Resenha: Krystallo – Jornada para além das fronteiras – Raphael Fraemam.


Título: Krystallo – Jornada pra além das fronteiras.
Autor: Raphael Fraemam.
ISBN: B07J4JC4V8.
Ano: 2018. Páginas: 390.
Idioma: Português.
Editora: Edição Independente.
Gênero: Fantasia, literatura brasileira.
Encontre no Skoob.
Compre aqui.

Cortesia / Autor parceiro LT 2019.


Sinopse: As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia. Foi por causa de um atentado em Econ que Tomé Stalmer começou a suspeitar da verdade que o governo apregoava. E é no dia de seu aniversário que Gray Frost é forçada a deixar Opus, o seu lar. As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História.


Boa noite, galera! Tudo bem com vocês?
Aqui é o Júlio e essa semana tem literatura nacional no LT!

“Krystallo” é uma aventura incrível, cheia de reviravoltas que nos transporta para um mundo que mescla alta tecnologia com navios piratas. Sigam lendo!

Tomé Stalmer é o primeiro protagonista a aparecer, ele leva uma vida normal, vai à escola – pois todos precisam estudar para ingressar na faculdade ou irão para a guerra contra o país vizinho, e vive com sua família no país de Econ. O que ele presencia em plena luz do dia abre seus olhos para uma realidade que jamais imaginou existir.

No país de Opus, somos apresentados a Gray Frost, que também levava uma vida normal e se esforçava bastante na escola. Até o dia em que se viu numa situação no mínimo absurda e cercada de pessoas que jamais viu antes, dali em diante sua vida nunca mais seria a mesma.

A variedade de "culturas" mostrada pelo autor tornou a história bem diferente e surpreende o leitor a cada mudança de cenário, pois o desenvolvimento de cada país é único. Então, em um instante estamos vendo personagens com tecnologia de ponta, criaturas gigantescas, magia e numa virada de página temos navios piratas clássicos, saques e pouquíssima tecnologia ou nenhuma.

Além dos dois protagonistas, o autor aumentou a quantidade de cenários fazendo com que personagens secundários, a princípio também se envolvam no mistério a respeito da guerra centenária entre as duas nações. 

As nações em guerra alcançaram o patamar de mais desenvolvidas ao vencerem uma nação poderosa numa guerra anterior. A partir daí, ambas proibiram os demais países de desenvolver tecnologia e até mesmo usar energia elétrica para que não oferecessem perigo aos dois gigantes. No entanto, tanto Econ quanto Opus querem o título de país mais poderoso e desenvolvido e a guerra vem acontecendo a centenas de anos. Quem não estuda, vai lutar na fronteira, daí o esforço dos protagonistas para entrar na faculdade. 

As jornadas de Tomé e Gray tem diversos acontecimentos importantes no desenvolvimento dos dois e são bastante arriscadas, pois se caírem em mãos erradas podem acabar mortos. Em Econ e Opus, vemos o desenrolar de uma batalha política, uma situação creio que não muito distante do que ocorre em países do mundo real, apesar da nossa tecnologia não ir tão longe ainda. Falar sobre essa parte da história seria um spoiler enorme, então vou deixar para vocês lerem.

Outra ponto explorado pelo autor foram as reviravoltas na trama, que não são poucas! Coisa de deixar o leitor de boca aberta diversas vezes, pois realmente não da para prever aquilo. 

Minha opinião? Gostei muito dessa mistura que o autor fez, além da trama paralela nos dois países que também envolve os protagonistas. Vemos diversos tipos de ambientes e personagens, vários tipos de personalidades e índoles, cada um com sua forma de sobreviver no mundo caótico governado pelas duas nações. Piratas, monstros, soldados de elite, magos, uma história de fantasia com todos os elementos possíveis e muito bem aproveitados. O autor alterna os capítulos entre os personagens, então nos deparamos com situações que só voltam ao foco alguns capítulos depois, deixando-nos na vontade de continuar lendo. Encontrei pouquíssimos erros no texto, nada que chegue a atrapalhar a leitura. 

Bem, galera, temos mais um ótimo exemplar da literatura nacional aqui, uma aventura bem construída e que surpreende em diversos momentos, o autor mandou muito bem! Indico!

Espero que tenham curtido a resenha dessa semana, já leram o livro? Deixem aí nos comentários as opiniões de vocês e até a próxima semana!


Classificação:

9 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    Não conhecia a história e fiquei curiosa. Achei muito interessante essa mescla que o
    autor fez, inclusive o fato de fazer os personagens "se matarem" de estudar para não participarem da guerra. Foi legal também, saber que o autor soube mostrar outros países e personagens, sem se perder na história. Outra coisa boa é alternar os capítulos entre os personagens, assim conhecemos ambos, e a história não fica muito cansativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Gostei do enredo, achei interessante essa mistura que o autor fez, pelo que entendi a trama gira em torno de dois personagens em cidades diferentes, fiquei curiosa em como foi essa dosagem em construir essa história. Os autores brasileiros estão conseguindo seu espaço e isso é um grande vitória, para eles e para nós como leitores também.
    Parabéns pela resenha, fiquei instigada a descobrir como termina essa aventura, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro no kindle, acabei comprando em um dia que ele tava gratuito e quando fui tentar ler, foi uma leitura muito penosa até os 50% porque eu não consegui entrar na história de maneira nenhuma. Como sempre vejo muitos comentários positivos sobre esse livro, eu resolvi deixar ele pra terminar outra hora, acho que eu só não tava num bom momento.
    Adorei a resenha!! <3

    ResponderExcluir
  4. Tenho tentado ler mais fantasia, mas ainda assim e um gênero que pouco leio, por isso que eu acredito que este seja um fato que contribuiu para eu ainda não ter conhecido essa obra. Pela sua descrição e possível notar que se trata de uma história muito bem construída, com muitas reviravoltas, e essa mescla utilizada pelo o autor fez com a trama fosse única. Enfim, com certeza futuramente pretendo dar uma chance para esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Eu já tinha visto algumas divulgações pelo Insta, mas nunca uma resenha falando do que se trata a obra e gostei de suas considerações porque ressalta bem a mistura que o autor usa no enredo e como os personagens se comportam com os acontecimento que tiram a vida pacata que viviam.

    Onde posso adquirir?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu tenho esse livro em e-book no Kindle e estou super animada para ler a história, pois só vejo comentários positivos sobre a trama, como sua ótima resenha. Acho super interessante esses dois países principais e todo o universo que o autor criou.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu vi muitas pessoas comentando sobre esse livro e todas elogiando bastante. Confesso que, mesmo sendo um gênero que eu curto, o enredo não me atraiu e eu não me vejo fazendo essa leitura por enquanto. Porém, deu para ver na resenha o quanto você gostou. Parece que o autor realmente conseguiu desenvolver o universo e os personagens, além de trazer uma trama cheia de reviravoltas.
    Vou passar a dica dessa vez, porque o enredo não me atraiu mesmo, mas quem sabe em um outro momento eu mudo de ideia né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro está me deixando cada vez mais curiosa! Eu quero muito lê-lo e adorei ver a sua resenha e conhecer um pouco mais sobre a obra. parece ser uma leitura que vai me agradar bastante.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Já li algumas resenhas sobre esse livro e realmente os elementos que o autor usou deixou a história mais rica. Quase comecei a ler no ano passado mas não consegui passei outras leituras na frente. É incrível como autores conseguem criar universos tão bem detalhados como se fossem de verdade. Com certeza vale a leitura. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.