Resenha: 27 dias – Alison Gervais.
Sinopse: O que você faria se a morte te desse uma segunda chance?
Quando Archer Morales dá fim a sua vida, todos os colegas de escola ficam abalados. Hadley Jamison sente a perda de forma mais acentuada. Eles estudavam na mesma sala e só agora ela percebe que nunca conversou com Archer – o que a faz se questionar como não notou que havia algo de errado acontecendo.
Tentando entender e lidar com aquela atitude trágica, Hadley vai ao funeral de Archer. Após conhecer a família dele, ela é abordada por um homem sombrio, que se apresenta como Morte, e faz uma proposta surpreendente e, ao mesmo tempo, assustadora.
Ele oferece 27 dias para Hadley voltar no tempo e alterar o passado. 27 dias para ela ajudar Archer a mudar seu destino ou, então, Hadley é quem sofrerá as consequências. Mesmo confusa, a jovem aceita a proposta. Sua missão não será fácil. Com os dias correndo, ela tem pouco tempo para ajudar Archer a sair do caos que o levou a cometer um ato tão brutal. Mas entrar na mente de uma pessoa em desespero pode colocá-la igualmente em perigo.
Hadley Jamilson sabia que tinha algo errado naquela manhã quando chegou na escola, não parecia um dia normal, algo estava fora do lugar. Até que ela viu a polícia na escola, algo de ruim deveria ter acontecido e então a professora chegou com uma notícia triste: Archer Morales cometeu suicídio!
Por mais que Hadley não quisesse, aquilo a afetou profundamente, de uma maneira que ela não queria. Até porque mal conhecia o menino, se lembrava que teve uma aula com ele e nada mais...
[Quote] “Eu tinha que aceitar isso, por mais que odiasse pensar que um dos meus colegas de classe se sentia tão desesperado a ponto de acreditar que sua única saída seria dar um fim à própria vida. Mais de uma vez, eu me vi no saguão da escola, me erguendo na ponta dos pés, tentando avistar algum sinal de Archer, mas era inútil. Ele sempre havia estado ali, meio escondido de todos, mas agora… nunca mais.” [...]
Foi quando decidiu ir ao velório dele, conhecer sua família e quem sabe se desculpar por não ter feito nada que tudo mudou em sua vida. E se você recebesse uma segunda chance? E se uma pessoa lhe oferece algo que pode mudar o rumo de tudo? Encara ou deixa tudo como está?
[Quote] "— Escute com atenção, Hadley, porque eu vou falar uma vez só: vou oferecer a você uma chance de voltar vinte e sete dias no tempo para evitar que Archer Morales dê um fim à própria vida —.
Era bem possível que o meu coração tivesse parado de bater no silêncio que caiu entre nós após essas palavras da Morte. Ele queria que eu fizesse o quê?" [...]
Após cair a ficha, ela decide aceitar, mesmo sabendo que não era uma tarefa fácil, mal sabia que poderia ficar ainda pior.
Archer não era uma pessoa fácil de se lidar, mesmo depois de tudo que passou ele ainda guardava mágoas. Nossa garota ela tinha que pensar rápido, eram só 27 dias, uma única oportunidade para mudar tudo, será que ela conseguirá?
Hadley pensa no que fazer e tem a brilhante ideia de pedir ajuda nos estudos, nada muito diferente dos clichês normais, para se aproximar dele.
[Quote] “Fiquei totalmente surpresa ao constatar que ele tinha uma risada tão contagiante. Não seria nada ruim ouvir Archer Morales rindo de novo. E lá estava eu desejando que ele fizesse isso com mais frequência.
— Isso aqui? — Archer disse engasgando. — O teorema de Pitágoras? Esse é o seu problema? —
Cruzei os braços com força tentando ignorar o rubor no meu rosto.
— Nem todo mundo é um gênio da matemática —. [...]
— Tá, mas o teorema de Pitágoras é coisa da sexta série — ele disse com arrogância. = Até você pode entender isso.” [...]
