Resenha: O Lado Obscuro - Tarryn Fisher.



Sinopse: Considerada a obra mais visceral de Tarryn Fisher, você entenderá porque leitores de vários países o elegeram como um dos livros mais especiais de suas vidas.Quando a escritora Senna Richards acorda na manhã de seu aniversário, ela não está em seu quarto. Raptada e trancada numa casa em meio a uma tempestade de neve, ela precisa decifrar as pistas ligadas ao seu passado para conseguir fugir. Forjada pela dor, moldada pelo abandono, Senna se tornou uma mulher que destrói antes de ser destruída...Apenas uma pessoa conseguiu atravessar suas barreiras e conquistar sua confiança, mas isso aconteceu há muitos anos...“Isaac era um estranho, mas foi capaz de enxergar minhas feridas mais do que qualquer outra pessoa.”O cirurgião Isaac encontrou Senna em um momento de caos e vulnerabilidade, depois de um furacão que lançava cinzas sobre suas feridas. Ele a ajudou quando ninguém mais pôde, mas agora, tudo está diferente. Depois de tanto tempo distantes um do outro, os dois estão presos na mesma cabana, e podem ser consumidos por recordações que esperavam esquecer. Além do perigo que os cerca, a escassez de comida e água, e os jogos perigosos do raptor, um sentimento antigo começa a despertar, ameaçando romper novamente as defesas de Senna, o que pode ser fatal.


Olá, pessoal!!! Como estão?

Hoje estou aqui para trazer a resenha de um livro que mexeu demais comigo.

Querem saber o que achei de O Lado Obscuro?

Continuem a ler...


Senna é uma escritora renomada que se tornou conhecida mundialmente e consequentemente enriqueceu. Só que para ela, nada disso importa por conta de tudo o que já passou. Sendo assim, ela prefere ficar isolada e tranquila em sua casa que apenas poucas pessoas sabiam a localização. 

Porém, a sua realidade muda totalmente quando ela acorda sozinha em um quarto totalmente desconhecido, em uma casa cercada pela neve e sem fazer a menor ideia de como havia chegado até ali.

Ao começar a investigar a casa na qual estava trancada, Senna percebe que o local em si remete e muito ao local de uma de suas histórias.

Será um fã fanático que a sequestrou?

Entretanto, a nossa autora percebe que a situação é um pouco mais complicada ao se deparar com uma outra pessoa, alguém que teve um papel extremamente importante em seu passado.

O Doutor Isaac conheceu Senna em um dos piores dias de sua vida. Ele a ajudou e por conta disso foram se tornando cada vez mais próximos. Só que a escritora possui um certo problema com laços e intimidade, e por conta disso, a mesma optou por se afastar. Eles ficaram muito tempo sem se ver, até o instante em que ela o encontra em um dos quartos da casa.

Dentro do local havia tudo o que eles precisavam: água, comida, eletricidade... Porém, tudo era limitado, quanto mais tempo eles ficassem ali, menos suprimentos teriam. Por Isso, precisam descobrir o mais rápido possível o motivo de estarem ali e acharem uma maneira de deixar aquele lugar que de certa maneira trazia a fraqueza de ambos a tona.

---------------------------------------------------------------

Acredito que na literatura há diversos tipos de escritores e o jeito de cada um deles escrever os caracterizam de alguma forma. Tarryn Fisher é aquele tipo de autora que retrata a realidade e o ser humano do jeito que ele realmente é em sua essência. Sendo assim, em suas histórias não existe a mocinha perfeita, nem o príncipe encantado e muito menos o viveram felizes para sempre óbvio.

A Senna é uma mulher sofrida, reclusa, complexa e ao mesmo tempo tão vulnerável, que nos desperta uma empatia tão grande e aquela vontade de acolher entre os braços, porque é bem nítido que o que ela mais sente é o medo de se magoar novamente.

Já Isaac, por outro lado, é incrível desde o primeiro momento. Solicito, compreensivo, companheiro e amigo. Ele faz de um tudo pela Senna.

Na própria sinopse do livro diz que esse é o livro mais visceral de uma autora que para mim já é visceral e bom, de fato ele o é.

Em O Lado Obscuro nós sentimos na pele os sentimentos e as situações nas quais os personagens são submetidos. E eis aqui um sério problema para pessoas que sofrem com gatilhos.

Esse livro não é para qualquer um. Ele é composto por uma narrativa forte e intensa. De fato, ele é um livro obscuro que vai falar sobre abandonos, perdas, abusos, sobre o luto e até mesmo sobre a morte. Sendo assim, apesar da narrativa viciante da Tarryn, é muito difícil lê-lo de uma vez. 

Vocês não tem ideia do quanto eu chorei e sofri lendo essa história. Acredito que o pior para mim foi que acabei percebendo que em minha mente eu tenho muitas questões semelhantes com as de Senna e Deus, como doeu em mim ler tudo isso.

