Resenha: 3.338 — A Revolução Cibernética — Melissa Tobias
Sinopse: O ano é 3.338, após a Quinta Guerra Mundial e a quase completa aniquilação da civilização humana, foi instituído um governo único no planeta Terra, A Nova Ordem Mundial, a qual instituiu uma aparente paz permanente, bem como um avançadíssimo sistema tecnológico. Neste enredo, Lia Surya, uma típica adolescente, tem um sonho de ter sua consciência transferida para um belo corpo zeptoide perfeito. Porém, ela irá questionar a Nova Ordem Mundial, colocando a existência de toda a humanidade em risco.
Fala galera, tudo bem com vocês?
Aqui quem fala é o Júlio e a leitura da vez foi de uma autora nacional, Melissa Tobias nos traz uma aventura no gênero da ficção científica, vamos conhecer um pouco mais sobre a obra.
O enredo nos leva para uma realidade bem diferente da qual estamos acostumados, O governo trabalha para que os humanos vivam para sempre colocando suas almas em corpos cibernéticos. Esses corpos são capazes de aprender os hábitos do humano que hospedam e ficar responsáveis pelas "tarefas chatas" do dia a dia enquanto a mente descansa em Utopia, um mundo cibernético perfeito onde nada de ruim existe.
O avanço tecnológico é tamanho que permite a transferência da alma humana para esses novos corpos eternos, mas, nem tudo está isento de falhas, e assim começa a história de Lia Surya, nossa protagonista.
A autora mostra bastante da rotina dos personagens, explica os termos utilizados no texto, funções de cada um na sociedade, tudo para situar o leitor no mundo que criou. Lia tem uma vida normal e está ansiosa por conseguir seu corpo zeptóide, embora ainda tenha que esperar uns anos para isso, seu irmão mais velho Zion é quem já está na idade correta e fazendo os preparativos para a mudança de corpo.
A convivência de Lia com o zeptóide de seu irmão (que antes da troca precisa aprender as rotinas de Zion) revela muita coisa sobre essa tecnologia, e um algo a mais que vai mudar todo o rumo da trama.
A história muda de ritmo numa velocidade impressionante, logo nos vemos acompanhando Lia em um problema muito maior do que ela imaginava envolvendo a própria inteligência artificial e o governo mundial. A responsabilidade de Lia perante os acontecimentos se torna algo antes inimaginável até para o leitor, é muito inesperado o que o destino reservava para a protagonista.
A autora conta através dos personagens como a humanidade chegou à condição em que se encontra, um pouco da história nos últimos séculos que se passaram, referências a lugares que já existiram (brasileiros por sinal), agora chamados por outro nome, acredito que tudo isso só aumenta a imersão do leitor, o deixa mais por dentro do mundo criado pela autora.
A leitura é rápida pois o livro é curtinho, então, falar muito teria o risco de spoilers da trama, na minha opinião é um tema difícil de tratar, é precios ser bem criativo para elaborar tudo como foi mostrado no livro. A capa combina bastante com a trama e pelas descrições dos personagens, nos mostra um rosto zeptóide, a dita forma "perfeita" da raça humana, e a maçã, que tem um significado importante na trama.
O livro é cheio de reviravoltas impressionantes, por vezes, próximas umas das outras,m deixando tudo ainda mais frenético. Bem pessoal, eu vou ficando por aqui, curti bastante a aventura, foi algo diferente dentro do próprio gênero da ficção científica, algo mais solto e mesmo assim sem sair do tema, recomendo bastante aos fãs do gênero e para quem quiser começar sem pegar algo mais complicado de ler. Até a próxima!
Classificação:
Dados:
Título: 3.338 - A Revolução Cibernética
Autor: Melissa Tobias.
Editora: Novo Século.
Gênero: Distopia, Ficção Científica.
Ano: 2020.
Título: 3.338 - A Revolução Cibernética
Autor: Melissa Tobias.
Editora: Novo Século.
Gênero: Distopia, Ficção Científica.
Ano: 2020.
Post a Comment