Resenha: O caso do Marquês desaparecido – Enola Holmes #1 – Nancy Springer.


Sinopse: Em Enola Holmes: O caso do marquês desaparecido, Enola Holmes ― irmã do famoso detetive Sherlock Holmes ― descobre no dia de seu aniversário de catorze anos que sua mãe desapareceu. Por conta dessa descoberta, ela embarca em uma viagem a Londres em busca de pistas que indiquem o paradeiro da mãe. Mas nada poderia preparar Enola para o que a espera na cidade grande.

Ao chegar, ela se vê envolvida no sequestro de um jovem marquês. E, no meio de toda a trama, ainda é obrigada a fugir de vilões assassinos e tentar se esquivar de seus astutos irmãos mais velhos ― tudo isso enquanto reúne pistas sobre o estranho desaparecimento de sua mãe. 

Porém, nessa busca por sua mãe, ela conta com aliado muito importante: um caderno de mensagens cifradas deixado pela mãe. Ele será seu companheiro em todas as aventuras e confusões em que a astuta Enola irá se meter. 

Enola Holmes: O caso do marquês desaparecido deixa claro que a busca por aquilo que amamos nunca é em vão e os caminhos que devemos percorrer nessa jornada nem sempre serão suaves.


Oi gente, tudo bem? Espero que sim! 

2021 chegou e vamos para uma resenha totalmente fora do meu "conforto literário”. Hoje quero apresentar para vocês a famosa irmã de Sherlock Holmes. Cliquem aí e sigam lendo!

Enola mora com sua mãe, Eudoria, em uma propriedade da família. No dia do seu aniversário de 14 anos a garota descobre que sua mãe fugiu e que deixou alguns presentes, dentre eles um caderno de mensagens cifradas. 

Perdida sem a mãe, Enola tenta procurar pela mesma aos arredores da casa. Desesperada por não saber onde e nem o que aconteceu, a menina escreve uma carta para seus dois irmãos, Mycroft e Sherlock, pedindo ajuda e tudo isso ela faz sem se preocupar em buscar o significado dos presentes.

Apenas quando seus irmãos chegam à cidade a jovem descobre o significado do caderno e com base nele tenta decifrar alguma pista que sua mãe tenha deixado. 

Enquanto Mycroft analisa as despesas da casa, já que ele é o mais velho e ajudava de alguma forma, Sherlock investiga o que pode ter acontecido com Eudoria. 

Nesse período de analises e investigações, Mycroft decide enviar Enola para Londres, para aprender boas maneiras, já que ela cresceu sem aprender sobre. Irritada com essa decisão e por perceber que os irmãos não estavam muito dispostos áa encontrarem a mãe, Enola decide fugir e fazer o “serviço” sozinha. E nessa jornada para encontrar a mãe e despistar os irmãos, ela acaba se metendo em uma encrenca.

Ao ler que um marquês sumiu, Enola decide ir até a casa para investigar o caso com o objetivo de salvar o marquês. E é assim que se inicia a aventura...

Será que Enola vai conseguir resolver os problemas e continuar se esquivando dos irmãos? 

Conheço mais ou menos a história do Sherlock Holmes, porém nunca li nenhuma de fato. Arrisquei ler Enola, para ver se a história poderia me agradar e foi a melhor coisa que eu fiz, eu adorei!

O livro é juvenil, no entanto a escrita da autora é bem leve e fluída. Ela sabe como prender a atenção do leitor, tanto que eu só fechei o livro quando terminei. 

Sobre os personagens, confesso que não sabia da existência da Enola e nem do Mycroft e se tivesse que escolher, prefiro mil vezes a Enola. Menina inteligente, alegre e destemida. Para a época, ela é muito a frente do seu tempo e mesmo não sendo muito próxima, sempre demonstra carinho pelos irmãos, apesar de saber o que quer, mesmo sem ter tido a “educação certa”. 

Mycroft é o irritante da família, apesar de se “preocupar” não demonstra consideração pela irmã mais nova. Sherlock, apesar de ser quem é, demonstra consideração a seu modo, sempre sincero e compreensivo, mas também não é muito amoroso. 

E o marquês? Um personagem muito irritante no começo, será que isso melhora? 

Como disse acima, esse foi meu primeiro contato com a história de Enola e já quero muito mais livros! Não entrou para a minha lista de favoritos, mas indico a leitura pois ela é muito boa, com toda certeza!

Como o livro é pequeno a leitura é rápida e em um dia você termina de ler, uma história bem viciante. A edição está muito boa, simples, mas caprichada, charmosa. A capa do livro trás a imagem do filme da netflix, é bacana. Ainda não assisti ao filme, então não posso fazer nenhum tipo de comparação ou dar informações quanto a isso. 

E vocês, conhecem a fundo a história de SH? Ou só conhecem dos filmes – como eu e a maioria das pessoas? Interessados na história da irmã daquele que outrora fora o principal? Podem me dizer tudo nos comentários! 

Ah, e leiam, vale a pena conferir, uma leitura muito boa. 

Classificação: 


Dados:

Título: O caso do Marquês desaparecido
Série: Enola Holmes #1.
Autora: Nancy Springer.
ISBN-13: 9788576868330.
ISBN-10: 8576868334.
Ano: 2020. Páginas: 179.
Idioma: Português / Brasil.
Editora: Verus.
Encontre no Skoob.
Compre na Amazon.


5 comentários:

  1. Olá
    Eu to muito curiosa pra fazer essa leitura, vi o filme e fiquei mega apaixonada. Gosto do estilo e da premissa também. Acho mesmo que é uma leitura bem rápida, no tipo que da pra finalizar em um dia, ainda mais por ser juvenil e nesse estilo aventureiro.
    Beijos, Fê
    https://modoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu não manjo muito de Sherlock e essa história aqui eu só conferi no filme, que gostei muito. Adorei ler sua opinião sobre o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu não sou a maior fã de Sherlock Holmes. Assisti aos filmes com o Robert Downey Jr. e acho eles divertidos, mas nada além disso. Não li os livros, mas também não tenho muito interesse. Por causa disso, não tenho muita curiosidade em ler esse ou assistir o filme da Netflix.
    Excelente resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2021/01/resenha-verdade-sobre-o-caso-harry.html

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu fiquei curiosa quando li esse livro justamente porque gosto bastante dos livros do Sherlock Holmes e já te digo que são estilos completamente diferentes. Inclusive, o Sherlock desse livro não tem nada a ver com o original.
    Mas, apesar disso, também gostei bastante desse. É uma leitura leve e bem divertida, além de ser rapidinha de ler. Vou te confessar que achei o filme bem melhor, até por ser menos infantil, mas concordo com você que vale muito a pena ler e já estou curiosa pela continuação que deve ser publicada esse ano.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse eu desejo ler em breve,pois estou bem curioso para saber dessa história na íntegra, ainda mais que tem ligação com Sherlock Holmes e de saber que é uma narrativa fluída e agradável.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.