Resenha: A Devolvida - Donatella Di Pietrantonio.



Sinopse: Aos 13 anos, uma garota é levada do lar abastado onde vive para uma casa estranha e com pessoas que dizem ser seus pais e irmãos.

Na pequena cidade italiana todos conhecem sua história: ela é a criança que os pais naturais, pobres e de família numerosa, “deram” a um parente que não podia ter filhos e que este a devolveu quando a menina frequentava o ensino médio, não por maldade, mas porque a vida pode ser mais complexa do que imaginamos e nos força a fazer escolhas dolorosas.

Ela era a devolvida. Sentia-se como uma estrangeira na nova casa e, desde então, a palavra “mãe” travara em sua garganta. Privada até de um adeus por aqueles que sempre acreditou serem seus pais, ela se vê incrédula ao enfrentar o sofrimento de ser abandonada novamente de forma repentina.

“Minha vida anterior me distinguiu, me isolou na nova família. Quando voltei, falava outra língua e não sabia mais a quem pertencia”.

Forçada a crescer para reintegrar-se ao seu núcleo original, ela vive uma sensação de subtração, de gente esvaziada de significado, e nos ensina em meio à dor como encontrar sentido quando tudo parece desmoronar.


Olá pessoal!
Hoje trago uma resenha em parceria com a Editora Faro. Esse livro mexeu muito comigo, pois me coloquei no lugar da personagem e em decorrência disso, me vi envolvida numa série de contradições e me senti traída.

Em quem poderia confiar?

Sem demora, vamos a resenha?!


A vida as vezes nos coloca em situações que nem sempre somos culpados pelos acontecimentos, e graças a isso sofremos as desilusões.

O ano é 1975, exatamente no mês de agosto. A garota foi devolvida aos treze anos, sem nenhuma explicação para seus pais biológicos. Para Ela, eles, assim como aqueles que se diziam ser seus irmãos não passam de pessoas estranhas,  que compunham uma família numerosa e pobre.

Como ela sentia falta de seus “pais” que lhe criaram, onde tinha tudo que precisava e muito mais. Onde costumava levar uma vida abundante, onde estudava, praticava esportes e dançava. Era tudo perfeito, mas mudou de uma hora para outra.

[Quote] ...O privilégio que portava comigo da vida de antes me distinguia, isolava-me na família. Eu era a devolvida. falava outra língua e não sabia mais a quem eu pertencia. Invejava minhas colegas de classe e até Adriana pela certeza que tinham em relação a suas mães. [...]

Sua adaptação é complicada nessa casa, porque as vezes se sentia como uma intrusa, nunca afinal ela nunca tinha ouvido falar deles. Sem contar que esta era uma vida difícil, e eles passavam por muitas dificuldades, desde o problema na estrutura familiar, até a educação e higiene pessoal.

No fundo, a menina ainda tinha esperança de que sua mãe melhorasse ela poderia voltar  para sua casa, pois não suportava viver ali.

Porém o tempo passou e nada de seus pais adotivos voltarem. A sua adaptação se estendeu até a escola onde sofria bulliyng dos alunos, sendo apelidada de “a devolvida”. Essa situação era em decorrência a inveja, pois a garota era inteligente, acima da média, superava a todos. Além disso era muito quieta, fechada dentro de seus próprios pensamentos, porque a garota vivia num dilema tentando entender o o motivo pelo qual foi rejeitada. Muitas dúvidas sobre o que haveria acontecido, e o que teria feito de mal.

Minhas impressões.

Conforme lia, fiquei imaginando, qual seria minha reação se meu pai falasse que teria que voltar para a minha antiga família, sem o conhecimento de saber que era uma adotada. Me coloquei no lugar da garota, criada desde pequena numa família estruturada e rica. Onde era feliz com sua mãe e seu pai, que não davam indícios algum de que queriam lhe devolver. Entretanto, do nada, ela foi jogada em uma família que faltava de tudo. Isso fez com que uma carência e um desespero se instalasse dentro de seu coração.

Fiquei com dó da protagonista, na leitura parecia que ela vivia naquela casa em perigo constante os únicos que ela tinha mais afinidade era sua irmã Adriana de dez anos e seu irmão Giuseppe de pouco mais de um ano, que se apegaram como se ela fosse a salvação.

[Quote] ...No entanto, nas minhas horas de tristeza, sentia-me abandonada, como se eu não estivesse em seus pensamentos. E nessas horas eu sentia que não tinha mais razão para existir no mundo. Repetia devagar a palavra "mãe" umas cem vezes, até perder todo o sentido e se tornar apenas um movimento dos meus lábios. [...]

Passou-se pouco mais de um ano, e vem a resposta as perguntas da garota, será que ela vai perdoar, aqueles que a enganaram? Qual é revelação e as circunstâncias da sua mãe verdadeira ter lhe dado embora? E agora qual o motivo da outra tê-la devolvido? Vocês terão essas respostas só lendo o livro. Risos

Gente, vocês notaram que não coloquei o nome da garota? Pois é ela narra, mas em nenhum momento seu nome é citado, é como se sua história dramática fosse mais relevante do que seu próprio nome. E aqueles pais ausentes? Eles só a fazem sofrer a todo momento, queria entrar no livro estapear aqueles adultos, que a obrigação era dar amor e carinho aos filhos, me revoltei. 

