Resenha: A Garota Anônima - Greer Hendricks e Sarah Pekkanen.

 

Sinopse: Ela está mentindo para descobrir a verdade. Quando Jessica Farris se inscreve para um estudo conduzido por um grupo de psicologia, ela pensa que tudo o que precisa fazer é responder a algumas perguntas, receber seu dinheiro e ir embora. Mas à medida que as perguntas ficam mais invasivas, Jess começa a sentir como se soubessem o que ela está pensando... e, pior, o que está escondendo. Conforme a paranoia de Jess aumenta, fica claro que ela não pode mais confiar no que é real em sua vida e o que são experimentos manipulados pelo grupo de pesquisa. Agora, presa em uma teia de incertezas, Jess rapidamente aprende que algumas obsessões podem ser mortais.



Olá, pessoaaaaasss!!!

Olha eu aqui de novo, em pouquíssimo tempo trazendo outra resenha para vocês! Meu Deus, que milagre! Será que finalmente desencantei? Só Deus sabe!

Bom... estou aqui fazendo uma brincadeirinha bem leve no início, pois daqui para frente vamos entrar em um território um pouco tenso que vou ter que confessar para vocês: amo! Sabe aqueles livros que mexem com teu psicológico e que tu ficas piradinha? 

Olha ele aqui! Preparados?!

Essa aqui é uma resenha um pouco complicada de se escrever, confesso para vocês. Tenho a forte impressão de que se eu contar a história para vocês, vou acabar entregando spoilers de tão bem amarrada e intensa que é essa história. 

O livro nos conta a história de Jessica Farris, uma garota simples que trabalha como maquiadora para uma empresa do ramo e passa o dia visitando clientes para fazer seu trabalho. Sua situação financeira não é muito boa e ela literalmente faz de tudo para conseguir uns trocados a mais, pois mora sozinha em um apartamento em Nova York e ajuda a sua família também, uma vez que sua irmã tem um sério problema de saúde. 

A história em si se inicia quando em uma das visitas que faz para uma cliente, ela descobre sobre um estudo científico remunerado que envolveria questões de moralidade e ética. Sua cliente não iria comparecer ao estudo e adivinha só quem resolveu ir no lugar dela para ganhar um dinheirinho a mais?

Em teoria, não era para Jessica participar do estudo e todos eles sabiam disso, entretanto, a doutora responsável pelo experimento após analisar nossa protagonista determinou que ela se encaixaria sim no perfil desejado. Só que Jessica não sabia a besteira que estava fazendo e muito menos onde estava se enfiando. 

Para nossa protagonista, era um estudo bobo com perguntas simples e banais, mas o que de fato encontrou foi um questionário extremamente invasivo e pessoal. A cada resposta, algo que ela fazia muito esforço para esconder era despertado, coisas que ela não queria nem lembrar vieram a tona e acabou mexendo muito com seu psicológico e de alguma forma com o do leitor também, pois a intensidade empregada nesse momento é algo bem, bem profundo e acaba fazendo com que nós mesmos também nos questionemos. 

Algo que é muito interessante ressaltar é que ninguém nesse livro é cem por cento bom. Todos têm seu defeito, sua ambição, sua vontade e coisas desse estilo que acabaram por ser reveladas a respeito de Jéssica que de uma forma ou outra acabou ficando na mão da dona do estudo.

A primeira fase do estudo consistia apenas em responder as perguntas, mas o que nossa protagonista não sabia era que o mesmo era composto de duas fases. Após um tempo da conclusão das perguntas, os organizadores convidaram-na para a parte prática do estudo, onde envolveria muito mais dinheiro e a única coisa que ela tinha que fazer era ser honesta

Porém, a cada nova etapa que o estudo evoluía, a vida de Jéssica ia mudando de uma maneira inexplicável ao ponto de a garota não saber distinguir o que é realidade e o que é manipulação.

Quando se vê presa e sem saída, nossa mocinha finalmente percebe que se ficar parada sem agir, ela perderia o controle de tudo e então, é ai que começa o verdadeiro jogo psicológico aonde quem ganha é o mais inteligente e manipulador. 

Pro fim, a pergunta que fica é: Realmente vale tudo por dinheiro?

 

Vou começar descrevendo minha opinião deixando bem claro que gosto de thriller psicológico porque eu sou masoquista, não é possível! E vou explicar o porquê.

Nesse livro os capítulos são narrados com o ponto de vista alternado, sendo eles o da Jessica e da pessoa responsável pela pesquisa. Simples, né? Mas não! Tudo nesse livro é extremamente intenso e ele tem a capacidade de transpassar isso com uma facilidade incrível para o leitor. Talvez isso ocorra pelo fato de que a narrativa de Jessica é toda na primeira pessoa. Entretanto, o ponto de vista da Doutora é inteirinho em segunda pessoa e sério, isso dá agonia, pois parece que somos nós fazendo as ações que ela narra e meu Deus, confesso que dá um certo medinho algumas vezes e não é boa essa sensação, não.

