Resenha: As crônicas de Asdaria – Um conto de dois irmãos – Victor L.N Visco.

Título: As crônicas de Asdaria – Um conto de dois irmãos
Autor: Victor L.N Visco
Editora: Chiado Brasil.
Gênero: Literatura brasileira, ficção fantasiosa.
Idioma: Português.
Ano:  2019. Páginas: 308.
ISBN:  9895236778.
Encontre no Skoob.
Compre na Amazon.
Cortesia / Autor parceiro LT 2019.

Sinopse: Todos se entreolharam sem saber o que esperar do jovem Semideus, enquanto Lucius parecia desconfortável com a situação. “Agora que Oriedsa prestou atenção nele, eram visíveis marcas de queimadura no lado direito de seu corpo.”

Asdeiro e Oriedsa, dois Semideuses do Aspecto do Equilíbrio, se vêem no meio de uma conspiração que ameaça a paz conquistada com tanto esforço. O ressurgimento dos Sombrios, uma misteriosa raça de meio-humanos, cuja natureza e motivos parecem desconhecidos até mesmo para os Deuses, desafia os irmãos e seus companheiros Semideuses a descobrirem a verdade e protegerem os mortais de Ny'im.


Não sou muito fã de mundo fictício e nem de aventuras com seres que não sejam humanos, mas resolvi arriscar, sair um pouco da minha zona de conforto e decidi ler “As crônicas de Asdaria”. Tenho que confessar que gostei da leitura, adorei a mistura de deuses, semideuses e mortais. Bem, vamos lá?!

A história se passa na cidade de Asdaria, em Ny’in, onde deuses, semideuses e mortais vivem em harmonia, mas nem sempre foi assim. Há vinte anos, o povo de Ny’in enfrentou uma Grande Guerra, contra um povo que é chamado de Sombrios. Tem poucos detalhes sobre esse povo no livro, o autor só descreveu que a pele deles é acinzentada, que eles possuem uma pedra na testa e são mantidos isolados com a ajuda de um artefato mágico forjado pelos próprios deuses para aprisioná-los depois da guerra.

Todos os anos, em comemoração ao final da Grande Guerra, os semideuses disputam um torneio divino, onde quem for desarmado primeiro vence a luta. Na arena eles demonstram suas habilidades, armas, poderes e todos os mortais são convidados para assistir e escolher seu lutador preferido.

Asdaria é regida por três aspectos: Caos, Ordem e Equilíbrio. Asdeiro e Oriedsa são semi Deuses irmãos e seu aspecto é a Ordem, Lucius e Asarina também são irmãos e são aprendizes da deusa da Ordem. Esses semideuses são treinados e através de um sorteio lutam entre si.

Durante o torneio, da atualidade da história, ocorre uma tragédia, um sombrio ataca um ex-general da guarda divina e Laura, uma menina pequena presencia o ataque e imediatamente corre para a festividade para avisar os deuses sobre o fato ocorrido.

Após a confusão que se segue, deuses e semideuses investigam o ataque e tentam descobrir como foi que o sombrio conseguiu escapar do exílio. Com toda a extensão dos acontecimentos, deuses e semideuses resolvem então traçar uma estratégia para proteger os mortais e a eles mesmos. Semideuses começam a treinar para o combate contra os sombrios e contam com a ajuda de dois mortais, Laura e Hadgar, aprendiz do ex-general atacado por um sombrio.

Laura em seu treinamento desenvolve poderes até então desconhecidos, habilidades poderosas que surpreende a todos, inclusive os deuses. Durante o treinamento, ocorre um novo ataque as cidades vizinhas, os semideuses começam a desconfiar de que os deuses não estejam contando toda a verdade sobre o povo sombrio, então decidem investigar por conta própria. É aí que começa a confusão. O que será que esses deuses escondem? Por que os sombrios foram aprisionados? Qual o motivo da guerra? E Laura, de onde vem seu super poder?

