Resenha: De Lukov, Com Amor – Mariana Zapata.
Sinopse: Se alguém perguntasse a Jasmine Santos como ela descreveria os últimos anos de sua vida em uma única palavra, ela, definitivamente, usaria uma com quatro letras.
Depois de dezessete anos e incontáveis promessas e ossos quebrados, ela sabe que as portas para competir na patinação artística estão começando a se fechar.
Mas a oferta mais incrível de sua vida surge por meio de um cara arrogante e idiota que ela passou a última década desejando poder lançar na direção de um ônibus em movimento. Então, Jasmine compreende que precisará reconsiderar tudo.
Inclusive Ivan Lukov.
Olá, caros Leitores, como estão? Espero que bem e que 2021 traga muita saúde e ótimas leituras para vocês! Mas vamos lá, com vocês... De Lukov, Com amor!
Nos últimos tempos estive muito focada na leitura dos romances de época, eles se tornaram minha paixão, mas por incrível que pareça, também gosto de ler romances contemporâneos – de tempos em tempos – e desta vez o escolhido me fez lê-lo duas vezes antes de vir resenhar para vocês, pois não sabia como apresentá-lo.
"De Lukov, Com amor" é um livro um tanto diferente, pois ao mesmo tempo que é repleto de palavrões e de problemas, ele é fofo e cheio de amor. Aqui não temos vilões tentando derrubar nossos mocinhos o tempo todo, nem artimanhas de terceiros para tentar separar o possível casal que tende a se formar – ou não, já que os personagens que são o foco central da trama tem personalidades intensas e são bem cabeças duras, ambos. – Não sei por qual dos dois me apaixonei mais, Ivan ou Jasmine. Ao mesmo tempo que tinha vontade de dar uns tapas nela com frequência – ok, ele é meu queridinho, fazer o quê? E ainda assim eu tive alguns problemas com ele – haha.
O enredo é gostoso. Ele se baseia em patinação artística em dupla e trás ao centro do palco dois atletas dedicados e apaixonados pelo que fazem. Determinados ao extremo e preocupados com cada detalhe, do tipo que não desistem por nada, assim é Vanya e Jas. Um deles é extremamente bem sucedido e amado dentro da patinação, o outro não conseguiu que seu potencial fosse alcançado. Ambos tem egos enormes que na verdade são a forma com a qual lidam com seus sentimentos, ao ler conseguimos compreender.
Tendo os personagens crescido no mesmo meio e como a sinopse apresenta ao leitor, Jas e Vanya sempre tiveram problemas, seus maus momentos e com isso, um sempre pegou muito no pé do outro de forma grosseira.
Ódio ou amor?
O que cada um deles realmente sente um pelo outro? Essa é só uma das questões que essa história aborda.
Temos em mãos um livro que fala sobre perdão, aceitação, superação, determinação, sonhos e realizações. Fala de não desistir de nós mesmos e do que almejamos. Da família, das amizades e do amor.
A autora trabalha com o foco voltado para Jasmine, já que o livro se passa inteiro do ponto de vista dela e que é sua história que está ali para ser contada. A nossa protagonista têm vários problemas oriundos da sua infância. Desde problemas com um determinado familiar, sua dificuldade relacionada ao aprendizado diagnosticado e também quanto a relacionamentos. Entretanto, a garota é perseverante, é extremamente auto crítica e isso faz com que demore para enxergar as coisas que estão bem ali debaixo de seus olhos – quem nunca, não é?
"De Lukov, Com amor" é leve, mas cheio de nuances. Poderoso e singelo. Uma dualidade em pouco mais de 500 páginas. Um livro que fala de amor com suavidade e ao mesmo tempo de forma marcante. Que nos leva a uma viagem pelo gelo, descrevendo sem exagerar nos detalhes, mas nos fazendo entender o que está acontecendo nos treinamentos ou na apresentação e a autora conseguiu isso sem deixar o livro maçante, foi de fato uma aventura bem gostosa de acompanhar.
