Resenha: Mar da tranquilidade – Katja Millay.



Sinopse: Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar.

Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.

A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.

À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.

 

Olá! Hoje trago para vocês a indicação desse livro que me fez chorar muito e ao mesmo tempo trouxe uma paz quando findei a leitura. 


É uma leitura apaixonante e que me fez pensar: apesar dos problemas na nossa vida, podemos encontrar alguém que necessita de nosso apoio e que pode estar igual ou pior do que nós. Então vamos olhar em volta e parar de sentir pena de nós mesmo, pois o que passou não pode ser mudado, mas pode aliviar a dor e reconstruir um novo amanhã! Cliquem aí e sigam lendo!

Nastya é uma garota de cabelos e olhos pretos que está a quatrocentos e cinquenta e dois dias sem falar com ninguém, pode parecer coisa de adolescente ou rebeldia, mas é muito mais do que isso. Ela está calada por não quer mentir para as pessoas, já que tem a certeza de que se alguém perguntar se ela lembra de alguma coisa de três anos atrás, não vai conseguir se conter e vai falar.

Não deixando transparecer seu sofrimento, ela muda radicalmente seu modo de se vestir, sua perda está estampada em seu rosto. Nastya muda de escola, de personalidade, de casa, indo morar com sua tia. Só sobrou seu ódio de si mesma, por não ter percebido... Por ser uma menina inocente de quatorze anos, que tinha sonhos que de repente foram roubados, tirados e arrancados dela da noite para o dia.

O que sobrou foi só ilusão. Poderia ser um pesadelo do qual ela pudesse acordar a qualquer minuto, era o que ela desejava e o que não era. Agora não vai demorar, ela vai completar seus dezoito anos e finalmente vai ter a liberdade e poderá tentar encontrar aquele que lhe fez mal, só para lhe perguntar o porquê.

Eu não parei de falar imediatamente. Falei até o dia em que me lembrei de tudo o que aconteceu, mais de um ano depois. Esse foi o dia em que me calei. Não foi subterfúgio nem uma tática. Não foi psicossomático. Foi uma decisão. E eu tomei. [...]

Josh é um garoto que tem o peso da vida nos ombros e sente como se todos passassem por ele, mas ninguém ficasse ao seu lado tempo bastante para lhe dar apoio, ou mesmo para se importar em como ele está se sentindo, com isso ele prefere ficar isolado de todos na escola, já que se acha amaldiçoado.

Nastya conhece Josh, um garoto que tem o mesmo olhar perdido que o dela. Uma amizade surge entre os dois, confiança e depois cumplicidade, mas cada um tem sua cota de problemas para cuidar, devagar eles estão se importando um com o outro, mas onde isso vai levar? A verdade e os segredos que estão entre eles serão revelados?

Nastya e Josh juntos eram perfeitos, ela tinha um humor ácido e ele aceitava suas provocações, eram espontâneos e isso criava um clima super leve, as vezes apenas com um olhar já sabiam o que estavam sentindo e pensando, uma sintonia perfeita... Se encaixavam, todavia o passado estava lá para os atormentarem.

Nastya tinha que resolver seus problemas, pois se sentia incompleta e não dava a mínima para a vida, não queria mudar, ficava naquela mesmice, como se nada importasse de verdade. Será que Josh poderia ser o seu bote salva vidas? Mas quem iria salvar ele de se afogar?

Eu me deixava levar pela correnteza deles, sendo moldada lentamente, até ficar perfeita. Mas assim que isso aconteceu, fui arrancada da água, arremessada e estilhaçada em mil pedaços que não tenho mais como juntar. Nem sei onde foram parar. E há pedaços faltando que os que restaram não se encaixam mais. [...]

Temos muitos personagens envolvendo a trama. A família de Nastya sempre atenciosa, preocupados com ela, queriam que voltasse para casa. Drew e sua família que estavam sempre ali e ajudava Josh e Nastya em vários momentos, sempre presentes quando eles precisavam.

Sendo bem sincera, na minha percepção não havia como dar certo, a dor da perda tanto de um lado como de outro era imensa. Foram muitos erros, arrependimentos, acontecimentos totalmente despretensiosos que geraram ciúmes, intrigas, muitas dúvidas, era como se desse um passo para frente e dois para trás.