Uma coisa muito interessante que já comentei, mas volto a reafirmar, é que ninguém aqui nessa história é bom. Todos mentem, todos manipulam, todos erram e isso faz com que fique muito difícil o leitor se afeiçoar com os personagens. Entretanto, mesmo Jessica não sendo uma boa pessoa e tudo mais, dá um certo desespero ver a forma que ela se abre para esse estudo, pois ela realmente abre sua vida ali para pessoas que não conhece e pelo menos pra mim, era nítido que não iria sair nada bom disso. E ao longo do estudo essa sensação só piora, pois a cada coisa que Jessica é instruída a fazer, o que nos passa é aquela sensação de que ela está cavando sua própria cova ao ter que obedecer a doutora.

Como disse, ao longo do livro nossa protagonista acorda pra vida e esse foi um plot que realmente gostei, pois aquela menina medrosa e manipulável do início se mostra uma mulher forte e inteligente o suficiente para descobrir quem é a doutora e o porque dela estar fazendo tudo aquilo. Nessa hora, minha gente! As coisas começam a ficar alucinantes, porque da mesma forma que a doutora brinca com Jessica, a menina faz o mesmo com a doutora e o duelo psicológico é fantástico, de tal modo que é praticamente impossível largar o livro.

A narrativa da história por mais tensa que seja é de fácil entendimento e fluída, acredito que a curiosidade nos ajuda bastante nessa questão da fluidez também. Um bem interessante de relatar é que o livro é escrito por duas pessoas, mas ao longo da leitura é quase impossível detectar a mudança da escrita. Os capítulos são curtos e sempre terminam daquela forma que é impossível não ler o capítulo seguinte. 

Referente a edição, não tenho o que falar, afinal, é um livro da Faro, né meus amigos?! A capa você olha e já te chama de tão linda que é. Não encontrei nenhum erro de edição, de revisão ou coisa do estilo. As páginas são amareladas e a fonte é bem confortável para a leitura que é bem extensa tendo em vista o tamanho do livro. 

Em suma, A Garota Anônima é aquele tipo de livro que esfrega na nossa cara a ganância e a falta de limite do ser humano. É um livro que vai te expor o pior do ser humano e até onde uma pessoa pode ir para ter o que quer. 

Eis aqui um livro que vai te prender do início ao fim devido a quantidade de reviravoltas que contêm. Inclusive, quando você acha que tudo está resolvido, outra coisa acontece e então o livro se encerra de uma maneira que deixa todos boquiabertos!

Se você é fã do gênero, recomendo esse livro de olhos fechados. Agora, se você nunca leu nada do estilo ou se você não tem um psicológico muito bom, recomendo procurar outro livro para conhecer o gênero e depois se aventurar por ele. 

Classificação: 


Dados:

Título: A Garota Anônima.
Autoras: Greer Hendricks e Sarah Pekkanen.
Gênero: Ficção, Suspense e Mistério, Thriller Psicológico.
Editora: Faro Editorial.
Ano: 2021.
Páginas: 368.
Idioma: Português / Brasil.
ISBN-13: 9786586041538.
ISBN-10:
6586041538.
Encontre no Skoob.
  
 



 
 

7 comentários:

  1. Oi Mayara!

    Nossa eu tenho visto muitos comentários extremamente positivos sobre esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Ele parece ser bem o tipo de livro que eu comeria em dois dias, eu adoro esse tipo de livro bem frenetico sabe, mesmo que eu sempre consiga adivinhar o que acontece no final, a jornada é sempre bacana!
    Adorei saber tua opinião sobre a história!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livro que aceleram a minha leitura pela curiosidade e eu já estou curiosa antes de virar a primeira página. Acho que é um suspense que vai me ganhar forte. Sua resenha multiplicou minha curiosidade por mil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oi, tudo bem por aí?

    nossa, eu amo livros assim, que mexem com a mente da gente e são bem tensos... fazem parte dos tipos de livros que eu mais gosto haha. eu já estava bem curioso p/ conhecer essa história há um tempinho, mas depois de ler a sua resenha eu sei que eu PRECISO LER! hahah.

    abraços,
    www.juristageek.com
    instagram: @juristageek

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nossa, parece ser BEM tenso. Eu não tenho costume de ler o gênero, por isso talvez não me seja recomendável começar por esse, certo? Mas vai entrar para a listinha de qualquer jeito, pois achei interessantíssimo. E sua resenha me deixou animada. Espero num futuro lê-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris, tudo bem ?
    Eu achei incrível essa idéia de termos a perspectiva pela médica também, acho que isso deve ser surreal. Eu amei a idéia e contexto deste livro, anotei a dica. Não sei se nesse momento, tenho emocional. Mas para um futuro próximo sim.
    Muito legal mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ooi
    eu jurava que esse livro seria mais um de resolução de assassinato e pronto, mas adorei saber que é muito além disso. Amo personagens que tem coisas boas e ruins e isso é dissecado nas obras sempre fico muito atenta aos detalhes.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  7. Oi oi,
    Eu amei o livro, e não só porque você foi super detalhista sobre o enredo e a evolução da personagem. Mas porque a premissa do livro é incrível, do início ao fim. Só lendo a sua opinião já fiquei ansiosa pra saber mais, imagina quando eu for ler. Coloquei ele no carrinho e vou ver se compro ele em ebook.

    Beijoss, Enjoy books

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.