Resenha: O fundo é apenas o começo - Neil Shusterman
Título: O Fundo é Apenas o Começo.
Autor: Neal Shusterman.
Editora: Valentina.
Gênero: Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira.
Ano: 2018.
Páginas: 272.
Idioma: português.
ISBN-13: 9788558890625.
ISBN-10: 8558890625.
Adicione ao Skoob.
Autor: Neal Shusterman.
Editora: Valentina.
Gênero: Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira.
Ano: 2018.
Páginas: 272.
Idioma: português.
ISBN-13: 9788558890625.
ISBN-10: 8558890625.
Adicione ao Skoob.
Cortesia / Editora parceira LT 2018.
Sinopse: Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental.
CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas.
CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho.
CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos.
CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos.
CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar.
CADEN BOSCH está dilacerado.
Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.
Hello pessoal!
Recebemos o livro em parceria com a Editora Valentina, na verdade eu escolhi receber esse livro, pois fazia um tempo que queria ler algo do autor, eis que essa foi a minha oportunidade.
Comecei a ler sem pretensão e totalmente sem saber o que esperar do livro. Nenhuma resenha foi capaz de me alertar a respeito do que o livro trata, vamos ler mais?
Clica ai e vamos lá!
RESENHA
O mínimo que eu posso dizer é que o livro nos mostra o quanto nossa mente é gigante e frágil ao mesmo tempo.
Caden, o protagonista, é um jovem que vive cercado por sua família e amigos. É inteligentíssimo e com sua mente que literalmente não para nem por um segundo, colocou todos à sua volta em um navio em alto mar viajando para um lugar desconhecido.
O nosso protagonista passa a ter alucinações, ver monstros, andar por horas a fio, tem crises e se afasta de tudo e de todos. Ele e o leitor são colocados em pauta sem saber o que é real e o que é a imaginação do protagonista.
O nosso protagonista passa a ter alucinações, ver monstros, andar por horas a fio, tem crises e se afasta de tudo e de todos. Ele e o leitor são colocados em pauta sem saber o que é real e o que é a imaginação do protagonista.
Caden consegue nos levar há um lugar em que, com certeza absoluta, você não gostaria de estar, sua mente é fervilhante e totalmente reflexiva, ela corre na velocidade da luz.
O garoto vive dias bons e ruins, nessa montanha russa onde a viagem cada vez mais vai se aprofundando e entrando em colapso com o real e o irreal. Cada coisa que ele ouve o leva mais fundo em sua mente e suas teorias conspiratórias, seus medos e inseguranças vem emergindo até o colapso final.
Essa é a parte mais tocante do livro, entender o sofrimento da família e o tempo em que ele fica na clinica vemos quão difícil é para ele mesmo se livrar das alucinações e ter mais momentos de lucidez. É aqui também que ouvimos pela primeira vez o termo "esquizofrenia".
É difícil escrever uma resenha coerente sem entregar todo o enredo, com um livro que te dá o próprio enredo distorcido.
De inicio, a gente se confunde, acha que perdeu alguma coisa de tão complexa que é a mente de Caden e de tão talentoso que foi o autor em nos embaralhar o pensamento dessa forma, mas depois que entendemos o livro, a leitura deslancha de forma singular. E não, não é fácil entender e expressar o que se leu. - Ainda estou penando -
Neil Shusterman nos entrega uma obra prima que nos mostra o quanto nós não sabemos nada da mente humana, o quanto ela é complexa e o quanto ainda temos pela frente para que, quem sabe, algum dia, possamos desvendar cada sinapse em nosso cérebro.
Quero finalizar essa resenha dizendo que "O Fundo é apenas o começo" é um livro que só lê quem realmente ama a literatura e quem não tem medo de se perder em algo impensado e completamente surreal.
Praticamente, você se vê dentro da mente louca de um protagonista tão humano quanto você. Caden consegue encantar e te conquistar de um jeito que não se explica.
Uma surpresa agradável, mas de leitura difícil e que vai te fazer ter novas perspectivas com relação a quem sofre de transtorno mental...
SOBRE O AUTOR
"Folhas em branco gritam comigo, exigindo serem preenchidas com o lixo do meu cérebro."
