Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

1 de janeiro de 2017

Resenha: Labirinto - Jim Henson.

Título: Labirinto.
Autor do enredo original: Jim Henson.
Autor da adaptação/livro: ACH. Smith.
ISBN-13: 9788594540096.
ISBN-10: 8594540094.
Ano: 2016. Páginas: 272.
Idioma: Português.
Editora: DarkSide® Books.
Gênero: Fantasia / Literatura Estrangeira.
Adicione ao Skoob.
Compre: aqui.

Sinopse:
Trinta anos sem perder a magia. Tudo começou em um pequeno “labirinto” real na cabeça de James Maury, mais conhecido pelo nome de Jim Henson. O cartunista, músico, roteirista, designer e diretor sabia acessar como ninguém o coração das pessoas e o seu maior dom foi dar vida a seres inanimados. A nova geração pode não lembrar do seu nome, mas com certeza tem seus personagens gravados na memória: Os Muppets, Vila Sésamo, Muppets Babies e até a inesquecível Família Dinossauro. Além deste, Henson também criou fábulas como “Labirinto”, em parceria com George Lucas, filme que encantou toda uma geração quando foi lançado, há 30 anos, com David Bowie como Jareth, o Rei dos Duendes, e também responsável pela trilha sonora, e uma jovem Jennifer Connelly no papel de Sarah, a protagonista que deseja que os duendes levem Toby, seu meio irmão e – para seu espanto – é atendida. Arrependida, ela é desafiada pelo Rei dos Duendes a atravessar o sombrio Labirinto, repleto de perigos e seres mágicos.

A novelização de Labirinto finalmente é publicada em português, em uma edição à altura do mestre. Escrita por A.C.H. Smith em parceria com Henson, a edição apresenta pela primeira vez as ilustrações dos duendes feitas por Brian Froud, que trabalhou no filme, além de trechos inéditos e nunca vistos com 50 páginas do seu diário, detalhando a concepção inicial de suas ideias para Labirinto, comemorando os 30 anos do filme em grande estilo.


Feliz Ano Novo!!!!!

Olá!!! 2017 começou e estou aqui novamente com mais uma resenha DarkSide! <3
Nana Garces aqui, no primeiro post do ano do LT, para falar com vocês sobre o livro Labirinto!

Esse livro é mais um da série de livros vindos dos filmes clássicos que a Darkside tem publicado aqui no Brasil. Para quem não sabe, Labirinto foi primeiramente um filme criado por Jim Henson, e posteriormente foi escrito o livro por A.C.H. Smith. Vou falar resumidamente como foi isso, porque a informação integral vocês encontram no livro.

Para começar, nada melhor do que falar sobre esse clássico da fantasia, Labirinto, que aqui no Brasil ganhou o subtítulo de “A Magia do Tempo”. Esse filme é uma obra norte americana e britânica de 1986, é tido como um filme de fantasia e aventura. Foi dirigido por Jim Henson e produzido por Eric Rattray em conjunto com George Lucas. No elenco dessa obra de arte você pode encontrar o músico David Bowie que compôs e cantou várias das músicas durante o filme.

Se você que está me lendo tem quase a mesma idade que eu, já deve ter assistido esse filme, quando eu era pequena assistia ele direto! E para essas pessoas, vocês sabem qual é o roteiro, mas se você é novo nesse mundo de magia que é o Labirinto, vamos a um breve resumo:

O filme conta a história de Sarah Williams, uma jovem bastante artística, ela começa apresentando uma cena do livro Labirinto, como se estivesse ensaiando para uma peça de teatro, porém em um determinado momento ela lembra que tem que voltar para casa e cuidar de seu irmãozinho, um bebê chamado Toby. Irritada por ter que cuidar do irmão enquanto seu pai e sua madrasta vão sair, Sarah apela para que o Rei dos Duendes venha buscar seu irmão e é ai que surge Jareth e leva seu irmãozinho para o castelo dele.

Claro que Sarah fica extremamente arrependida e insiste para que ele devolva seu irmão, e como um bom pregador de peças, Jareth dá a ela treze horas para cruzar seu labirinto e chegar ao castelo, caso ela não consiga, Toby virará um duende.
Esse é o começo do filme, depois disso você embarca com Sarah para dentro do labirinto e a vê mudando pouco a pouco. É um filme delicioso de ver e muito curtinho, vale muito a pena.

“Tá, mas e o livro, Nana?” Você deve estar perguntando.

