Resenha: Jardim de inverno - Kristin Hannah.


Sinopse: Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são. "Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento." -- Publishers Weekly A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes ― uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.



Olá, pessoal! 

Não tenho palavras para descrever o que senti lendo esse livro, mas vou tentar. Foi uma sensação de angústia, pelos fatos que ocorreram, desespero por não ter o que fazer e esperança de que tudo ficaria melhor.

Vou direto para a resenha, pois a sensação que tenho é que se eu demorar para escrever as palavras sumirão da minha cabeça. 

Então, sem demoras, vamos a resenha.

Já li vários tipos de gêneros na literatura, mas esse, realmente tem uma das histórias mais lindas e mais tristes que já li. No começo achei que seria mais um livro de reflexão e muitos sentimentos, mas estava enganada. Ele não era só sobre isso, o livro vai muito mais além... Ele é sobre sobrevivência, amor e redenção. 

No começo me deparei com a história da garota Meredith de doze anos tentando de todas as maneiras chamar a atenção de sua mãe para que a mesma demostrasse sentimentos por ela e sua irmã Nina. A garota fazia de tudo por um mero carinho, mas percebeu com o tempo que era impossível e acabou desistindo. 

Havia uma história por traz de todo aquele descontentamento e a dificuldade em demonstrar sentimentos. Ela tinha uma vida que deixou marcas e feridas jamais esquecidas e muito real na lembrança sofrida, que acabou transformando, sua mãe Anya, numa pessoa oca por dentro. 

O choque, a tristeza, o arrependimento, as humilhações, a angústia de não poder fazer mais. Uma coisa que percebi nesse enredo é que nunca podemos julgar as pessoas, pois não sabemos o que ela passou ou está passando. É assim que Anya se sente, quebrada e machucada por tudo o que passou, como se não merecesse estar ali e ser feliz. 

Passaram-se os anos e na leitura percebo uma família dividida: de um lado temos Meredith adulta, mãe de duas meninas que estão na universidade, esposa, dedicada ao trabalho que herdou do pai. E pelo outro lado temos Nina, a mais nova, que está no auge de sua carreira como fotógrafa. Ela vive viajando sem previsão de retorno à casa. 

O pai está doente precisando de uma maior atenção, então Nina retorna e Meri se desdobra para dar conta de tudo. Como a mais velha se vê na obrigação de deixar tudo em ordem e isso causa uma indiferença em seu relacionamento conjugal. Cada vez mais distante do marido, que sente na pele o abandono e a ausência dela. 

Nesse livro, é muito visível e destacado o lado feio de cada pessoa, menos do pai que desde o começo foi a pessoa que tentou de todas as formas unir a família. Meredith sentiu na pele a rejeição da mãe e isso ocasionou o desastre de sua vida até aqui, Nina por outro lado não sentia nada, nem empatia e nem carinho. Só respeito, por isso suas fugas para lugares longes e desenvolveu também medo de relacionamentos. 

Os sentimentos dessas três mulheres representados por uma falta terrível de informações. A falta de diálogo ocasionou muitas tristezas, que poderiam apenas com uma conversa poderiam resolver todos as dificuldades e os impasses. Pois descobrir o que realmente aconteceu com sua mãe poderia de fato abalar as estruturas em torno delas, trazer compreensão e o mais importante, empatia por tudo. 

Como comentei no começo, pensei que apenas seria uma história familiar sobre a vida em família e suas dificuldades, mas acabei me deparando com uma profundidade de fatos contados que no início eram como conto de fadas e então se tornou uma história sombria e misteriosa com muitas falas e sentimentos complexos. 

Não imaginava uma reviravolta assim, juro que meus sentimentos por essa mãe eram os piores possíveis. Não havia sentido ela ser tão desprovida de ações e emoções com relação a suas filhas, mas vou dizer: compreendi seus receios, mas não perdoei a falta de carinho e atenção, que levou as meninas a não conseguirem seguir em frente em algumas áreas de suas vidas. 

Sério gente, acho que todo mundo deveria ler esse livro. Todavia, ele é para quem gosta de ler sobre a guerra e as sequelas que ela traz deixando marcas para uma vida toda. Essa obra nos traz vários sentimentos, desde raiva, dor, tristeza e lágrimas a felicidade contentamento, suspiros e compreensão. 

