Séries e Tal: Manic - Netflix.

Título: Manic 
Lançamento: 2018.
Duração: 10 episódios.
Criador: Patrick Sommerville. 
Gênero: Drama.
Nacionalidade: EUA.
Distribuidora: Netflix.

Sinopse: Baseada em uma série norueguesa de mesmo nome, Maniac conta a história de Owen Milgrim, personagem esquizofrênico que tem surtos alucinógenos e Annie Landsberg, uma mulher irritada, problemática e viciada na pílula A.



A Netflix sempre acerta! 

Bom,  pelo menos é o que eu tenho a dizer de todas as experiências que já tive com esse serviço de assinatura e sempre estou louca pelos originais lançados. Com Manic, não foi diferente.

Querem ver o que eu achei sobre esse seriado?

Segue lendo!

Amei a premissa de falar sobre condições mentais, traumas psicológicos e como a mente humana funciona. 

Amei o fato de ser uma temporada única porque o final é fantástico do ponto de vista de encerramento de um ciclo. E como o próprio Showrunner disse em entrevista: "A série sempre foi planejada como algo limitado e acho que isso é outro motivo por que nós tivemos a liberdade de trazer um final mais esperançoso."

A premissa é maravilhosa, um teste clínico com três pílulas que prometem eliminar a necessidade de terapia e do aconselhamento. A pílula A faz você vivenciar o pior momento da sua vida em um computador, a pílula B faz você confrontar esse trauma e a C faz com que você supere.

O grande "q" da questão é que Owen e Annie estão nos testes clínicos por motivos diferentes do objetivo dos farmacêuticos. Eles não procuram a cura de seus traumas emocionais. Suas necessidades vão muito além disso. E é aí que o enredo começa a ficar muito interessante!

A mente humana prega peças. Nossos gatilhos emocionais podem ser incontroláveis e nossos vícios cruéis. As janelas para nossa mente são, por diversas vezes, inexplicáveis e impressionantes. Realidade e fantasia se misturam enquanto nossos protagonistas vivem, confrontam e tentam superar seus traumas.

E isso faz com que a série possa ser um pouco confusa e nos dá a impressão de que não siga uma ordem cronológica propriamente dita. Mas, para mim, é ai que está a beleza. A mente humana, muitas vezes, não funciona de maneira ordenada. 

Jonah Hill e Emma Stone estão primorosos em seus papeis. E os personagens secundários também merecem aplauso. Principalmente, o "computador" responsável pelos testes, que acabamos por descobrir "de onde veio" e os motivos por detrás disso: os traumas do próprio idealizador da droga farmacêutica. 

O roteiro gira em torno da exploração da psique humana e como nossos sentimentos e emoções são frágeis perante a vastidão do mundo e sociedade em que vivemos. E nos faz refletir sobre como as pessoas que possuem condições mentais são vistas pela sociedade (e eu, que tenho TAG, super me identifiquei com essa parte!). E o mais legal: tudo isso acontece em uma realidade distópica!

O que isso quer dizer? Que, nessa realidade, você pode contratar um "Friend Proxy" para amenizar sua solidão ou um "Ad Buddy" para pagar suas contas, o que garante que você permaneça sempre sozinho. Assim, a indústria farmacêutica Neberdine Pharmeceutical Biotech garante que seus medicamentos serão utilizados para escapar dessa realidade que eles próprios criaram. 

[Trailer]


Super recomendo essa série e, como alguém que tem uma condição mental, acredito que essa reflexão é importantíssima. Ainda mais quando recém finalizados o Setembro Amarelo e conscientizamos as pessoas sobre a temática do suicídio e como ainda temos números assombrosos de pessoas que acreditam que a única solução disponível é tirar a própria vida porque a realidade é opressiva demais. Familiar com o enredo, não? Até que ponto é realmente distópico?

Classificação:



Um grande beijo e até a próxima!