O livro é dividido em três partes. A primeira é aquela que nos apresenta o enredo inicial da história e as personagens. A segunda parte nos leva até o passado que eles viveram e a terceira e pior parte é a última, aquela que nos traz de volta para a realidade em busca da conclusão do mistério inicial.

O livro é narrado em primeira pessoa de forma intensa, dolorosa e real. Acho interessante frisar que em alguns momentos achei a narrativa um pouco lenta, mas isso sem dúvidas ocorreu por conta da personalidade de Senna. Entretanto, vale ressaltar que isso não afeta em nada no dinamismo da trama.

A capa está bem significativa, um mergulho na escuridão que Senna sente dentro de si. A edição como sempre está perfeita e a revisão excelente. 

O Lado Obscuro é um livro que merece ser lido. Ele irá te tocar e fazer você repensar e muito na sua vida e sobretudo em suas atitudes. 

PS1. Eis aqui o motivo da minha ressaca literária de meses.

PS2. Gostaria de pedir desculpas a Faro pela demora em escrever essa resenha, mas acredito que os motivos foram elucidados na mesma.

PS3. Vou deixar aqui um trecho bem tocante e interessante que acredito que descreve bem o que se passa na cabeça de pessoas que apresentam problemas de lidar com tudo o que sentem.

As pessoas mentem. Usam você e mentem, e, enquanto fazem isso, não se cansam de dizer o quanto são leais e que nunca deixarão você. Ninguém pode prometer uma coisa dessas, porque a vida tem tudo a ver com as estações, e as estações mudam. Eu odeio mudança. Você não pode contar com promessas; só pode contar com a certeza de que elas serão quebradas. Mas, antes que isso aconteça, e antes que você aprenda a lição, as estupidas e inúteis promessas fazem você se sentir bem. Você escolhe acreditar nelas, porque precisa disso. Você desfruta de um verão ensolarado onde tudo é lindo e não há sinal de nuvens no céu - apenas calor, calor, calor. Você acredita que as pessoas vão permanecer na sua vida porque os humanos são assim: têm a tendencia de ficar juntos quando a vida é boa. Eu chamo esses momentos de doces verões. Eu já tive doces verões suficientes na vida para saber que as pessoas irão abandonar você assim que o inverno chegar… quando a vida congela, e você treme dos pés à cabeça e se cobre de toda a proteção possível apenas para sobreviver. A princípio, a gente nem se dá conta. O frio nos deixa entorpecidos demais para vermos com clareza. Então, quando percebemos o que está acontecendo, a neve já está começando derreter, e nos damos conta de que passamos o inverno sozinhos. Isso me deixa louca, furiosa. Furiosa o suficiente para abandonar as pessoas antes que ela me abandonem. Foi o que fiz com Nick. E foi o que tentei fazer com Isaac. A diferença é que ele não foi embora. Ele ficou durante todo o inverno.

Classificação:



Dados:

Título: O Lado Obscuro.
Autora: Tarryn Fisher.
Editora: Faro. 
Gênero: Ficção, suspense, mistério, literatura estrangeira.
Idioma: Português.
Páginas: 288.
Ano: 2019.
ISBN 13: 978-8595810693
ISBN 10: 8595810699.
Encontre no  Skoob.
Compre:  Aqui.




6 comentários:

  1. Só o fato de você falar que ele vai fazer a gente se tocar de algumas coisas da vida, vale a leitura.
    Gosto muito da Tarryn acho ela maravilhosa, e os seus livros nos fazem pensar bastante

    ResponderExcluir
  2. Eu não tive uma boa experiencia com a autora. Conheci através da parceira com a Colleen Hoover e depois li Fuck Love e odiei. Até quero ler mais coisas dela porque as vezes ouço elogios para os seus livros, mas acho que ainda não e o momento de arriscar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mayara!
    Eu já tinha lido a muito tempo atrás uma resenha desse livro, mas já até tinha esquecido dele. Agora lendo a sua, eu realmente fiquei muito interessada no livro.
    Eu conheço a autora por causa do livro que ela escreveu o livro com a Colleen Hoover e eu gostei bastante da história, então já é mais um ponto positivo.
    Excelente resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/10/resenha-as-garotas-mulheresemfoco.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, que bom saber que esse livro mexeu tanto com você, eu virei fã da autora ao ler a trilogia Amor e Mentiras e estou bem curiosa para ler esse livro e ver se os personagens vão conseguir escapar dessa casa e o motivo de eles estarem lá.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Achei a premissa bem interessante e sua opinião só favoreceu a história. Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa para saber dos acontecimentos e acompanhar essa personagem tão humana e interessante, vou colocar na lista para o ano que vem, espero gostar. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Parabéns pela resenha, ficou muito boa e achei interessante a premissa, mas eu já conhecia o livro e a autora por meio dos meus contatos com a editora. Fico contente que gostou da leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.