Resenha: Ergue-se a noite – Crônicas Vampíricas de Gardella #2 – Colleen Gleason.


Sinopse: A venadora Vitória Gardella arrisca seus poderes ao desvendar os mistérios da poderosa organização Tutela. Seus membros servem aos vampiros, oferecendo a eles seres humanos, para que saciem sua necessidade de sangue.
Deixando Londres, ela viaja pela Itália, disposta a tudo para desbaratar os inimigos, destemida a ponto de colocar em tremendo risco a vida de sua tia-avó e mentora, Eustácia.
Sem contar com a preciosa ajuda de seu experiente companheiro de outras aventuras, Max, que depois de ter voltado àquele país tem estranhas atitudes. Tudo leva a crer que ele mudou de lado!

 

Olá! Quem acompanha o blog sabe que, particularmente, eu, Ana, gosto de histórias que envolvam vampiros em suas diversas variáveis, desde as histórias em que eles são os mocinhos até as que os colocam com uma leitura mais clássica, como os vilões e foi assim que cheguei até as Crônicas vampíricas de Gardella. Então, vamos falar do segundo volume? Clique aí para conhecer um pouquinho de "Ergue-se a noite"!

Eu gosto muito dessa série, confesso, e me deixou triste o fato de que, no Brasil, foram lançados apenas dois volumes da mesma, o que obriga o leitor a ficar sem conhecer a sequência ou ter de comprar e ler os livros em inglês, algo que, infelizmente não é uma opção para todos. Ainda assim, decidi apresentar os dois primeiros volumes dessa série para vocês, pois acredito que esses dois livros merecem ser lidos e apesar de se tratar de uma série, parar no segundo volume ainda vale a pena.

Então, vamos lá. Se você ainda não conhece a série, recomendo que confira a resenha do primeiro volume também.

O enredo é ambientado no século XIX e nossa Venadora, Vitória Gardella está de volta! Tendo o final arrasador que teve "O legado da caça-vampiro" eu estava ansiosa para descobrir como Vitória iria levar sua vida daquele ponto final e, meus caros, ela tem tanta coisa para enfrentar nessas 376 páginas. É uma avalanche de emoções, da dor, do desespero, a rendição, ao ódio, a desconfiança, o medo, as reações carnais, enfim, tem uma bagunça e tanto na vida dessa mocinha e não se trata apenas da parte vampiresca dos seus dias.

Tudo que a gente escolhe em nossas vidas nos trará consequências, correto? Quando essas são as piores e recaem sobre pessoas que você ama, você seria capaz de se perdoar? São questões que a nossa mocinha super empoderada tem de enfrentar, pois, convenhamos, não existe um julgamento pior a se encarar do que o nosso próprio em determinadas questões.

É um livro de ficção, que mistura o sobrenatural, a fantasia urbana e posso dizer que trata-se de um romance de época ou histórico? Creio que sim! Essa mistura tem de tudo um pouco do que eu mais curto. As Crônicas vampíricas de Gardella tem aquela visão mais original dos vampiros, de serem seres amaldiçoados e nossa Venadora é uma caçadora dessas criaturas, é o tipo que eu mais gosto, apesar de eu ser bem fã de visões como as apresentadas onde eles são os mocinhos ou em romances românticos. 

É aquele livro que você devora e fica na ânsia por mais! Aí vocês me perguntam: "Ué, qual o motivo das 3 estrelas, então?" Meus caros, a tradução e a revisão que a editora fez deixou a desejar. Erros de concordância, de tradução e de revisão são muito marcantes, saltam aos olhos, o que é uma pena, pois a diagramação do livro é linda e mantém o mesmo estilo do primeiro volume, cheio de detalhes que deixam tudo muito charmoso, só faltando uma capa dura, mas, ainda assim, lindo. Eu tinha esquecido como uma tradução e revisão que não são bem trabalhadas em conjunto podem fazer com que o leitor se irrite tanto, Senhor!

Portanto, agora vocês já sabem o que eu achei do livro: eu amei! As minhas ressalvas não são quanto o enredo, mas sim o trabalho realizado pela editora no Brasil que, queira ou não, atrapalhou bastante os livros. Lembro que cheguei a me deparar com o anuncio do lançamento do terceiro volume nas redes sociais, mas ele não aconteceu, quem sabe um dia? Jardim dos Livros era um selo que fechou, mas uma outra editora pode decidir trazer essas obras para nós? Apesar de que a temática dos vampiros, para muitos, foi considerada saturada, creio que tem uma grande quantidade expressiva de leitores que curte, ainda mais com essa pegada de época com uma visão mais "original" dos vampiros, digamos assim. 

Como a sinopse diz, Vitória, dessa vez, tem um desafio ainda mais a sua frente, ela vai se deparar coma Tutela. Assim como os humanos "comuns" tem os Venadores para protegê-los, ainda que desconheçam tal fato, os vampiros tem a Tutela para lhes garantir proteção e tudo o que eles precisarem. Qual o intuito? A busca pela imortalidade é claro.

