Resenha: Olá, Adeus e Tudo Mais - Jennifer E. Smith.
Sinopse: Um romance divertido e emocionante, que explora as escolhas difíceis que surgem quando a vida e o amor conduzem a direções opostas. Ir para a faculdade é um momento emocionante e aterrorizante ao mesmo tempo. Ainda mais se você estiver em um relacionamento em que não tem certeza de seu próximo passo. Clare e Aidan têm apenas uma coisa a fazer na noite antes de partirem para a faculdade: descobrir se devem continuar namorando ou terminar. Ao longo de doze horas, eles irão refazer os passos do relacionamento, na tentativa de descobrir algo no passado que possa ajudá-los a decidir sobre o futuro. A noite os leva a amigos e familiares, marcos simbólicos e lugares inesperados, verdades dolorosas e revelações surpreendentes. Mas, conforme as horas passam e a manhã se aproxima, chega o momento inevitável do adeus. A questão é será um adeus momentâneo ou para sempre?
Olá, pessoas... Voltei!!!
Essa experiência de deixar o Skoob escolher as minhas leituras está sendo bem interessante, pois estou tendo a oportunidade de ler livros que eu nem me recordava direito que desejava e confesso que estou amando as surpresas que tenho encontrado.
Bora ver comigo o que eu achei sobre Olá, Adeus e tudo mais?
Me recordo quando vi o lançamento desse livro que havia me encantado pela capa do mesmo. Achei extremamente fofa e isso, junto ao fato de ser mais um livro da mesma autora de As probabilidades estatísticas do amor a primeira vista, me vi na obrigação de lê-lo.
Não sabia direito o que iria encontrar porque eu tenho um péssimo costume de ler sinopses e por conta disso, me surpreendi com o fato de que o livro se passa em questão de horas.
Clare e Aidan são um casal que acabaram de terminar o ensino médio e estão prestes a ir para a faculdade, porém, cada um escolheu uma universidade que fica a quilômetros de distância da outra e a questão principal dessa última noite deles juntos é a decisão se eles terminarão ou seguirão namorando apesar das dificuldades.
Com o objetivo de reviver momentos importantes do relacionamento deles e tentar se apoiar nessas lembranças para decidir o futuro, Clare criou uma lista de lugares pelos quais eles deveriam seguir. Sendo assim, cada capítulo do livro se resume a um desses lugares da lista.
Como livro é narrado em terceira pessoa, conseguimos ver ao longo da noite todas as sensação, angústias, medos e pensamentos que os dois adolescentes enfrentam por conta dessa eminente separação e junto com isso, acompanhamos também questões do passado e até mesmo do dia a dia que influenciam demais na vida de ambos para decidir o amanhã.
Tenho que dizer que no começo achei muito difícil me afeiçoar aos personagens, pois achei Clare uma pessoa totalmente perfeccionista. Tudo o que ela faz tem que ser pensado e arquitetado. O jeito que ela tratava a questão da separação e até mesmo a frieza que ela demonstrava em relação aos sentimentos de Aidan me incomodou bastante. Do mesmo modo que ele também me incomodou em alguns momentos por descontar nas outras pessoas através da agressividade e impulsividade as suas frustrações e medos.
Porém, ao longo da leitura podemos perceber que tudo não passa de uma máscara na qual todos vestem para tentar mostrar que estão bem com as mudanças, porém não é bem assim, afinal, mudanças, tanto as ruins quanto as boas, são difíceis de se lidar no início.
Por conta da minha falta de afinidade com os protagonistas acabei demorando mais tempo do que eu esperava em ler esse livro, afinal, ele é bem curtinho. Entretanto, o que mais me chamou a atenção foi que quando a noite chegava ao fim e a hora de partir se aproximava, eu, como leitora, comecei a me ver angustiada. Não queria ver os dois se separarem e seguirem sua vida como se eles fossem apenas um capítulo da vida um do outro e juro que o que mais surpreendeu foi que eu simplesmente chorei na despedida, porque as vezes, quando amamos demais a outra pessoa, deixar ir, às vezes é o melhor que se pode fazer.
Não vou contar para vocês se eles ficam juntos ou não, nem o que acontece no final do livro. Mas posso dizer que por mais que eu tenha achado uma leitura sem muitas reviravoltas e não tão envolvente, eu posso dizer que a forma na qual eu terminei a história me permitiu com veemência recomendar a mesma para vocês.
Oi, Adeus e tudo mais... Para mim não foi um livro que marcou a minha vida, porém, foi um livro que me trouxe lições extremamente valiosas que serviu de aprendizado em relação a forma na qual eu vejo a minha vida e as dificuldades que passamos.
Classificação:
Dados:
Título: Olá, Adeus e Tudo Mais.
Autora: Jennifer E. Smith.
Editora: Galera Record.
Gênero: Jovem Adulto / Romance / Literatura Estrangeira.
Páginas: 272.
Ano: 2017.
Idioma: Português (Brasil).-
ISBN-13: 9788501112118
ISBN-10: 8501112119
Encontre no Skoob.
Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas gostei bastante dessa capa. Passa uma sensação tão boa. Creio que em vários momentos de nossas vidas somos levados a decidir que caminho seguir, o que escolher, e se tais decisões são as melhores naquele momento. Quando envolve uma outra pessoa, a decisão precisa ser feita pensando em prós e contras e como isso afeta no longo prazo. Faculdade, cidades diferentes, pode acabar com muitos relacionamentos. A menos que o amor seja muito forte. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirOlá Mayara,
ResponderExcluirainda não usei essa função do skoob porque tenho alguns livros que preciso ler neste momento, mas assim que organizar isso quero testar e usar esta ferramenta pelo menos uma vez por mês. Tenho muito livro encalhado precisando de atenção rs. Quanto a este livro, o conhecia apenas de vista, e ainda não sabia direitinho do que tratava, fiquei curiosa para saber como se deu o desfecho e ainda mais para acompanhar estas doze horas de despedida... Eu geralmente prefiro histórias cheias de reviravoltas, mas se a trama trás lições dignas, acredito que mereça sim uma chance.
Abraços!
Blog Nosso Mundo Literário