Resenha: As Mil Partes do Meu Coração – Colleen Hoover.

Título: As Mil Partes do meu Coração.
Autora: Colleen Hoover.
Editora: Galera Record.
Gênero: Ficção, jovem adulto, literatura estrangeira, romance.
Páginas: 336. Ano: 2018.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788501115744.
ISBN-10: 8501115746.
Skoob: aqui.

Sinopse: Autora best-seller do New York Times aborda relacionamentos e transtornos mentais em uma narrativa que discute os limites do que é normal.

Para Merit Voss, a cerca branca ao redor da sua casa é a única coisa normal quando o assunto é sua família, peculiar e cheia de segredos. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali.

Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu. 

Mas seu plano não sai como o esperado e ela deve decidir se pode dar uma segunda chance não apenas à sua família, mas também a si mesma. As mil partes do meu coração mostra que nunca é tarde para perdoar e que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca.


E eis aqui mais um lançamento da titia Colleen para vocês!

Preparados para mergulhar nessa história intensa e descobrir o que achei de tudo o que encontrei nesse livro?

Continuem a ler!

Coleen Hoover, mais conhecida como a autora que tem o dom de brincar com as emoções do leitor sem a menor dó, e também como uma das autoras mais versáteis que conheci na atualidade. Acho incrível a capacidade da Colleen em escrever o mais incrível dos romances, como fez em "O lado feio do amor", mas ao mesmo tempo consegue escrever algo tão intenso e impactante quanto o polêmico e recente "Tarde Demais" e então, do nada, ela nos leva até a mente problemática de uma adolescente em depressão e nos dá uma lição de vida que marca o leitor, como aconteceu em "As mil partes do meu coração".

A depressão é algo difícil de ser relatado, de ser diagnosticado e sobre tudo, é algo extremamente difícil de ser retratado. Apenas uma pessoa que vive essa realidade na pele sabe o que é a depressão e o estrago que ela faz em seu portador, que, aliás, muitas vezes nem ele mesmo e nem sua própria família sabe que ele é acometido por esse mal. Existem vários graus de depressão, esse assunto é algo tão amplo e extenso que não vou me aprofundar tanto, porém, aonde quero chegar é que algo que me impressionou nesse livro foi a maneira fidedigna que a autora retratou um adolescente em depressão.

Merit é uma adolescente que tem um problema grave de auto aceitação, ela possui uma irmã gêmea idêntica, porém, a irmã é a mais bonita, a mais popular, a mais querida e ela é o completo oposto, introspectiva, sarcástica e anti-social. Essas características de Merit se estendem inclusive em relação a sua família que de normal não tem nada.  

Por hobby, nossa protagonista coleciona troféus dos quais nunca venceu, desde concurso de beleza, até torneio de futebol infantil e é justamente dessa maneira que ela conhece Sagan, um garoto muito bonito que a admirava de uma maneira que ninguém nunca a olhou. No entanto, após um beijo trocado, a desilusão de Merit foi descobrir que o rapaz havia lhe confundido com sua irmã e por isso a beijou. Tal ocorrido foi apenas mais um prego no coração de Merit, que se apaixonou pelo namorado da irmã.

A cada dia que passava a vida dela se tornava ainda mais difícil, ter que ver Honor e Sagan sob o mesmo teto lhe corroía, assim como ter que carregar segredos e mais segredos que sabia de todos os membros de sua família. Sua esperança de melhora foi o aparecimento de Luck em sua casa, tudo poderia mudar, se esse rapaz excêntrico do cabelo verde não lhe trouxesse mais um segredo...

Todas as coisas possuem um limite de resistência, as pessoas também, o problema acontece quando esse limite é estourado e é assim que tudo vai para o espaço. Quando o limite de Merit chegou, ela ficou saturada, completamente sufocada pelos segredos dos outros que era obrigada a carregar, ela literalmente se viu afundada na lama alheia e sucumbiu. 

O que uma pessoa que está em seu limite e cansada de tudo faz? Coloca um fim em tudo! E foi isso que ela tentou fazer, todavia, antes, ela decidiu jogar literalmente "toda a merda no ventilador" e contar em uma carta todos os segredos que carregava. 

A grande questão de tudo é: Merit queria mesmo morrer? O que sua atitude causaria na família Voss, que já não possui uma fama boa pela cidade? Esse realmente é o melhor caminho? A morte?


Nesse livro, Colleen dá no leitor um belo e estralado tapa na cara com o objetivo de fazer as pessoas, literalmente acordarem para vida. A morte é realmente a melhor saída para os nossos problemas? Ela exemplifica nessa obra, com exatidão, a postura de uma pessoa com depressão, desde os seus sentimentos mais reclusos até o desejo de se afundar a cada dia mais por não conseguir perceber o mal que lhe assombra. Assim como mostra, com sucesso os casos em que a família só percebe que a pessoa precisa de ajuda quando ela alcança o seu limite.

A família Voss está longe de ser perfeita, mas qual família é 100% perfeita? Eles são o exemplo claro do mal que assombra a maioria dos lares do Brasil e do mundo, as pessoas estão juntas na mesma casa, mas não se conhecem. A falta de diálogo é uma arma letal e afunda cada segundo mais uma pessoa depressiva.

No livro em questão, um simples diálogo, o afeto e a atenção se mostraram ser os três fatores cruciais para levantar a nossa protagonista e digo para vocês, essas três palavrinhas tem um poder absurdo não só na literatura, mas na vida real também e é justamente isso que Colleen queria nos mostrar nessa obra.

