Resenha: A Esperança de Domum - Claudio Peres Júnior
Sinopse: Em um mundo prestes a desaparecer e em meio a conspirações, segredos e aventuras, vivia, nos subterrâneos ainda habitáveis, um povo pacífico e esperançoso fadado à extinção. Na superfície árida e inóspita nem insetos sobreviveram aos nascimentos de tantas estrelas, não obstante os esforços da scientia para desenvolver tecnologias possíveis para a salvação do planeta.
A Casa dos Elementares, da Líder Helena dos credentibus e a Casa dos Ducis, do Líder Sebastian do dubitantibus, ditavam os destinos do povo há tempos incontáveis, de acordo com as inscrições que, de tempos em tempos, eram gravadas nas gigantescas raízes subterrâneas que abrigavam o Templum. Mas, com a chegada da última Legenda, uma surpresa mudaria radicalmente toda a vida ainda existente e o planeta.
Fala galera, tudo bem com vocês?
Aqui quem fala é o Júlio e temos uma trama bem criativa de um autor nacional dessa vez, vamos conhecer um pouco mais sobre a obra.
O povo de Domum vive desde tempos atrás em busca de uma forma de se salvar, seu planeta está condenado pla quantidade de estrelas ao seu redor que levou o povo a viver no subterrâneo, mas por quanto tempo conseguirão sobreviver ali? Eles esperam que as profecias de alguma forma tragam um fio de esperança para eles e as gerações futuras. Vivendo sob regras rígidas relacionadas relacionadas às mais diversas situações, Domum segue rumo a um destino ainda enigmático.
O autor nos coloca em um mundo diferente do nosso, ao mesmo tempo em que propõe situações semelhantes, como a rivalidade enrte religião e ciência, os dois grandes pilares do governo na trama com influência em basicamente tudo. A sociedade tenta viver da forma mais normal possível, em seus empregos, estudos e cumprindo as regras impostas para manter a sobrevivência, sendo a mais citada delas a de que cada casal pode ter apenas um filho. Algo bem inesperado acaba acontecendo e levando a trama a rumos que não se imaginava no início.
Muito da política desse mundo é mostrada também, esquemas ilegais, reviravoltas e traições de gente querendo assumir o poder, ao mesmo tempo, o cotidiano dos estudantes é mostrado através de personagens que se tornam bastante importantes para a trama e para o futuro da espécie, e com eles vamos aprendendo mais sobre a história e a cultura de Domum. A trama não é longa mas cheia de reviravoltas, com uma delas mudando totalmente o rumo que a história toma, o autor deu um final incrível e bastante criativo ao livro, eu, sinceramente, não via solução alguma para a situação e fui surpreendido com os acontecimentos.
Apesar do gênero de ficção científica, o livro não se prende muito a isso, nada muito técnico, é uma leitura leve e rápida, sem enrolação que prende o leitor até a última página. A tecnologia avançada está presente em diversas partes mas não é o foco aqui, as pessoas ficaram como ponto central da trama, suas interações e relacionamentos. A capa combina bastante mostrando o planeta já numa situação não muito boa e um de seus vários sóis, a fonte tem um tamanho bom para a leitura e não lembro de ter visto erros no texto.
Bem pessoal, eu vopu ficando por aqui, o livro envolve o leitor em algo diferente, um tema pouco explorado, em especial pelo final que teve, com personagens bem construídos e desenvolvidos com o passar das páginas. Recomendo para fãs do gênero e mais para quem quer se iniciar nesse tipo de leitura. Até a próxima.
Classificação:
Dados:
Título: A Esperança de Domum
Autor: Claudio Peres Júnior.
Gênero: Fantasia, Ficção Científica, Aventura.
Ano: 2023.
Título: A Esperança de Domum
Autor: Claudio Peres Júnior.
Gênero: Fantasia, Ficção Científica, Aventura.
Ano: 2023.
Post a Comment