Eu discordo que Vitória coloca a Tia em perigo, como a sinopse insinua, a meu ver, a Tia esconde tantos segredos de Vitória que as coisas se complicam ainda mais por conta disso. No começo do livro, Vitória ainda está se recuperando, tanto física quanto emocionalmente do seu primeiro embate com a Rainha dos vampiros e a gente acompanha toda a sua luta para se reerguer. A autora é bem corajosa, tanto no primeiro quanto nesse segundo volume, nos enfiando goela abaixo dois finais de arrancar nossos corações.

Nas tramas arranjadas por criaturas malévolas e seres humanos bestiais, em quem ela pode acreditar? Um parceiro que muito lhe ensinou poderia realmente mudar de lado e se tornar o mais letal dos seus oponentes? Afinal de contas, ele conhece seus passos e ajudou-a a tornar-se uma venadora. Um certo sedutor do Cálice de prata, agora destruído, seria realmente de confiança? Qual o motivo de sua Tia guardar tantos segredos sendo que Vitória é quem está dando a cara à tapa no cair das noites? Meus caros amigos que adoram presas, conspiração? Temos! Lutas sangrentas e cheias de adrenalina? Temos! Segredos e mais segredos? Temos! Um final que vai lhe deixar com o coração apertado também!

Vitória é agora uma mulher mais madura, mas que ainda precisa aprender a reconhecer nas pessoas quem elas realmente são. Quem nunca teve essa dificuldade na vida? Todos nós temos, o tempo todo! Isso faz com que a gente se aproxime mais da história e dos personagens.

Tia Eustácia me deixa brava, Max me arrancou a maior raiva que já senti de um personagem e se fui justa com ele nisso ou não você só vai descobrir lendo. Sebastian é o Sebastian e eu ainda quero ver muito dele, gostei de conhecer o seu passado e para quem for ler, prestem atenção nesse personagem! Vitória tem um amadurecimento, um crescimento enorme e ainda assim é uma jovem doce que a gente tem vontade de botar num potinho e esconder do mundo.

Eu não gosto de contar muito das histórias quando as sinopses entregam muito, a desse volume entrega menos do que da primeira, mas entrega e por isso eu prefiro me ater ao que senti e a minha opinião e a minha opinião é a de que a gente deve fazer uma campanha pra ter essa série lançada inteirinha aqui no Brasil! hahaha.

Eu só posso dizer que essa série merece ser lida, que ela é incrível, que a autora é louca e corajosa e que entrega finais de arrancar o fôlego! 

Todo o cenário é bem construído, os personagens também. O enredo é bem trabalhado e cativa o leitor a cada virada de páginas. A escrita da autora é muito gostosa, do tipo que você devora sem nem perceber que está chegando ao final do livro de tão absorta que fica vivendo dentro daquele universo com os personagens. Quanto à edição, já mencionei que é linda e tudo o mais!

Então, é isso! Recomendam que leiam e curtam bastante essa moça super empoderada, mega a frente do seu tempo e que, ainda assim, é romântica. Uma guerreira que não desiste diante daquilo que ela acredita ser o certo e de lutar pelo manto dos Venadores protegendo o mundo e os humanos.

Nesse volume a briga de cachorro grande está ainda maior do que no primeiro, temos vários combates, mistérios, investigações e cenas um tanto inadequadas, digamos assim, para nos agraciar. Roma é o maior centro das atenções e a gente vai viajar por lá com a Vitória! Se curtiu o pouco que pode ver por aqui, corre e se joga pra conhecer os Gardellas e a história dos venadores, pois nem todo venador é um Gardella e nem todo Gardella é um venador. 

Ah, sim, prepare seu estomago e seu coração, é necessário. Esteja preparado para algumas revira-voltas e preste atenção aos detalhes para tentar desvendar tudo o que esta por vir!

Brincadeiras a parte, mais uma vez, recomendo!

Nota: Mesmo a série tendo sido publicada apenas até o segundo volume, você pode ler o primeiro e o segundo, pois os enredos centrais de cada um dos dois começam e terminam neles mesmo. 

Classificação:

 
Dados:
 
Título: Ergue-se a noite.
Série: Crônicas Vampíricas de Gardella #2.
Autora: Colleen Gleason.
ISBN-13: 9788563420114.
ISBN-10: 8563420119.
Ano: 2011. Páginas: 376.
Idioma: Português.
Editora: Jardim dos Livros.
Gênero: Ficção, literatura estrangeira, Fantasia urbana, suspense, mistério.
Encontre no Skoob.
Compre aqui.



2 comentários:

  1. Não consigo gostar de livros sobrenaturais ahah. Não me julguem. Mas é um livro que me chamou a atenção, quem sabe mais para frente de uma olhadinha nele de novo.

    ResponderExcluir
  2. Ah gostei demais!! É o meu tipo de história, seres sobrenaturais, ficção, os tipos de elemento que sempre me atraem numa leitura, vai sim pra minha lista!!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.