Se eu pudesse, ficaria aqui o dia inteiro falando com vocês sobre esse livro, pois é esse o real objetivo dele, gerar discussão e abrir os olhos, pois Depressão não é algo de que se deva ter vergonha, assim como não é algo que se cure sozinho. 


Falar sobre a escrita da Colleen é algo redundante. Continua intensa, simples, cativante e fluída. O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Merit o tempo inteiro. Posso afirmar que o fato de o livro ser em primeira pessoa é o que faz o leitor mergulhar de cabeça nos sentimentos e nas aflições de Merit, tanto que confesso que chorei, chorei como um bebê, principalmente quando o livro se aproxima do final.

O livro se divide em dezoito capítulos, a edição é simples e não encontrei nada depreciativo para relatar em relação a edição e revisão. A capa é algo impactante e retrata bem o rasgo que Merit carrega em sua vida.

"As mil partes do meu coração" é um livro que irá lhe emocionar, abrirá os olhos, encantará e acima de tudo, mostrará que o suicídio não é a solução mais fácil quando a vida sendo vivida da maneira correta vale muito a pena.

Classificação:

11 comentários:

  1. A CoHo é simplesmente incrível! Esse facilidade que ela tem de escrever sobre diversos temas é maravilhoso, tanto para ela quanto para nós fãs de sua escrita. Estou com esse livro para ler e não vejo a hora disso acontecer, tenho certeza que irei amar, pois curto muito obras que abordam depressão e vejo que mais uma vez a Colleen desenvolveu o tema proposto com maestria. A única coisa que me incomodou um pouco foi a tradução do título que seria "Sem Mérito" na tradução livre e apesar de gostar de "Mil Partes Do Meu Coração" confesso que prefiro o título original, mas isso é apenas uma preferência minha rsrsr. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu li meu primeiro livro da Colleen Hoover ontem e simplesmente amei, então tenho certeza de que qualquer obra que eu ler dela irá me emocionar. Ainda não tenho esse livro, mas parece ser uma leitura maravilhosa pelo o que tu disse, então pretendo adquirir e ler logo. Amei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos livros da autora que mais quero ler! Achei muito bacana saber que ela aborda questões como a depressão de forma bem verdadeira, muitas vezes as pessoas próximas não percebem mesmo que alguém está precisando de um pouco mais de atenção.

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para adquirir esse livro, principalmente porque sou uma grande fan e admiradora da autora, outro ponto e a forma como ela consegue trazer pros livros conteúdos tão densos de uma forma real que toca o leitor, e nos faz refletir. Dessa vez e o tema depressão que pelo que descreveu foi muito bem colocado, espero muito poder adquirir esse livro logo, pois tenho certeza que vou amar a leitura, como você amou!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Já li quase todos os livros da autora e esse é o que esta me deixando mais curiosa para ler por se tratar de depressão e ser um assunto que me deixar curiosa como os autores iram desenvolver. Estou com as expectativas bem altas para esse livro e espero não me decepcionar

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Nunca li nada da autora, e tô tentando escolher até hoje por qual livro dela começar. Já tinham me indicado "O lado feio do amor", mas acho que vou preferir começar por este. Gostei que a autora aborde a depressão e a baixa estima, acho essencial falarmos de nossa saúde mental e de como ela é uma consequência de muitas coisas pelas quais passamos. Eu desenvolvi ansiedade e baixa estima, por exemplo, por causa do bullying e só pude entender isso por causa da terapia. Com certeza, sua resenha me conquistou, vou super dar uma chance a esse livro, muito obrigada pela dica! :))

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Recentemente conheci a escrita da autora e me apaixonei. Saber que esse livro retrata a depressão me chamou atenção, ainda mais por conhecer essa fama da autora em dar esse tapa na cara que mencionou. Já tinha visto o livro e lido a sinopse, mas não conhecia a premissa dele a fundo, mas quero muito ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá Mayara, eu li apenas um livro da autora, mas morro de curiosidade de ler todos os outros, pelos seus comentários ela soube trabalhar muito bem a depressão da protagonista mostrando todo as angustias e necessidades dela para o leitor *-* Sem duvida parece estar muito bom <3

    ResponderExcluir
  9. Oi Mayara,
    Ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade de ler, principalmente, pelo tapa de na cara que a autora parece dar para o leitor. Eu só não sei se estou preparada nesse momento, sabe? Eu acho que é um livro pesado demais para o atual momento que estou vivendo.
    Adorei conhecer as suas impressões e vou colocar na lista de futuras leituras, sem dúvidas.
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Eu como fã e conhecedora dos livros da CoHo, não esperava gostar com tanta intensidade esse livro. Foi uma leitura que mexeu muito comigo, e por isso é um dos meus favoritos dela. Fiquei chocada com a profundidade do assunto e em como ela trabalhou isso. Essa mulher é maravilhosa e vou sempre bater palmas pra ela haha Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Essa é uma autora que sempre tive muita curiosidade em conhecer pela quantidade de pessoas que falam bem de seus livros. Não sei se eu me faria bem com esse livro em especial. Apesar do que disse sobre ser bem verossímil com a realidade, algumas vezes me passou a ideia de que pode haver coisas mais banalizadas. Receosa, porém também curiosa sobre a obra, espero ter a oportunidade de ler em breve.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.