Josh sabia o que queria, seu caminho já estava traçado, tinha uma casa, uma profissão, mas era totalmente sozinho. Nastya com seu jeito foi chegando de mansinho, trazendo luz para vida de Josh, apesar de ver muita tristeza em seu olhar, ele viu a esperança surgir, as coisas estavam ficando intensas, começaram as cobranças, mas como resolver os problemas, se ela não se abria?

Sabe aquela história que você lê e toca no fundo da sua alma? Aquela que faz você de repente notar o quanto poética e catastrófica pode ser a vida? Mas de um jeito ou de outro continua vivendo e aprendendo com através das perdas e vitórias. As incertezas de poder ver um final feliz ou com esperança de alcança-lo algum dia e ainda assim seguir sempre tentando, aperfeiçoando, resistindo... Vale a pena conferir.

A capa é linda, temos duas imagens bem distintas que se destaca bem no conteúdo da trama. A narrativa se dá em primeira pessoa, intercalando os pontos de vista entre Nastya e Josh. O tamanho da fonte é confortável para leitura, não notei erros de digitação e as páginas são amareladas sem nenhum desconforto aos olhos.

O livro nos traz a intensidade dos sentimentos, uma história que realmente pode acontecer e os conflitos internos que são os que nos fazem a toda hora discordar e ao mesmo tempo entender a situação, uma leitura que prende do começo ao fim.

Recomento para todas as pessoas, pois acredito que é uma leitura necessária, que nos faz refletir e sentir como se estivéssemos dentro da história e vivendo seus personagens. Um livro que trás aprendizados para vida.


*Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo "School Library Journal", "Mar da Tranquilidade" é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances.*


Classificação:



Dados:

Título: Mar da tranquilidade.
Autora: Katja Millay.
Editora: Arqueiro.
Gênero: Drama, romance, ficção, literatura estrangeira.
Idioma: Português.
Páginas: 368. 
Ano: 2014.
ISBN-13: 9788580413250.
ISBN-10: 8580413257.
Encontre no Skoob.
Compre aqui.

11 comentários:

  1. Não conhecia esse livro. Já me apaixonei, eu gosto bastante de livros que me fazem sentir alguma coisa, livros que me tocam e me fazem refletir sobre a vida. Adorei bastante sua resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      É um livro apaixonante e com muitos sentimentos misturados, leia você irá adorar.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Eu amo demais esse livro! Foi uma leitura realmente que me tocou, me fez sentir as dores dos personagens e tão tão linda! Tem muito que li pela primeira vez, no entanto esse ano fiz uma releitura e vi que meus sentimentos pelo enredo não mudou nada, na realidade só aumento a emoção. Recomendo também a todos essa leitura. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Sim, o livro nos traz muitas emoções e nos fazem refletir. Obrigado. Bjs!

      Excluir
  3. Essa capa sempre ma chamou a atenção e sempre tive curiosidade, mas nunca tinha lido uma resenha sobre.
    Amei sua resenha e depois dela fiquei ainda mais com vontade de ler!
    Acho que vou finalmente dar inicio! Muito obrigado pela resenha e pela dica!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Leia sim é uma leitura intensa e ao mesmo tempo leve, que te prende até o final, obrigado. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris.:)
    Tinha esse livro há muitos anos atrás, li, mas não curti muito. Não sei se foi numa época ruim da minha vida, mas não curti nadinha da leitura. Tanto que troquei o livro no mesmo dia em que terminei a leitura kkkk.
    Gostei de ver a opinião desse livro por outra pessoa, pra ver q minha conclusão da leitura não foi lá essas coisas rs.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  6. Oi Lauri!
    Pena que não curtiu, talvez seja mesmo pelo momento que estava passando. Obrigado, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Eu li este livro na época do lançamento e não sei se ele funcionou totalmente pra mim como eu gostaria. Achei que a autora pesou a mão no drama sem desenvolver tudo com a profundidade que a história pedia, mas que bom que sua experiência foi diferente da minha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gosto demais de livros com enredo intenso e repleto de reflexões. Essa obra parece ter uma história incrível, chamou demais minha atenção e aguçou minha curiosidade para sua leitura. Anotei a dica para ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Olá Cris!!!
    Não conhecia a autora e o enredo do livro, pois já havia visto a capa do mesmo circulando por entre as redes sociais mas nada que me fizesse querer lê-lo.
    Eu gostei quando você disse que é um livro que nos faz pensar se nossos problemas são maiores do que os outros e pararmos de olhar apenas digamos para nosso umbigo.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.