Resenha: Mentiras incendiárias - Jennifer Lynn Alvarez.

Sinopse: UM PACTO DE SILÊNCIO... E A RELAÇÃO ENTRE AMIGOS É POSTA À PROVA Todos os anos as montanhas da Califórnia sofrem com uma temporada de incêndios. Ninguém leva isso mais a sério do que Hannah, a filha do xerife. Até este verão... Quando ela e seus melhores amigos provocam um incêndio de forma acidental, o instinto os leva a fugir, mentir para a polícia e para os investigadores. Mas o que era um pequeno fogo toma proporções gigantescas, devorando tudo o que encontra pelo caminho: casas, animais, pessoas. É nesse momento que as relações de amizade se estremecem e cada um vai revelando faces de suas personalidades até então desconhecidas. O QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO CAPAZES DE FAZER DIANTE DO MEDO, DO DESESPERO OU POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA?


Oi pessoal!

Faz tempo que não resenho, esse, por exemplo é o primeiro desse ano, estava um pouco estressada e tive uma perda que me desestabilizou, mas enfim temos que seguir a diante, então vamos lá...

Esse livro foi em parceria com a Faro editorial, que sempre me impressiona com as capas e o significado encontrado estampado em cores, são realmente muito apreciativas aos olhos.

A história é de cinco amigos de um grupo denominados “monstros”, por serem um grupo nada funcional...mas ligados por suas dores e decepções, vamos a resenha?!


Os monstros, receberam esse apelido quando tinham mais ou menos sete anos, eles são: Maureen, Luke, Violet, Drummer e Hannah.

Um dia comum para ir se divertir no lago Cap que fica entre montanhas, uma paisagem maravilhosa situada na Califórnia e mais adiante temos a floresta, que em um período seco como este, pode pegar fogo por apenas uma fagulha...e foi bem isso o que aconteceu.

Com um sonho de verão era para ser divertido, antes de cada um seguir seu caminho, uns para a universidade dos sonhos, outros para enfim terminar o ano letivo, uma sucessão de erros que levou ao incêndio catastrófico de uma proporção onde pessoas morreram, animais e florestas foram extintos.

Um segredo e o desespero de cinco amigos entre contar ou não a verdade, que poderiam ir para a cadeia, não por ser algo criminoso, mas sim porque poderia ter sido evitado. O descobrimento de segredos não contados, a insatisfação e a quebra de confiança posta a mesa, a insegurança e isso gera a chantagem de fazerem calar a boca, a pergunta é: O que são capazes de fazerem para silenciar uns aos outros?

Entre eles temos a Hannah que é filha do xerife que não tem um bom relacionamento com ele, motivos familiares, ela quer ser uma policial melhor que o pai, mas tem uma certa decepção em relação a ele, então vi uma falsa convivência entre eles.

O livro é dividido em duas partes bem distintas que são marcantes em cada etapa que se lê, Hannah narra no seu ponto de vista e realmente notei muita coerência no que retratava principalmente por sua idade, mas as coisas começaram a sair um pouco do controle.

Eles são um grupo unido, monstros ajudam um ao outro, monstros não tem segredos entre eles, monstros não mentem entre eles, monstros mentem ou omitem para salvar qualquer um deles, esse era o lema, mas em determinado momento eles cresceram com outros objetivos, mesmo continuando a serem amigos.

A criação de cada um molda sua personalidade e nisso fui observando cada palavra e cada sentimento envolvido em cada gesto que me despertou para o que estava por vir, uma mentira em grande proporção entre cinco pessoas, será que nenhum deles seria capaz de quebrar o pacto?

Cada um deles tem seu próprio monstro a espantar e a cada capítulo a trama vai desenrolando de uma maneira imprevisível, como uma teia de aranha que vai te enrolando até não ter mais escapatória.

A proposta da autora é bem significante diante de uma narração feita por um dos monstros, um conflito interno existe em Hannah, ao mesmo tempo ela é compreensiva e controladora, faria tudo para salvar seus amigos, porém eles tinham que seguir suas regras, entretanto, será que todos eles estavam a fim de serem controlados?

