interesse de Jack em saber se as coisas que aparece na velha TV que assiste são “reais” – a Mãe planeja uma fuga ousada e quase impossível de dar certo, contando apenas com a coragem, esperteza e inteligência de seu pequeno Jack.
Não conhecia Emma Donoghue nem seus livros, Quarto apareceu por acaso quando estava vendo alguns trailers de filmes no youtube, procurei mais informações sobre o filme e só depois de assisti-lo é que fui ler a obra. A história expressa todo o drama de uma mulher que teve a vida roubada e vive anos de violência e o amor de mãe e seus sacrifícios; é emocionante e doloroso ver que mesmo sofrendo o inferno, ela não deixava que isso pesasse sobre o filho, ela criou outra realidade para o menino em meio ao caos.
A autora descreveu tão bem os sentimentos dos personagens que as observações inocentes – mas que nos mostra a densidade da dor ao redor – do pequeno conseguem ser comoventes, daquele jeito que dá um nó na garganta. A narrativa é contada através dos olhos de Jack e eu achei isso fantástico, a pureza e ao mesmo tempo a sagacidade dele junto aos diálogos com sua Mãe – identificada apenas assim no livro -, as sensações e suas descobertas sobre o mundo são cativantes de acompanhar.
Achei o inicio lento, mas os personagens e o desenrolar da narrativa compensaram. A temática da história nos abala, porque uma pesquisa rápida nos mostra inúmeros casos parecidos e sabemos que isso é real que está acontecendo agora em algum lugar e ter uma visão – ainda que seja ficção – de algo assim, choca, mas a autora consegue nos mostrar que dentro desse quarto existe algo maior, uma relação de amor e proteção que só uma mãe tem pelo filho. Recomendo e leitura e acima de tudo (até do próprio livro) que vocês vejam o filme, é angustiante, tocante e encantador.
"Os homens não são reais, menos o Velho Nick, e não tenho muita certeza se ele é real de verdade. Meio real, talvez? Ele traz mantimentos e presentes de domingo e faz o lixo desaparecer, mas não é humano como nós. Só acontece de noite, feito os morcegos. Vai ver que a porta o inventa com um bipe e o ar se modifica. Acho que a Mãe não gosta de falar dele, pra ele não ficar mais real."
* As atuações são impecáveis. Jacob Tremblay e Brie Larson (que ganhou todos os prêmios de melhor atriz para qual foi indicada) dão um show nas cenas.
* O filme tem "dois atos" o primeiro é angustiante, me deixou quase sufocada! E se preparem para quando o pequeno Jack cair no mundo porque é tensão em quase toda a primeira parte do filme. (não é spoiler tá!?)
* A roteirista do filme é a própria autora da história, creio que isso fez toda diferença para a adaptação ficar fiel ao livro.
* Só fiquei sentindo falta de um detalhe: um encerramento para o pai de Joy, vocês vão entender quando ver as cenas.
* Vi que algumas pessoas achou o filme um pouco arrastado, eu discordo já que achei todas as cenas necessárias e o processo de "cura" de todos foi num tempo justo.
* O livro não é inspirado numa história real. O que não quer dizer que histórias assim não existam, né? :/
* O filme é muito, muito bom. Nota: 10/10!
Vim saber há pouco tempo que o filme indicado ao Oscar essa adaptação de um livro, confesso que não tenho interesse em ler o livro mas preciso dar uma conferida no filme.
ResponderExcluirnão conhecia o livro, só tinha ouvido falar do filme, mas tb nem tinha ido atrás pra saber do que se tratava a história, mas com a resenha me despertou a curiosidade, já quero ler e assistir pra ontem!
ResponderExcluirOi, Lívia. Tudo bem?
ResponderExcluirEu já tinha visto este livro antes, mas nunca procurei saber mais sobre ele. Mas quando soube do lançamento do filme, surgiu uma grande vontade de conhecer a história. O fato do livro nos contar a história de um garotinho de apenas cinco anos, vivendo com sua mãe em um minúsculo quarto, e que ele imagina ser seu mundo, muito me chamou atenção a ponto de buscá-lo para ler. Minha atenção também se voltou para o filme, que parece ser realmente lindo e tocante. Amei!
Queria conferir o filme, ainda não tinha visto que tinha um livro dele até pouco tempo atrás.
ResponderExcluirMas parece ser bom. É um livro bem sentimental, acho. Tem muita coisa legal ali e mostra uma realidade, acho que ela soube mostrar o que é a vida do garoto, sabe, sentimentos e a visão dele do mundo. Achei isso legal.
É um livro sensível e que vale a pena conferir. Ao menos penso que vale e quero muito ver se é tudo isso mesmo =D
Não conhecia nem o livro e nem o filme, mas agora quero ler o livro. Me pareceu muito interessante e cheio de suspense. A resenha foi maravilhosa, me instigou muito a curiosidade.
ResponderExcluirOie, estou super curiosa para ler o livro e também para ver o filme! :) http://bauabertogeek.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOiii, adorei a resenha, muito tocante esse livro. Eu ainda não vi o filme. Mas acho que ainda não estou pronta também. Tanto para ler quanto para ver. Parabéns pela resenha está otima.