Uma história dramática que nos revela várias facetas de uma guerra onde várias pessoas morreram lutando ou definhando de fome, se esforçando ao trabalho árduo pelos seus familiares, deixando-se serem humilhados por aqueles que deveriam os proteger e muitas vezes pensando se vão sobreviver até o dia seguinte. 

O final foi surpreendente de todas as maneiras, se tem uma forma mais bonita de trazer ao seu coração paz, amor e redenção, esse foi perfeito e revelou que tudo estava interligado de alguma maneira, ter algum sentido a sua vida nos transforma em pessoas melhores. 

Esse mistério todo em torno de Anya e seu passado desencadeou um futuro onde suas filhas mal a conhecia, mas o destino tratou de reverter esse infortúnio e agora depois de saberem de tudo vão perdoar? Isso vocês vão descobrirem lendo o livro. –risos- 

Esse livro nos faz refletir sobre a segunda guerra que aconteceu em Leningrado (um cerco militar pelas tropas da Alemanha nazista), um lugar frio e distante, que me emocionou e revoltou em saber como as pessoas neste lugar eram tratadas, de maneiras que deixou muitas marcas e cicatrizes. 

Li o livro digital, então não tenho como falar da parte física ou diagramação do livro. Escrito em terceira pessoa, temos uma visão ampla de todos os personagens e seus pensamentos o que torna a história muito mais interessante e emocionante. 

É o primeiro contato que tenho com a escrita de Kristin Hannah e me surpreendi com maneira que me prendeu a história. Graças a reviravolta magnífica, me revoltei e ainda estou pensando em algumas atitudes dessas três mulheres. 

Vocês já leram Jardim de Inverno? Se sim ou se não deixe seus comentários que ficarei feliz em responder. 

Até a próxima!

Quotes:

E ali ela: sua mãe com oitenta e tantos anos, envolta em cobertores, sentada no banco negro em seu assim chamado jardim de inverno. Uma neve fina começou a cair; minúsculos flocos enevoaram a cena, transformando-a em uma pintura impressionista onde nada parecia sólido o bastante para ser tocado. [...]

Meredith deu de ombros e Nina sabia o que aquele movimento queria dizer. quem sabia sobre Mamãe? Ela era uma estranha para as duas, indecifrável, e Deus sabia como haviam tentado. Meredith especialmente. [...]


Classificação:


Dados:

Título: Jardim de Inverno.
Autora: Kristin Hannah.
Editora: Novo Conceito.
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira.
Páginas: 416.
Ano: 2013.
Idioma: Português.
ISBN-10: 8581630359
ISBN-13: 9788581630359
Encontre no Skoob

10 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    O livro parece ser bem intenso.. Além do cenário de guerra que por si só já trás um certo peso, todo esse misto de sentimentos faz com que a gente realmente absorva a história. Não li o livro ainda, mas pretendo lê-lo.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro a muito tempo, mas essa história ainda está fortíssima no meu coração. Achei original, forte, bem descrita!!! Só de ler sua resenha, me lembrei de como me comovi com o enredo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gosto de leituras que mexem com nossas emoções, depois que li sua resenha, fiquei muito pensativo de como deve ser essa história, o turbilhão de emoções que ela nos deve fazer sentir. Já a desejo ler imensamente. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Gustavo essa leitura nos transporta para outro país que parece surreal e nos comove.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Kristin Hannah começou a ter uma popularidade grande atualmente que fico sempre curiosa em tentar algum título dela. Essa parece ser uma história bem emocionante, e fiquei curiosa com todo o drama. Dica mais que anotada, e pude perceber pela resenha o quanto gostou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol!
    Sim é realmente uma das histórias que mexeu muito comigo, foi transportada para outra vida e aprendi com isso.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro desde 2013/2014 e nunca o peguei pra ler, acredita?
    Já até emprestei ele para uma colega de trabalho e ela assim como você, gostou bastante e super me indicou essa leitura. Ler sua resenha me fez lembrar na hora do quanto ela ficou empolgada com essa leitura. Acho que você conseguiu trazer de volta meu desejo de ler esse livro. Não tenho dúvidas de que terei uma experiência ímpar.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  7. Delmara.
    Esse livro nos trás a outra realidade totalmente diferente em que vivemos, trazendo reflexão e um desejo que tudo termine bem, leia sim vai gostar. Bjs!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.