Indicação de mangá: Shokugeki no Souma
Sinopse: O sonho de Souma Yukihira é se tornar um chef de primeira no restaurante de seu pai e superar suas habilidades de culinária, mas assim que se gradua no ensino fundamental, seu pai, Jouichirou Yukihira, fecha o restaurante para cozinhar nos Estados Unidos. Embora oprimido, o espírito de luta de Souma se reacende pelo desafio de Jouichirou no qual é sobreviver numa escola de culinária de elite onde apenas 10% dos estudantes se graduam. Poderá Souma sobreviver?
Boa tarde, galera!
Esta semana eu trouxe um mangá com uma temática diferente, nada de lutas, destruição ou coisa parecida, o negócio aqui é ser o melhor... Na cozinha!
Sigam lendo!
Estas mãos irão 'fazer' novas possibilidades para a cozinha.
Souma Yukihira, é estudante e ajudante de cozinha no restaurante do pai. Ele é talentoso e almeja superar as habilidades de seu pai como chef no futuro. Mas sua vida vira de cabeça para baixo no dia em que o patriarca resolve fechar o restaurante para cozinhar no exterior, entretanto, antes de ir, propõe a Souma um desafio, que ele alcance o topo na escola de culinária mais famosa do mundo, a academia Tootsuki de culinária, isso reacende o espírito do garoto, ele agora vai fazer de tudo para cumprir o desafio, seu primeiro obstáculo? Ser admitido na tal academia, o examinador escolhido fez todos os concorrentes, com exceção de Souma, desistirem antes mesmo de tentar fazer o teste.
Souma Yukihira. |
A academia Tootsuki possui, além de chefs renomados como professores, um grupo de alunos de nível altíssimo chamado de elite dos 10, esse grupo tem permissão para praticamente qualquer coisa e pode, inclusive, aplicar o teste de admissão para novos alunos. Para o azar da maioria, Erina Nakiri, da elite dos 10, foi escolhida como examinadora, ela é conhecida por ter o "paladar divino" e já julgava. desde a infância, os pratos de restaurantes famosos em todo o mundo, Erina é riquíssima, exigente, arrogante, a típica personagem que nos faz ter raiva dela logo de cara.
Erina Nakiri. |
Souma parece ficar empolgado com desafios, quanto mais difícil melhor, é muito confiante em suas habilidades e prova isso por diversas vezes ao longo da história. O autor faz com que as disputas culinárias pareçam verdadeiras "batalhas", com direito a efeitos de cenas de ação, só que ao invés de golpes trocados, temos descrições detalhadas de como utilizar os vários ingredientes para fazer o prato perfeito. Aliás, algo que merece muito destaque é o design dos pratos preparados, é de deixar o leitor com fome de tão bonito, principalmente na versão animada (sim, há um anime inspirado na obra e podemos vê-lo aqui no Brasil pela Netflix). Há diversos personagens interessantes na obra, pois nem todos na academia estão no grupo de estudantes "ricos" e, portanto, não podem morar num apartamento próprio perto da escola. Nesse caso existe o peculiar dormitório Estrela Polar, o qual Souma descobriu da pior forma possível o quanto ficava distante do prédio principal. A começar pela zeladora do lugar, a senhora Fumio Daimidou, as pessoas no Estrela Polar tem comportamentos bem "diferenciados" se comparados aos alunos "normais", a princípio parece o núcleo cômico da obra com festas, alunos jogando conversa fora e saquê ilegal. O prédio por fora engana pois parece uma espelunca abandonada, mas por dentro se mostra bem confortável, mérito da zeladora que, claro, também exige que os novatos passem por um teste de admissão no dormitório, se não passarem vão dormir do lado de fora até conseguir.
O visual da comida é fantástico. |
Um detalhe que percebi muito mais no anime do que no mangá, e sinceramente achei desnecessário devido à proposta da obra (isso é apenas a minha opinião), foi o apelo para a sensualidade de personagens nos momentos em que os pratos são provados, é certo que dá um impacto a mais na cena, enfatiza o quanto quem provou está se sentindo bem ao comer aquilo, mas acredito que poderia ser tratado de outra forma, isso acontece com ambos os gêneros de personagens e não apenas com as garotas como normalmente é o padrão. Isso provavelmente aumentou um pouco a faixa etária indicativa de um anime que poderia ser para todas as idades, mas, quem sou eu para julgar não é? A história é ótima e isso é um fato que um detalhe desses não vai desmerecer. O design de personagens do autor segue o padrão que estamos acostumados, com um detalhamento todo especial para a comida, seus cenários costumam ter muitos elementos e detalhes e, como já mencionei, as cenas de "ação" são muito bem feitas.
Bem, galera, eu vou ficando por aqui, relutei um pouco a encarar a obra por causa do teor "apelativo" do autor mas resolvi ir de mente aberta e acabei me surpreendendo com uma história que vem me prendendo mais a cada capítulo. Recomendo demais!! Até a próxima semana!
Dados:
Título: Shokugeki no Souma.
Autor: Tsukuda Yuuto e Morisaki Yuki.
Arte: Saeki Shun.
Capítulos: 316.
Gênero: Ação, Culinária, Escolar. .
Ano: 2012.
Status: Completo.
Post a Comment