Resenha: Desejo & Honra.
Título: Desejo & Honra.
Autora: Tatiane Durães.
Editora: Editora Deuses.
Páginas: 152.
Ano: 2015.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788566754612.
ISBN-10: 8566754611.
Autora: Tatiane Durães.
Editora: Editora Deuses.
Páginas: 152.
Ano: 2015.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788566754612.
ISBN-10: 8566754611.
1890. O Brasil passava por sérias mudanças. Os escravos foram
alforriados, porém, apenas no papel. Os italianos começaram a chegar em
busca de uma vida melhor. A corrida pelo ouro terminara há muito tempo e
o café com leite era o que sustentava a economia do país.
Em Minas
Gerais, uma única família ainda mantinha a atividade do minério, a
família Leon, eles continuavam sendo abençoados, encontrando ouro em
suas terras.
O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que,
devido a idade, não conduzia mais os negócios. Conde que, apesar de
bondoso, carregava no peito a enorme dor da perda. Sua esposa Cassandra
falecera ainda muito jovem, e desde então ele nunca mais ficara atraído
por nenhuma mulher, até aquele dia, 31 de outubro, quando uma jovem de
cabelos negros e pele extremamente branca chegou em sua casa para ajudar
na cozinha. Uma jovem bonita, delicada e inteligente.
Assim, o
Conde de Leon, finalmente percebeu que poderia se libertar do fantasma
de sua falecida e amada Cassandra. Entretanto, a jovem carregava consigo
um segredo: Linda, porém fatal.
Desejo & Honra é mais um livro que chegou até mim em decorrência a gincana virtual que a Helena do blog Café com Livros criou com o intuito de ajudar na divulgação dos autores nacionais e de suas obras.
O primeiro livro que eu conheci por causa desse projeto foi O Lago Negro e eu gostei demais da experiência. Dessa vez, saímos diretamente de Lagoana e desembarcamos em Minas Gerais em um século totalmente diferente do nosso, porém com uma história tão envolvente quanto.
O livro, como relata a sinopse, se passa em 1890. Uma época na qual toda a sociedade e a economia brasileira passava por uma transformação um tanto quanto brusca e as coisas não eram tão fáceis como teoricamente deveriam ser.
Em meio a essa turbulência econômica conhecemos a bela Amanda, uma jovem ladra, muito inteligente e astuta que era praticamente caçada pela polícia sob a acusação de roubo e assassinato. Como última alternativa para fugir da forca, Amanda pede ajuda a uma antiga amiga que lhe devia um favor. E com isso, como por obra do destino, eis que ela começa a trabalhar na casa do Conde Leon.
O Conde é um homem extremamente bondoso e perspicaz, mas consigo trás um segredo que lhe vale a vida e um coração quebrado pela morte prematura de sua esposa. Ele não se interessava por ninguém desde a sua grande perda, porém ele não contava que conheceria uma jovem bela e inteligente que se mostrava ser totalmente fora dos padrões de donzelas que a sociedade impunha para a época.
Entre o meio de desconfianças, dúvidas, vingança, ganância e desejo... Desejo e Honra transcorre de maneira fluída e com leveza até que se chega a sua conclusão um tanto quanto prematura na minha opinião.
O livro é curto e muito gostoso de ser lido, mesmo com a editora tendo deixado passar alguns erros de edição, coisa que eu confesso que me irrita muito, a minha leitura fluiu tão bem que li o livro em uma tarde. Ele é todo narrado em terceira pessoa e isso nos dá a chance de observar a história sobre diferentes ângulos. Uma coisa que achei diferente dos demais livros, envolvendo a escrita, é que senti falta do vocabulário rebuscado que as pessoas da época apresentavam, porém não sei falar se isso é um lado ruim ou não, porque fez com que a leitura fluísse com mais facilidade.
Não me enganei quando pensei que a Tatiane ia explorar muito bem a parte de ação na história. Entretanto, tudo aconteceu rápido demais pra mim, desde a paixão do conde por Amanda, até a ação e os acontecimentos finais.
A ideia dos acontecimentos foi impecável e todos eles foram extremamente justificáveis, afinal o título da obra mesmo expõe a importância da honra além do desejo. Porém não gostei muito, como disse, da rapidez com que aconteceu e inclusive, algumas coisas ficaram um pouco vagas com o final abrupto.
A parte da mudança do País do Ouro, para o País do Café também foi pouco trabalhada para mim, assim como a alteração do Brasil com escravidão para o Brasil absolutista, porém isso é justificável uma vez que o foco da história está na ladra, sua vida e os seus mistérios.
