Resenha: Conto de fadas – Stephen King


Sinopse: Aos dezessete anos de idade, Charlie Reade parece ser um garoto comum: pratica esportes, é um filho atencioso e aluno de desempenho razoável. Suas lembranças, entretanto, não são feitas apenas de momentos felizes. Após perder a mãe em um grave acidente quando tinha apenas dez anos, Charlie precisou aprender a cuidar de si e do pai, que, enlutado com a perda da esposa, buscou refúgio na bebida.

Certo dia, ao pedalar pela rua de casa, Charlie atende um pedido de socorro vindo do quintal de um dos vizinhos: Howard Bowditch. O homem recluso e rabugento, que amedrontava as crianças do bairro, cai de uma escada e se machuca gravemente. O chamado por ajuda veio de Radar, a fiel pastor alemão, tão idosa quanto seu dono. Enquanto Bowditch se recupera, Charlie passa a ajudar o vizinho com tarefas domésticas e com o cuidado de Radar, e assim o rapaz faz duas grandes amizades. Quando Howard morre, Charlie se depara com uma fita cassete que revela um segredo inimaginável: um portal para outro mundo.


Oi pessoal!

Estou cada vez mais empolgada lendo os livros de Stephen King! Acho difícil entrar em sua cabeça e que se conseguisse acredito que ficaria com receio, pois seus livros são surpreendentes e sempre me deixam maravilhada com os detalhes expostos.

Esse, principalmente! Contos de fadas foi surreal, emocionante e arrepiante...
 Vamos a resenha?!


Charlie Reade tinha apenas dez anos quando sua mãe morreu, depois desse trágico acidente sua vida mudou completamente. Seu pai começou a beber e virou alcoólatra, assim tendo que se virar sozinho, ficou abandonado e com sua terna idade começou a ficar mais tempo na rua e virar um arruaceiro. No entanto, conforme foi crescendo percebeu que estava fazendo mal as pessoas e a si mesmo.

Aos dezessete anos, com uma mentalidade diferente do que tinha quando mais novo, estava voltando da escola quando escutou latidos. Ficou curioso, entrou em uma propriedade particular e encontrou a cadela junto ao seu dono implorando por ajuda. Sr. Howard estava caído ao chão depois de ter subido em uma escada, desiquelibrou e caiu, quebrando o tornozelo.

Charlie ajudou no que foi preciso, cuidou de Radar – a cadela – enquanto seu dono estava hospitalizado. Descobriu segredos daquele senhor, tornando-se amigo e confidente do mesmo, criou laços profundos e foi quando o mistério foi revelado...

Charlie passou por uma experiência traumatizante quando perdeu a mãe e teve que cuidar do pai alcoólatra, se culpava por não conseguir fazer mais do que isso. É o retrato de uma criança sofrida, carente de amizade e compreensão, mas que conseguiu dar a volta por cima.

Quando o Sr. Howard precisou de sua ajuda ele viu uma segunda chance para se redimir de tudo que aprontou quando criança e adolescente, se dedicou completamente a isso, a única coisa que não sabia é que aquele senhor escondia segredos sombrios e arrepiantes, que foram revelados através de uma fita cassete depois que o senhor morreu.

Charlie se apegou tanto a Radar que faria qualquer coisa para salva-la e foi isso que aconteceu. Ele entrou no portal para outro mundo, o que ele não sabia era o que esperava por ele, e qual o significado de sua chegada.

Ao mesmo tempo em que se sente compelido a ir adiante, tem sempre sua voz interior que o manda retornar, mas o amor por Radar fala mais alto e segue em frente em sua missão.

Muitas coisas acontecem, algo sombrio governa aquele mundo ao qual Charlie começa a conhecer e querer ajudar as pessoas que vivem lá, mas o sacrifício pode lhe custar muito alto.

O livro é apresentado através de contos. O enredo conta com o garoto como protagonista, Charlie que relata seus pensamentos, indagações e conflitos internos de uma maneira simples, as vezes pesarosa que chega a doer o coração, ele é um bom garoto e agora um bom homem.

Desafia seus próprios medos e seus inimigos, sendo forte, destemido, corajoso, ao longo de sua jornada Charlie se fortalece, conhece muita gente que sofre por repressão e humilhação, guiado pelas suas próprias convicções, ele cria um plano e o segue.

Gente, o livro é bem detalhado! Começa com Charlie aos dez anos e vai até ele adulto, com diálogos cruciais para seu crescimento e formação do seu caráter. Mas não se enganem, o livro retrata bem o lado sombrio das pessoas, até onde elas podem chegar para se beneficiarem...

Fiquei sem palavras muitas vezes ao decorrer da leitura, também horrorizada e entristecida diversas vezes, mas reconfortada pelas atitudes de Charlie! A história terá um significado diferente para cada leitor, mas percebe-se aonde somos fortalecidos.

Charlie cita Lovecraft, João e o pé de feijão, Cinderela, Sherlock Homes, Jack o estripador, Psicose, Alien e muito mais. Ele daria a vida para seus amigos e por Radar sem sombra de dúvida, ganhando assim: experiência, aprendizado, solidariedade, compaixão, respeito, altruísmo e amor, conquistando através de suas batalhas travadas não só no emocional, mas também na realidade dos fatos.  

A capa do livro diz muito sobre o que tem na história, é linda! As páginas são amareladas perfeitas para a leitura. Cada capítulo é um conto separado por uma ilustração, palavras simples e de fácil entendimento, escrito na primeira pessoa sendo Charlie nosso protagonista e narrador.

Apesar do livro ter muitas páginas, a leitura é fluida, nos conectamos com a história e identificamos com o narrador. Torci muito por Charlie, para que saísse ileso de toda aquela confusão...

A SUMA está de parabéns em trazer aos leitores mais um livro que nos leva a outro patamar para a palavra Contos de fadas, com um enredo que se mistura a diversos livros infantis, mas o que vemos é o lado real da trama, o lado sombrio dentro de muitas pessoas.

Recomendo esse livro para quem gosta de um livro detalhado, com tendências a conto de fadas mas para o lado sombrio da história, que gosta de se conectar com o protagonista e não tem medo de calhamaço. Uma ótima leitura!

Até a próxima!


Classificação:



Dados:

Título: Conto de fadas.
Autor: Stephen King.
Editora: - Suma - um selo da Companhia das Letras.
Gênero: Fantasia, Ficção, Horror, Suspense, Mistério, Terror, Literatura estrangeira. 
Idioma: Português.
Páginas: 624.  Ano: 2022.
ISBN 13: 9788556511577.
ISBN 10: 8556511570.  
Encontre no  Skoob.









Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.