Resenha: Sem ar – Jennifer Niven.



Sinopse: Passar o verão numa ilha remota não era o plano de Claudine Henry. Ela deveria estar viajando de carro com sua melhor amiga, aproveitando cada minuto antes de ir para a faculdade. Mas depois que seus pais anunciam o divórcio, o mundo dela vira de cabeça para baixo – e Claude vai parar nesse destino improvável, acompanhando a mãe que tenta se reconstruir depois da separação.

Ali, a garota não tem internet, sinal de celular ou amigos. Até que conhece Jeremiah. Com o espírito livre e um passado misterioso, a química entre os dois é imediata e irresistível. Enquanto vivem aventuras pelas praias, dunas e florestas, Claude e Miah tentam não se apaixonar – afinal, esse relacionamento tem os dias contados. Mas talvez viver esse romance seja exatamente do que Claude precisa para começar a escrever sua própria história.


Claudine Henry tinha uma vida normal, pais que a amavam, uma melhor amiga, um crush e o mais importante naquele momento, ela estava de viagem marcada com Saz, sua melhor amiga para encerrar um capítulo de sua vida: o ensino médio!

Porém, há exatos 7 dias antes de sua formatura ela recebe uma notícia que mudaria o rumo de sua vida. Seus pais vão se separar e antes que ela possa assimilar o que estava acontecendo, Claude vai parar em uma ilha com sua mãe, que procurava por um história para escrever.

[Quote] “Preciso conversar com você."
Eu: "Tudo bem."
"Não quero que você pense que tem outra pessoa. É importante que você saiba disso. Mas sua mãe e eu estamos nos separando, e ela pediu para que eu te contasse porque não foi ideia dela; foi minha."
(...)
Quando ele diz separar, penso em um coração cortado ao meio, e membros serrados. [...]

Lá ela conhece diversas pessoas, e acaba descobrindo mais sobre o seu passado. Porém, não consegue deixar sua antiga vida para trás e viver uma nova aventura, o crush envia mensagens e isso a conecta ao que ela queria viver. Sua amiga Saz, começa a namorar e Claude conhece Miah, um garoto leve com um passado complicado.

O que seria apenas uma ficada, poderia se tornar um amor de verão e superar isso? E Claude poderia estar mudando seus pensamentos e se autoconhecer?

[Quote] Sentamos no cobertor que ele trouxe e bebemos os refrigerantes que ele trouxe, e não quero que a noite acabe. Penso: Eu poderia ficar aqui. Poderia viver bem aqui. E por algum motivo começo a pensar na Claude que eu era antes do verão, a garota que não sabia que as pessoas vão embora e que o amor pode mudar de ideia. [...]

Claude sofre muitas mudanças, boas e ruins, o relacionamento dela se construindo com sua mãe e se perdendo com seu pai, conhecendo mais sobre o passado de sua família, tentando voltar a escrever suas histórias e quem sabe até vivendo um amor de verão.

Ela se redescobre como mulher, como uma pessoa que jamais pensou que poderia ser. Seus pensamentos e atitudes mudam e isso é o mais importante para ela.

[Quote] Perdi a virgindade, e no entanto digo a mim mesma que não perdi nada. Este corpo é meu. Sou a única pessoa que o ocupa; eu escolhi o que aconteceu. Sabia o que estava fazendo. Decidi onde e quando transar. Assim como vou decidir minha vida. Chega de esperar que os outros decidam as coisas por mim Estou escrevendo minha vida agora. [...]

Contudo, Claude perde também uma parte muito importante de si: como confiar nas pessoas. Seu pai literalmente as mandou embora, sua melhor amiga escondia um relacionamento, e Miah é muito reservado com seu passado. Confiar deixou de ser algo importante para ela, porque para Claude, se ela confiar as pessoas irão embora e ela não quer perder mais ninguém.

Nossa protagonista pensa muito na garota que ela deixou de ser antes de conhecer a ilha e repara que evoluiu, mas não perdeu todas as suas características. Conhecer Miah apenas lhe mostrou outro lado dela, um lado que queria levar para sempre. E ele acabou se tornando melhor ao lado dela, no entanto, em alguns dias ela iria embora e ele também. Será que o que construíram juntos mudará? E o amor que eles nutriam um pelo outro, viveria?

Será que eles levariam consigo e voltariam a se encontrar? E seu pai, ela o perdoaria?