ResponderExcluirBeijos.
Oi Lívia, tudo certo?
ResponderExcluirMenina, sou Mãe de uma Pequena Luz de 5 Aninhos e inevitavelmente ao ler sua resenha me coloquei completamente no lugar dessa Mãe, e acredite fiquei curiosa para ler o livro, mas acima de tudo ver o filme, porém estou com medo, é infelizmente sou dessas! :/
Mas acho q a curiosidade em saber o desfecho dessa trama vai vencer o medo, caso aconteça, te conto. Obrigada pela indicação, Beijos
Gente, acho que já li umas dez resenhas deste livro esta semana... hahaha... Mas é porque o livro realmente é muito bom! á li o livro e vi o filme. Adorei! E parece que te conquistou também!
ResponderExcluirBeijinhosss...
http://estantedalullys.blogspot.com.br/
Quero muito ler esse livro, não sei falava em outra coisa, (tirando o Leo D.) Ai fiquei com vontade.
ResponderExcluirPosso dizer que Quarto is the new black kkkk
ResponderExcluirEu adorei o livro, to louca pra assistir o filme e nem assiti ainda mas ja virei fã do Jacob.
bjs, bjs
Quando mais resenhas eu vejo, mais tenho vontade de ler...esse livro parece ser fantástico. Preciso comprar logo o meu exemplar :)
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Bijokas da Quel ¬¬
Literaleitura
Sinto que todos estão lendo o livro, menos eu. ahahahaha Todo mundo tem falado muitíssimo bem da composição da obra, bem como do filme. Não irei assistir ao filme sem antes ter lido o livro. Espero muito que eu goste tanto quanto você e os demais que o elogiaram.
ResponderExcluirEssa é a terceira resenha que leio desse livro, só hoje. E todas destacam um pontos essenciais da história. Como você disse, mesmo não sendo baseada em uma história real, Quarto tem muito de várias história que já vimos no noticiário. Acho que as mais chocantes sempre vem EUA. É um livro que quero muito ler.
ResponderExcluirBeijos!
Oiii
ResponderExcluirEu não vejo a hora de poder ler essa obra, só vejo coisas boas a respeito e isso está me enlouquecendo kkkkkkkkkkkkk muito boa sua resenha.
Beijão
Eu não vi o filme e nem li o livro, falha minha, pois esse é um enredo que certamente me fará chorar muito dada sua grandiosidade. Colocar a inocência, no caso, a criança, como narradora foi uma sacada genial.
ResponderExcluirOlá, eu li o livro já faz mais de um ano e gostei bastante dele, foi diferente do que eu esperava, mas ainda assim inesquecível. Estou com uma vontade enorme de ver o filme.
ResponderExcluirDepois de ver o filme fiquei muito curioso em ler o livro. A História é muito forte e tocante. Sua ótima resenha só me deixou com mais vontade ainda. Adorei.
ResponderExcluirAbraço;
http://estantelivrainos.blogspot.com.br
Realmente todo mundo está indicado o livro e o filme de Quarto. Sou louco para ter uma experiência com essa história angustiante, acho que marca o leitor de uma forma avassaladora! Abraços, adorei a resenha ♥
ResponderExcluirAna e May, como vão?
ResponderExcluirEntão, li várias resenhas desse livro e algumas do filme e todas concordam que a história é espetacular de tão diferente. Começa pela narrativa que é toda pelo ponto de vista da criança: uma narrativa que beira o linguajar infantil, mas bem madura, ao mesmo tempo.
Acho que, no filme, os autores deveriam poder opinar no roteiro, pois já é o segundo ou terceiro filme adaptado que fica quase fiel pois o autor roteirizou.
Texto de resenha impecável como sempre! Vocês arrasam! bjs!
Não conhecia nem o livro e nem o filme, mas deu pra sentir como ele é angustiante. Preciso me prepara psicologicamente para ler o livro por que fiquei curiosa e sei que não vou ficar só com o nó na gargara vou abrir a boca e chorar mesmo. Adorei a resenha e vou colocar na lista, gosto de um bom drama.
ResponderExcluirOoi! Eu já li resenha desse livro antes, e mesmo por ler mais uma, o enredo ainda me toca bastante, principalmente por se tratar de um enredo que envolve uma criança numa situação dessas. É muito tocante e eu quero ler um dia, igualmente assistir ao filme!
ResponderExcluirBeijos e parabéns pela resenha!
Oi!
ResponderExcluirConheci o livro pelo trailer do filme que vi e achei bem interessante, não sabia que era narrado pelo Jack o livro e também gostei de a autora ter colocado a readaptação ao mundo tanto do Jack como de sua mãe e parece ser uma historia bem emocionante !!
Oi!
ResponderExcluirEu lembro desse livro quando ele começou a surgir no blogosfera. Eu fiquei com vontade de ler, mas a oportunidade não surgiu. Aí eu assisti o filme, amei, e só agora que eu to me tocando que é a mesma coisa jAJsjsjajasj
O filme é absurdamente, foi um dos poucos que já me fez chorar. Aliás, lindo não é a palavra certa...Acho que pesado, sofrido, não sei.
Enfim, o livro continua na minha lista e eu espero ansiosa a oportunidade de ler