SOBRE O AUTOR
NEIL SHUSTERMAN
É autor de vários romances premiados, roteiros para filmes e para animações de TV. Nascido e criado no Brooklyn, em Nova York, atualmente mora no sul da Califórnia. Em 2017, O ceifador foi escolhido livro de honra do Michael L. Printz Award, o principal prêmio de literatura jovem adulta dos Estados Unidos.
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu adoro livros que tem como tema transtornos mentais, mesmo que esses livros sejam mais complexos e difíceis de entender.
Já coloquei na minha lista de desejados, obrigada pela dica.
Beijinhos!!
Oiii
ResponderExcluirO Neal Shusterman arrasa escrevendo qualquer tipo de história, esse autor é um dos que mais adoro. O fundo é apenas o começo está na minha lista e planejo ler em breve, sei que vou gostar.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Durante um bom tempo esse livro foi uma verdadeira incógnita pra mim, mas a cada dia que passa vejo mais resenhas positivas a respeito, acho o titulo por si só extremamente interessante e questionador, fiquei curiosa porque voce nao soltou nenhum spoiler haha
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirEsse livro é uma obra-prima contemporânea, porque ele escreveu essa obra para homenagear o filho dele, que é o ilustrador do trabalho também. O filho dele passou por problemas psicológicos e foi dias tenebrosos para todos, porém Neal esteve com o filho o tempo todo e após sua recuperação fez esse livro como forma de alertar sobre doenças mentais e mostrar um pouco do que aprendeu com tudo isso.
É EMOCIONANTE esse livro e todos devem ler com a mente aberta, porque é uma declaração de amor das mais lindas que tive a chance de ler na minha vida.
Beijos!
Eu li esse livro recentemente e gostei muito da leitura, ele mexeu demais comigo e ainda hoje sinto reflexos da leitura, mas é uma obra genial e que eu adorei ter conhecido. Gostei de ver a sua opinião e ver como foi a experiência para você.
ResponderExcluirNossa que interessante. Eu não conhecia o livro para ser sincera. E gostei de saber sua opinião. Não e uma leitura que eu goste de fazer mas quem sabe futuramente não é mesmo? Parabéns.
ResponderExcluirBeijos .
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro tem um enredo muito interessante e aborda um assunto muito importante, porém, confesso que não senti vontade de ler ainda. Parece que a trama foi bem desenvolvida pelo autor e o assunto explorado de uma maneira pertinente, mas a leitura me pareceu difícil e até dolorosa.
Não é algo que eu esteja procurando para ler neste momento, mas quem sabe futuramente né? De qualquer forma, adorei a resenha e fico feliz que você tenha gostado tanto.
Beijos!
Eu adoro a escrita do Neal e ainda não tive oportunidade de ler esse, apesar de estar bastante curiosa. "o quanto nossa mente é gigante e frágil ao mesmo tempo" sua frase ficou marcada em mim, porque foi a coisa mais verdadeira que eu ouvi essa semana... Ótima resenha, parabéns!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirEu adoro os livros O ceifador e A nuvem, escritos pelo autor, mas não tenho muita vontade de ler esse livro, pois ele tem uma ideia um pouco mais diferente, mesmo a questão de trabalhar temas da mente me atrair bastante.
Fico contente que você tenha gostado desse livro, mas no momento, vou passar a dica.
Beijos
Esse livro foi resenhado no meu blog por minha resenhista que passou pela depressão, ela conta sua experiencia lá. Sua resenha desse livro é a segunda que leio e fiquei ainda mais curiosa para ler o livro, estou com o meu aqui em casa e já vou colocar ele na fila.
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirEu curto muito a escrita e os livros do Neal Shusterman, mas ainda não li "O Fundo é apenas o começo" e pretendo realizar essa leitura no próximo ano, quem sabe? Fico contente que você tenha gostado da leitura e vou anotar a sua dica!
Abraço!
Putz, não tenho competência para disputar um lugar dentro da mente louca do protagonista, não, não. Mesmo amando a sua resenha, não estou em um momento de ler um livro assim.
ResponderExcluirBjo
Tânia Bueno
Olá,
ResponderExcluirJá li livros e vi séries com o tema, então não acho que seria algo tão novo para mim. Claro pelo ponto de vista do paciente é algo completamente com sentido e sem sentido ao mesmo tempo, então até seria interessante ler por este angulo. O resto da história não me interessou tanto assim.
Debyh
Eu Insisto