O livro é basicamente igual. O enredo é o mesmo e não poderia ser diferente já que ele foi escrito anos depois que saiu o filme. O bilhete de ouro nesse caso é que você tem uma aproximação melhor dos pensamentos de cada personagem e consegue entender porque eles agem como agem, e o porquê real da mudança.  As cenas são muito bem descritas e se você, como eu, adora o filme, vai amar relembrar as cenas e imaginá-las enquanto lê.

Outro detalhe que não poderia deixar passar sem comentar, é que A.C.H. Smith teve acesso as notas de Jim Henson, e muita coisa que não foi para o filme, o autor do livro conseguiu incorporar na história, fazendo ela parecer um pouco mais completa, porém, nada que mude a história, vejo isso como um bônus para os fãs dessa fantasia.

A edição desse livro está particularmente incrível, porque além de todo o trabalho de capa e edição do texto, você encontra desenhos originais dos duendes, e as notas de Jim Henson quando ele estava criando o filme, tirando que vai saber muito mais como foi que surgiu a ideia de juntar duendes e humanos em uma saga dentro de um labirinto. Ah, de bônus vem um mimo todo lindo dentro do livro (que já foi roubado de mim pelo meu marido - hahaha).

Além de ser um livro muito gostoso de ler, curtinho (tem apenas 190 páginas), ele lhe traz uma memória boa de infância, como foi o meu caso. Agora, se você é mais jovem e ainda não conhece, nem o filme e nem o livro, é uma ótima pedida para quem curte uma boa fantasia. Apesar de ter o selo da Darkside e desta ser uma editora reconhecida pelo suspense e terror, Labirinto é pura fantasia, para deixar a memória fluir e se divertir.

Espero que tenham gostado da resenha, e como sempre, deixem seu comentário aqui em baixo e indiquem a leitura dessa resenha para os amigos!

Beijos e até a próxima!!

Avaliação: 

49 comentários :

  1. Oie! Tudo bem? nunca li nada dessa editora, mas morro de amores pelas capas dos livros dela e essa não ficou para trás!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naylane! Realmente a Darkside rouba nossa atenção só pela edição dos livros dela! Beijos!

      Excluir
  2. Acabei de colocar este livro na lista de desejos por causa da sua resenha. Ter 190 páginas me dará a oportunidade de fazer uma leitura rápida e como você garantiu que é gostoso de ler, vou encarar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivi! Espero que goste tanto da leitura como eu amei! E depois de ler me diga o que achou! 😘
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, especialmente por ser a primeira resenha que leio a respeito. Fiquei super curiosa diante dessa premissa e com certeza já gostaria de ler logo. Adicionei na minha meta de leitura, e já quero saber mais sobre esse desenvolvimento.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fer! Que bom que entrou para sua meta de leitura! Depois me diga o que achou dele! Beijos!

      Excluir
  4. Diferente de você eu nunca vi esse filme quando eu era criança, e nem nunca na verdade. A história parece ser bem dinâmica e divertida, principalmente pelo livro não passar de 200 páginas. Mas nada melhor do que ler uma história e ter sensações nostálgicas. Adorei ver sua opinião.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda!
      Que bom que gostou! Não vou nem negar que essa nostalgia foi que me fez ficar tão ansiosa por ele kkkk
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Nana, tudo bem?

    Vou assistir primeiro ao filme para decidir se leio ou não a obra. Por ser parecido, se gostar de um, irei amar o outro, rs.

    E acredita que eu confundia com O Labirinto do Fauno? Não sei porque, mas né hahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pamela! Os dois Labirintos são clássicos! Talvez o Labirinto do Fauno seja um pouco mais puxado pro suspense.
      Acho uma ótima ideia! Até porque o filme meio antes do livro!
      Beijos!

      Excluir
  6. Oie!
    Acredita que eu pensava que esse livro tinha um pouco de terror? Não sabia que era de fantasia, e gostei muito da trama apresentada.
    Espero poder comprar esse livro em breve.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! É pura fantasia, e enquanto não compra, de uma olhadinha no filme, tem um ar bem antigo mas é uma delícia!
      E se for comprar espera que na amazon ele chega a ficar por R$22! Kkkk
      Beijos!