O que eu mais gostaria mesmo, era pegar garota no colo e falar que tudo ficaria bem. Todavia a angústia da personagem é muito profunda  por ser rejeitada e ser "A Devolvida". 

O livro é narrado na primeira pessoa, foi chocante saber dos sentimentos da garota, de treze anos a ser devolvida a sua antiga família. Sentia na pele a dificuldade em  ter que se moldar aos parâmetros inferiores, para sua própria sobrevivência.

As páginas são amareladas, o tamanho da fonte é confortável a leitura, a capa é linda e seu significado só vão entender se ler o livro. Não encontrei erros de digitação, o livro tem umas idas e vindas entre o presente e o passado de vinte anos.

A autora Donatella está de parabéns! O livro, me prendeu do começo ao fim. Sem dúvidas é uma história emocionante e cativante. A Faro Editorial como sempre impecável sobre a diagramação.

Recomendo a todos que gostam de uma leitura simples e fluida, com muitos sentimentos envolvidos que nos faz refletir. É um livro visceral que você querendo ou não irá sentir e se emocionar com a protagonista.


Classificação:

Dados:

Título: A Devolvida.
Autora: Donatella Di Pietrantonio.
Editora: Faro Editorial.
Gênero: Romance, literatura estrangeira, drama.
Páginas: 160.  Ano: 2019.
ISBN 13: 9788595810891.
ISBN 10: 8595810893. 
Encontre no  Skoob.
Compre:  Aqui.




11 comentários:

  1. Eu estava aqui lendo a resenha e me colocando no lugar da protagonista. Eu ficaria destroçada se algo assim se passasse comigo, com certeza. Não aguentaria um baque tão forte. Acreditar ter uma vida, uma família, algo seguro, e de repente descobrir que era tudo uma mentira e ser jogada numa realidade tão diferente. Isso não se faz com ninguém, muito menos com uma adolescente, pois é a fase da vida mais complicada, cheia de mudanças físicas e emocionais e uma crueldade dessa pode marcar para sempre. É um livro que com certeza me faria chorar muito.

    ResponderExcluir
  2. Gente, o enredo deste livro é perturbador. Como assim a menina é devolvida??? Já cortou meu coração e já quero sofrer com essa hist´ria.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Primeiro concordo com você a edição ficou incrível. Vi uma das capas estrangeiras e realmente a nossa ficou mais bonita. Todo o enredo criado pela autora nos faz querer imergir na história e saber mais e mais sobre a protagonista. Interessante que quando vi a capa pela primeira vez não fiquei curiosa para ler, mas depois que descobri meu pensamento mudou. E pensar que diversos países já compraram os direitos autorais é sinal de que a obra é incrível. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cris! Estou aqui imaginando toda a situação da menina. Já havia lido sobre esse livro e achei o enredo um tanto perturbador. Sua resenha meio que confirmou isso rs. Não sei se leria esse livro, meio que por ranço pelas duas famílias, tanto a biológica, quanto a adotiva, por terem em tão pouca consideração os sentimentos da menina. Em contrapartida, eu não sei exatamente o que aconteceu, o que me leva a ter que ler para tirar a história à limpo e se continuo ou não com o ranço. rsrs
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não conhecia o livro nem a autora, mas já vou sair do seu blog correndo para Amazon. Que enredo é esse?? Fiquei aflita só com sua resenha, preciso ler esse livro para ontem. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu li outras resenhas sobre esse livro e não sei não se daria conta de ler o danado. Não consigo digerir muito bem esse tipo de história emocional. Mas, nunca se sabe, né? Existem vários momentos da vida. Só precisamos saber perceber quando conseguimos lidar com cada coisa.
    Um abraço

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu também já li esse livro e gostei muito, foi uma das melhores leituras do mês. Fiquei muito tocada com a situação pela qual a protagonista passa e amei a narrativa.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Estou louca de vontade para ler esse livro! Fiquei muito curiosa para ver como a autora vai desenvolver o tema e para descobrir quais foram as motivações da família adotiva para devolver uma menina que eles pareciam amar tanto. Eu sequer consigo imaginar a angústia da menina.
    Dica mais que anotada! Adorei a resenha! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, fiquei bem curiosa com a história, gosto bastante do gênero e sua resenha ficou bem interessante, espero ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Eu já li algumas resenhas sobre esse livro e me despertou curiosidade sobre a trama e também para conhecer a escrita da autora. Eu particularmente já conhecia o livro por meio da editora, mas ainda não li.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Antes de ler sua resenha achei que a Devolvida era um trillher, mas agora que entende que é um drama e que fala sobre relacionamento familiar, gostei do fato de ser em primeira pessoa, mas ao mesmo tempo já prevejo que vou chorar muito.

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.