Ao virar das páginas tive alguns sorrisos arrancados de meus lábios sem que eu percebesse, mas também quis pegar os personagens e enfiá-los em um potinho e dizer que tudo ficaria bem. E em outros momentos queria dar uma surra de vara de marmelo neles – pois Senhor, que criatura essa Jasmine, viu? Aliás, bem real ela e creio que por isso ainda estou brava – risos. Ivan é um querido, mas entra no jogo e faz o que ele considera necessário. Confesso que no começo pensei que ele era um cretino que só precisava de uma parceira mas pouco a pouco ele foi mostrando quem realmente era e me apaixonei por ele e seus pets amados. A gente desconfia dele por conta do ponto de vista da mocinha, mas também é através dela que vamos conhecer quem realmente é Ivan Lukov.
Eu acho que estou me protelando muito, portanto vou finalizando dizendo que é um livro despretensioso e gostoso, mas que ainda assim é cheio de mensagens importantes de amor, superação, persistência, descobertas e aceitação – referente a si e aos outros –. A autora não dá margem para dramas profundos ainda que tivesse pano para a manga, vamos dizer assim, mas esse foi também um dos fatores mais gostosos do livro, ela dosou tudo na medida certa e fez a gente se focar no florecer dos personagens e na evolução de suas vidas ao invés de ficar instigados por escândalos ou esperando que a qualquer momento um vilão vá surgir e acabar com tudo. "De Lukov, com amor" é aquele livro que não foi aprofundado apesar de seu tamanho, mas que ficou gostoso e que vale a pena ser lido. Trás leveza e faz a gente se imaginar nos patins em meio a saltos e giros triplos.
Se recomendo? Com certeza! Recomendo para quem busca um livro gosto e cheio de um amadurecer de Jasmine que vai acontecendo pouco a pouco e que faz a gente recordar que a vida também vai nos levando a florecer com o tempo que para alguns passa mais de pressa que para outros, mas que se faz presente para todos. Me encantei e me apaixonei, sorri e fiquei doida com o susto que levei e apesar de alguns incômodos naturais para quem não lia nada além de um romance de época a tanto tempo. posso dizer que adorei!
Se jogue no gelo que vai ajudar a refrescar o seu verão e ao mesmo temo aquecer seu coração.
Ah! Preciso falar da edição, pois está simplesmente linda demais! Delicada, charmosa e cheia de detalhes em uma brochura de ótima qualidade, é assim a edição de De lukov. Com detalhes que dão um ar encantador para nossa viagem a cada novo capítulo e também detalhes bem singelos em cada página, que a gente percebe só na suavidade. Uma edição realmente linda e no melhor estilo da Charme! Ando encantada com as edições da editora, cada vez mais trabalhadas e caprichadas, do jeito que a gente ama! A capa é linda e totalmente condizente com o que o enredo nos apresenta e conta com um relevo discreto no título e dados da capa, mas que está ali, além de um suave iluminar, perfeita, uma obra de arte das melhores.
Notei alguns erros pequenos de digitação que passaram, nada que atrapalhe a leitura, salte aos olhos ou mude qualquer contexto e se o leitor estiver compenetrado provavelmente não notará, pois não atrapalha em nada a leitura.
Só posso recomendar e torcer para que curtam essa aventura no gelo assim como eu curti!
Se joga e boa leitura!
Até mais ver!
Classificação:
Dados:Título: De Lukov, Com Amor.Autora: Mariana Zapata.
Editora: Charme.
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance.
Ano: 2020
Páginas: 527
Idioma: português
ISBN-13: 9786587150062
ISBN-10: 6587150063
Ainda Não tinha ouvido falar do livro e fiquei curiosa com os sorrisos que a história arrancou de você e também com a apreensão que deu. Já quero a mesma experiência.
ResponderExcluirBeijos
Oi Ana!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro a editora Charme sempre nos trás uma novidade principalmente em suas capas.
Achei interessante o enredo, dois personagens com problemas com seus egos e querer ser melhores que todos, isso causa muitos recentimentos e vários problemas, quero muito ler, fiquei curiosa. Obrigado pela dica, bjs!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que quando vi o livro para colocar nos lançamentos, não me interessei pela leitura. Agora lendo sua resenha, fiquei interessada. Achei legal o "tema" ser patinação artística, totalmente diferente da maioria das histórias. Além de ambos os personagens serem cativantes. Vou colocar na lista de desejados!
Beijos
Pensei que ia chamar minha atenção, mas não chamou. Parece ser um livro muito bom, mas por enquanto vou só por na lista. Eu amo os livros da Charme, quem sabe eu dê uma chance mais para frente.
ResponderExcluir