      Excluir
  7. Oie amore,
    Que 2017 seja repleto de livros, leituras e tudo que há de bom.
    Ahhh DarkSide... sonho de parceria, quem sabe um dia... rsrsrs.
    Sou fascinada pelas capas da Dark, mais esse confesso que nem a capa me instigou... massss... quem sabe num outro momento.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grazi! 😘 (beijinho especial só pelo amore kkk)
      Siiim! Que 2017 traga tudo de bom!
      Aqui nós também estamos torcendo por uma parceria com a Dark, mas por enquanto continuo amando ela de longe kkkk
      Então realmente é uma edição mais simples comparada as outras capas da dark, mas ele por dentro é um trabalho maravilhoso e vem um com marcador que é um mimo para os fãs do filme. Vou procurar fazer um video mostrando o livro por dentro no meu ig, me segue lá que te marco! @nana.garces
      Beijos!

      Excluir
  8. Qualidade DarkSide Books né!

    Labirinto era um dos meus filmes preferidos na minha infância. Amo os personagens, as músicas e os figurinos! Pretendo adquirir este livro em breve!

    Ótima resenha, ams senti falta de algumas imagens do livro! O que é bonito é para se mostrar!!!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Priscila! Qualidade Darkside realmente kkk
    Pois é, faltou mesmo, até porque ele mostra um trabalho incrível com os desenhos dos duendes e as anotações do Jim Henson. Vou deixar aqui meu instagram, vou tentar colocar algumas imagens lá! @nana.Garcês
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu nao conhecia o livro mas a capa esta bonita, ainda que bem simples, devo dizer! :) ahah Eu adorei conhece-lo!!

    Bem, acho ótimo isso de nos trazer um lado muito bom da infância! :) Espero ler em breve, ainda para mais, com toda essa qualidade! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Quando ler venha me dizer o que achou! Essa edição está incrível!

      Beijos!

      Excluir
  11. Olá!
    Não sabia que tinha filme do livro ou livro do filme e não me lembro dessa história, infelizmente.
    Você é a segunda pessoa que vejo falando que gostou da leitura, uma foi uma amiga que ficou completamente fascinada. É legal saber que as cenas são bem descritas, isso faz parecer que o leitor está lá vivendo essa cena e, que máximo ♥
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá Bruna! Realmente sua amiga está certa, a historia é muito legal, pra agradar todas as idades!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Eu adoro essa história, por isso estou louca para adquirir o meu exemplar. Não sabia que o livro era curtinho e imagino que realmente dê uma nostalgia da infância. A edição realmente está linda, afinal a caveirinha sempre capricha. Adorei ler suas impressões, me deixou ainda mais animada para adquirir o livro.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane!
      Para quem gosta do filme esse livro tem um gostinho todo especial! Quando ler me diga o que achou!
      Beijos!

      Excluir
  14. Oi

    Apesar do filme não ser exatamente da minha época, eu já o vi muitas vezes. Eu acho essa edição tão caprichada, a editora sempre arrasa. Bom saber que ele é bem curtinho, adoro fantasias mais leves e com certeza vai ser ótimo para ler. parabéns pela resenha. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anelise!
      Obrigada! Quando terminar de ler nos diga o que achou!
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi, eu li esse livro o ano passado w foi uma das minhas melhores leituras de 2016 justamente pela nostalgia que ele traz de me lembrar das vezes que assisti o filme quando criança. Além que sempre tive um quedinha pó Jareth. Rsrs.
    E a edição está linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!! Realmente Jareth tem todo seu charme, tanto no filme como no livro (e que descrição ele tem no livro!).
      Beijos!!

      Excluir
  16. Nunca assisti o filme, mas a premissa do livro me chamou bastante atenção.
    Parece ser uma aventura e tanto,e eu adoro coisas com desafios e jogos, e esse labirinto parece ser cheio deles, fiquei curiosa, e por ser da dark side aposto que o livro está maravilhoso no quesito diagramação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela!
      Não tem como se arrepender, ainda mais pra você que gosta de desafios! Darkside sempre se superando!
      Beijos!!

      Excluir
  17. Olá, ainda não li esse livro, mas pretendo comprar o mesmo na bienal, bom ver antes suas impressões da historia, e que ela conseguiu te encantar dessa maneira. A diagramação é outro ponto que me faz querer ter ele na estante, afinal como você disse, foi muito bem trabalhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Vale muito a pena ter ele na estante, e todo o trabalho dentro desse livro, com os desenhos e o diário são incríveis, é pra se apaixonar tanto pela história como pela edição.
      Beijos!

