Resenha: Uma mulher na escuridão - Charlie Donlea.


Sinopse: Ao limpar o escritório de seu pai, falecido há uma semana, a investigadora forense Rory encontra pistas e documentos ocultados da justiça que a fazem mergulhar num caso semsolução ocorrido 40 anos atrás. No verão de 1979, cinco mulheres de Chicago desapareceram. O predador, apelidado de Ladrão, não deixou nenhum corpo ou pista — até que a polícia recebeu um pacote enviado por uma mulher misteriosa chamada Angela Mitchell, cujas habilidades não-ortodoxas de investigação levaram à sua identidade. Mas antes que a polícia pudesse interrogá-la, Angela desapareceu. Agora, Rory descobre que o Ladrão está prestes ser posto em liberdade condicional pelo assassinato de Angela: o único crime pelo qual foi possível prendê-lo. Sendo um ex-cliente de seu pai, Rory reluta em representar o assassino, que continua afirmando não ser o assassino de Angela. Agora o acusado deseja que Rory faça o que seu pai prometeu: provar que Angela ainda está viva. Enquanto Rory começa a reconstruir os últimos dias de Angela, outro assassino emerge das sombras, replicando o mesmo modus operandi daqueles assassinatos. A cada descoberta, Rory se enreda mais no enigma de Angela Mitchell, e na mente atormentada do Ladrão.Traçar conexões entre passado e presente é a única maneira de colocar um ponto final naquele pesadelo, mas até Rory pode não estar preparada para a verdade...


Olaaaaaa!! Como estão meus lindos? 

Preparados para mais uma resenha de um dos mestres do Suspense da Atualidade?

Venham comigo conferir o que achei de Uma Mulher na Escuridão.

Que sou apaixonada pelos livros do Charlie Donlea não é surpresa para ninguém e vou contar uma fofoca, tive a oportunidade de conhecê-lo na bienal. Sim, banquei a tiete com fotos, autógrafos e tudo mais. Sendo assim, era óbvio que quando vi o lançamento desse livro, fiquei totalmente alucinada para ler. E eis que chegou o meu momento!

Minha história com Charlie se iniciou no ano passado, logo no início do ano e sendo assim, tive a oportunidade de ler os seus três primeiros livros um atrás do outro. Com isso, tenho a noção da evolução que tanto a sua escrita como as suas tramas apresentaram e isso pra mim, nessa obra ficou um pouco mais evidente. 

Bom, vou falar um pouco da história e então volto a falar sobre as minhas considerações porque já me empolguei demais. 

O cenário principal desse livro é Chicago, mas o livro se passa em duas épocas, em 1979 e 2019, onde conhecemos respectivamente Angela e Rory.

Em 1979 aconteceu o desaparecimento de cinco mulheres. Onde não era deixado nenhuma pista, nenhum vestígio e não se tinha ideia se as vítimas estavam vivas ou mortas. A polícia não sabia por qual caminho seguir. A impressa chamava o vilão de "Ladrão" e nada mais se sabia até o dia em que Ângela entregou uma série de provas e o nome daquele que ela julgava ser o culpado por tudo. 

Ângela era autista e desenvolveu um fascínio pelo caso, sendo assim, sempre que tinha um tempo livre,  estudava e investigava tudo até chegar a um nome que entregou a polícia, o problema é que o caso logo após problema também foi dada como desaparecida e foi por conta disso que o Ladrão foi preso.

Quarenta anos se passaram e o Ladrão tem a chance de sair em liberdade condicional e quem assume esse caso após a morte de seu pai é Rory, uma investigadora forence que toma para si a responsabilidade de investigar e descobrir o que aconteceu nos últimos dias de vida de Angela

Confesso que ao iniciar a leitura desse livro minhas expectativas estavam lá no alto e graças a Deus todas elas foram atendidas. Tive uma certa dificuldade em engrenar na trama porque o seu início achei meio parado, mas atribuio isso ao fato de termos as duas linhas temporais, porque quando isso passa, o livro assume um ritmo eletrizante.

Charlie tem o dom de mexer com o leitor, de nos induzir, instigar e nos confundir. Temos aqui um livro com uma trama muito bem construída, cheio de plot twist surpreendentes e fortes emoções. Parece aqueles filmes de investigação que nos deixam sem ar até que tudo esteja resolvido.

Entretanto, apesar do enredo espetacular, vou ter que ser sincera ao dizer que pra mim, quem roubou toda a cena e trouxe o brilhantismo ao livro, foram as protagonistas. Ambas são autistas, e o autor retrata essa condição das duas de uma maneira tão realista que nos impressiona. Elas têm atitude, se mostram fortes, determinantes, mas ao mesmo tempo, elas conseguem transmitir toda a fragilidade que a sua condição lhe impõe.

A escrita de Charlie é simples, intensa e fluida. Ele consegue te manipular, te induzir e te prender de uma maneira inexplicável. O livro é narrado em terceira pessoa e não encontrei nenhum problema relacionado a edição da obra e revisão para ser notificado, pelo contrário, a cada livro que leio da Faro me apaixono mais.

Em suma, Uma mulher na escuridão é um livro completamente diferente dos thrillers que lemos por aí, desde as suas protagonistas, até a sua construção, sendo que já no meio da história já sabemos quem é o assassino, mas isso em momento algum atrapalha o brilhantismo da obra, pelo contrário, pois os acontecimentos secundários fazem tudo valer a pena.

Mesmo eu tendo o favoritado, sinceramente acho que ele não conseguiu tirar o primeiro lugar do Nâo confie em ninguém, terceiro livro do Charlie aqui lançado, do meu coração.

Recomendo a todos vocês a leitura desse livro. Se você é fã de thriller, esse livro vai te fazer pirar, assim Como Se você nunca leu nada do gênero, eis aqui, sem dúvida uma excelente oportunidade para conhecer esse universo.


Classificação:


Dados:

Título: Uma mulher na escuridão.
Autor: Charlie Donlea.
Editora: Faro Editorial.
Idioma: Português.
Gênero: Ficção, suspense, mistério, literatura estrangeira.
Páginas: 304.
Ano: 2019.
ISBN 13: 978-8595810723. 
ISBN 10: 8595810729.
Encontre no  Skoob.
Compre:  Aqui.

 


5 comentários:

  1. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura incrível e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, esse foi o primeiro livro que li do autor e a revelação da identidade do Ladrão me pegou de surpresa, fiquei chocada! O que veio depois eu meio que já deduzi por outras leituras que havia feito. Mas gostei bastante da escrita dele. Amei conferir sua opinião sobre o livro, também gostei muito das protagonistas.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mayara.
    Eu não conhecia esse autor, mas este é um dos meus gêneros favoritos, e lendo a sinopse fiquei bastante curioso. É muito bom quando a gente acompanha o crescimento de um autor, e o próximo livro dele acaba sempre se tornando o nosso favorito. Vou pesquisar mais sobre ele, mas adorei a dica :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom, temos aqui um grande fã de thriller policial, certeza que vou querer ler esse, fiquei muito curioso com os acontecimentos em duas épocas diferentes!!! A habilidade do autor em demonstrar a condição das protagonistas deve ser algo incrível na leitura tbm. Dica anotadíssima!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mayara!!!
    Eu já li inúmeras resenhas acerca do livro e cada vez mais fico curiosa, pois não sou muito fã do gênero mas acabo lendo aqueles que me chamam mais atenção.
    Esse é um livro que me chama muita atenção por conta de todo esse mistério em volta se o assassino é ou não??
    Adorei a resenha ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.