Quanto mais tempo Hadley passava com Archer e sua família, mais gostava de ter aquilo. Ela mal via seus pais e ele tinha todos perto dele, a garota queria ficar ali mais do que tudo e isso se tornou algo maior do que apenas salvar a vida do garoto, era também uma oportunidade de salvar-se.
No entanto, nem tudo que vem fácil, fica fácil. Ela teria problemas maiores para lidar, com Havoc em seu pé, Archer com problemas pessoais e que não se abria com ela de jeito nenhum. Nada poderia piorar, ou será que podia? E se viessem cobrar a vida que foi devolvida à Terra? O que Hadley faria? Qual o preço do que ela aceitou?
[Quote] "— Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por um amigo —." [...]
Esse livro me tocou de um jeito que eu não conseguia parar de ler, devorei mesm! Foi uma montanha russa, ao mesmo tempo em que queria parar de ler para degustar mais do livro mais lentamente, não queria porque ansiava demais por saber o que iria acontecer.
Hadley é uma menina forte e nada do que pensei que era, não é uma patricinha e sabe o que quer. Enquanto Archer é fechado e imprevisível, não quer ficar perto de ninguém e não quer conhecer ninguém.
O enredo foi tão diferente de tudo que já li que me apresentou outras formas de viver, mostrou que é possível mudar a vida de alguém.
A autora soube conduzir o enredo e prender o leitor de uma maneira magnífica. Com uma história chocante e os personagens bem construídos, esse livro vai te marcar e conquistar do iniciou ao fim.
Recomendo a leitura com toda a certeza! Leia de coração aberto e se permita absorver todas as nuances que o virar destas páginas tem para você!
Quando ao desfecho? Descubra lendo!
Ah, a edição é um capricho, como tem saída todas as edições atuais da Faro: muito lindas e com brochuras ótimas, bem como folhas amareladas e fonte confortável!
Classificação:
Dados:
Título: 27 dias.
Autora: Alison Gervais.
Páginas: 288. Ano: 2021.
ISBN: 978-65-5957-000-3.
Editora: Faro Editorial.
Gênero: Ficção, contemporâneo, literatura estrangeira.
Oi, tudo bem? Vi a divulgação desse livro e confesso que fiquei bem curiosa. Acredito que muitas pessoas já pensaram numa segunda chance, em fazer as coisas diferentes ou ter escolhido outros caminhos. Quando o assunto é mudar a vida de outra pessoa isso se torna ainda mais sério. Quantas vezes passamos a vida ao lado de alguém e não damos valor até que não esteja mais lá. Concordo com você, a premissa é diferente de tudo que já lemos. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirOi Analuiza, tudo bem?
ResponderExcluirEu confesso que fiquei meio assim: "eita, como é que é isso?" quando li a sinopse, porque não consigo imaginar uma trama assim, que tem bastante semelhança com Feitiço do Tempo,um filme de 1991, inserida em um livro que começa com o suicídio de um personagem e corre conforme a protagonista revivendo os 27 dias antes da morte do rapaz, precisa impedir isso ou vai sofrer uma dura consequência. Mas, parece ser uma leitura bem interessante de se fazer.
Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
http://wwww.osvampirosportenhos.com.br
Oi!
ResponderExcluirAinda não conhecia essa obra, pelo que você narrou me lembrou a vibe de ''antes que eu vá'' e fiquei curiosa para ler. Acho interessante obras que fazem os protagonistas abrirem os seus horizontes, fazendo com que eles se importem com outras pessoas e tentem ver pela perspectiva de outros que não eles próprios.
Enfim, acredito que 27 dias tem tudo para ser um livro que eu vá curtir.
Abraços,
Andy - StarBooks
Olá, tudo bem? Adorei a dica! Não conhecia o livro, aliás acho que a capa me enganou, porém depois de tudo que disse, quero demais ler! Acho que vou ficar impactada também. E que bom que a personagem principal não foi aquilo que você esperava. É sempre bom nos surpreender. Excelente postagem!
ResponderExcluirBeijos