Resenha: Guerreira indomável – Promessas de amor I – A.G. Clark.

Sinopse: "O que acontece quando uma jovem guerreira se vê entre o amor e sua convicção?"

Século IX d.C., a península ibérica dominada pelos árabes se vê envolta em fortes tensões sociais. Uma embaixada enviada pelo último rei cristão à Mérida tem o objetivo de fazer um Sheik berbere se rebelar contra o Emir de Córdova...

Juan, o inconsequente filho de um Duque é enviado como castigo na companhia de um padre. Ele somente não imaginava que conheceria Jamila, a bela filha do Sheik, uma jovem à frente de seu tempo, guerreira indomável que não se conforma com a servidão que a sociedade impõe às mulheres e que jurou somente se entregar ao homem que a derrotasse em combate.

Quando Juan a conhece um intenso amor floresce, mas seria este sentimento forte o suficiente para sobreviver às intrigas políticas e às diferenças culturais e religiosas de dois povos tão distintos?

Ação e aventura em um romance ambientado na Andaluzia medieval.


Olá! Sabe aquela história que você adora e não consegue colocar em palavras o que sentiu lendo? Pois é, levei quase uma semana para conseguir escrever essa resenha, já que a história me conquistou e surpreendeu de várias maneiras. 

Convido você para conhecer um pouco da história de Jamila e Juan Iglesias através dos meus olhos. Vem comigo? Clica aí e siga lendo!

Os eventos ocorridos ao virar das páginas acontecem em Andaluzia – Espanha –, mais ou menos em 829 d.C. onde sheiks, reis, vikings e a própria igreja lutam por territórios e cada vez mais poder. Controlados por uma ganância de ser reconhecido e deixar sua marca na história, os mais ricos e com poder aquisitivo permanecem em constantes guerras e batalhas, por conta disso temos muitas perdas que incluem filhos, primos, mulheres e homens.

Em um mundo de controle masculino surge uma guerreira chamada Jamila, de cabelos longos e negros, filha de um sheik, mulçumana. Por conta da morte de sua mãe que se deu no parto, seu pai faz todas as suas vontades, deixando-a se sentir necessária desde que não se meta em seus negócios. 

Juan Iglesias é filho do duque de Luco de Astures, sua mãe faleceu dando à luz a ele, seu pai o renegou, a rejeição de certa forma deixou marcas como consequência e até seu pai não conseguia encara-lo, então o mandou em uma missão de paz. Foi onde conheceu Jamila e por ela seu amor floresceu, mas era impossível algo entre eles se concretizar. 

Tem tantos pontos, tantas questões nesse enredo, nessa verdadeira obra que não sei por onde começar, mas vamos lá!

  • Era muito visível a demonstração de poderes existente de uma religião a outra, principalmente entre os cristãos e muçulmanos.
  • As religiões que se destacavam eram o cristianismo, Islã e politeísta.
  • Muitas guerras eram travadas para desbravar e matar quem estivesse pelo caminho em busca de fama, dinheiro e recursos (escravidão).
  • As mulheres tinham seus deveres em casa e com seu marido, em várias circunstâncias não podiam se expor, nem dar opiniões. A partir do momento que casavam tinham que ser submissas e dedicadas ao seu marido ou eram ameaçadas ou maltratadas.
  • Religiões diferentes podiam ter convívio amigável, o que era "tolerável", mas era proibido todo tipo de relacionamento entre eles, por exemplo: uniões em matrimônios.

Confesso que onde para mim é um desperdício de vidas, para eles morrer pelo que acreditavam era uma honra. Com muita brutalidade e crueldade os vikings eram os mais intolerantes, viviam de roubos e matavam sem piedade. A história é sobre o romance dos protagonistas, mas temos um pano de fundo cheios de ênfase na busca por liberdade, paz, conquistas. Algo que me chamou a atenção é o fato de que quando se vencia um oponente você decidia sua vida, se iria mata-lo ou se ele deveria lhe jurar lealdade o resto de sua vida colocando a pessoa em uma situação bem difícil independente da escolha.

 [Quote] Ao contrário de outras tribos, o clã de Jamila não oprimia as mulheres obrigando-as a se submeterem ao pai e irmão e depois ao marido. As jovens eram livres e podiam se dedicar à caça juntamente com os jovens, e muitas, inclusive, participavam de combates... [...]

O enredo é muito bem construído, o desenrolar conta com cenários muito bem detalhados e elaborados, um livro riquíssimo em detalhes que nos deixa a sensação de realidade. A escrita do auto é fluída, instigando o leitor sempre a saber mais. Devorei o livro, quando percebi estava no final e desejando mais! Foi uma experiência maravilhosa ler esse livro, me senti carregada para dentro da história que me parecia tão real que a cada gesto e conversa dos personagens me pegava pensando sobre e falando sozinha, acabava me perguntando: “E agora?” 

Foi neste meio de guerras e traições que surgiu um amor impossível e proibido, quando Jamila percebeu que correspondia ao amor de Juan, eles teriam, se quisessem tentar, teriam que enfrentar muitas lutas para conquistar a oportunidade de ficarem juntos, no entanto sabiam que isso estava fadado ao fracasso e quando esgotou os esforços...

As humilhações que Juan recebeu desde o começo dessa história, dava até raiva, ele se dedicou a causa e mesmo assim foi discriminado. Sua história de vida até aquele momento era triste e ficou bem difícil, mas ele via uma luz no final do túnel, alguém para o aceitar. Será que o destino tinha algo guardada para ele? O final, tudo que se desenrola, os detalhes, bem, se quiser conhecer você terá de descobrir lendo o livro.

Esse livro é completo em todos os sentidos, a trama engloba principalmente as batalhas travadas, diferenças de classes, traição, humilhação e que apesar do amor existente, nem sempre é como queremos, as vezes temos que aceitar em busca de um bem maior – ou não?

Outro fator importante, quando as alianças tinham que ser fortalecidas eles faziam de tudo para acontecer, de ameaças até chantagens ou mesmo exercer seu poder acima de tudo e de todos, durante a trama temos algumas passadas de tempos que podem ser meses ou anos. 

A injustiça de não poder escolher, a indiferença quando se tratava de pessoas como se fosse uma mercadoria, vou ressaltar mais uma vez que, naquele tempo era tudo o nada, você era moldado conforme sua posição ou exigência de sua natureza ou família.

[Quote] Vejo que você sonha com honra e glória  murmurou, o que o fez curvar para perto dela para ouvir melhor  mas vejo que encontrará alguém de seu passado, suas vidas estão entrelaçadas, vejo amor e vejo dor, vejo batalhas, mas não vejo glória. [...]  

Não vou colocar todos os governantes no mesmo patamar, mas a lealdade de alguns teve minha admiração e respeito, principalmente entre as mulheres que eram as mais sofredoras por sua situação, sua bravura e pelas suas emoções, fiquei fascinada.

Li no formato digital, não tenho o que falar da parte física, portanto. Mas preciso dizer que a capa é muito sugestiva ao que encontraremos no enredo. A história é narrada em terceira pessoa através de várias pontos de vistas dentre os personagens.

É a primeira vez que tive contato com a escrita do autor e confesso que fiquei maravilhada com toda a construção que ele trás nessa história, a forma como destacou as diferentes classes sociais e os detalhes dos lugares, acompanhei várias evoluções que dividiam a história, foi impressionante. Eu realmente recomendo essa leitura!

Curiosos? Leiam o livro, acredito verdadeiramente que não vão se arrepender.


Classificação:



Dados:

Título: Guerreira indomável.
Duologia: Promessas de amor #1.
Autor: A.G. Clark.
Editora: Independente.
Formato: e-Book Kindle.
Gênero: Fantasia, ficção, romance, drama, histórico, medieval, literatura brasileira.
Idioma: Português.
Páginas: 290. Ano: 2020.
ISBN: B086VPD8TJ.
Encontre no Skoob.





12 comentários:

  1. Nossa, você não tem noção do quanto é bom ler uma resenha bem escrita, amo Juan e Jamila,sou fã da escrita detalhista e requintada do AG, e fico muito feliz por ele ter conquistado mais uma leitora. Parabéns pela resenha está rica em detalhes e aguça a curiosidade em conhecer a estória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Charlene!
      Li uma história dele escrito com outra autora e apareceu a duologia como referencia fiquei logo curiosa pois adoro enredos que tem fatos históricos e me apaixonei.

      Excluir
  2. Ainda não tinha lido nada a respeito desse título, mas depois de ler suas impressões fiquei bem curiosa a respeito do desenvolvimento das cenas e de todos os detalhes envolvidos. Obrigada pela dica!
    Beijos, Fê
    Modoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!
      Um enredo com um fundo histórico fiquei muito empolgada e curiosa para mais.

      Excluir
  3. Ooi!
    Eu adorei essa premissa. Livros que trazem histórias que envolvam religião sempre em atraem, pois gosto de ver essas criticas e o preconceito que envolve elas. Parece ser um romance que prende e nos faz torcer pelos personagens.

    Silviane, blog kzmirobooks.com• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvine!
      Os fatos aguça a nossa curiosidade, foi emocionante ler esse romance histórico.

      Excluir
  4. Faz tempo que eu não leio um romance com amor proibido e já me interessei por esse aqui. A capa está linda demais e tenho certeza que vou curtir!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      a história nos leva a viajar por lugares impressionantes aguça nossa curiosidade e nos prende do começo ao fim.

      Excluir
  5. Muito obrigado pela resenha adorei! (A.G.Clark)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi A.G.!
      Foi muito bom conhecer sua escrita e ainda mais por ser um autor brasileiro, tem meu respeito e admiração.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Adorei saber um pouco mais sobre o livro, pois amo contextos medievais e que tenham romance. Já quero ler o título! E sim, livros desse ambiente geralmente tem temáticas importantes a serem observadas. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.