      Excluir
  18. Já vi o filme muitas vezes quando era mais nova, e sempre fui apaixonada por ele. Mas confesso que não me lembro bem e vou querer rever antes de ler o livro, principalmente porque não sabia que ele tinha sido escrito com base no filme e não o contrário. Achei o máximo isso do autor ter conseguido levar pra história muita coisa que não foi para o filme, fiquei com mais vontade ainda de conferir a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      Vale muito a pena sim rever o filme antes de ler, eu mesma parei o livro no comecinho pra rever o filme antes de continuar lendo, especialmente pra matar a saudade! kkkk Pra quem viu o filme quando era criança esse livro vai ter um gostinho ainda mais especial! Ainda mais pela história que vem junto de como o filme foi criado.
      Beijos!!

      Excluir
  19. Olá, tudo bem?
    Fiquei curiosa, mas acho que vou assistir o filme primeiro e se gostar leio o livro. Gosto de fantasia e se é uma clássica já fico com vontade de ler. Espero gostar tanto do livro como do filme.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!
      Acredito que seja uma ideia muito boa! Se você gosta dos clássicos acho que vai adorar esse filme. Espero que se divirta vendo ele e depois conhecendo o livro!
      Beijos!

      Excluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não leio muitos livros assim e nem conhecia esse ainda, acredita? E também não conheço o filme, mas achei bem interessante a premissa e prefiro ler a história do que conhecer através do filme, então gostei bastante da sua dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Que bom que gostou! Espero que esse livro te encante como o filme me encantou quando era pequenininha!
      Beijos!!

      Excluir
  21. oie, gostei de saber que é um livro curto de fácil leitura,, também gostei de que ficou bastante parecido com o filme e que apenas nos aproxima mais dos personagens, adoro isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamara!
      Esse livro foi muito bem feito, o autor do livro fez um trabalho muito legal trazendo o leitor de volta pro mundo dos Duendes e explorando mais os personagens! Você tem o carinho, que se viu o filme e já sentia, renovado!
      Beijos!

      Excluir
  22. Oie
    como sempre, a edição arrasou e o enredo não está diferente, parece ser uma leitura muito interessante e tensa, eu adoro o gênero entao ja esta na lista de desejados, bela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catharina!
      Obrigada! Quando ler, deixe-nos saber o que achou do livro! Espero que goste tanto como eu gostei!
      Beijos!

      Excluir
  23. Olá =) 'Labirinto" e a “A Magia do Tempo” nem parece ser sobre a mesma obra, já que os nomes são tão diferente. Parece ser bem interessante. Poder ver ela mudando pouco a pouco no filme, ver os detalhes descritos no livro. Vou procurar ler e asssistir o filme. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane!
      Realmente o subtítulo foi um presentinho brasileiro para o filme que se chama apenas Labyrinth (em inglês), mas até tem seu charme rsrsrs!
      Espero que goste!!
      Beijos!

      Excluir
  24. Olha eu aqui!
    Oi Nanaaaaa, como se a gente não se falasse quase todo santo dia 😆
    Vamos lá, eu assim, como você, adoro os livros da Dark, já vi o filme labirinto, mas não tive interesse em ler o livro, sua resenha super apaixonada, faz com que queiramos devorar as páginas, vou fazer o seguinte, colocar na lista desse ano, certo? Depois a gente troca figurinhas 😘
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quem apareceu aqui! kkkk Ari <3
      Leia logo e me diga o que achou!!!! Pq vc tem que morar tão longe!? Eu poderia te emprest... er, não! kkkk
      Beijoca!!!

      Excluir
  25. Olá!

    O labirinto é uma leitura que pretendo realizar em breve.

    Gostei muito de conferir sua resenha e vou aderir a dica do filme antes de me degustar do livro.

    Amo de paixão o capricho dos livros da Darkside! O capricho deles sempre me encantam <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!!!
      Espero que goste tanto como eu gostei e não deixe de dizer o que achou!! Darkside está revolucionando com as suas edições!
      Beijos!!!

      Excluir
  26. Oi, tudo bem?
    O livro parece legal, a obra tem aspectos interessantes. Acho que para quem assistiu o filme se torna ainda mais impactante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Italo!
      Pra quem assistiu o filme cria aquela empatia gostosinha de estar lendo algo nostálgico, mas é igualmente bom pra quem não conhece e só quer ler o livro!
      Beijos!

      Excluir
  27. Eu nunca assisti ao filme. Lembro que na época da morte do Bowie se falou muito sobre ele e até lembrei de sua existência, mas nunca assisti mesmo.
    Realmente é um livro bem curtinho, dá pra ler de uma vez só. E o enredo, apesar de simples, parece encantador. Entretanto, não é um estilo que me agrade por completo, mas não descarto uma leitura, pois já achei interessante o fato de ter coisas que não estão no filme!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^