Num determinado momento achei que não iam aguentar a pressão porque todos são alvos e cumplices, pensava: vão confessar, mas à medida que as provas aparecem, todos se calam, tudo poderia acontecer, menos ter um traidor entre eles, me senti horrível quando soube de toda a sagacidade por trás de tudo, não foi tramado...apenas aconteceu.

E tem uma mais chocante de todas as convicções, percebi o quanto a protagonista da história é manipuladora ao ponto de fazer todos depender dela em vários aspectos, principalmente para resolver problemas, um elo forte que usa totalmente ao seu favor.

Um enredo que prende, estava preparada para o que estava por vir diante dos relatos, mas não estava preparada para o desfecho final, que foi chocante e ao mesmo tempo muito inteligente, a todo momento pensava: qual prova vai aparecer agora?

Talvez quando vocês lerem o livro vão achar que não foi justo, mas vamos esclarecer, tudo tem seu preço e vamos torcer para que uma mente que “acha” que está certa, tente mudar um pouco sua jornada para o bem é o mínimo que desejo depois da minha revolta. (risos)

Um livro excepcional, uma leitura maravilhosa, não me decepcionei em nenhum momento. Li o livro, cedido em parceria com a Faro editorial, a capa é bem colorida mostrando a devastação em uma floresta, cores escuras e sombrias mostrando que criminoso ou não a devastação e as perdas são as mesmas.

Narrado em primeira pessoa, Hannah, mostrando todos seus pensamentos, descontentamentos, desilusões e frustrações diante de toda a culpa e julgamentos. As páginas são amareladas, o tamanho da fonte confortável à leitura.

Recomendo esse livro, pois temos uma lição para tirar de todos os erros cometidos pelos personagens envolvidos, o foco do livro é direcionado aos monstros, foi narrado algumas coisas sobre o incêndio, mas foram poucas e leves. Chorei, ri, fiquei revoltada, mas acima de tudo fiquei grata por ler essa história maravilhosa.



Até a próxima resenha!

Classificação: 


Dados:

Título: Mentiras incendiárias.
Autora: Jennifer Lynn Alvarez. 
Editora: Faro editorial.
Gênero: Ficção, suspense, mistério, literatura estrangeira.
Idioma: Português.
Páginas: 320.
Ano: 2022.
ISBN 13: 9786559570980.
ISBN 10: 6559570983.  
Encontre no skoob. 













5 comentários:

  1. Oie! Tudo bem?
    Tenho visto muitos comentários bons sobre esse livro no bookstagram e já estava muito curiosa para conferir. Amei ler sua resenha e conhecer sobre a trama, que parece ser muito bem construída e instigante. Fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura e amei conferir suas impressões.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu!
      Que bom que gostou o livro tem uma escrita que prende e te faz repensar se faria diferente que ele fizeram.

      Excluir
  2. Oie, tudo bem? Só pela sinopse já ficamos curiosos para imergir nessa história. Alguns meses me dediquei a ler sobre desenvolvimento pessoal, mas acabo sentindo saudade dos suspenses. Os autores desse gênero têm um jeito diferente de prender nossa atenção, de nos deixar interessados até a última página. Também acho interessante o fato de trazerem lições que nos faz refletir. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Oi Érika!
    A leitura é intrigante e instigante prende do começo ao fim e nisso a autora foi maravilhosa ao destacar certos pontos da protagonista.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cris,
    parece ter sido uma experiência e tanto. Eu confesso que não curti muito esta capa, inclusive a primeira vista sequer tive interesse em procurar saber mais sobre a história graças a ela. Indo além do óbvio, não imaginava que a história trazia tanta tensão, imagino o desespero desses cinco amigos após terem provocado, mesmo que sem querer, algo tão devastador. Eu sinceramente não sei como lidaria com algo do tipo, mas imagino que um segredo tão grande como este, de fato deve gerar medo e por a confiança dos envolvidos em xeque.

    Abraços!
    Blog Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.