O livro é bem dinâmico, a história é cheia de aventuras, a ligação entre deuses e mortais vivendo em uma mesma cidade nos coloca bem próximo ao divino, mas achei que o autor deixou muitas pontas soltas e muita coisa sem explicação, apesar de saber que provavelmente vai ter a seqüência do livro, algumas coisas ele poderia ter explicado para contextualizar o leitor. Fiquei meio no ar, sem saber muitas coisas, isso me deixou irritada no final da leitura. Por exemplo, ele poderia ter dado uma explicação de quem são os sombrios, vieram de onde? Porque estão em guerra? Também existe um traidor na história, o autor apresenta alguns possíveis suspeitos, mas também não revela quem é.

Muitas perguntas ficaram sem respostas, claro que eu amo um suspense, mas achei que por causa desse mistério todo a historia ficou muito presa entre o treinamento dos semi Deuses e a investigação sobre os sombrios. Parece que ficou faltando uma parte da história. Se a intenção do autor era essa mesmo, de nos deixar sem entender nada, então ele alcançou seu objetivo com sucesso, porque eu fiquei revoltada.

Achei a capa do livro linda, pude imaginar a cidade toda. A fonte é confortável para a leitura e os capítulos são bem definidos e narrados em terceira pessoa. Percebi alguns erros de revisão, que não atrapalharam minha leitura, mas que vale a pena conferir.

Para aquelas pessoas que amam super poderes, mistura de humano com divino, super indico o livro! Tenho certeza de que o segundo será ainda mais promissor do que o primeiro. A aventura se inicia logo no primeiro capitulo e acreditem, o final do livro, creio eu, é o inicio de outra aventura.

Estão esperando o que para ler? Estou ansiosa pelo segundo livro, tenho certeza de que nele o autor vai amarrar todos os fatos e vai nos surpreender no final. Quem será que vai vencer essa nova batalha? Os semideuses vão sobreviver ao ataque? Quem será o traidor?

[O autor] Victor Luís Nonato nasceu em 7 de setembro de 1999. Começou a escrever as aventuras dos Deuses de Asdaria com 10 anos. Resolveu retomar a escrita anos depois, em 2018, concluindo o primeiro livro da trilogia As crônicas de Asdaria. Apaixonado por livros, jogos, filmes e por narrativas envolventes, também é um grande fã das Crônicas de Gelko e Fogo e da série de jogos Persona.

Classificação:

6 comentários:

  1. Gostei da resenha, vou procurar saber mais do livro.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não sou grande fã de fantasia, pelo que, não vejo-me a ler o livro. Por outro lado, se você gostou isso é que é importante :)
    Um beijinho


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É muito bom sair da zona de conforto, né? Eu amo esse gênero e sempre que posso me jogo nessas histórias. Mas essa eu não conhecia e gostei da proposta! <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu gosto muito de fantasia, e gosto mais ainda quando uma história trás semi-deuses e deuses, mesmo que de uma maneira diferente dos quais estamos acostumados a ver. Ainda que eu tenha gostado da premissa da história, fiquei meio chateada por você terminar o livro com tantas perguntas sem respostas e um pouco insatisfeita. Acredito que mesmo tendo uma continuação, o autor poderia ter fornecido alguns dados que não atrapalhariam a sequência, mas deixariam o leitor mais curioso. Enfim, agradeço a dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Esse não é um genero que tenho o hábito de ler mas essa capa é tão bonita e me deixou curiosa sobre tantas coisas que já quero passar essa leitura na frente de todas as obras que tenho aqui hahaha. Espero que essa ausência de respostas em algumas questões, nao seja um problema pra mim.

    ResponderExcluir
  6. É muito massa quando nos arriscamos a ler livros que não fazem parte do nosso dia a dia e melhor ainda é quando curtimos a litura né? Esse também não é muito meu gênero, mas achei a história interessante!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.