Resenha: A turma da Monica Jovem - Mudando o Jogo - Mauricio de Souza.
Sinopse: *O primeiro volume da série de livros da Turma da Mônica Jovem com o selo Milkshakespeare!*
Sucesso de público e crítica, a série animada da Turma da Mônica Jovem, exibida e coproduzida pelo Cartoon Network, chega aos livros numa versão livro com ilustrações.
Neste primeiro volume, são três histórias: um incrível torneio de games chacoalha as estruturas do bairro do Limoeiro, duas festas rivalizam a atenção da turma na noite em que a Superlua aparecerá no céu e o misterioso Rei dos Trolls faz ataques virtuais a todos os amigos da Mônica, que decide descobrir quem é ele.
Primeiro quero dizer que essa turma vem me acompanhando desde quando eu era pequena não que eu tenha crescido muito, mesmo depois que lançaram os gibis ocidentais da Turma da Mônica Jovem, eu fiz questão de comprar.
Em Turma da Mônica Jovem - Mudando o Jogo, podemos ver três histórias que se complementam, e nos faz relembrar um pouco da infância.
Torneio de Games
Na primeira história, podemos ver que o Cebola não deixou a competitividade de lado. Aquela questão de sempre querer ser o dono da rua, agora é estampada na competição de games de luta entre ele e a Mônica.
Mesmo ela não sabendo jogar, seu lado de competitiva está a flor da pele, sempre querendo estar no mesmo páreo que ele. Por isso, ela entra numa competição junto com a Magali para mostrar ao Cebola que ela pode fazer qualquer coisa.
“ – AAAHHH! Não acredito! Deu certo! – exclama ela, pulando e agitando os braços em comemoração. – Consegui derrotar o Cebola! Eu consegui! Isso que era complexo?! Toma na cara esse complexo!– Mas e agora? A gente vai jogar a final, né?! – pergunta Magali, perplexa.– Hein? Que final? – quer saber Mônica.– A FINAL DO CAMPEONATO, CRIATURA! – berra a amiga. – Essa foi a semi, você não prestou atenção?– Ai… Não acredito… Os meninos foram desclassificados?”
E agora o que será que vai acontecer com essa amizade, mesmo depois de um jogo de videogame?
A Balada da Superlua
A segunda história é tão emocionante quanto a primeira, nos mostra como a amizade é importante em qualquer momento da vida. Mesmo com um evento super badalado a turma tenta ao máximo participar da festa que a Mônica organizou, já que não tem convites para o evento da Superlua.
Porém, a vontade de estar em uma festa super badalada pode fazer com que a amizade do grupo fique balançada. Deixando Mônica sozinha em sua própria festa, será que ela pode perdoar seus amigos?
“Nessa hora, os olhos de Magali se iluminam.– Calma gente! Acabei de ter uma ideia! Um de nós sai, fica 30 minutos na festa na Mansão e volta. Aí vai o outro, fica 30 minutos lá e volta. E assim a gente vai revezando! Daí, todo mundo curte a festa e a Mô não fica triste.”
Só que esse plano pode não dar muito certo, já que a festa é o que todos querem. Será que eles vão entender que a amizade é mais importante? Será que a Mônica vai encontrar alguém com quem compartilhar um evento tão importante, como a Superlua?
O Caso do Rei dos Trolls
Na terceira história eu lembro dos gibis quando eram apenas crianças, a turma se depara com alguém escrevendo falsas notícias sobre todos do Colégio Limoeiro. Contudo, são apenas fake news, fotos fora do contexto de todos da turma.
Em controvérsia, um ex morador retorna para o bairro e parece não ser mais a mesma pessoa que era antes, Fabinho, não é mais aquele garoto mesquinho e que tinha todas as garotas ao seus pés. Ele ainda é bonito, mas parece querer apenas se enturmar, será que a pessoa que não foi colocada no blog, Cebola, não apareceu na escola por estar doente, será que pode ter algo a ver com tantas mentiras?
“ – O que tá rolando? Do que vocês estão rindo?– Há, há, há… Ai, amiga! Não apareceu no seu feed ainda? É que atualizaram o perfil do Castelo do Troll. (...)(...) – Ele foi a única pessoa da turma que ainda não foi trollada – argumenta Fabinho, com um olhar um tanto enigmático.”
Quem poderá ser essa pessoa que se diverte inventando mentiras? Será alguém com ciúmes? Ou alguém que quer ver a discórdia entre todos?
O livro foi muito bem estruturado para as 94 páginas dele, em cada página é possível se sentir mais perto da turma.
As três histórias, como eu falei, se complementam, e não são apenas individuais. Cada começo de história faz menção ao fim da outra, o que dá um gostinho a mais de querer ler.
Além da moral passada no final pelo Maurício como sempre em suas histórias.
As páginas amareladas deixam tudo mais confortável de ler e se divertir até o final.
Classificação:
Título: Mudando o Jogo
Série: Turma da Mônica Jovem #1
Autora: Mauricio de Souza.
Editora: Faro Editorial
Gênero: Jovem Adulto.
Ano: 2022.
Páginas: 96.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9786559571109
ISBN-10: 6559571106
Encontre no Skoob.
Encontre no Skoob.
Oi Ana!
ResponderExcluirEu também tive muitas histórias da turma da Mônica na minha infância e até hoje se eu tiver uma revistinha da Mônica por perto eu leio. Aqui em casa tem algumas da Turma da Mônica Jovem porque minha filha também gosta bastante. Quando ela termina de ler eu corro pra ler também. Eu não sabia sobre este lançamento de livros e pela sua resenha, deu vontade de ler e ter na estante. Valeu demais pela dica.
Bjos
https://consumidoradehistorias.blogspot.com/
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirEu cresci lendo as histórias da Turma da Mônica, boa parte da leitora que sou hoje devo ao gibis do Maurício de Souza. Ver sua resenha me deixou super nostálgica e com muita vontade de ler e conferir essas novas histórias, com eles um pouco mais crescidos.
Anotei a dica e espero poder conferir em breve ♥
Beijos!
Oie, tudo bem? Ah, é impossível olhar uma edição da Turma da Mônica e não recordar da nossa infância concorda? Ainda semana passada estive em um sebo e vi que eles estavam vendendo gibis. E a vontade de trazer tudo pra casa? haha Eu conheço os mais antigos e fico feliz de alguns perfis no instagram postarem algumas historinhas que não lembrava mais. Quanto a esses que fala sobre a adolescência não li muitos mas tenho curiosidade. Interessante trazer três histórias e elas serem complementares. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluir