Resenha: Sob a Redoma – Stephen King.

Título: Sob a Redoma.
Autor: Stephen King.
Editora: Suma das Letras.
ISBN-13: 9788581051130.
ISBN-10: 8581051138.
Ano: 2012. 
Páginas: 960. 
Idioma: Português.
Gênero: Suspense e Mistério, Ficção.
Ficção científica, Literatura Estrangeira.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.

Sinopse: Na trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.

Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.

Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas.

No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.




Boa noite galera, como vocês estão? Aqui quem fala é o Júlio, e estou aqui, trazendo a resenha de um livro de um dos meus autores favoritos, o mestre do terror, Stephen King. Vamos lá?!


O que vocês fariam se de repente se vissem isolados do resto do mundo na cidade em que moram? É dessa forma que a trama de "Sob a Redoma" se passa. O caos se instaura em Chester's Mill quando a redoma aparece, acidentes acontecem, pessoas morrem ou passam a ter disposição para matar pela sobrevivência, e Big Jim reina acima de tudo isso.

James "Big Jim" Rennie é um dos vereadores da cidade, o que tem mais influência e ambição sobre ela. Ele está disposto a fazer qualquer coisa (qualquer coisa mesmo) para continuar no poder e aumentar sua influência sobre a população. É um dos personagens centrais da trama e não tem qualquer escrúpulo quando quer conseguir algo. Tem um filho, James Rennie Júnior, tão "normal" quanto o pai, que sofre com dores de cabeça constantes, e isso acaba alterando seu humor por várias vezes.

Dale "Barbie" Barbara (King só pode ser zoeiro para chamar um dos protagonistas de Barbie), é um ex-soldado que estava de passagem pela cidade e acabou ficando preso pela redoma. Ao ser reintegrado no exército ele toma a iniciativa de conter os ânimos e tranquilizar a população, o que acaba batendo de frente com as intenções de Big Jim. 

A terceira protagonista é Julia Shumway, dona do único jornal da cidade que vive lutando pelo bem de todos e tentando mostrar o que está por baixo dos panos na administração do lugar, como Big Jim pode ser corrupto, tornando-se também inimiga do vereador.

Apesar da enorme quantidade de páginas, o livro torna a leitura rápida devido ao ritmo com o qual a história se passa. Não há "enrolação", é tudo muito frenético o tempo inteiro porque o tempo é inimigo de quem está preso na cidade, os recursos logo estarão escassos, o clima muda, a redoma altera muita coisa e nenhuma delas de forma positiva. Com tudo isso acontecendo, King nos mostra não uma batalha das pessoas contra a redoma, mas das pessoas contra elas mesmas. Muita gente mudou de uma hora para outra após o ocorrido, acabamos vendo um lado não muito bonito do ser humano. Há momentos que emocionam, momentos de raiva (a maior parte deles estrelado por Big Jim) e de romance, isso acontece do início ao fim do livro. Aliás, perto do final, a situação se torna extremamente dramática, mas só vocês lendo para saber do que se trata! A violência também se faz presente, King não foi legal com seus personagens, está tudo muito bem amarrado e ao final temos uma explicação sobre a redoma misteriosa. 

O livro recebeu uma adaptação para a TV, foi transformado em uma série com 3 temporadas que, na minha opinião, começou muito bem, apesar das várias mudanças no enredo. A série conseguiu manter o clima do livro do início até o meio da segunda temporada, onde, então, achei que os produtores se perderam na trama. O livro é melhor, sem sombras de dúvidas, no entanto, são dois caminhos trilhados de forma diferente para mesma história, e de modo algum um substitui o outro, vale a pena conferir a ambos.

A edição do livro é simples, com páginas amareladas e uma fonte de bom tamanho, a melhor parte dela, para mim, é a capa, que se completa formando uma imagem única de Chester's Mill, que ficou bem legal de se ver. Antes do início da história, existe um mapa da cidade com os principais pontos em destaque e uma lista das pessoas que estavam nela no momento em que a redoma surgiu.
Curti demais a leitura, li depressa, apesar de o livro parecer um tijolo, a leitura flui com extrema facilidade. Recomendo, muito a leitura! Apesar da fama de King, esse não é um livro de terror (prometo), então, para quem não curte o lado mais obscuro da força, da para ler tranquilamente sem se preocupar com sustos.

