Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi.


Sinopse: Um toque é o bastante. Com apenas um toque, Juliette Ferrars é capaz de fazer um homem adulto se ajoelhar de dor e implorar por misericórdia. Um único toque de Juliette pode matar. Ninguém sabe por que a garota tem um poder tão impressionante, o qual ela acredita ser uma maldição, um fardo que uma pessoa sozinha seria incapaz de carregar. Contudo, o Restabelecimento enxerga essa característica como um dom e passa a vê-la como uma oportunidade – uma oportunidade de usá-la como arma letal. Porém, Juliette tem seus próprios planos.


Oi pessoal!

Hoje trouxe uma resenha de um livro da editora Universo dos Livros. Estilhaça-me é bem o estilo de livro que o título nos condiz com a trama.

Uma garota se apega a uma esperança que pode um dia ser livre, mas para isso ela tem que se libertar do passado e se auto-aceitar.

Estão ansiosos para descobrir o que vem a seguir?

Então vamos a resenha?!



Juliette, uma garota de dezessete anos atualmente, tem um metro e sessenta, possui longos cabelos castanhos e olhos de cor verde azulado. 

Aos quatorze anos, essa menina foi aprisionada em um manicômio, trancada numa cela, por ser uma pessoa diferente. Ela foi tratada por especialistas, mas não conseguiram resolver seu problema.

Juliette passou anos ali numa escuridão e sofrendo sozinha, com seus pensamentos, e não sabia nada do que acontecia no mundo lá fora, afinal era só através de uma janela alta e pequena que ela via a luz do dia.

Até que alguma coisa mudou...

Adam é um soldado experiente, tem um metro e oitenta, olhos azuis, cabelos castanhos escuros. É magro, forte e lindo. Apesar de seu posto como soldado, tem quase a mesma idade de Juliette, porém já passou e viu muitas coisas na vida.

Juliette, não entende o que está acontecendo, como gostaria de ser um pássaro e passar por aquela janela, para ver com seus próprios olhos tudo lá fora. A garota ficava pensando constantemente, quem a tiraria dali, pois já sofreu muito por ser rejeitada em casa, na escola e por todos a sua volta, queria apenas paz e uma vida normal.


[Quote] Meu corpo é uma flor carnívora, uma planta venenosa, uma arma carregada com um milhão de gatilhos e ela está mais do que pronta para atirar.
Toque em mim e sofra as consequências. Nunca existiram exceções a regra. [...]

Agora ela se sente incomodada, porque vai ter um companheiro de cela o que esperar disso? Afinal, faz muito tempo que não vê ou conversa com alguma pessoa.

Juliette tem muito medo de tocar e ser tocada, porque no passado ela feriu alguém sem querer e por causa disso é que foi parar em vários lugares e terminar onde está agora.

Juliette tem dificuldades muitas vezes de separar o real do imaginário, por ter ficado tanto tempo sozinha. A jovem nem reconhece mais sua voz, não se olha no espelho a muitos anos e se menospreza por ser diferente. Ela conta dias horas e minutos e sabe exatamente a quanto tempo está nesse lugar. Entretanto, ela acha que não merece viver, e isso lhe dói tanto que chega a pedir para a matarem, até que chega de Adam no seu cativeiro.

Ao longo da leitura vejo uma Juliette, tentando sobreviver ao caos, mesmo achando que não merece. A  destruição está por todo lado. Tudo está morrendo, os animais, as plantas e a vegetação toda está contaminada. 

Tem uma nova ordem agindo onde eles vivem o Restabelecimento. Estão dizendo que tudo vai melhorar, mas não é isso que acontece, eles querem destruir o pouco que resta, submeter as pessoas a um regime escravista.

É aí que entra um novo personagem, o comandante Warner, como se as coisas já  estivessem boas para Juliette. 

O comandante quer o poder de tudo e seu objetivo maior é fazer todos se ajoelharem a sua frente. Para conseguir isso, quer trazer Juliette a sua causa e fazê-la ficar ao seu lado. Isso seria um bônus inestimável e poderoso a sua conquista.

Juliette grita em sua mente, ecos de liberdade. Fica almejando sair daquele lugar infernal, poder tirar as amarras. Poder viver sem medo. A menina sonha acordada, com a esperança de que alguém ou até mesmo Adam possa a ajudar. Mas será que ele é uma pessoa confiável?


