Filmes & Tal: Koe no Katachi - A Voz do Silêncio

Filme: Koe No Katachi - A Voz do Silêncio.
Gênero: Drama.
Duração: 2 horas e 9 minutos.
Lançamento: 2016.
Direção: Naoko Yamada.
Distribuidora: Shochiku.
Produção: Kyoto Animation.
Roteiro: Reiko Yoshida.
Elenco: Miyu Irino, Saori Hayame, Aoi Yuki e mais.... 

Sinopse: Nishimiya Shoko é uma aluna da escola primária que está cansada de sofrer bullying por ser deficiente auditiva. Transferida para uma nova escola, ela passa a ser constantemente intimidada pelos colegas, principalmente pelo jovem Ishida Shouya. Depois que ela precisa novamente mudar de instituição de ensino por causa dele, Shouya é condenado ao ostracismo e fica sem amigos. Tempos depois, ele vai tentar obter redenção.


Boa noite galera, aqui é o Júlio! Hoje eu trago algo que foge completamente do que estou habituado a assistir, normalmente vejo animes e animação em geral com ação e aventura. Koe no Katachi vem com uma história sem qualquer desses itens no enredo, mas que me impressionou de uma forma que não esperava. Sigam lendo!

Ishida Shouya, o aluno que todos conhecem, o zoeiro, o cara engraçado da turma e que tem seu próprio grupo de seguidores que o admiram. No dia em que Nishimiya Shoko é transferida para a mesma escola em que ele estuda, começa algo que desencadearia coisas muito maiores no futuro. Assim se inicia a jornada desses dois personagens.

Ishida Shouya.

A história começa com todos ainda no ensino fundamental, e apesar de Shoko ser aceita por alguns alunos, vários a desprezam ou tem medo dela por sua condição. Shoko é deficiente auditiva e se comunica através de um caderno com as outras pessoas. É notável seu esforço para se enturmar, sua paciência com as brincadeiras, de mau gosto às vezes, sua vontade de ser uma aluna como todos os outros. Ishida e mais alguns alunos acabam fazendo de tudo isso um inferno para a garota, começam a passar dos limites ao ponto de ela sair prejudicada e acabar sendo transferida para outra escola. Bullying é algo muito explorado nessa animação, e vemos as consequências que isso pode trazer à vida de alguém, além de xingamentos e conversas pelas costas os alunos chegam a estragar o caderno de Shoko e a jogar fora seu aparelho auditivo apenas por "zoeira", o que resultou em sua transferência.

Nishimiya Shoko.
Após esses acontecimentos, há uma passagem de tempo que nos mostra Ishida no colegial, sozinho, isolado, suas "brincadeiras" o levaram ao isolamento completo por parte dos outros alunos. Mesmo alunos que não o conheciam no passado o evitam por ouvir de colegas sobre sua fama de encrenqueiro. O anime retrata isso de uma forma bem peculiar, mostrando, do ponto de vista de Ishida, todas as pessoas que não falam com ele tendo um enorme X cobrindo o rosto, para dar ênfase ao seu isolamento. É então que ele começa a se arrepender e pensa em se redimir, procurando por Shoko para pedir desculpas e recomeçar, uma missão bem difícil para um ex-valentão.



A animação é focada no desenvolvimento dos personagens, não só Ishida e Shoko mas vários dos alunos que participavam do Bullying. As atitudes do passado mostram seus resultados após vários anos e afetam todos ao redor da dupla de protagonistas. Há momentos felizes, tristes, muitas lágrimas derramadas, os pontos principais do filme são amizade, arrependimento, redenção e capacidade de mudar a si mesmo. É uma história forte que mostra algo que pode acontecer  a qualquer pessoa do mundo real. 


Apesar de ter sido lançada em 2016, só agora a animação entrou no catálogo da Netflix mas já foi indicada no Japão a melhor filme de animação. O estilo de animação usado é mais simples do que o habitual, com visuais sem muito exagero nos personagens. Os cenários apresentados são bastante bonitos e há momentos em que roubam a cena. Em minha opinião um ótimo filme, comovente em diversas partes e que me deixou bem surpreso por fugir tanto do que costumo ver. Acho isso uma chance boa de dar oportunidade a tantas outras animações do gênero já lançadas. 

Bem galera eu vou ficando por aqui, espero que tenham curtido essa indicação que recomendo muito, não irão se arrepender. Já assistiram? Gostaram? Deixem aí nos comentários a opinião de vocês. Até a próxima semana!

Classificação:


Um comentário:

  1. já vi essa animação e achei maravilhosa, eles mostram assuntos polêmicos mas de forma sutil e nada muito agressivo, super recomendo a todos

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.