Vou ficando por aqui, espero que tenham curtido a indicação e vem mais resenhas do King aí!
Até a próxima semana!

[QUOTE]
"Esperava que isso a fizesse desmaiar para que ele pudesse terminar... bem, o que quer que fosse... mas a convulsão só se intensificou. Ela começou a bater os pés contra a geladeira e o resto dos ímãs caiu feito chuva."

Classificação:

11 comentários:

  1. King é um mestre.esse livros na minha lista infinita de livros dele, mas confesso q só de olhar a qntidase de páginas me dá preguiça. Gosto de ler deitada então, tenho até medo de conseguir um traumatismo com um.volume desse tamanho, já q não leio em e-book... Kkkkkk... Sobre a série não há comparação. Nunca podemos fazer isso, sua visão e a do produtor vai ser sempre diferente e c certeza o livro sempre vai ganhar... Kkkk. Fico feliz q tenha gostado tanto, espero poder ler em breve.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Oi Julio,
    Primeiro parabéns pela resenha eu gostei muito. Primeiro porque assisti a série e já achei muito bom (somente o final ficou um pouco a desejar ao meu ver, porque como eles tinham que acabar logo parece que fizeram qualquer coisa para explicar a tal redoma), segundo porque estou com o livro aqui em casa e quero muito ler. Fico feliz de saber que o livro se difere da série. E realmente Barbie não é só apelido do personagem? Eu achei que era, coitadinho, rs. Enfim, sou fã do King e estou criando coragem para ler mais essa obra dele porque é uma biblia ne? Mas com certeza deve valer a pena.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa pensa em um livro que a muito tempo eu enrolo pra ler.... bem é esse mesmo, para ser sincera ganhei ele mas nunca li nenhum resenha, fiquei curiosa , acho que vou desenterrar ele.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  4. Não li esse livro ainda, mas assistir a série, o bom é que eles são diferentes. Estou com ele na lista para ler. Adorei sua resenha.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu, apesar d éter lido poucos livros do KING, já considera um dos meu autores preferidos kk. Tenho muita curiosidade de ler essa obra. Apesar de ter muitas páginas essa obra eu teria coragem de lê-la kk. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?

    É um livro super interessante, está na minha lista de desejados faz um tempinho. É bom saber que, apesar de ser um livro grande, a leitura se torna rápida. Sua resenha me deixou com mais vontade de lê-lo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu ainda não li nenhum livro do autor. Sério, tenho várias indicações, mas ainda não conferi nenhum livro.
    Vou anotar mais essa dica para poder conferir.
    Quem sabe eu venha a gostar da narrativa do autor.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá! Achei bem interessante a história, pois nunca havia pensado em um isolamento do mundo através de uma redoma. Deve dar muita aflição na hora da leitura! Que bom que gostou e achou a leitura fluida. A escrita do autor é um ponto sempre ressaltado em todas as resenhas que leio de seus livros. Não sabia sobre a adaptação para uma série, imagino que ela também deve ser bem interessante.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Nossa menina estou louca para ler essa obra, desde que assisti a série pela primeira vez, tenho certeza que a história deve ser bem diferente, mas espero gostar da leitura tanto quanto gostei da série, até porque é mais uma história/obra do tio King *--*

    BJss

    ResponderExcluir
  10. Olá! Também amo as histórias do King, apaixonada! Não assisti a série, mas acho a premissa do livro muito legal. Curti bastante a história e vai entrar na minha lista, abraços!

    ResponderExcluir
  11. Este foi um dos livros que menos gostei do Mestre King e concordo com você em gênero,número e grau sobre a série na tv. Acho que com uma temporada somente, já teriam solucionado tudo e feito algo mais estilo King!
    O que mais gosto nos livros do Mestre,é a maneira que ele tem de nos jogar dentro do enredo, como se a gente estivesse ali, vivendo tudo realmente.
    Neste, me perdi muito no final do livro e tive que reler algumas vezes as partes finais!
    Beijo

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.