[Quote] Preciso saber se alguma coisa mudou. Preciso saber se estou louca por me apegar a essa esperança que brota em meu coração e preciso saber o significa a mensagem... é mais um dia que começo a duvidar de mim mesma. [...]

Apesar do livro ser ficção fantasiosa, Juliette me trouxe uma lição. Ela me mostrou que as pessoas muitas vezes julgam o que vê, e por ser diferente, isso se torna um incômodo  e bizarro de tal modo que não se importam se machucam o diferente com palavras, ou se esse alguém está sofrendo. O fato é que ninguém sabe o que o outro está passando, só criticam e escandalizam e isso é triste demais.

Nessa história o que mais me chamou a atenção é a luta constante de uma garota que é considerada um monstro e luta com todas as forças para mostrar a todos que não é.

Juliette é muito boa, tem compaixão e tem um potencial extraordinário, que vocês só vão saber se ler o livro.

Li no digital então não tenho como falar muito sobre a diagramação do conteúdo do livro, mas a capa é linda, a leitura é fluida e não encontrei erros de digitação. O livro é narrado por Juliette, a partir de seu ponto de vista entendemos sua angustia e sofrimento.

Tahereh Mafi está de parabéns, pois ela consegue nos transportar para dentro do livro, com sua escrita e sua inteligência. Fiquei presa junto com Juliette em sua dor, e as vezes até em sua loucura.

Estou pronta para o segundo volume e vocês?

Recomendo a todas as pessoas que gostam de um livro que nos prende e nos transporta para dentro do personagem, que gostam de distopia, aventura e fantasia e que gostam de se surpreender com a trama.

Obs: Para quem não sabe, esse livro já foi publicado no passado pela editora Novo Conceito, assim como todos os livros de 1 ao 3. Como a série foi descontinuada pela editora, a Universo dos Livros atendeu os fãs e adquiriu os direito de publicação do quarto e do quinto livro. Esse primeiro volume foi republicado pela editora em uma nova capa e revisão, pois todos os exemplares esgotaram no mercado. Sendo assim, por enquanto, o segundo e o terceiro volume são os publicados pela editora Novo Conceito, quem sabe isso não muda em breve? 


Classificação:


Dados:

Título: Estilhaça-me.
Série: Estilhaça-me #1.
Autora: Tahereh Mafi.
Editora: Universo dos Livros.
Gênero: Ficção, aventura, distopia, fantasia, literatura estrangeira, romance.
Idioma: Português.
Páginas: 352.    Ano: 2018.
ISBN 13: 9788550303017. 
ISBN 10:  8550303011.
Encontre no  Skoob.
Compre:  Aqui.




6 comentários:

  1. Essa trilogia dela é maravilhosa, tenho todos os livros e sempre gostei do enredo e de como autora fez o desfecho de Juliette, o livro é ótimo.
    Adam é um personagem que não curto muito desde o começo, sempre achei a Juliette bem mais interessante

    ResponderExcluir
  2. Ooi,
    Eu amo a capa desses livros e sempre tive vontade de ler desde o primeiro lançamento. Mas nunca tinha lido uma resenha dele! Apesar da sua opinião positiva, o enredo não me chamou muito à atenção, acho que não estou no momento de embarcar em uma nova trilogia. Mas adorei a resenha e espero que você também goste dos outros livros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu já ouvi falar muito dessa série! E sou fã de distopias, então, considero lê-la um dia.

    Fico imaginando o grande sofrimento da protagonista, presa num manicômio simplesmente por ser diferente, rejeitada pela própria família e querendo recuperar sua liberdade e tentar não enlouquecer. Não sei como eu agiria no lugar dela. Acho que também desejaria morrer. :(

    Espero que ela consiga superar todos os obstáculos e encontrar alguém que seja digno de sua confiança.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cris!!!
    Eu já ouvi falar tanto desse livro, mas nunca tinha me deparado com a resenha do mesmo e acredite amei o enredo.
    Fiquei me perguntando se a personagem conseguirá sair dessa situação e o que irá acontencer se ela é tão letal.
    Adorei a resenha.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Na época do lançamento, eu quis muito ler, mas acabei perdendo o interesse ao longo do tempo. Lendo a sua resenha, a curiosidade voltou e acho que pode funciona para mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.