Resenha: Sombra e ossos – Trilogia Grisha #1 – Leigh Bardugo.



Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele.

Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling.

Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.




Olá. Como vão? Hoje vamos falar um pouco desse livro que é facilmente um dos melhores que li esse ano. Sou apaixonada por fantasia, o que não é mistério para ninguém, mas certamente tive muitas surpresas ao longo dessa leitura divertida, prazerosa e surpreendente. 

Clica aí e vamos lá, "falar" um pouquinho sobre "Sombra e ossos"!

Alina Starkov é uma órfã sem grandes expectativas para o futuro, pequena, frágil e com uma saúde debilitada, tudo o que ela almeja é permanecer ao lado de seu melhor amigo, Maly, e ter uma vida razoavelmente confortável. Secretamente nutre um amor aparentemente não correspondido por Maly, que ela vê constantemente cercado de belas jovens, lindas e interessantes, ao contrario dela.

A jovem é uma cartografa e seu regimento, já que ela presta serviços auxiliando os soldados, está a caminho da dobra das sombras – uma espécie de maldição que divide seu país em dois – e ela teme atravessar esse lugar sombrio e cheio de morte. Todos que atravessam a dobra tem poucas chances de chegar ao outro lado. Quando Alina finalmente e encontra dentro da escuridão sem fim, parte de seu regimento morre no ataque de criaturas medonhas que vivem dentro da dobra, e quando o pânico e o medo a atravessam e ela acredita ser o seu fim e de seu melhor amigo, uma luz brilhante como o sol atravessa a escuridão e afugenta as terríveis criaturas, a órfã desmaia e quando finalmente acorda todo o seu mundo virou de ponta cabeça.

O mundo é dividido entre os Grishas, poderosos bruxos com poderes de conjurar os quatro elementos entre outros poderes raros e as pessoas comuns, como Alina, ou era isso que ela acreditava ser, já que todos afirmavam que ela foi capaz de conjurar a luz do sol e espantar os monstros. Incapaz de acreditar nisso, Alina é levada ao mais poderoso e perigoso grisha de todos, O Darkling, um homem belo e misterioso que ninguém faz ideia de quantos anos viveu ou quanto já viu.

Levada contra sua vontade, para ser protegida, já que é a tão esperada conjuradora do sol, aquela que será capaz de acabar com a dobra das sombras. Alina se vê soterrada em meio a livros e exercícios para fazer e intermináveis aulas sobre a pequena ciência, que todos afirmam serem vitais para que ela seja capaz de usar seus poderes. A jovem não se vê progredindo, todos esperam muito dela que se vê incapaz de atender a tantas expectativas e que apesar de saber pelas informações recebidas do poder que tem, não consegue conjurá-lo mesmo depois de muitas aulas.




Outra de suas preocupações é seu melhor amigo, que não responde a nenhuma de suas cartaz e isso a magoa profundamente. Magoada ela faz descobertas surpreenderes sobre si mesma e finalmente consegue evocar seus poderes e usá-los de forma correta. Lentamente progredindo, Alina se sente mais forte, confiante e até bonita. O Darkling parece satisfeito com essa mudança e eles se aproximam, a jovem fica fascinada por sua beleza, inteligencia e os mistérios que ele guarda, como se seu charme fosse difícil demais para se resistir. Com seu coração confuso, Alina não sabe exatamente o que deve fazer, sentir ou quem de fato é ou deve ser.

Mas o belo e misterioso homem está mesmo lhe dizendo toda a verdade? E o que de fato seu coração quer? Qual o caminho que ela tem a seguir e quais são as escolhas certas a se fazer? Será que ela tem o direito de escolhas mesmo? Curiosos? Só lendo para descobrir! Recomendo!


Classificação:

Dados:

Título: Sombra e ossos.
Trilogia: Grisha #1.
Autor: Leigh Bardugo.
ISBN-13: 9788582350638.
ISBN-10: 8582350635.
Ano: 2013. 
Páginas: 288.
Idioma: Português.
Gênero: Aventura, fantasia, ficção, jovem adulto, literatura estrangeira, romance.
Editora: Gutenberg.
Encontre no Skoob.
Compre na Amazon.

3 comentários:

  1. Oie, adorei a premissa do livro.
    Alina esse plano de fundo de guerra me pareceu muito bom. Sempre foi pega com esses livros.
    Amizade dela com Maly também é um ponto legal para se acompanhar..Espero conseguir ler esse livro

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar dessa história antes, mas não senti vontade de ler ainda. Como o gênero fantasia não é o meu preferido eu acabo não lendo muitos livros do tipo, mas a premissa desse até que é interessante, menos essa questão de aparente triângulo amoroso.rsrs Detesto triângulos amorosos e tudo indica que vai existir um entre Maly, Alina e esse Darkling poderoso.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Sou muito suspeita para falar dessa história pois gosto demais do universo Grisha e a trilogia. Acho sensacional o que a autora criou e me apaixonei demais quando li. O primeiro não é meu favorito dos três, mas inicia muito bem o enredo. Espero que curta também os próximos. E o que falar do vilão mais carismático da vida?! AMO DEMAIS!
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.