Resenha: Para o Lobo - Hannah Whitten

  


Sinopse: Destinada a se sacrificar pelo reino, Red enfrentará os perigos de uma floresta mágica para proteger aqueles que ama e descobrirá verdades perigosas por trás das lendas de seu povo. Primeiro volume da duologia Wilderwood, "Para o Lobo" é uma fantasia dark que combina elementos de contos de fadas em uma narrativa envolvente e repleta de personagens inesquecíveis. O reino de Valleyda não via o nascimento de uma Segunda Filha há cem anos – até a Rainha dar à luz Redarys, ou Red, irmã mais nova de Neverah. Seu propósito de vida é um só: o sacrifício. Ao completar vinte anos, Red se entregará ao temido Lobo em Wilderwood – a floresta que faz fronteira com seu lar –, para cumprir o pacto selado há quatro séculos e garantir a segurança não só de Valleyda, mas também de todos os demais reinos. Carregando o fardo de um poder que não consegue controlar, Red sempre soube de seu destino e está quase aliviada por cumpri-lo: na floresta, ela não pode machucar aqueles que ama. No entanto, apesar do que dizem as lendas, o Lobo é apenas um homem, não um monstro. E os poderes de Red são um chamado, não uma maldição. Enquanto descobre a verdade por trás dos mitos, a Segunda Filha precisará aprender a controlar sua magia antes que as sombras tomem conta de seu mundo.


Fala galera, tudo bem com vocês? 

Aqui quem fala é o Júlio e vou contar para vocês o que achei de uma trama de fantasia bem diferente de tudo que já li, a magia presente age de uma forma bastante peculiar.

Sigam lendo!

No reino de Valleyda, existe uma espécie de pacto com uma floresta vizinha, Wilderwood, se trata de enviar uma segunda filha ao "lobo da floresta", em sacrifício, para impedir que o mal contido nela se manifeste e na esperança de retorno dos cinco reis aprisionados, isso já acontecia a vários séculos sem que esses reis jamais retornassem. Neverah e Redarys (Neve e Red), irmãs gêmeas nascidas na época em que a história se passa, se viram como "vítimas" desse pacto, apesar de Red concordar com seu destino desde sempre, Neve não pensava da mesma forma e queria que a irmã permanecesse com ela ao invés de realizar o sacrifício, e é durante ele que a trama realmente começa.

O que o leitor encontra em Wilderwood na companhia de Red é surpreendente, na floresta o tempo não parece passar, um crepúsculo permanente acontecendo, e o lobo não era exatamente o que se pensava. Um homem com uma missão complicada e indiferente à presença da nossa protagonista, deixando a garota sem saber o que dizer ou pensar daquela situação. Wilderwood parece ter vida própria e ficar cada vez mais forte com o tempo, dificultando a vida do lobo, sua magia é baseada em auto sacrifício e mantém a floresta nos eixos, com a ajuda de mais duas pessoas que fizeram um pacto com a floresta por motivos nobre, mas que não possuem a mesma intensidade de magia. Red os conhece e conta bastante sobre sua vida, como foi parar ali, o motivo de ter aceitado estar ali, e, com o tempo, vai criando laços com os novos companheiros, em especial o lobo, que quer proteger a todos sozinho como uma penitência por acontecimentos passados.

A ambientação do livro combina bastante com o clima em Valleyda, dando sempre a impressão de frio, inverno, sensação reforçada pelo crepúsculo permanente da floresta. Cada capítulo nos conta um pouco mais sobre a floresta e o passado dos personagens, explicando como realmente funciona todo aquele lugar. A autora intercala os capítulos em Wilderwood com os interlúdios em Valleyda, onde vemos Neve buscando uma forma de trazer sua irmã de volta, as complicações no reino, vividas por sua mãe, as relações com as cidades e povoados vizinhos. Aliás, a autora mostra um pouco também de como foi a convivência das gêmeas com sua mãe, a rainha, uma pessoa não muito fácil de se lidar e em como isso afetou os acontecimentos durante toda a trama.

O foco maior é em Red e no Lobo, a cada capítulo entendemos mais o que realmente está acontecendo através das explicações dele, e vemos também uma aproximação da protagonista com o trio da floresta. O lugar em que vivem é um misto de construção e floresta que também é afetado por tudo nela, a chegada de Red ao local causou muitas mudanças devido ao seu poder misterioso. todo esse desenvolvimento nos leva a algo que, sinceramente não esperava, ao menos não no primeiro livro, e que afeta tanto a floresta como Valleyda. O livro deixa o leitor com informação suficiente para seguir a aventura tranquilamente no segundo volume, é uma trama bem diferente no gênero de fantasia, e o final só nos mostra que tem muita coisa para rolar ainda, muitas pontas soltas a serem resolvidas, a luta das irmãs pela própria sobrevivência continua. 

A leitura fluiu bem e não encontrei erros no texto, os capítulos possuem uma página divisória que indica se vai se passar na floresta, com a figura de um lobo, ou em Valleyda, figura de um castelo. Bem galera, eu vou ficando por aqui, a história de Red e Neve é daquelas que prende o leitor, vemos o quanto elas só querem viver normalmente suas vidas, embora pareça que o mundo conspire para que não aconteça, ansioso para pegar o segundo volume, recomendo demais a leitura! Até a próxima!


Classificação:


Dados:

Título: Para o Lobo.
Série: Wilderwood #1.
Editora: Suma.
Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem Adulto, Literatura Estrangeira.
Ano: 2022. 
Páginas: 392.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788556511508.
ISBN-10: 8556511503.





Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.