Tudo nesse livro me ensinou algo, como as pessoas vêm e vão, como um dia pode tudo estar bem e no outro desmoronar. Como algumas pessoas podem simplesmente partir…

Conheci Claude como uma pessoa e no fim ela se tornou uma versão melhor de si mesma, algo que naturalmente buscamos na vida, não é mesmo?

O amadurecimento e autoconhecimento da persono ficou muito nítido. A construção de um novo relacionamento com sua mãe foi algo incrível de se ver, e o relacionamento de verão com Miah mostrou como podemos nos jogar de um penhasco e nos apaixonar, como podemos nos permitir viver. 

[Quote] "Como é se apaixonar?" Apoio os braços sobre a cabeça e volto os olhos e o rosto para o céu. Demoro para responder porque não sei ao certo como é.
"Quando é a pessoa certa, a gente se sente invencível e notada e em casa, não importa onde a gente esteja no mundo.” [...]

No começo da leitura, confesso, fiquei com um pé atrás, era tudo muito normal, uma família que se amava e não via problemas ali, mas o livro me ganhou pra valer! Eu não esperava o que vinha a seguir, os personagens me cativaram, principalmente Miah e Claude. A história de sua família ancestral e a de agora, tudo havia se conectado. Um livro repleto de intensidade, descobertas pessoais e mensagens importantes. 

Recomendo para quem precisa de um amor passageiro, que precisa se reconectar consigo mesmo ou que apenas quer curtir um romance e de quebra encher a bagagem das reflexões com coisas boas! 

Eu amei cada pedaço desse livro, cada palavra, frase, cada linha! Leiam!

Classificação:

Título: Sem ar. 
Autora: Jennifer Niven.
Páginas: 392. Ano: 2021 
ISBN: 9788555341335.
Editora: Seguinte. 
Gênero: Literatura estrangeira, ficção, jovem adulto, romance. 
Compre na Amazon

7 comentários:

  1. Oi Aanaluiza!!

    Eu li um livro dessa autora e acabei não gostando muito, não sei se foi por conta do momento que eu tava vivendo ou algo assim, mas acabei não gostando da leitura ai perdi o interesse em ler os outros livros dela.
    Tenho visto várias pessoas falando desse livro e tô pensando se vale a pena tentar novamente ler algo dela. Adorei saber sua opinião sobre a leitura!!

    ResponderExcluir
  2. Lendo sua resenha eu viajei aqui, imaginando cada queda e recomeço da protagonista, como tudo o que ela tinha como certo e seguro desmoronou (o casamento dos pais, que representavam seu alicerce na vida) e como era difícil se reconectar consigo mesma e encarar que tudo tinha mudado e era preciso seguir em frente. Gostei muito de saber que ela consegue evoluir, amadurecer, se tornar uma versão melhor de si mesma, que é o caminho natural do crescimento como pessoa. É um livro que eu gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  3. Ganhei esse livro de aniversário em maio e ele está aqui esperando o tempo certo pra ser lido porque eu sei que a autora é intensa e eu devo me preparar pra leitura. Amei seus outros livros e acredito que amarei esse aqui tambem, principalmente depois da sua resenha. Amei a forma como você descreveu o enredo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem ?
    Tenho visto muita gente comentando sobre esse livro. Fiquei pensando como você, como uma família aparentemente onde tudo ia bem, desmorona. Mas muitas vezes o lado do avesso é o lado funcional de todo mundo e é onde nos descobrimos.
    Gostei bastante da forma como escreveu me trouxe intensidade e anotei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Ah, estou com esse livro no meu Kindle mas ainda não comecei a ler. Hoje inclusive acessei e atualizei minha listinha. Só no último mês baixei uns 20 livros e nem comecei ainda. Meus pais são separados, mas aconteceu quando eu era bebê então não me lembro muito bem. Mas acredito que quando a criança é maiorzinha seja mais delicado porque ela está vivenciando aquela situação. Mas, como tudo na vida sempre conseguimos superar e seguir em frente. Concorda? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que tenho esse livro, mas ainda não senti vontade de ler porque não gosto da escrita da autora. Mas lendo sua resenha percebi o quanto você gostou da leitura e tirou reflexões importantes dela. Além disso, achei legal a protagonista ter essa evolução ao longo do livro, porque deve ser interessante de acompanhar. Amei a resenha e fico feliz que tenha sido uma leitura tão boa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso urgentemente retomar essa leitura, iniciei assim que saiu mas a história acabou não me prendendo, sabe? Achei pouco interessante de início e acabei deixando de lado. Contudo eu quero verdadeiramente sanar esta pendência e saber que a leitura evoluiu positivamente pra você me anima a resolver isso logo.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.