13 comentários:

  1. Ainda não assisti Manic.
    Sabe eu quero assistor só pelo fato d eum monte de gente falar que lembro a Emma Stone hahahaha pode isso.
    A série também trata de assuntos que gosto: a mente humana e por abordar testes psíquicos parece incrível.

    ResponderExcluir
  2. Oi Duda,
    Faz tempo que não me aventuro pela Netflix, quando entro é sempre pra assistir continuações e nunca me arriscar, mas gostei da dica. E que bom que esta conseguindo escrever, espero que esteja melhor.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Oi Duda,
    Essa série é sua cara, quando estava lendo sua resenha, fiquei pensando que poderia te indicar.
    Eu gosto também de séries/filmes/livros que abordam a psique humana e achei muito interessante a série ter apenas uma temporada. eu confesso que séries com muitos eps e temporadas me desanimam. Não tenho dúvidas que, em alguns momentos, a série pode ficar bastante confusa, principalmente, pelas peças que nossa mente prega, mas vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Primeira opinião que leio sobre esta série e já me conquistou. A netflix realmente está acertando e muito! Aproveitei que terminei algumas que estava maratonando e já vou adicionar essa na minha lista. Espero ter uma experiência tão boa quanto a sua.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oi Duda.

    Eu ainda não tinha lida uma opinião sobre a série e você conseguiu me conquistar com sua opinião. Fiquei bem curiosa para conferi-la com todos os detalhes. Vou encarar uma maratona no próximo final de semana. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Duda.
    Como eu não tenho Netflix, fico bem perdida nessas postagens!! Rs...
    Mas acho bacana ver o quanto as pessoas vem se envolvendo com as séries. Gosto da ideia de uma série com temporada única, porque assim dá o recado sem prender as pessoas por tanto tempo!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Oi, Duda!
    Assisti dois ou três episódios e achei o roteiro um pouco confuso, aí acabei largando e voltei pros doramas hiper atrasados haha Mas sim, achei a premissa incrível (principalmente porque, poxa, é uma super distopia com um funcionamento bem complexo) e a reflexão que é proposta é extremamente importante de ser feita (mesmo, mesmo, mesmo). Ainda vou voltar a assistir essa série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Duda, tudo bem? Nos últimos tempos o Netflix tem acertado muito na criação de séries. As europeias em especial vêm se destacando muito pois além de serem curtas trazem enredos que prendem muito nossa atenção. Assisti umas 10 séries nesse estilo e gostei muito. Tentei assistir Maniac mas não passei do primeiro episódio =/ Preciso dar outra chance. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Oiee Duda ^^
    Toda vez que entro na Netflix eu vejo o trailer dessa série, mas não me chamou muito a atenção. É o tipo de premissa que não me atrai...rsrs' eu ando procurando séries de comédia, então estou adorando The Good Place ♥ Ando vendo tanta coisa pesada que estou tentando me manter longe de séries, filmes e livros que me façam pensar ainda mais *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Tenho acompanhado pouco as novidades do catálogo da Netflix, mas confesso que esse me chamou atenção. A premissa parece ser bem empolgante, os personagens com transtornos psicológicos dão uma boa ideia de que muitas surpresas e muita tensão são esperados ao longo dos episódios.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Não conhecia essa série, por isso fiquei bem surpresa em ver essa recomendação. Fiquei bem curiosa com o que você trouxe e achei o trailer maravilhoso. Com certeza dica anotada <3 Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiiii, adoro acompanhar dicas de série. Essa eu não conhecia, mas já fiquei super curiosa, primeiro pelo enredo, segundo por amar séries curtas rsrsrs e terceiro por ser estudante de psicologia. E que trailer incrível! Amei a dica!!!!

    ResponderExcluir
  13. Duda, vi a divulgação da série e até veio como sugestão para eu conhece-la, mas eu não dei atenção. Lendo a sua opinião sobre ela, acho que vou curtir, principalmente por esta questão emocional que você pontuou na resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.