Entretanto, no clímax da história, as condições dos escravos é muito bem explícita e narrada, deu até agonia enquanto lia e imaginava determinados acontecimentos, mas como disse antes, foi tudo muito rápido. Devo dizer obrigada por isso nessa parte?
Esse foi o primeiro livro que eu tive a oportunidade de ler em se tratando de um romance de época que se passa aqui no Brasil e consequentemente, é o primeiro livro da Tatiane envolvendo esse gênero. Gostei muito da experiência e confesso para vocês que se ela tivesse outra obra no estilo, mesmo com as ressalvas citadas, eu leria sem dúvidas.
Por isso, convido vocês leitores a embarcar também nesse romance rumo ao século IXX sem arrependimentos e preocupações. Venha conhecer você também a história de amor complicada e instigante que envolve um conde e uma ladra em uma época em que a maioria dos crimes eram pagos com a sua própria vida.
Para finalizar, gostaria de agradecer a Helena mais uma vez pela oportunidade de participar desse projeto tão enriquecedor e divertido. E gostaria de agradecer também a Tatiane Durães pela oportunidade de ler a sua obra e parabenizá-la pela sua escrita e pela ideia diferente que nos fez viajar através da história de nosso próprio país.
Minha nota para história é:
oi Mayara,
ResponderExcluirMuito obrigada pela resenha, por ter participado do projeto e ter lido o "Desejo e Honra".
bjs
Oie, para um livro de 152 páginas não daria para esperar que autora explorasse mais a parte história, acredito. Porém, é um livro que se passa no Brasil, eu gostaria de ler.
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Queria lançar minha visão de professor sobre o livro rsrsrs ( vou ter de lê-lo pra fazer. Gostei muito da proposta e do cenario/época que a história se passa. Vou aproveitar pra pesquisar um pouco mais sobre a autora também. A construção dos personagens parece ser boa. Quando estava na sinopse e li 31 de outubro confesso que pensei "esse personagem deve ser uma bruxa". Tenho uma certa dificuldade com historias de amor, prefiro historias de guerras sangrentas com algum romance no meio. Adorei a capa do livro; ainda não conhecia a editora. Tem mais livros dessa autora no blog?
ResponderExcluirOlá, faz algum tempo que eu tenho interesse em ler essa obra. Parece ser uma leitura incrível. A sinopse já havia me desperto uma curiosidade enorme e a sua resenha é a primeira que leio, eu fiquei ainda mais interessada, acho que você soube mostrar os pontos positivos e negativos e sem tirar a minha vontade de ler a obra.
ResponderExcluirOlá linda,
ResponderExcluirO número de páginas acaba limitando a profundidade da obra. Normalmente livros históricos ou Romances de Época focam nos personagens e o fundo do enredo traz a época e seus dilemas.
Beijos!
poesiaqueencantavida.blogspot.com.br
Tão curtinho! Não conhecia o livro e essa é a primeira resenha dele que leio. Gostei da premissa, mas no momento não é um livro que pegaria para ler.
ResponderExcluirErros de revisão também me irritam muito, mas fazer o quê? hehe
Beijos!
Mayara, gostei da ideia do livro e apesar de você falar dos problemas de revisão eu leria porque a história é bem meu estilo.
ResponderExcluirLisossomos
Li pouquíssimas obras com romance de época que se passa no Brasil, por isso fiquei bem curiosa para fazer a leitura dessa obra. Adorei a premissa, e essa capa está linda!
ResponderExcluirwww.apenasumvicio.com
Isso de erros na edição é algo que me incomoda demais... e não curto nem um pouco finais abruptos que deixam as coisas um pouco vagas. Fora que ia achar muito estranho ler algo de época sem a linguagem mais rebuscada, então acabei não me interessando pela leitura.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Flor, gostei bastante da resenha e da sua sinceridade. Não precisa me agradecer por nada. Fico é muito feliz que esteja gostando da Turma!!
ResponderExcluirBeijos.
Café com Livro
Oi Mayara sua linda, tudo bem
ResponderExcluirÉ uma pena que a história ficou um pouco corrida e que teve um desfecho abrupto. É por isso que gosto de histórias com muitas páginas, risos... Gostei do enredo e também do cenário ser o Brasil, mas confesso que não me interessei muito pela obra, acho que ficarei com a impressão que a história não foi bem desenvolvida. Mas independentemente disso, gostei da sua resenha.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oiii!!
ResponderExcluirEu to numa vibe muito gostosa de livros nacionais. Estou com o ebook do lagro negro para ler, mas estou super Animada para ler!! Fiquei curiosa nessa história e feliz por saber que é um curto e gostosinho de ler. ADOROOO livros assim!!
Beijos
LuMartinho | Face